Mundo

Mundo

Caso Madeleine: Portugal anuncia reabertura de buscas para solucionar desaparecimento da menina britânica há quase 20 anos

02/06/2025

Foto: Infoglobo

 

A Polícia Judiciária de Portugal anunciou nesta segunda-feira novas buscas por pistas sobre o desaparecimento da menina Madeleine McCann. A ação será conduzida com apoio da Polícia Federal Alemã na região da Praia da Luz, no Algarve, onde a britânica desapareceu em 2007, quando tinha três anos de idade.

Maddie nunca foi encontrada após desaparecer do apartamento alugado pela família no resort Ocean Club, em Praia da Luz. A polícia afirmou que realizará uma ‘ampla gama de ações’ entre terça e sexta-feira nos arredores do local.

Segundo a polícia portuguesa, a ação faz parte de um mandado emitido pelo Ministério Público de Brunswick, no norte da Alemanha, que está conduzindo uma investigação preliminar sobre Christian Bruckner, apontado como suspeito de assassinar ‘Maddie’. A polícia afirma, ainda, que todas as provas apreendidas serão, com autorização prévia do Ministério Público português, entregues a agentes da polícia criminal federal alemã.

A última operação de busca foi realizada em maio de 2023, perto de um lago da região.

— Como parte da investigação sobre o caso de Madeleine McCann, procedimentos criminais estão atualmente em andamento em Portugal —, disse à AFP um porta-voz do Ministério Público de Brunswick, Christian Wolters.

A Polícia Metropolitana de Londres, responsável pela investigação do crime no país natal de Madeleine, afirmou estar ciente das buscas conduzidas em Portugal, e ressaltou que, por mais que os serviços policiais britânicos não estejam no local, prestará assistência aos colegas portugueses e alemães.

Bruckner atualmente cumpre pena de prisão por estupro, mas foi absolvido em outubro de 2024 na Alemanha em um julgamento por duas agressões sexuais e outros três estupros cometidos entre 2000 e 2017 em Portugal.

 

O Globo

Essa publicação é um oferecimento

BARRACÃO DO MARCELO

Mundo

Ucrânia destrói mais de 40 aviões russos com drones saindo de compartimentos escondidos em contêineres; mega-ataque surpresa pareceu cena de filme de Hollywood

02/06/2025

Foto: SECURITY SERVICE OF UKRAINE/AFP)

 

A Ucrânia destruiu mais de 40 aviões com capacidade nuclear na Sibéria neste domingo (1). A operação, chamada de Teia de Aranha, pareceu tirada de um roteiro de ação de Hollywood, com drones saindo de compartimentos escondidos em contêineres.

O ataque surpreendeu pelo local, a mais de 4.000 km do front da guerra, e o método de ação, que usou caminhões para levar contêineres com drones e explosivos escondidos no teto.

As autoridades russas foram pegas de surpresa pela Ucrânia. A Rússia considerou os ataques como um ato terrorista.

O presidente Volodimyr Zelensky considerou a operação como “brilhante” e “nossa operação de maior alcance”.

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, os drones danificaram aviões e causaram incêndios em quatro bases aéreas da região de Irkutsk, a 4.300 km da Ucrânia e próximo da Mongólia, e em cidades do norte russo, como Murmansk.

Onde ocorreu a operação?

Essa distância vai além do alcance de drones de ataque de longo alcance ou mísseis balísticos do arsenal ucraniano e precisou de um esquema especial para levar os drones até os alvos.

A Rússia disse ainda que conseguiu reprimir ataques na região de Amur, no extremo leste do país, e em Ivanovo e Ryazan, no oeste.

A operação Teia de Aranha transportou os drones por caminhões para o território russo, escondidos no teto de contêineres.

Os drones estavam armados com explosivos e foram colocados entre painéis de madeira no teto de contêineres.

Antes do ataque, esses contêineres foram levados de caminhão ao perímetro das bases aéreas.

Na hora do ataque, o topo dos contêineres foi levantado por um mecanismo remoto, permitindo aos drones voar e iniciar o ataque.

Quais aeronaves foram atingidas?

Até o momento, as informações das agências de notícias citam que foram atingidos 41 aviões estacionados em diversos campos aéreos. A lista inclui bombardeiros A-50, Tu-95 e Tu-22M.

Moscou já usou o Tupolev Tu-95 e Tu-22, bombardeiros de longo alcance, para lançar mísseis contra a Ucrânia. Os A-50 são usados para coordenar alvos e detectar defesas aéreas e mísseis guiados.

Diferentemente de mísseis, que podem ser substituídos com facilidade, os aviões não devem ser repostos tão cedo pela Rússia.

Segundo o jornal “Financial Times”, citando a inteligência ucraniana, os ataques causaram mais de US$ 7 bilhões em danos e que 34% da frota de aeronaves estratégicas de transportes de mísseis foi atingida.

Quanto tempo levou o planejamento da missão?

A operação Teia de Aranha levou um ano e meio entre planejamento e ação e foi supervisionada pelo presidente Volodimyr Zelensky e por Vasyl Maliuk, chefe da agência de inteligência doméstica (SBU).

O governo ucraniano informou que os Estados Unidos não foram avisados previamente da operação Teia de Aranha.

Do g1

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Mundo

Rússia e Ucrânia negociam paz nesta segunda (2) em meio à piora da guerra

02/06/2025

Foto: Serviço de Emergência de Estado da Ucrânia/Handout via Reuters

 

Delegações de Rússia e Ucrânia se reúnem nesta segunda-feira (2) em Istambul, na Turquia, para uma nova rodada de negociações de paz.

Após dias de incerteza sobre se a Ucrânia participaria ou não, o presidente Volodymyr Zelensky anunciou que o ministro da Defesa Rustem Umerov estará presente.

As conversas, propostas pelo presidente russo, Vladimir Putin, renderam até o momento a maior troca de prisioneiros da guerra, mas nenhum consenso sobre como interromper os combates.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu que os dois países façam um acordo e ameaçou se retirar das negociações caso não o fizessem.

Se isso acontecer, a responsabilidade de apoiar a Ucrânia cairia quase que totalmente sobre as potências europeias — que têm muito menos dinheiro e estoques de armas muito menores do que os Estados Unidos.

Trump chamou Putin de “louco” e repreendeu Zelensky em público no Salão Oval da Casa Branca neste ano, mas o presidente dos EUA também disse que acha que a paz é alcançável e que, se o líder russo estiver boicotando as negociações, ele poderá impor sanções duras à Rússia.

Roteiro para a paz

De acordo com Keith Kellogg, enviado de Trump, os dois lados apresentarão na Turquia seus respectivos documentos descrevendo suas ideias para os termos de paz, embora esteja claro que, após três anos de guerra intensa, Rússia e Ucrânia continuam com muitas divergências.

Os negociadores ucranianos apresentarão ao lado russo um roteiro proposto para alcançar um acordo de paz duradouro, de acordo com uma cópia do documento vista pela Reuters.

De acordo com o texto, não haverá restrições à força militar da Ucrânia depois que um acordo de paz for fechado, nenhum reconhecimento internacional da soberania russa sobre partes da Ucrânia tomadas pelas forças de Moscou e reparações para o país comandado por Zelensky.

O documento também afirma que a localização atual da linha de frente será o ponto de partida para as negociações sobre o território.

Atualmente, a Rússia controla um pouco menos de um quinto da Ucrânia, ou cerca de 113.100 quilômetros quadrados.

Em junho do ano passado, Putin estabeleceu seus termos iniciais para um fim imediato da guerra: A Ucrânia deve abandonar suas ambições na Otan, a aliança militar ocidental, e retirar todas as suas tropas de todo o território de quatro regiões ucranianas reivindicadas e controladas principalmente pela Rússia.

Os Estados Unidos dizem que mais de 1,2 milhão de pessoas foram mortas e feridas na guerra desde 2022.

Intensificação da guerra

Na véspera das negociações de paz, a Ucrânia e a Rússia aumentaram drasticamente a guerra com uma das maiores batalhas de drones do conflito e um ambicioso ataque a bombardeiros com capacidade nuclear na Sibéria.

A Ucrânia atacou bombardeiros russos de longo alcance com capacidade nuclear em uma base militar na Sibéria, o primeiro ataque desse tipo até agora a partir das linhas de frente, a mais de 4.300 km de distância.

Um funcionário da inteligência ucraniana disse que 40 aviões de guerra russos foram atingidos e que o prejuízo estimado passa de US$ 7 bilhões.

Antes disso, a Rússia lançou 472 drones contra a Ucrânia durante a madrugada de domingo, segundo a força aérea ucraniana, a maior ofensiva noturna da guerra até o momento. Também foram lançados sete mísseis, de acordo com a força aérea.

A Rússia pontuou que avançou ainda mais na região de Sumy, na Ucrânia, e mapas pró-ucranianos de fonte aberta mostraram que o Exército de Vladimir Putin tomou 450 quilômetros quadrados de terras ucranianas em maio, o avanço mensal mais rápido em pelo menos seis meses.

Além desses acontecimentos, pelo menos sete pessoas morreram e 69 ficaram feridas quando uma ponte rodoviária na região russa de Bryansk, vizinha da Ucrânia, foi explodida sobre um trem de passageiros que ia para Moscou com 388 pessoas a bordo, segundo a Rússia.

Ninguém reivindicou a responsabilidade sobre esse caso.

 

CNN

 

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Mundo

Comemoração pelo título do PSG termina com duas mortes e mais de 500 prisões na França

01/06/2025

 Foto: Reprodução/Redes sociais

 

As comemorações pelo título inédito do Paris Saint-Germain (PSG) na Liga dos Campeões da UEFA, nesse sábado (31), terminaram em violência na França. Segundo o Ministério do Interior, duas pessoas morreram, 192 ficaram feridas e 559 foram presas em diversas cidades do país, principalmente em Paris.

Na capital francesa, a celebração tomou conta da Avenida Champs-Élysées, tradicional ponto de concentração de torcedores. No entanto, a festa se transformou em caos com o início de confrontos entre manifestantes e a polícia. Abrigos de ônibus foram depredados, e agentes foram alvos de projéteis.

Para conter os distúrbios, a polícia utilizou gás lacrimogêneo e canhões de água. Das 559 prisões registradas, 491 ocorreram em Paris, das quais 254 resultaram em prisão preventiva.

Além dos confrontos, o ministério reportou centenas de focos de incêndio, com mais de 200 veículos incendiados. Pelo menos 22 agentes das forças de segurança e sete bombeiros ficaram feridos durante os episódios de violência.

 

BZNotícias

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Mundo

Mundo “Não estou usando drogas!”, diz Elon Musk após reportagem do NYT

01/06/2025

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

 

Elon Musk negou neste sábado, 31, ter feito uso frequente de drogas em 2024, como apontou reportagem do New York Times. Segundo o jornal, o bilionário teria consumido cetamina, ecstasy, cogumelos alucinógenos e outras substâncias enquanto atuava na campanha de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos.

A publicação afirma que Musk fez uso tão intenso de cetamina — um anestésico potente — que teria desenvolvido problemas de bexiga. Também teria viajado com uma caixa contendo cerca de 20 pílulas, algumas com marcações do estimulante Adderall. Ainda segundo o Times, não está claro se ele consumia drogas enquanto chefiava o Departamento de Eficiência Governamental (Doge), responsável pelos cortes de gastos do governo Trump.

Em publicação no X, empresário rebateu a reportagem:

“Para ser claro, NÃO estou consumindo drogas! O New York Times estava mentindo descaradamente”, escreveu.

“Experimentei cetamina ‘prescrita’ há alguns anos e falei disso no X, então isso nem sequer é notícia. Ajuda a sair de buracos mentais obscuros, mas não a tomei desde então”, acrescentou.

Salão Oval

Na sexta-feira, 30, Musk apareceu ao lado de Trump no Salão Oval durante sua despedida formal do Doge. Com um hematoma visível no rosto, o bilionário evitou responder perguntas sobre o suposto uso de drogas. A lesão chamou atenção por ter ocorrido no mesmo dia em que a reportagem foi publicada.

Musk alegou que o ferimento ocorreu durante uma brincadeira com o filho de cinco anos, chamado X. Segundo ele, teria pedido ao menino que o acertasse no rosto.

Ainda na sexta, ao ser questionado por um repórter se estava ciente do “consumo regular de drogas” por Musk, Trump respondeu:

“Eu não estava”, e acrescentou: “Acho que Elon é um cara fantástico”.

Reportagem do New York Times

De acordo com o New York Times, o uso de substâncias por Musk teria se intensificado em 2024, enquanto ele organizava comícios para Trump.

Pessoas próximas relataram mudanças no comportamento do empresário, incluindo oscilações de humor, atitudes erráticas, insultos a autoridades e gestos considerados extremistas.

A reportagem também menciona conflitos pessoais e familiares. Musk estaria envolvido em disputas judiciais com ex-parceiras pelo controle de seus filhos. A artista Claire Boucher, conhecida como Grimes, trava uma batalha legal em relação ao filho X, que já acompanhou o pai em reuniões de alto nível na Casa Branca.

A Casa Branca não comentou se Musk foi submetido a testes de drogas durante sua atuação no governo. A SpaceX, empresa de Musk que possui contratos com o governo federal, realiza testes aleatórios com seus funcionários. Fontes ouvidas pelo jornal disseram que o empresário era previamente avisado sobre os testes.

 

O Antagonista

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Mundo

Suspensão de tarifas nos EUA impulsiona mercados

29/05/2025

                                                        Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

 

O bloqueio das tarifas de Donald Trump por parte de um tribunal dos Estados Unidos rapidamente se traduziu em otimismo nos mercados internacionais.

Pouco após o anúncio, os mercados asiáticos abriram em alta. Enquanto o índice Nikkei, do Japão, superava alta de 1,68%, o Kopsi, da Coreia do Sul, subia 1,73%.

O Índice Composto de Xangai da China cresceu 0,66%, enquanto o Índice Hang Seng de Hong Kong subiu 0,46% e o S&P/ASX 200 da Austrália subiu 0,34%.

No pós-mercado dos EUA não foi diferente, com os futuros de Nasdaq, S&P 500 e Dow Jones subindo mais de 1%.

As bolsas europeias também tiveram altas na manhã desta quinta-feira (29).

O índice de referência da região, Stoxx Europe 600, subia 0,2% às 4h37 (horário de Brasília), enquanto o índice DAX da Alemanha era negociado em alta de 0,2% no final da manhã, horário local, enquanto o índice CAC da França subia 0,5%.

O petróleo Brent, referência mundial do petróleo, também subia 1,2%, sendo negociado a quase US$ 66 o barril.

A UE passou as últimas semanas tentando negociar um acordo comercial com Washington para evitar as tarifas e ameaçou impor as suas próprias tarifas aos produtos americanos caso um acordo não seja alcançado.

“A notícia vai ser muito bem vinda pelos mercado internacionais e certamente, se essa decisão for respeitada, de imediato vai ter uma sensação de alívio muito grande principalmente para os parceiros comerciais dos Estados Unidos”, afirma Carolina Pavese, professora de relações internacionais do Instituto Mauá.

Analistas ouvidos pela CNN reforçaram que ainda é cedo e incerto se essa suspensão vai se concretizar e surtir efeitos maiores para a economia global.

Porém, nesse curtíssimo prazo, batem o martelo de que, “a princípio, o mercado vai reagir muito bem amanhã”, como pontua Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB investimentos.

Para além da alta do mercado, Beto Saadia, diretor de investimentos da Nomos, destaca o efeito que essa resposta positiva dos EUA pode ter para o desempenho do dólar.

“A alta da bolsa americana pode até de alguma forma fortalecer o dólar frente ao real. A gente pode ver algum movimento de fortalecimento do dólar, dado que a gente prevê um crescimento maior da economia americana”, diz Saadia.

“Então isso fala em favor amanhã talvez até de uma bolsa mais alta, porque obviamente o mercado fica animado. Mas uma bolsa mais alta combinado também com um dólar mais forte, esse é o primeiro efeito que eu imagino que possa acontecer amanhã”, pontua.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Mundo

Musk anuncia saída do governo Trump um dia após criticar projetos do presidente

29/05/2025

Bilionário afirmou que propostas de Trump são um "enorme projeto de gastos"

Imagem da noticia Musk anuncia saída do governo Trump um dia após criticar projetos do presidente

SBT News

 

O bilionário Elon Musk anunciou, nesta quarta-feira (28), que está deixando seu cargo de conselheiro presidente Donald Trump. O empresário liderava os esforços para reduzir e reformular a burocracia no governo dos Estados Unidos.

+ Ex-conselheiro de Trump marca Moraes no X ao mencionar restrição de vistos para autoridades estrangeiras

A decisão foi divulgada por Musk em sua própria rede social, X. "Enquanto meu período como funcionário especial do governo chega ao fim, gostaria de agradecer ao presidente Donald Trump pela oportunidade de reduzir os gastos desnecessários", escreveu.

"A missão da DOGE (Departamento de Eficiência Governamental) só se fortalecerá com o tempo, tornando-se um modo de vida em todo o governo", completou o empresário.

Pode ser um gráfico de texto que diz A saída de Musk foi confirmada à Associated Press por um funcionário da Casa Branca.

O bilionário deixa o governo um dia depois de criticar publicamente o principal projeto legislativo da gestão Trump. Ele afirmou estar "decepcionado" com o que o presidente classifica como seu “grande e belo projeto de lei”. A proposta inclui cortes de impostos e aumento na fiscalização da imigração.

+ EUA anunciam alerta máximo para Venezuela e recebem contra-ataque do governo venezuelano

Em entrevista à CBS, Musk chamou o projeto de um "enorme projeto de gastos" que ele acredita aumentar o déficit federal e "prejudicar o trabalho" do Departamento de Eficiência Governamental.

 

*Com informações da Associated Press

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Mundo

Tornado atinge cidade de Puerto Varas, no Chile; forte ventania destruiu diversas estruturas do local

26/05/2025

                                                                Foto: Reprodução

 

Frente fria com baixa pressão em altitude provoca tornado no Chile e sistemas chegam ao Brasil entre terça e quarta-feira

Um tornado atingiu a cidade de Puerto Varas, no Chile, na tarde deste domingo (25).  O fenômeno foi registrado por volta das 15h30 e causou danos significativos

A forte ventania destruiu diversas estruturas do local, segundo relatos. Testemunhas disseram que precisaram se segurar em grades para evitar serem arrastadas pela força das rajadas.

A direção meteorológica do Chile classificou o tornado como EF-1, que significa moderado, com ventos de 138 km/h a 178 km/h e que pode causar danos significativos como destruição de telhados, queda de árvores maiores e danos a edifícios.

 

                  

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal Guarulhos Hoje (@guarulhoshoje)

CNN Brasil/Met Sul Meteorologia

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Mundo

VÍDEO: ‘Discussão inofensiva de casal’: Macron aparece em vídeo sendo empurrado por esposa

26/05/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por InfoMoney (@infomoney)

O gabinete do presidente francês, Emmanuel Macron, minimizou na segunda-feira as imagens que viralizaram, nas quais a esposa do mandatário é vista empurrando violentamente seu rosto na chegada ao Vietnã para uma turnê pelo sudeste asiático.

A agência de notícias Associated Press captou, na noite de domingo em Hanói, o momento em que a porta do avião presidencial se abre.

Simulador de rendimentos: saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

O presidente está de perfil, em plena discussão com alguém, aparentemente sem perceber que a porta da aeronave está aberta. De repente, vê-se sua esposa — da qual só aparecem os braços — empurrando-o violentamente no rosto.

Macron parece surpreso, vira-se rapidamente e acena para a imprensa com um gesto da mão. O casal desce as escadas do avião e Emmanuel Macron estende o braço para sua esposa, como é de costume, mas ela não o aceita e apoia-se no corrimão.

O vídeo, que se tornou viral, gerou uma enxurrada de comentários nas redes sociais. Inicialmente, o gabinete de Macron negou a autenticidade das imagens, antes que fosse confirmada sua veracidade. Posteriormente, um colaborador do presidente descreveu o incidente como uma “discussão” inofensiva de casal.

Outro membro de seu círculo minimizou o episódio. “Foi um momento em que o presidente e sua esposa estavam descontraídos antes do início da viagem, estavam brincando”, disse essa fonte, que pediu para não ser identificada. “É um momento de cumplicidade”, acrescentou.

O Vietnã é a primeira parada de uma turnê de quase uma semana de Macron pelo sudeste asiático, na qual ele visitará também a Indonésia e Cingapura.

 

Infomoney

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Mundo

Rússia realiza maior ataque aéreo contra Ucrânia horas antes de troca de prisioneiros de guerra

26/05/2025

                                                          Foto: Serviço de Emergência da Ucrânia/AP

 

A capital ucraniana, Kiev, e outras regiões do país foram alvo de um ataque de grandes proporções de drones e mísseis russos que matou pelo menos 12 pessoas e feriu dezenas neste domingo (25). Autoridades ucranianas descreveram o ataque como o maior ataque aéreo desde a invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.

A Rússia atingiu a Ucrânia com 367 drones e mísseis, o maior ataque aéreo individual da guerra, de acordo com Yuri Ihnat, porta-voz da Força Aérea da Ucrânia.

O ataque aconteceu horas antes da troca de centenas de prisioneiros de guerra entre os dois países. O Ministério da Defesa da Rússia informou que cada país repatriou mais 303 soldados, após cada um ter libertado um total de 307 combatentes e civis no sábado e 390 na sexta-feira — a maior troca de combatentes desde o início do conflito, em fevereiro de 2022.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou a troca, dizendo na rede social X no domingo que “303 defensores ucranianos estão em casa”. Ele disse que os militares que retornaram à Ucrânia eram membros das “Forças Armadas, da Guarda Nacional, do Serviço Estatal de Guarda de Fronteira e do Serviço Estatal de Transporte Especial”.

Em negociações realizadas em Istambul no início deste mês — a primeira vez que os dois lados se encontraram pessoalmente para negociações de paz — Kiev e Moscou concordaram em trocar 1.000 prisioneiros de guerra e civis cada. A troca foi o único resultado tangível das negociações.

Bombardeio

Ao todo, a Rússia utilizou 69 mísseis de vários tipos e 298 drones no ataque deste domingo, incluindo drones Shahed de design iraniano, disse Yuri Ihnat à Associated Press.

Não houve comentários imediatos de Moscou sobre os ataques.

Para Kiev, o dia foi particularmente sombrio, pois a cidade celebrava o Dia de Kiev, um feriado nacional que cai no último domingo de maio, em comemoração à sua fundação no século V.

Zelensky disse que mísseis e drones russos atingiram mais de 30 cidades e vilas e instou os parceiros ocidentais a intensificarem as sanções contra a Rússia — uma exigência de longa data do líder ucraniano, mas que, apesar dos alertas a Moscou pelos Estados Unidos e pela Europa, não se concretizou de forma a dissuadir a Rússia.

O Ministério da Defesa da Rússia, por sua vez, afirmou que suas defesas aéreas abateram 110 drones ucranianos durante a noite.

 

g1

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Mundo

Itália prende 97 suspeitos ligados à máfia ‘Ndrangheta em megaoperação policial

21/05/2025

                                                                     Foto: Reprodução

 

A polícia italiana prendeu nesta quarta-feira (20) 97 pessoas suspeitas de envolvimento ou colaboração com a ’Ndrangheta, poderosa máfia da região da Calábria, no sul da Itália. A ação foi resultado da operação “Millennium”, uma ofensiva de grande escala contra o crime organizado que se desenrolou em 14 províncias italianas, incluindo Milão, Roma, Verona, Bolonha, Turim e Reggio Calábria.

Os detidos foram acusados de crimes como associação mafiosa, tráfico e posse de drogas, extorsão, sequestro, posse ilegal de armas e lavagem de dinheiro. A operação também revelou indícios de influência do grupo mafioso sobre o sistema político em algumas regiões.

Segundo os Carabinieri de Reggio Calábria, a operação foi coordenada pela Direção Anti-Máfia e contou com apoio de helicópteros, forças especiais da Calábria e Sicília, além da Interpol e do Serviço Internacional de Cooperação Policial (SCIP).

Durante a operação, duas empresas – uma do setor da restauração e outra da construção civil, foram encerradas, suspeitas de servir como fachada para branqueamento de capitais e apoio logístico à organização criminosa.

As investigações apontam para a existência de uma estrutura mafiosa estável e organizada, formada pela aliança de diversas famílias da província de Reggio Calabria, com o objetivo de controlar o tráfico de drogas na Itália e internacionalmente. A polícia destacou que essa estrutura permitiu à ‘Ndrangheta manter monopólios significativos no tráfico internacional de entorpecentes.

A megaoperação faz parte de um esforço contínuo das autoridades italianas para desmantelar as ramificações da máfia que ainda operam no sul da Itália e em outras regiões do país.

 

BZNotícias

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Mundo

Papa Leão XIV faz apelo para que Israel permita ajuda humanitária em Gaza

21/05/2025

                                                                Foto: Reprodução/Vatican Media

 

O papa Leão XIV apelou nesta quarta-feira (21) a Israel para permitir a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, classificando a situação no território palestino como “ainda mais preocupante e triste”.

“Renovo meu apelo… para que permita a entrada de ajuda humanitária justa e ponha fim às hostilidades, cujo alto preço é pago por crianças, idosos e doentes”, disse o pontífice durante sua primeira audiência geral semanal na Praça de São Pedro.

Leão XIV foi recebido por uma multidão enquanto percorria o local da audiência no papamóvel, parando para abençoar bebês.

O pontífice, eleito há duas semanas, é o primeiro líder americano da Igreja Católica.

Ele mencionou a situação em Gaza diversas vezes nas primeiras semanas de seu papado.

Em sua primeira mensagem de domingo, no dia 11 de maio, o novo papa pediu um cessar-fogo imediato e a libertação de todos os reféns israelenses mantidos pelo grupo militante Hamas.

Israel afirmou na segunda-feira (19) que permitiria a entrada de ajuda humanitária em Gaza após um bloqueio de 11 semanas, mas as Nações Unidas informaram que nenhuma ajuda havia sido distribuída até terça-feira (20).

O apelo ocorre um dia após o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciar que seu governo suspendeu as negociações de livre comércio com Israel e convocou o embaixador israelense no Reino Unido para discutir a situação em Gaza.

Israel afirma que planeja intensificar as operações militares contra o Hamas e controlar toda a Faixa de Gaza, devastada por uma guerra aérea e terrestre israelense desde o ataque transfronteiriço do Hamas contra comunidades israelenses em outubro de 2023.

O governo israelense declarou que seu bloqueio visa, em parte, impedir que militantes palestinos desviem e apreendam suprimentos de ajuda humanitária.

O Hamas negou ter feito isso.

 

CNN

 

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Mundo

Domo de Ouro: Trump anuncia plano para construção de escudo de defesa aérea

20/05/2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou seu plano para construção de um escudo de defesa antimísseis “Golden Dome”, Domo de Ouro na tradução livre, nesta terça-feira (20).

Segundo o presidente americano, o sistema custaria cerca de US$ 175 bilhões e deveria estar operacional até o final de seu mandato.

O Golden Dome “protegerá nossa pátria”, disse Trump no Salão Oval, acrescentando que o Canadá havia declarado seu desejo de participar. O gabinete do primeiro-ministro Mark Carney não estava imediatamente disponível para comentar.

Em declarações a repórteres na Casa Branca, Trump afirmou que o general Michael Guetlein,vice-chefe de operações espaciais, lideraria o projeto.

O presidente americano afirmou que “tudo” no escudo de defesa antimísseis que ele está planejando será fabricado nos Estados Unidos.

Encomendado inicialmente por Trump em janeiro, o Golden Dome visa criar uma rede de satélites para detectar, rastrear e potencialmente interceptar mísseis. O escudo poderia implantar centenas de satélites para detecção e rastreamento de mísseis.

Com o custo de US$ 175 bilhões, levará anos para ser implementado, já que o programa enfrenta tanto escrutínio político quanto incerteza de financiamento.

Parlamentares democratas expressaram preocupação com o processo de aquisição e o envolvimento da SpaceX, de Elon Musk, que surgiu como pioneira, juntamente com a Palantir e a Anduril, para construir componentes-chave do sistema.

“O novo ecossistema de defesa autônomo da era espacial tem mais a ver com o Vale do Silício do que com as ‘grandes empresas de metal’”, disse o senador Kevin Cramer, da Dakota do Norte, no evento na Casa Branca. “Então, o que é empolgante nisso é que torna a participação disponível para todos — para competir.”

“Grandes empresas de metal” refere-se a empreiteiras de defesa tradicionais.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Mundo

Casa onde Papa Leão XIV viveu a infância vai a leilão por mais de R$ 1,4 milhão

18/05/2025

                                Foto: 1 –  Vaticano /Foto 2- James Keivom/New York Post/Reprodução

 

A casa onde o Papa Leão XIV viveu sua infância, no subúrbio de Dolton, ao sul de Chicago, nos Estados Unidos, está em leilão com lance inicial de US$ 250 mil (o equivalente a R$ 1.416.250, na cotação atual). A venda, organizada pela Paramount Realty, termina em 18 de junho e promete atrair interessados por seu valor histórico e religioso.

Construída em 1949, a residência de dois andares ocupa um terreno de 460 metros quadrados, com área construída de 106 metros quadrados. No imóvel há três quartos, dois banheiros e uma sala de estar, e passou por uma reforma completa no ano passado — antes mesmo de se saber que havia abrigado um futuro Papa.

Segundo um dos empreiteiros responsáveis pela reforma, a casa era extremamente simples, com apenas um banheiro e janelas de vidro simples. A reforma incluiu a instalação de novas tubulações, janelas térmicas, piso laminado e a adição de um segundo banheiro, tornando a casa mais moderna.

A propriedade havia sido colocada à venda antes da eleição de Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV, mas foi rapidamente retirado do mercado após a notícia de sua escolha no conclave. Agora, com o interesse renovado, a casa reapareceu no catálogo da Paramount Realty, que anuncia o leilão como uma chance de “possuir um pedaço sagrado de história”.

Nascido em Chicago, Leão XIV tem ascendência espanhola, nacionalidade peruana e pertence à Ordem de Santo Agostinho. Viveu na casa com os pais até os 14 anos, quando ingressou no seminário. A comunidade local chegou a sugerir transformar a residência em museu, mas por enquanto, a casa segue como propriedade privada, à espera do maior lance.

 

O Globo

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Mundo

Geral Papa Leão XIV clama por unidade da Igreja e promete não ser “autocrata”

18/05/2025

                                                                         Foto: Reuters

 

O Papa Leão XIV iniciou formalmente seu pontificado neste domingo (18), estendendo a mão aos conservadores que se sentiam órfãos sob o comando de seu antecessor, clamando por unidade e prometendo preservar a herança da Igreja Católica e não governar como “um autocrata”.

Após um primeiro passeio no papamóvel diante de dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, Leão XIV foi formalmente empossado como o 267º pontífice da Igreja Católica Romana e monarca soberano da Cidade do Vaticano em uma missa ao ar livre.

Simpatizantes na multidão agitavam bandeiras dos EUA e do Peru, com pessoas de ambos os países o reivindicando como o primeiro papa de suas nações.

Nascido em Chicago, o pontífice de 69 anos passou muitos anos como missionário no Peru e também possui cidadania peruana.

A multidão gritava “Viva il papa” (Vida Longa ao papa) e “papa Leone”, seu nome em italiano, enquanto seu distinto papamóvel conversível serpenteava pela Praça de São Pedro.

Robert Prevost, um homem relativamente desconhecido no cenário mundial que se tornou cardeal há apenas dois anos, foi eleito papa em 8 de maio, após um breve conclave que durou apenas 24 horas.

Ele sucedeu Francisco, um argentino, que faleceu em 21 de abril, após liderar a Igreja por 12 anos, muitas vezes turbulentos, durante os quais lutou contra os tradicionalistas e defendeu os pobres e marginalizados.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, um católico convertido que entrou em conflito com Francisco devido às políticas de imigração linha-dura da Casa Branca, liderou uma delegação americana ao lado do secretário de Estado Marco Rubio, que também é católico.

Vance apertou brevemente a mão do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no início da cerimônia. Os dois se encontraram pela última vez em fevereiro, na Casa Branca, quando se desentenderam ferozmente diante da mídia mundial.

Em seu sermão, lido em italiano fluente, Leo disse que, como líder dos 1,4 bilhão de católicos romanos do mundo, não se encolheria diante dos desafios modernos e que, pelo menos em questões sociais como o combate à pobreza e a proteção do meio ambiente, daria continuidade ao legado do papa Francisco.

Leão XIV afirmou que os cardeais que o elegeram escolheram alguém “capaz de preservar a rica herança da fé cristã e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro, a fim de enfrentar as questões, preocupações e desafios do mundo de hoje”.

Apelo à unidade

O papado de Francisco deixou uma Igreja dividida, com os conservadores acusando-o de semear confusão, particularmente com seus comentários improvisados ??sobre questões de moralidade sexual, como uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Afirmando que estava assumindo sua missão “com temor e tremor”, Leão XIV usou as palavras “unidade” ou “unido” sete vezes e a palavra “harmonia” quatro vezes.

“Nunca se trata de capturar os outros pela força, pela propaganda religiosa ou por meio do poder. Em vez disso, é sempre e somente uma questão de amar, como Jesus amou”, disse ele, em aparente referência a uma guerra de palavras entre católicos que se definem como conservadores ou progressistas.

“Irmãos e irmãs, gostaria que o nosso primeiro grande desejo fosse por uma Igreja unida, um sinal de unidade e comunhão, que se tornasse fermento para um mundo reconciliado”, disse ele.

Os conservadores também acusaram Francisco de governar de forma opressiva e lamentaram que ele menosprezasse suas preocupações e não consultasse amplamente antes de tomar decisões.

Referindo-se a São Pedro, o apóstolo cristão do século I de quem os papas derivam sua autoridade, Leão XIV disse: “Pedro deve pastorear o rebanho sem nunca ceder à tentação de ser um autocrata, dominando aqueles que lhe foram confiados. Pelo contrário, ele é chamado a servir a fé de seus irmãos e irmãs e a caminhar ao lado deles.”

Ressaltando a linhagem ininterrupta de papas desde São Pedro, o coral entoou o hino tradicional “Tu es Petrus”, que em latim significa “Tu és Pedro”.

Muitos líderes mundiais compareceram à cerimônia, incluindo os presidentes do Peru, Israel e Nigéria, os primeiros-ministros da Itália, Canadá e Austrália, o chanceler alemão Friedrich Merz e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

A realeza europeia também ocupou seus lugares nos assentos VIP próximos ao altar principal, incluindo o rei espanhol Felipe e a rainha Letícia.

Como parte da cerimônia, Leão XIV recebeu dois itens simbólicos: uma vestimenta litúrgica conhecida como pálio, uma faixa de lã de cordeiro representando seu papel como pastor e o “anel do pescador”, em homenagem ao primeiro papa, São Pedro, que era pescador.

O anel de sinete cerimonial de ouro é fundido especialmente para cada novo papa e pode ser usado por Leão para selar documentos, embora esse propósito tenha caído em desuso nos tempos modernos.

O acessório mostra São Pedro segurando as chaves do Céu e será quebrado após a morte ou renúncia de Leão XIV.

 

CNN

 

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Mundo

GRIPE AVIÁRIA: Chile e Uruguai se juntam a Argentina, China e União Europeia e também suspendem compra de frango do Brasil

17/05/2025

                                                              Foto: Arquivo/Agência Brasil

 

O Chile e o Uruguai suspenderam, temporariamente, as importações de frango do Brasil, após a confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma criação comercial de aves no país.

Argentina, China e União Europeia também já haviam suspendido as compras de aves brasileiras.

A medida segue protocolos sanitários internacionais acordados entre o Brasil e esses países, que preveem a suspensão automática das compras em casos de detecção de doenças como a gripe aviária.

As exportações de carne de aves do Brasil para esses cinco mercados somaram mais de US$ 190 milhões apenas no mês de abril.

O IAAP já havia sido detectado na Ásia, África e no norte da Europa.

Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) informou que as medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas para anular a doença e manter a capacidade produtiva do setor.

A Pasta também afirmou que está realizando a comunicação oficial aos entes das cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil.

A doença não é transmitida para humanos pelo consumo de carne de aves nem de ovos. Segundo o Mapa, não há restrição de consumo.

 

CNN Brasil

 

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Mundo

Além da China e UE, Argentina suspende importações de frango do Brasil

17/05/2025

                                                                Bandeira da Argentina. Foto: Reprodução

 

A Argentina suspende frango do Brasil após a confirmação de um foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada na sexta-feira (16) pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), órgão sanitário argentino. A medida seguirá em vigor até que o Brasil comprove estar livre do vírus.

Leia também:

China suspende compra de frango do Brasil após caso de gripe aviária

O anúncio aconteceu horas depois de decisões semelhantes tomadas pela China e pela União Europeia. Esses três importantes mercados optaram por barrar temporariamente a importação da carne de frango brasileira por, pelo menos, 60 dias.

Em nota oficial, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a detecção da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma propriedade no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Este é o primeiro foco da doença em aves comerciais no Brasil, embora o vírus já estivesse presente em aves silvestres desde 2023.

Além disso, o governo brasileiro notificou imediatamente a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), os ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e os parceiros comerciais sobre o caso. O Mapa destacou que, desde a década de 2000, o Brasil mantém vigilância ativa contra a doença, com treinamento de profissionais e ações de monitoramento constantes.

 

Ponta Negra News

 

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Mundo

União entre homem e mulher é base da família, diz papa Leão XIV; novo pontífice também reafirmou posição da Igreja Católica contra o aborto

16/05/2025

                                                                  Foto: ­Simone Risoluti/ Vaticano via Reuters

 

O papa Leão XIV defendeu nesta sexta-feira (16) o casamento heterossexual como um “fundamento” da família em uma “sociedade harmoniosa e pacífica”.

“É responsabilidade dos governantes trabalhar para construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas. Isso pode ser alcançado, acima de tudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher”, afirmou o novo pontífice em discurso durante um encontro com diplomatas do mundo todo no Vaticano.

Contra o aborto

No encontro, o novo pontífice também reafirmou a posição da Igreja Católica contra o aborto, mas defendeu a liberdade religiosa e o diálogo inter-religioso.

Foi a primeira vez em que o norte-americano Robert Prevost falou sobre casamento desde que se tornou papa. Antes, Prevost já havia feito declarações contra a união entre pessoas do mesmo sexo, que não foi mencionada no discurso desta sexta.

Embora o papa Francisco também tenha afirmado que a Igreja não poderia aceitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, ele autorizou bênçãos a casais do mesmo sexo e fez declarações mais receptivas à população LGBTQIA+.

 

g1

 

Essa publicação é um oferecimento

32 MILHÕES DE ACESSOS!

Mundo

Hotel BRA: pavimento deve ser demolido até o fim do mês

16/05/2025

                                                                Foto: Alex Regis

 

Embargado há praticamente 20 anos por uma série de problemas legais, ambientais e judiciais, a história do Hotel BRA, na Via Costeira, pode ganhar mais um capítulo acerca do seu futuro. Isso porque após a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) constatar que não houve a demolição do pavimento excedente determinado por decisão judicial, a empresa informou à Justiça Federal que deu início à retirada das estruturas remanescentes com conclusão prevista para o dia 30 de maio. A informação é da Procuradoria Geral do Município enviada a pedido da TRIBUNA DO NORTE.

Em fevereiro deste ano, um despacho da Justiça Federal determinou que a Prefeitura do Natal verificasse se a ordem de demolição do 8º pavimento do Hotel BRA foi efetivamente cumprida pela NATHWF Empreendimentos S/A, detentora do hotel. Em abril, TN publicou que após fiscalização técnica da Semurb, constatou-se que a obrigação não foi integralmente cumprida, tendo em vista que “somente as paredes de alvenaria e os ‘panos’ de laje de cobertura foram demolidos, permanecendo toda a estrutura de sustentação (pilares e vigas) das alas norte e sul da referida construção, bem como um trecho final da ala sul com laje de cobertura e sua estrutura de apoio (pilares e vigas), permanecendo incólume o trecho central onde se encontra a ‘caixa’ da escada e do elevador”, diz nota da Prefeitura enviada à reportagem.

Segundo informado pela Prefeitura do Natal, a empresa alegou tratar-se de divergência interpretativa quanto à delimitação dos pavimentos a serem demolidos, o que não configuraria, portanto, um descumprimento deliberado da sentença. A empresa informou à prefeitura no processo que deu início à retirada das estruturas remanescentes, com conclusão prevista para o dia 30 de maio de 2025, conforme certificado de atividades emitido pela empresa contratada para a execução do serviço.

“Após análise das manifestações, o juízo proferiu despacho determinando o aguardo do prazo previsto para a finalização da demolição (30/05/2025), para, somente então, adotar eventuais novas providências. Dessa forma, verifica-se que a obrigação de fazer, consistente na demolição, está em curso, com previsão de conclusão para o próximo dia 30 e não há qualquer medida a ser adotada pelo Município de Natal neste tocante”, finaliza nota da Prefeitura do Natal.

A demolição do pavimento excedente se arrasta há quase dois anos, quando a Prefeitura do Natal obteve decisão judicial pela 5ª Vara da Justiça Federal em setembro de 2023 autorizando a derrubada do pavimento. Na época, o prazo determinado era de 90 dias para que a empresa fizesse a demolição. A empresa obteve postergação de prazo na justiça. No entanto, a demolição ainda se arrasta.

 

Tribuna do Norte 

 

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA

Mundo

Lula deve se encontrar com Trump em cúpula do G7 no Canadá

16/05/2025

                                                             Foto: Ricardo Stuckert/PR e Reprodução/Facebook

 

O G7 convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar de sua próxima reunião, que será realizada em Kananaskis, cidade da província de Alberta, no Canadá, de 15 a 17 de junho de 2025. O brasileiro ainda não respondeu, pois, quando recebeu o convite, estava em viagem à Rússia e à China.

Se Lula aceitar o convite, será seu 1º encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano). O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também foi convidado para participar da cúpula que reúne os 7 países mais industrializados do mundo.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, também deve ser convidado já que é o atual presidente do G20, que reúne as maiores economias do mundo. É tradição ter o representante do grupo nas cúpulas do G7. Também participam representantes do FMI (Fundo Monetário Internacional), do Banco Mundial e da OMC (Organização Mundial do Comércio).

O G7 é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Um eventual convite para a cúpula já estava no radar dos assessores de Lula, por isso é provável que o petista confirme sua participação. O brasileiro participou das duas últimas reuniões, realizadas no Japão, em 2023, e na Itália, em 2024, sempre como convidado.

O possível encontro de Lula com Trump deverá ser realizado durante os eventos oficiais da cúpula. Por enquanto, seus assessores consideram ser difícil uma reunião bilateral.

Durante a campanha presidencial dos Estados Unidos, em 2024, Lula disse que torcia pela vitória da democrata Kamala Harris (democrata), que era, na época, vice-presidente.

Em entrevista ao jornalista Darius Rochebin, da emissora de televisão TF1, da França, em 1º de novembro de 2024, o petista disse que o modelo democrático dos EUA havia ruído e que o “nazismo e o fascismo” voltaram a aparecer no mundo com outra cara.

“Agora temos o ódio destilado todo santo dia, as mentiras, não apenas nos EUA, na Europa, na América Latina, vários países do mundo. É o fascismo e o nazismo voltando a funcionar com outra cara. Como sou amante da democracia, acho coisa mais sagrada que nós humanos conseguimos construir para bem governar o nosso país, obviamente estou torcendo para Kamala ganhar as eleições”, disse na época.

Trump venceu as eleições em 6 de novembro com 312 votos dos 538 delegados do Colégio Eleitoral. Tomou posse para seu 2º mandato em 20 de janeiro, como 47º presidente dos Estados Unidos. Lula deu os parabéns a Trump no dia e desejou “um mandato exitoso”.

O petista, porém, tem sido crítico à política tarifária deflagrada por Trump que atingiu quase todos os países. O norte-americano determinou uma taxa recíproca de 10% a produtos brasileiros importados. Também subiu para 25% as alíquotas incidentes para alguns produtos específicos, como aço e alumínio.

Lula voltou na 5ª feira (15.mai) da viagem à Rússia e à China. Se falar diretamente com Trump, terá conversado com os 3 principais players no cenário internacional em 2025.

Em Pequim, o brasileiro disse na 3ª feira (13.mai) que “não tem medo de retaliação” dos Estados Unidos depois de fazer diversos discursos alinhados aos chineses durante sua visita ao país.

Na viagem presidencial, Lula fez críticas ao protecionismo norte-americano e repetiu o discurso chinês de que o multilateralismo é o melhor caminho para a economia global, mesmo que nesse contexto o Brasil tenha que competir com produtos dos EUA.

O presidente repetiu a vontade de negociar com os EUA a redução das tarifas norte-americanas aplicadas aos produtos brasileiros, mas declarou que, se um acordo não avançar, o Brasil “buscará seus direitos” na OMC (Organização Mundial do Comércio).

Lula também disse que a relação entre o Brasil e a China “nunca foi tão necessária”. A declaração foi feita ao lado do líder chinês, Xi Jinping (PCCH), durante a cerimônia de assinatura de mais de 30 acordos entre os 2 países.

LULA NO G7

Lula é o único presidente brasileiro que já participou de cúpulas do G7. Antes do seu 3º mandato, a última participação brasileira em reuniões do grupo havia sido em 2009, quando o petista estava em seu 2º mandato.

Os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) não foram convidados para a reunião em seus respectivos governos.

Em 2020, o então presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL), disse ter sido convidado por Donald Trump para participar da cúpula, que seria realizada nos Estados Unidos. No entanto, o evento foi cancelado por causa da pandemia. Em 2021, o Reino Unido foi o país-sede e chamou representantes de Austrália, Índia e Coreia do Sul.

O Brasil voltou a ser convidado depois de 14 anos da cúpula realizada no Japão em 2023. Foi o único país da América do Sul com representante no encontro.

 

Poder 360

 

Essa publicação é um oferecimento

DRONE DO MONTORIL

Primeira páginaAnterior Próxima Última página