Mundo
“Há possibilidade de acontecer na segunda-feira”, diz Vagner Araújo sobre deixar Israel pela fronteira com a Jordânia após reunião com o Ministério de Relações Exteriores
15/06/2025
Representantes do Ministério da Relações Exteriores de Israel se reuniram neste domingo (15) com membros da comitiva brasileira que visita o país, na qual está o secretário de Planejamento de Natal, Vagner Araújo.
Na reunião ficou definido que o ministério se comprometeu a providenciar o traslado até a fronteira com a Jordânia. Segundo informou Vagner Araújo há possibilidade transporte acontecer já na segunda-feira (16).
O percurso de carro até a fronteira com a Jordânia é de aproximadamente 130 Km.
Da Jordânia, a comitiva esperaria o espaço aéreo abrir, já que se encontra fechado assim como Israel, ou seguiria até à Arábia Saudita, de onde pegaria um voo de volta para o Brasil.
A comitiva brasileira é formada por 18 pessoas. Doze delas preferem ser levadas até a fronteira com a Jordânia, enquanto outras 6 disseram na reunião que preferem aguardar outro momento para deixar Israel.
Essa publicação é um oferecimento
Netanyahu diz que Irã pagará ‘um preço muito alto pelo assassinato premeditado de civis’ em Israel
15/06/2025
Foto: EFE/EPA/ATEF SAFADI
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, alertou o Irã neste domingo (15) que pagará “um preço muito alto” pelas mortes de civis em Israel, onde 10 pessoas morreram durante a noite por mísseis iranianos.
“O Irã pagará um preço muito alto pelo assassinato premeditado de civis, mulheres e crianças”, disse Netanyahu durante uma visita a Bat Yam, cidade ao sul de Tel Aviv atingida por ataques de mísseis.
O Exército israelense bombardeou instalações militares e nucleares no Irã, assim como depósitos de combustível em várias cidades neste domingo, marcando o quarto dia de um conflito sem precedentes entre os dois arqui-inimigos.
Os novos ataques israelenses ocorrem depois que o Irã respondeu na noite passada com bombardeios de mísseis que deixaram pelo menos 10 mortos em Israel, segundo as autoridades.
Jovem Pan com informações da AFP
Essa publicação é um oferecimento
[VÍDEO] ISRAEL x IRÃ: Guerra entra no 4° dia e tensão aumenta no Oriente Médio
15/06/2025
O conflito direto entre Israel e Irã entra no quarto dia, neste domingo (15/6). Embora rivais históricos, nos últimos dias os dois países têm se enfrentado com bombardeios e ataques aéreos, que deixam vítimas de ambos os lados. A situação preocupa lideranças internacionais e coloca ainda mais tensão sobre o Oriente Médio.
Durante a noite desse sábado (14/6) e madrugada de domingo (15/6), pelo horário local, o Irã voltou a disparar mísseis contra Israel. O ataque deixou ao menos oito mortos e mais de 200 feridos em Israel, conforme divulgou a imprensa local. Sirenes tocaram em cidades israelenses várias vezes durante o período, obrigando os civis a buscarem abrigos seguros.
Em resposta, Israel disparou ofensiva aérea contra o Irã que teve como alvo instalações de gás e petróleo. Também foram atingidas, segundo as Forças de Defesa de Israel, instalações de projetos nucleares iranianos, incluindo o Ministério da Defesa.
A resposta dada por Israel cumpre a ameaça do ministro da defesa, Israel Katz, que afirmou que Teerã, capital do Irã, “queimará” caso continue a empreender ações contra o território israelense. Após o bombardeio à capital, Katz fez publicação em que afirma que “Teerã está queimando”.
Escalada no conflito
O disparo de novas levas de mísseis na noite de sábado, de ambos os lados, ocorreu no contexto da escalada na tensão no Oriente Médio após Israel lançar o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã, com foco no desmantelamento do programa nuclear iraniano.
Desde então, o Irã tem respondido com disparos de mísseis em direção a Israel, o que tem sido feito com exército de drones e mísseis. A reação veio na noite de sexta-feira (13/6) e, agora, se repetiu na noite de sábado (15/6). Não há no horizonte, entretanto, cenário de desescalada do conflito.
Em comunicado, o Irã alertou os governos dos Estados Unidos, Reino Unido e França de que qualquer ação que tente impedir os ataques contra o território de Israel resultará em retaliação por parte das forças armadas iranianas.
“Ofensiva preventiva”
Na última quinta-feira (12/6), as Forças de Defesa de Israel dispararam uma “ofensiva preventiva” contra o programa nuclear do Irã.
O governo israelense já vinha, antes do ataque, subindo o tom contra contra o regime do aiatolá Ali Khamenei, com ameaças ao programa nuclear.
Nos últimos anos, o avanço nuclear do Irã incomodou a comunidade internacional. Israel, que é uma potência nuclear, via o avanço como uma ameaça.
Embora ambos os países sejam rivais históricos, o ataque levou ao aumento da instabilidade no Oriente Médio.
Tensão no Oriente Médio
O conflito entre Israel e Irã escalou na última quinta-feira (12/6), quando o exército israelense realizou “ataques preventivos” contra o território iraniano. Em resposta, Teerã lançou uma ofensiva contra os israelenses na sexta-feira (13/6). Em 2024, Israel havia bombardeado a embaixada do Irã na Síria, o que levou a uma retaliação do país persa.
A recente troca de ataques entre os rivais históricos, porém, não tem precedentes, e aumentou mais ainda a tensão no Oriente Médio. A região lida com o conflito entre Israel e o Hamas, que desde outubro de 2023 estão em guerra.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Irã suspende negociação com os EUA sobre acordo nuclear
15/06/2025
Foto: Reprodução
O Irã anunciou neste sábado (14) que as negociações sobre o acordo nuclear com Estados Unidos estão suspensas até que Israel cesse os ataques ao país. Uma nova rodada de negociações estava marcada para domingo (15) em Mascate, capital de Omã.
A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores omani, Badr Albusaidi, no X (antigo Twitter). “No entanto, a diplomacia e o diálogo continuam sendo o único caminho para uma paz duradoura”, disse.
Ofensiva israelense
A ofensiva de Israel começou na 5ª feira (12.jun.2025) –madrugada de 6ª feira (13.jun), no horário local, durante negociações diplomáticas entre EUA e Irã sobre o programa nuclear iraniano.
Tel Aviv alega que o país persa está avançando na construção de armas nucleares, o que considera uma ameaça direta à sua existência.
A Guarda Revolucionária do Irã afirmou que os ataques tinham como alvo instalações militares israelenses usadas para bombardear o território iraniano.
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse em mensagem gravada na 6ª feira (13.jun) que o país não permitirá que Israel “escape com segurança” do “grande crime” que cometeu.
Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud), prometeu que a campanha militar vai durar “o tempo que for necessário” e pediu que a população se prepare para um período difícil.
Em vídeo publicado na noite de 6ª feira (13.jun), Netanyahu declarou que o Irã “nunca esteve mais fraco” e que a operação Leão Ascendente tem como objetivo conter a ameaça iraniana à sobrevivência de Israel. Segundo o primeiro-ministro, os planos para o ataque foram traçados no ano passado, depois da morte de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, aliado do Irã no Líbano. A ofensiva estava prevista para abril, mas foi adiada.
O confronto atual representa a escalada mais intensa em décadas nas relações entre Irã e Israel, elevando os temores de um conflito regional mais amplo, com possível envolvimento dos EUA e de outras potências globais.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
Bilionário morre após engolir abelha durante jogo
14/06/2025
Foto: Reprodução
O bilionário indiano Sunjay Kapur, que era amigo do príncipe William, morreu aos 53 anos de idade de forma trágica e inusitada na última quinta-feira (12/6), A morte dele aconteceu durante um jogo de polo na Inglaterra.
De acordo com o site Daily Mail, fontes informaram que ele engoliu uma abelha durante o jogo e sofreu um ataque cardíaco fatal, que pode ter sido causado por um choque anafilático. Ele desmaiou durante o jogo e sua morte foi declarada pouco tempo depois.
A reação alérgica causou inchaço das vias respiratórias e uma queda repentina da pressão arterial, resultando em uma parada cardíaca fatal. Kapur desmaiou em campo logo após a picada e não resistiu.
O caso chamou atenção internacional por envolver uma figura conhecida no mundo dos negócios e também por sua ligação com o príncipe William.
Kapur era presidente da Sona Comstar, uma das maiores fabricantes de autopeças do mundo, e ficou conhecido por sua fortuna bilionária e pelo círculo de amizades influentes. Além disso, era apaixonado por polo — esporte que jogava frequentemente ao lado de membros da realeza britânica.
Segundo o jornal Daily Star, ele passou mal logo após engolir o inseto e não resistiu, mesmo com o socorro prestado no local.
Horas antes de sua morte, o bilionário indiano havia feito uma publicação nas redes sociais prestando solidariedade às vítimas do acidente da Air India em Ahmedabad. “Notícias terríveis sobre o trágico acidente da Air India. Meus pensamentos e orações estão com todas as famílias afetadas. Que elas encontrem força neste momento difícil”, escreveu.
Mais Goiás/Caras
Essa publicação é um oferecimento
Bombardeios matam 78 pessoas no Irã e três em Israel
14/06/2025
Foto: Anadolu/Getty Images
Ao menos três cidadãos israelenses morreram e 82 ficaram feridos durante a manhã deste sábado (no horário local) em decorrência de uma série de ataques efetuados pelo exército iraniano, em resposta aos bombardeios feitos pelo governo de Israel no Irã no início da madrugada de ontem (no horário local).
Por meio da Operação Promessa Verdadeira 3, os militares de Teerã reagiram fortemente ao ataque israelense contra o território iraniano, que até o momento já vitimou 78 pessoas, incluindo altos oficiais militares, e feriu mais de 320 iranianos em diferentes regiões do país.
Os ataques iranianos conseguiram furar a barreira Domo de Ferro, concebida como um sistema antimísseis criado pelo governo de Israel contra seus adversários no Oriente Médio.
A mídia persa noticiou que o Exército derrubou dois caças F-35 pertencentes a Israel, além de ter capturado uma piloto. Por sua vez, os israelenses não confirmam as baixas na frota aeronáutica.
Já as Forças Armadas de Israel disseram que bombardearam o Aeroporto de Mehrabad, em Teerã, contudo o governo persa não cita problemas de logística até o momento.
No início da madrugada de sábado (no horário local), o Exército israelense solicitou à população que buscasse refúgio em abrigos protegidos após detectar os mísseis lançados pelo Irã em direção a Israel.
“Há pouco tempo, sirenes soaram em várias áreas de Israel após a detecção de mísseis do Irã lançados contra o Estado de Israel. [A Força Aérea está] atuando para interceptar e atacar onde for necessário para eliminar a ameaça”, informou o Exército israelense no aplicativo Telegram às 4h40 locais (22h40 da sexta-feira em Brasília).
Armas Nucleares
Irã e EUA negociavam um acordo sobre não proliferação de armas nucleares, com a mediação de Omã. As negociações, que começaram em abril, marcaram o reinício das conversas entre os países desde 2018, ano em que Trump desistiu do acordo nuclear assinado em 2015.
O Irã respondeu ao abandono do acordo por parte do líder dos EUA intensificando suas atividades nucleares. Atualmente, o Irã enriquece urânio a 60%, muito acima do limite de 3,67% estabelecido pelo acordo, mas abaixo dos 90% necessários para desenvolver armas nucleares.
Surpreendentemente, o governo de Israel ignorou o diálogo estabelecido entre EUA e Irã para atacar os persas, alegando que o programa nuclear iraniano está muito avançado, desse modo colocando que os israelenses correm em perigo.
O Globo
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Artilharia antiaérea iraniana dispara intensamente sobre Teerã em meio a ataque israelense
14/06/2025
Ver essa foto no Instagram
Na noite desta sexta-feira (13), relatos de intensa atividade militar tomaram conta de Teerã, capital do Irã. De acordo com informações, a artilharia antiaérea iraniana estaria disparando com força total para tentar conter ataques israelenses contra bases militares e sistemas de defesa situados nos arredores da cidade.
Em vídeo divulgado, é possível ouvir fortes explosões e colunas de fumaça visíveis em diferentes pontos da capital.
A equipe do blog segue acompanhando o caso e trará mais informações assim que houver novas atualizações.
Blog do BG
Essa publicação é um oferecimento
Família registra última foto momentos antes de morrer em queda de avião na Índia
13/06/2025
Foto: reprodução redes sociais
Entre as vítimas do acidente aéreo na Índia nesta quinta-feira (12/6), uma família composta por cinco pessoas buscavam realizar um sonho em Londres. Pratik Joshi, profissional de software, morava no Reino Unido há seis anos e voltou à Índia para buscar sua esposa, Komi Vyas, e seus três filhos.
A médica Komi Vyas se demitiu há cerca de dois dias de um hospital particular com a intenção de começar a exercer a profissão em Londres e morar com o marido. Momentos antes do avião decolar, a família enviou aos parentes uma foto onde é possível ver o casal e, ao fundo, as crianças: Miraya de 8 anos e os gêmeos Nakul e Pradyut de 5 anos.
O Boeing 787-8 Dreamliner caiu logo após decolar do aeroporto de Ahmedabad, no oeste de Índia. A Air India, empresa que operava o Boeing, confirmou que apenas um, dos 242 a bordo, sobreviveu ao acidente.
A estimativa do governo indiano é de que 294 pessoas tenham m0rrido durante o acidente, entre vítimas que estavam a bordo do avião, e pessoas atingidas no solo por destroços.
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Animação divulgada por Israel mostra detalhes do ataque aéreo
13/06/2025
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: Reprodução
Animação divulgada por Israel mostrando detalhes do ataque aéreo que danificou Natanz, o principal centro iraniano de pesquisa nuclear.
“Estamos em um momento decisivo na história de Israel”, disse Benjamin Netanyahu, em pronunciamento gravado com antecedência e divulgado pouco após os ataques.
Em seu discurso, Netanyahu afirma que o principal alvo é a usina iraniana de Natanz, considerado “o coração do programa de enriquecimento” de urânio. Ele afirma que cientistas que participam do programa nuclear do país também foram alvejados.
Essa publicação é um oferecimento
Trump faz alerta para Irã fechar acordo nuclear “antes que seja tarde”
13/06/2025
Foto: Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, instou o Irã na sexta-feira a fechar um acordo sobre seu programa nuclear, afirmando que ainda há tempo para o país evitar novos conflitos com Israel.
“Já houve muita morte e destruição, mas ainda há tempo para pôr fim a esse massacre, com os próximos ataques já planejados sendo ainda mais brutais”, escreveu Trump em uma publicação no Truth Social.
Israel lançou ataques contra o Irã nesta sexta-feira (13), afirmando ter atingido instalações nucleares, fábricas de mísseis balísticos e comandantes militares durante o início de uma operação para impedir que Teerã construísse uma arma nuclear.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Chefe da Guarda Revolucionária do Irã é morto em ataque de Israel
13/06/2025
Foto: Reuters
O Irã confirmou que o chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, morreu em um ataque de Israel lançado contra o país na madrugada desta sexta-feira, 13, pelo horário local — noite de quinta-feira, 12, no Brasil.
Salami era uma das figuras mais poderosas do setor militar iraniano. A morte dele pode representar uma escalada no conflito entre Israel e o Irã.
A Guarda Revolucionária do Irã é o braço mais poderoso do Exército do país e foi fundada após a Revolução de Islâmica de 1979, que levou ao poder o atual regime teocrático. Atualmente, tropas da guarda protegem os líderes do governo, são responsáveis por alimentar os braços armados de parceiros regionais do regime, como os houthis no Iêmen e o Hezbollah no Líbano, além de fiscalizar a população iraniana para evitar protestos e levantes.
Além de Salami, a imprensa iraniana noticiou ainda a morte do Major-general Mohammad Bagheri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e o segundo mais alto oficial militar do país. O general Gholamali Rashid, vice-comandante das Forças Armadas, também foi morto.
Ainda segundo a imprensa iraniana, pelo menos seis cientistas nucleares morreram no ataque.
“Abdolhamid Minouchehr, Ahmadreza Zolfaghari, Amirhossein Feqhi, Motalleblizadeh, Mohammad Mehdi Tehranchi e Fereydoun Abbasi foram os cientistas nucleares martirizados”, informou a agência de notícias Tasnim.
Na madrugada desta sexta-feira, Israelbombardeou diversos alvos no Irã, no que chamou de “ataques preventivos” em meio ao acirramento das tensões no Oriente Médio. O governo israelense alertou sua população para o risco iminente de uma retaliação com “mísseis e drones” vindos do território iraniano.
Segundo o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, o alvo da operação intitulada “Nação de Leões” é o programa nuclear do Irã, em uma “uma operação militar direcionada para reverter a ameaça iraniana à própria sobrevivência de Israel.”
“Estamos em um momento decisivo na história de Israel”, declarou Netanyahu. Ele afirmou ainda que os ataques continuarão “por quantos dias forem necessários”, com o objetivo de conter o que chamou de “ameaça iraniana à própria sobrevivência de Israel”.
O ministro da Defesa, Israel Katz, declarou estado de emergência e determinou o fechamento do espaço aéreo israelense, como medida de precaução diante de possíveis retaliações.
Os Estados Unidos negaram envolvimento direto na operação. De acordo com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, Washington foi informado, mas não participou da ação.
O ataque acontece em meio à escalada nas tensões entre Israel e Irã e às alegações de que Teerã estaria em estágio avançado no desenvolvimento de armas nucleares. Um oficial das Forças Armadas israelenses afirmou que o Irã já possui urânio suficiente para produzir bombas nucleares.
Ataque esperado
O ataque não foi uma surpresa. O governo israelense danificou o sistema de defesa aérea iraniano durante seus ataques ao Irã no ano passado e planejou durante meses aproveitar a fragilidade de Teerã para realizar novos ataques.
Prevendo uma escalada regional, os EUA retiraram diplomatas do Iraque na quarta-feira e autorizaram a saída voluntária de familiares de soldados americanos destacados em outras partes do Oriente Médio. Uma agência do governo britânico também alertou na quarta-feira sobre uma escalada que poderia representar maiores riscos para navios no Golfo Pérsico.
O ataque foi um dos movimentos mais descarados em uma luta de décadas entre Israel e Irã que, até o ano passado, costumava ser conduzida por meio de operações secretas e não declaradas.
Durante anos, o Irã financiou milícias regionais que se opõem à existência de Israel e realizou ataques clandestinos contra a infraestrutura e os interesses israelenses. Israel, que se acredita ser a única nação do Oriente Médio com armas nucleares, vê o programa nuclear iraniano como uma ameaça existencial e há muito tempo realiza seus próprios ataques secretos contra o programa nuclear, cientistas e outras infraestruturas iranianas.
A guerra oculta veio à tona depois do ataque terrorista do Hamas em Israel no dia 7 de outubro de 2023. O ataque resultou tanto na guerra em Gaza quanto num confronto regional mais amplo, que coloca Israel contra o Irã e seus representantes, incluindo o Hezbollah no Líbano, grupos armados no Iraque e os rebeldes Houthi no Iêmen.
O ataque israelense a um complexo controlado pelo Irã na Síria em abril de 2024 levou Teerã a disparar uma enorme barragem de mísseis contra Israel. O Irã lançou um ataque semelhante no outono passado, depois que Israel assassinou Ismail Haniyeh, um líder do Hamas, durante uma visita ao Irã no verão passado, e depois matou Hassan Nasrallah, o líder do Hezbollah.
Estadão
Essa publicação é um oferecimento
[VÍDEO] Queda de avião na Índia: Uma pessoa sobreviveu ao acidente, diz polícia local
12/06/2025
Ver essa foto no Instagram
Um homem sobreviveu à queda de um avião na Índia nesta quinta-feira (12), afirmou o comissário de polícia GS Malik, de acordo com a CNN News 18, rede afiliada da CNN.
O sobrevivente foi encontrado no assento 11A e levado a um hospital para tratamento. O seu nome é Ramesh Viswashkumar. Ele foi filmado caminhando em direção a uma ambulância em uma via na região próxima ao local do acidente.
Anteriormente, a polícia disse que não havia sobreviventes.
O CEO da Air India, Campbell Wilson, disse que passageiros feridos encontrados no local do acidente foram levados para hospitais em Ahmedabad.
Entretanto, ele não deu mais detalhes, como o número de pessoas que teriam sobrevivido.
“Os passageiros feridos foram levados pelas autoridades locais para os hospitais mais próximos. Estamos trabalhando ativamente com as autoridades em todos os esforços de resposta à emergência”, disse Wilson.
“Uma equipe especial de cuidadores da Air India está a caminho de Ahmedabad para fornecer suporte adicional”, acrescentou.
Segundo as autoridades, o avião caiu em um hotel de hospedagem de médicos, fora do aeroporto da cidade.
Ao todo, a aeronave transportava 242 pessoas. Destes, 169 eram cidadãos indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense.
Com informações de CNN e ‘Hoje no Mundo Militar’
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Veja imagens do local após a queda do avião na Índia
12/06/2025
Um avião da companhia Air India caiu na cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia, nesta quinta-feira (12). A aeronave, um Boeing 787-8 Dreamliner, transportava 242 pessoas, incluindo passageiros e tripulantes, quando o acidente ocorreu.
De acordo com informações preliminares, o voo, que tinha como destino Londres, perdeu contato com a torre de controle apenas 18 minutos após a decolagem, às 10h08 no horário local, quando estava a uma altitude de 190 metros.
A lista de passageiros revela uma diversidade de nacionalidades a bordo: 169 cidadãos indianos, 53 britânicos, 7 portugueses e 1 canadense. A presença significativa de cidadãos britânicos levanta expectativas sobre um posicionamento das autoridades do Reino Unido em relação ao incidente.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Elon Musk lamenta publicações sobre Trump e admite que ‘foram longe demais’
11/06/2025
Foto: Allison Robbert/AFP
Elon Musk lamentou publicamente nesta quarta-feira (11) por postagens feitas na última semana sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em uma mensagem publicada na rede social X, Musk reconheceu que suas palavras “foram longe demais” e expressou arrependimento pelo tom nas críticas.
“Lamento algumas das minhas publicações sobre o presidente @realDonaldTrump na semana passada. Elas foram longe demais”, disse Musk em uma publicação na rede social X.
Trump e Musk começaram a trocar insultos na semana passada nas redes sociais. O biolionário criticou duramente o plano econômico de Trump, classificando o projeto de lei de impostos e gastos como uma “abominação repugnante”. A declaração gerou forte reação do presidente americano, que respondeu com ataques diretos ao empresário nas redes sociais, marcando o início de uma troca pública de insultos.
A tensão aumentou quando, na quinta-feira (5), Trump ameaçou encerrar subsídios e contratos governamentais com empresas ligadas a Musk, como a Tesla e a SpaceX. Em resposta, o bilionário intensificou os ataques e chegou a acusar Trump de envolvimento em um escândalo sexual, o que escalou ainda mais o conflito entre os dois.
No sábado (7), Trump declarou que a relação entre ele e Musk havia chegado ao fim, sinalizando um rompimento definitivo. No entanto, em tom mais brando, afirmou posteriormente que não teria problema se Musk o procurasse para desejar boa sorte.
O Globo
Essa publicação é um oferecimento
Pai mata as três filhas asfixiadas e foge: Polícia faz buscas neste momento
10/06/2025
Fotos: Reprodução
Na segunda-feira (02/06), as irmãs Paityn, de 9 anos, Evelyn, de 8, e Olivia, de 5 anos foram encontradas mortas em Washington, nos Estados Unidos, após visitar o pai sem-teto, Travis Decker, de 32 anos, que serviu às forças armadas. Segundo autópsias realizadas, foi confirmado que as crianças estavam perto de um acampamento e foram vítimas de asfixia.
Ver essa foto no Instagram
As três irmãs foram visitar o pai que mora em uma picape, em Washignton, nos Estados Unidos, como parte do acordo feito com a justiça e a mãe das meninas, Whitney Decker, na qual se divorciou de Travis em 2022. As crianças foram encontradas com os punhos amarrados e sacos plásticos na cabeça.
Travis, que vivia em situação de rua, morava em seu carro, estacionado em um acampamento a aproximadamente duas horas de Seattle. Os corpos das meninas foram encontrados por volta das 17h, nas proximidades da picape abandonada. Após o ocorrido, o pai fugiu, e equipes da polícia de Washington com agentes federais, foram acionadas para realizar sua prisão.
O pai buscou as três filhas na sexta-feira (30/5) para uma visita. No sábado (31/5), quando deveria devolvê-las para a mãe das crianças, não conseguiu mais contato com ele e as ligações iam direto para a caixa postal. Preocupada com o sumiço e a segurança das meninas, ela acionou a polícia de Wenatchee.
Poucas horas antes da descoberta dos corpos, a Justiça emitiu um mandado de prisão contra Travis, inicialmente por três acusações de interferência de custódia em primeiro grau. Posteriormente, as denúncias foram ampliadas para incluir homicídio e sequestro.
Terra
Essa publicação é um oferecimento
Terminou o cruzeiro marítimo dos garotos-propaganda do Hamas
09/06/2025
Foto: Reprodução
O cruzeiro marítimo pelo Mediterrâneo dos garotos-propaganda do Hamas, a bordo do veleiro Madleen, terminou como era previsto: com os passageiros salvos por Israel.
Evitou-se, assim, que essa meninada da esquerda antissemita, com o perdão do pleonasmo, aportasse em Gaza e, em meio ao teatro de “ajuda humanitária” da qual tomaria parte, pudesse ser alvejada propositalmente por tiros de terroristas que colocariam a culpa no exército israelense.
Ao serem abordados, os garotos-propaganda do Hamas disseram que estavam sendo “atacados”. Depois, viu-se que todos estavam sentadinhos no convés, carinhas felizes, recebendo água e sanduíches dos militares de Israel, muito solícitos e educados.
Agora, voltarão todos para casa, ainda bem, com a sua historinha para contar, depois de fazer várias selfies. Antes, porém, tiveram de assistir ao vídeo das atrocidades perpetradas pelo Hamas em Israel, em 7 de outubro de 2023. Eu assisti quando estive em Tel-Aviv. Nada mais didático.
A imprensa brasileira, no entanto, noticia como se tivesse sido tortura: “eles foram forçados a ver o vídeo”. É por isto que não piso mais em redação: eu teria de pôr todo mundo de castigo. Não tem jeito, a meninada da esquerda antissemita, com o perdão da repetição pleonástica, sofreu lavagem cerebral nas suas escolas liberais.
A celebridade internacional do cruzeiro propagandístico era a sueca Greta Thunberg. Eu pensava que ela era ativista ambiental. Deveria estar, portanto, em Nice, na Conferência dos Oceanos. A marinha israelense a salvou a tempo de ela comparecer, embora o ambientalismo já não renda tanta audiência na Europa e nos Estados Unidos quanto o antissemitismo.
O Brasil tinha um representante entre os garotos-propaganda do Hamas, o militante do PSol Thiago Ávila.
Fui olhar o Instagram do rapaz já um pouco grisalho. Lembra os meus colegas de Colégio Equipe de quase 50 atrás.
Sob o sol do Mediterrâneo, aquele azul incrível ao fundo, a expressão radiosa de quem teve muita proteína na infância estava emoldurada pelo keffiyeh tinindo de novo no pescoço.
Thiago Ávila teve uma aventura pequeno-burguesa que só sairia fora de controle se Israel realmente deixasse o veleiro aportar em Gaza. Foi salvo pelos “genocidas”, ufa, e pode tentar de novo uma vaguinha de deputado federal. Se tudo der certo, o seu destino é recorrer ao STF para reverter votações do Legislativo e processar oposicionistas, coisinhas assim.
Mario Sabino – Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Presidente Gustavo Petro fala em proteger menino de 15 anos que atirou em Senador Miguel Uribe
09/06/2025
Foto: reprodução
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, se pronunciou neste sábado (7) após o atentado contra o pré-candidato de direita a presidente do país, o senador Miguel Uribe Turbay, que foi baleado durante um ato de campanha em Bogotá. Petro, porém, centrou um dos pontos de sua fala em defender a tese de que o autor dos disparos – um adolescente de 15 anos – deve ser protegido pelo Estado por ser “uma criança”.
– E, portanto, a primeira responsabilidade do Estado e de suas instituições é cuidar da vida do menor, porque ele é uma criança. E, por mais que isso pareça terrível para nós, crianças são cuidadas na Colômbia – disse Petro
O Ministério Público da Colômbia confirmou que o autor do atentado deste sábado contra Turbay, de fato, foi um menor de 15 anos que foi detido no local do crime com uma pistola. O ataque ocorreu na Zona Oeste de Bogotá, onde Uribe Turbay, do partido de direita Centro Democrático, de oposição ao governo Petro, fazia um comício quando recebeu dois tiros. Com informações de EFE.
– O ataque contra o pré-candidato do partido Centro Democrático, que recebeu dois tiros no corpo e no qual outras duas pessoas também ficaram feridas, aconteceu no bairro Modelia, na localidade de Fontibón (…) onde foi detido um menor de 15 anos que portava uma arma de fogo do tipo pistola Glock (9 milímetros) – informou o MP.
A procuradoria informou que ativou uma estratégia com “quatro linhas de investigação” e a abertura de dois inquéritos criminais, em coordenação com a Polícia Nacional, para tentar esclarecer o caso, identificar os autores materiais e intelectuais e levá-los à justiça.
A prioridade da Procuradoria é “a coleta de informações e evidências físicas que permitam estabelecer a verdade sobre o atentado e identificar e levar à justiça tanto os autores materiais quanto os determinantes”.
A procuradora-geral colombiana, Luz Adriana Camargo Garzón, classificou o episódio como um “ataque contra as formas de participação democrática do país” e pediu às instituições apoio para “blindar o processo eleitoral” de 2026 “e dar plenas garantias às campanhas e aos candidatos ao exercício do poder político, como fortaleza da democracia”.
O ministro da Defesa da Colômbia, Pedro Sánchez Suárez, ofereceu uma recompensa de 3 bilhões de pesos (cerca de R$ 4 milhões) por informações que permitam a captura dos responsáveis pelo atentado.
O senador, que foi o parlamentar mais votado nas eleições de 2022, é filho de Diana Turbay, jornalista que foi sequestrada e assassinada em 1991 por narcotraficantes a serviço de Pablo Escobar, e neto do ex-presidente Julio César Turbay, que governou o país entre 1978 e 1982.
Fonte: Agora RN
Essa publicação é um oferecimento
Lula cumpre últimos compromissos na França e retorna ao Brasil nesta segunda-feira
09/06/2025
Foto: REUTERS/Adriano Machado
O último dia de viagem oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à França tem dois compromissos públicos antes do retorno da comitiva ao Brasil. Às 8h45 no horário francês (3h45, em Brasília), o presidente participa da sessão de abertura da 3ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (Unoc 3), em Nice.
No fim da manhã, às 11h45 (6h45, em Brasília), Lula participa da sessão solene por ocasião da assinatura de Declaração de Intenções entre o Brasil e a Interpol, em Lyon.
Às 13h (8h, em Brasília), o presidente começa a viagem de volta ao Brasil, com uma parada na Ilha do Sal, Cabo Verde. A previsão é de que Lula chegue a Brasília às 20h30 desta segunda-feira, 9.
InfoMoney
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Manifestantes tomam ruas, danificam viaturas e causam fechamento de estradas nos EUA
09/06/2025
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: Reprodução
Manifestantes tomaram ruas e bloquearam rodovias, perto de um local de protesto no Centro de Detenção Metropolitano, em Los Angeles. O registro aconteceu depois que a assembleia foi declarada “ilegal” pelo departamento de polícia.
Viaturas da polícia foram danificadas durante uma emboscada na tarde deste domingo (8). Segundo informações preliminares das autoridades locais, diversos veículos das forças de segurança foram alvos de ataques coordenados durante confrontos com manifestantes em diferentes pontos da cidade.
Imagens aéreas mostraram multidões de pessoas bloqueando ambas as direções na rodovia 101, causando uma interrupção significativa no trânsito onde as rodovias 101 e 110 convergem, marcando o terceiro dia de protestos após as operações do ICE em todo o estado.
As entradas da 101 começaram a reabrir aproximadamente 90 minutos após o fechamento total da rodovia, com a polícia trabalhando para expulsar os manifestantes. Vários outros fechamentos persistem.
Em uma entrevista coletiva na noite de domingo, a prefeita de Los Angeles, Karen Bass, disse que centenas de manifestantes conseguiram chegar à rodovia, com milhares de outros ocupando ruas próximas.
Em vídeos do local, agentes podiam ser vistos andando pelos locais afetados e orientando o trânsito em meio aos protestos.
Com informações da CNN
Essa publicação é um oferecimento
Pré-candidato da direita à Presidência da Colômbia “luta pela vida” após ser baleado; jovem de 15 anos foi preso portando uma arma de fogo
08/06/2025
Foto: 1NurPhoto/Getty Images/2 Reprodução
O senador colombiano Miguel Uribe, um potencial candidato à Presidência, está em estado grave no hospital após ser baleado durante um evento de campanha em Bogotá no sábado (7). A informação foi confirmada pela esposa de Uribe e autoridades do governo e do partido.
A Procuradoria-Geral da República da Colômbia informou em comunicado que “um menor de 15 anos foi preso portando uma arma de fogo tipo pistola Glock (9mm)”, e o presidente Gustavo Petro ordenou uma investigação para apurar quem ordenou o atentado.
O senador de 39 anos, membro do partido conservador de oposição Centro Democrático, foi baleado durante um evento da campanha presidencial de 2026 em um parque público no bairro de Fontibon, na capital, no sábado (7), de acordo com um comunicado do partido condenando o ataque.
A esposa de Uribe, Maria Claudia Tarazona, escreveu na conta do marido no X que ele estava “lutando por sua vida”.
Pessoas se reuniram do lado de fora do hospital da Fundação Santa Fé, onde Uribe estava sendo tratado, alguns fizeram vigílias à luz de velas e rezaram, enquanto outros carregavam bandeiras da Colômbia.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento