Notícias
Professor de Muay Thai é atacado, derrubado e imobiliza dois pitbulls: ‘Achei que ia morrer’
30/06/2025

Foto: Reprodução
O professor de Muay Thai, Ernesto Chaves, 33 anos, foi surpreendido e precisou usar as habilidades que pratica contra dois pitbulls na manhã deste domingo (29) ao ser atacado pelos animais, durante corrida matinal.
O ataque ocorreu em uma região próximo a uma creche, em Ponta Porã, distante 334 quilômetros de Campo Grande (MS).
A imagem é impressionante. O lutador mantém força cima dos dois animais, segurando-os, até receber ajuda. A vítima fazia sua frequente corrida, quando os animais vieram em sua direção.
“Eu estava de fone de ouvido. Eles vieram pulando, achei que queriam brincar”, contou
Logo em seguido passou a ser atacado pelos animais, que segundo ele, eram duas fêmeas adultas.
“Comecei a gritar por socorro e tentei segurá-las pelas coleiras, mas elas eram realmente muito fortes. Uma atacou minha perna e a outra tentava atacar meu pescoço. As pessoas passavam, mas tinham medo de tentar ajudar, eu entendo isso”, contou.
“Quando percebi que eles estavam me atacando, eu tentei sair. Sou um cara treinado, da área do Muay Thai, treino Jiu-Jitsu também, já vi algumas coisas de defesa a ataques de cães, mas eu achei que ia morrer, de verdade. Eles são extremamente fortes, achei que não ia aguentar”, explicou.
Em certo momento, ele foi derrubado pelos cães. Foram cerca de cinco minutos até conseguir imobilizá-los. Em seguida, outras pessoas o ajudaram com cordas para amarrar as cadelas. Logo depois chegaram as equipes da polícia e do Corpo de Bombeiros.
O dono dos animais chegou a aparecer no local, ele tentou se explicar, mas segundo a vítima, foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos.
Ernesto foi encaminhado ao hospital com diversos ferimentos, entre eles mordida na perna e um dedo da mão quebrada.
g1/Siga @blogdedaltroemerenciano para ver mais!
Essa publicação é um oferecimento
Orfão de pai e mãe, adolescente corta cabelo para sobreviver e sonha em ter seu próprio salão
30/06/2025

Foto: reprodução
Órfão de pai e mãe, jovem corta cabelo nas ruas para sobreviver e sonha em ter seu próprio salão. Antônio Dhaycson, que perdeu o pai aos?3 anos e a mãe há cerca de 5 anos, transformou suas ferramentas de trabalho — tesoura, pente e cadeira improvisada — em esperança de um futuro melhor.
Ele trocou os cadernos pelas tesouras nas ruas do sertão, onde atende com dedicação cada cliente, juntando recursos para realizar o sonho de abrir seu salão.
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: reprodução
Residente no distrito de Sucesso- Tamboril/CE, apesar das dificuldades enfrentadas por ser de uma família simples e não ter mais os pais, Antônio Dhaycson sonha em ser cabeleireiro. Inclusive, pretende fazer cursos de especialização para se tornar um profissional na área.
Central da Fama
Essa publicação é um oferecimento
Cantor de forró viraliza no Brasil com performance: “Segredo aí tá no ombro”
30/06/2025

Foto: Reprodução
Um vídeo da banda forrozeira do Ceará, “Cláudio Ney e Juliana”, tem ganhado grande repercussão nacional, destacando a performance enérgica do vocalista.
A gravação, que rapidamente viralizou, mostra o artista executando movimentos de ombro marcantes enquanto canta uma música em ritmo acelerado.
A desenvoltura do cantor atraiu a atenção de diversos artistas e internautas, que inundaram a seção de comentários com elogios.
Entre as reações, o cantor Xand Avião destacou: “Segredo aí tá no ombro”. Já o humorista Tirulipa não poupou elogios, declarando: “Virei fã”. A banda Psirico também entrou na interação, reforçando: “Swing de verdade”.
Ver essa foto no Instagram
A repercussão do vídeo foi tamanha que um usuário chegou a comentar, em tom bem-humorado: “Até Mainha que é crente dançou”, ilustrando o alcance e o poder contagiante da performance.
Portal DM/Siga @blogdedaltroemerenciano para ver mais!
Essa publicação é um oferecimento
Morre Zito, secretário de Obras de Venha-Ver e irmão do deputado Dr. Kerginaldo
30/06/2025

Foto: Reprodução
Faleceu neste domingo (29), aos 52 anos, Cresilto Jácome da Costa, mais conhecido como Zito, secretário de Obras e Serviços Urbanos de Venha-Ver. Ele era irmão do deputado estadual Dr. Kerginaldo (PL) e do prefeito do município, Cleiton Jácome (PL).
A informação foi confirmada pelo parlamentar, que lamentou a morte do irmão em uma publicação nas redes sociais. A causa do falecimento não foi divulgada. “Nota que eu jamais gostaria de escrever. Hoje o dia termina mais triste com a partida do meu irmão Zito”, disse.
“É difícil encontrar palavras para descrever a dor e o vazio que ficam. Sua partida deixa um silêncio enorme, mas também lembranças que ninguém vai apagar. Peço a todos que o conheciam que orem por ele e por nossa família. Que Deus o receba em paz, com todo amor que ele sempre espalhou por aqui. Vai com Deus, meu irmão. Você vai viver pra sempre dentro de mim”, completou o deputado.
Em nota oficial, a Prefeitura de Venha-Ver também lamentou a morte do secretário. “É com imenso pesar que a Prefeitura Municipal de Venha-Ver comunica o falecimento de Cresilto Jácome da Costa, carinhosamente conhecido como Zito, irmão do prefeito Cleiton Jácome e atual Secretário de Obras e Serviços Urbanos do nosso município”, comunicou em nota.
“Nos solidarizamos com todos os familiares e amigos, especialmente com o prefeito Cleiton Jácome, diante dessa perda irreparável, pedindo a Deus que conforte seus corações e traga paz neste momento tão difícil. Descanse em paz, Zito. Sua história e legado jamais serão esquecidos”, finalizou a Prefeitura.
O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, presidida pelo ex-prefeito de São Tomé, Babá Pereira (PL), lamentou o falecimento de Zito e prestou soloridade à família Cleiton e Dr. Kerginaldo. “Neste momento de imensa dor, nos unimos em solidariedade à família Jácome, estendendo nossos sentimentos a todos os amigos e entes queridos. Que a fé seja consolo e que a memória de Zito permaneça como exemplo de amor, amizade e dedicação à família”, disse em nota.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Conheça o Rio Grande do Norte, estado brasileiro cheio de encantos e belezas naturais
30/06/2025

Flickr MTur Destinos
O Rio Grande do Norte, conhecido como “Terra do Sol”, é um estado brasileiro cheio de encantos e belezas naturais.
Suas principais atrações incluem praias paradisíacas, dunas, lagoas, construções históricas e uma rica cultura.
Natal, a capital, oferece infraestrutura turística completa, com destaque para a Praia de Ponta Negra e o Morro do Careca. Destinos como Pipa, Camurupim, Genipabu, São Miguel do Gostoso e Galinhos também são imperdíveis.
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: @rotageografica
Essa publicação é um oferecimento
Prefeito do interior do RN é criticado após chamar o cantor Kelvy Pablo de “gordo” em show: “Aquele gordo não pisa mais aqui não”
30/06/2025

Foto: reprodução
O prefeito de Florânia, Saint Clay Alcântara Silva de Medeiros, conhecido como “Galo de Florânia”, está sendo alvo de críticas após uma declaração polêmica durante um show na madrugada deste domingo (29).
Em um vídeo que circula nas redes sociais, o prefeito aparece no palco chamando o cantor Kelvy Pablo de “gordo” e afirma que, enquanto estiver no cargo, “aquele gordo não pisa mais aqui não”. A fala gerou indignação e acusações de gordofobia por parte do público.
Ver essa foto no Instagram
Novo Notícias
Essa publicação é um oferecimento
Seu Desejo comanda o encerramento do São João de Natal
30/06/2025

Foto: reprodução
O encerramento dos shows do São João de Natal aconteceu no último domingo (29), no Polo Redinha, localizado ao largo da Avenida da Alegria.
O destaque dessa noite promete ser o show da banda Seu Desejo. Além dela, sobem ao palco do último dia do evento Pagode do Coxa, Circuito Musical, e Kelvy Pablo.
Confira a programação:
17h Pagode do Coxa
18h Circuito Musical
20h Seu Desejo
22h Kelvy Pablo
Com 40 shows em 30 dias, Seu Desejo é um dos shows mais aguardados do São João de Natal com os vocalistas Yara Tchê e Alessandro Costa com sucessos como “Beijos, Blues e Poesia”.
A programação dos shows começa no final da tarde na estrutura montada ao lado do Mercado Público da Redinha.
Natal Divulgações
Essa publicação é um oferecimento
Servidor público casado morre em motel e amante vai embora antes da chegada da polícia
30/06/2025

Os bastidores de um caso extraconjugal vieram à tona de forma inesperada e trágica
O servidor público Jonatas Nicácio Rodrigues, de 69 anos, morreu na tarde de terça-feira, 25, em um motel localizado no bairro Irineu Serra, em Rio Branco, no Acre. De acordo com a Polícia Militar, o homem estava acompanhado de uma mulher que foi embora antes da chegada da polícia no estabelecimento.
Ainda segundo a PM, ao chegarem no estabelecimento, só puderam chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e fizeram o isolamento do quarto. O Samu ao chegar, encontrou o homem desmaiado no quarto, sem reagir a estímulo verbal e nem doloroso.
Um parente de Jonatas, que não quis se identificar, explicou que o homem era casado há mais de 40 anos e no momento da morte estaria com a amante.
Ele contou que a família estaria revoltada com o caso, já que a esposa de Jonatas já desconfiava da traição, porém só teve a confirmação do envolvimento quando foi comunicada sobre a morte de Jonatas.
O familiar ainda comentou que a mulher conhecia a família e trabalhava em um mercado próximo a casa do casal.
A equipe responsável pelo motel acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas, quando a ajuda chegou ao local, Jonatas já estava morto. Após a constatação da morte, o Instituto Médico Legal (IML) foi chamado.
Com informações do Terra/G1
Essa publicação é um oferecimento
Jovem de 19 anos é presa após confessar que mandou matar o pai para acelerar herança de R$ 2 milhões
30/06/2025

Foto: Reprodução
Uma jovem de 19 anos foi presa após confessar à Polícia Civil de Pernambuco que mandou matar o próprio pai para ficar com a herança estimada em R$ 2 milhões. O crime ocorreu na noite de 20 de junho, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.
A vítima, Ayres Botrel, de 60 anos, era caminhoneiro e foi assassinado a tiros enquanto dormia em casa, na praia de Enseada dos Corais.
Amanda Chagas Botrel, filha do caminhoneiro, foi presa seis dias depois do crime, na quinta-feira (26), após cair em contradição durante os depoimentos.
De acordo com a polícia, ela inicialmente afirmou que homens armados invadiram a casa, a mandaram ficar calada e executaram o pai. Mas as imagens de câmeras de segurança mostraram que apenas o carro dela entrou e saiu da residência naquela noite, sem sinal de outras pessoas na rua.
Diante da contradição, Amanda acabou confessando que planejou o assassinato. Segundo a delegada Myrthor Freitas, ela teria levado os criminosos até o local e facilitado a entrada deles.
A polícia suspeita que o crime tenha sido motivado por questões financeiras. Ayres Botrel era dono de um caminhão, imóveis e outros bens que podem somar até R$ 2 milhões. Amanda já possuía um duplex em seu nome.
Após a prisão, a jovem passou por audiência de custódia e foi encaminhada para a Colônia Penal Feminina, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Ela responde por homicídio qualificado.
A delegada afirmou que Amanda mantinha boa relação com os pais e morava com eles. Segundo o depoimento da mãe, a filha “tinha tudo do bom e do melhor”, estava na faculdade e não passava necessidade. Mesmo assim, segundo a investigação, decidiu encomendar a morte do pai para acelerar a herança.
Outro ponto que levantou suspeitas foi o tempo que Amanda demorou para pedir ajuda. Ela só ligou para a mãe cerca de 15 a 20 minutos depois dos tiros. A ligação foi registrada em um restaurante onde a mãe trabalhava, e a polícia cruzou o horário com as imagens das câmeras da rua.
O delegado Rodrigo Belo, da 14ª Delegacia de Homicídios, afirmou que Amanda mostrou frieza ao confessar o crime e não reagiu ao saber da prisão, nem mesmo ao ver a mãe chorando. Segundo ele, a jovem demonstrava carinho pelo pai em público, mas o crime foi premeditado.
A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar quem foram os executores do assassinato e se há mais envolvidos. Até o momento, Amanda é considerada a autora intelectual do crime.
Por Mirelle Pinheiro/Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Prefeitura de Macaíba homologa classificação dos candidatos aptos ao curso de formação da Guarda Municipal
30/06/2025

Fotos: Rodrigo Galvão
Na quinta-feira (26/06), foi dado mais um passo de grande relevância para a efetivação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Macaíba. O prefeito Emídio Jr. assinou o documento que homologa a classificação dos candidatos aptos para o curso de formação da Guarda Municipal, que posteriormente formarão a primeira turma de GCMs nos 147 anos da emancipação da cidade.
Esta semana, será assinado o convênio para o início do curso de formação, a ser realizado na capital potiguar. Ressalta-se que o ato administrativo realizado na semana passada atesta os nomes que serão convocados para o curso de formação, ou seja, a oficialização da classificação dos candidatos aprovados, totalizando 143 (entre homens e mulheres), dos quais os primeiros 50 serão inicialmente convocados.
“Estamos fazendo história com essa homologação tão aguardada. Quando assumimos a gestão, não existia um papel riscado sobre Segurança Pública. A gente partiu do zero. Adotamos um olhar diferenciado para essa questão”, disse o prefeito.
Outro ponto importante a ser destacado é que a validade do referido concurso não começa a contar a partir de hoje, mas sim depois da conclusão do curso de formação, compreendendo o prazo de um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano. Os nomes desses aprovados serão publicados na próxima edição do Diário Oficial do Município, dentro da Portaria nº 656/2025.
Secom-PMM
Essa publicação é um oferecimento
Prefeitura de Ceará-Mirim anuncia implantação de todas as letras dos professores para julho
30/06/2025

Foto: Divulgação
O prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Henrique, acaba de anunciar mais uma importante conquista para os professores da rede municipal. A partir do mês de julho, a Prefeitura irá implantar todas as letras de progressão salarial dos profissionais da educação.
O anúncio foi feito durante reunião na sede da Prefeitura, com a participação das equipes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Finanças e Secretaria de Planejamento, onde foram discutidos os impactos financeiros e orçamentários para garantir mais esse avanço para a categoria.
“O nosso compromisso com a educação é permanente. Já implantamos o piso nacional dos professores e agora damos mais um passo na valorização da nossa rede, garantindo a implantação de todas as letras. Valorizando os nossos profissionais, fortalecemos a educação do nosso município”, destacou o prefeito Antônio Henrique.
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Polo Zona Norte reúne multidão em despedida do São João de Natal
30/06/2025
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: Todo Natalense
O São João de Natal se despediu, neste domingo (29), com uma grande festa no polo Zona Norte, na Avenida da Alegria. A programação de encerramento reuniu 75 mil pessoas em uma noite animada, segura e marcada pela diversidade cultural. Subiram ao palco as atrações Pagode do Coxa, Circuito Musical, Seu Desejo e Kelvy Pablo, que fecharam um mês inteiro de celebrações juninas espalhadas por todas as regiões da cidade.
Com a experiência de quem já conhece bem os palcos de Natal, a vocalista da banda Circuito Musical, Tetê Pessoa, celebrou a animação do público da Zona Norte e destacou a importância da valorização da região. Emocionada com o carinho recebido durante a apresentação, ela falou sobre o significado de levar grandes eventos para a Zona Norte. “A Zona Norte estava merecendo um polo como esse, estava merecendo um evento assim. O público daqui é maravilhoso, é diferenciado, tem uma energia gostosa e tem que ser mostrado para o mundo”, disse.
Entre os forrozeiros que marcaram presença no encerramento do São João de Natal na Zona Norte, estava Marcelo Freitas, 31 anos, morador do bairro Nossa Senhora da Apresentação. Ele contou que já havia aproveitado a programação no polo Arena das Dunas e fez questão de encerrar o ciclo de festas na Avenida da Alegria. “Curti muito lá na Arena, mas hoje vim pra cá só pra ver a banda Seu Desejo. A Zona Norte merece esse tipo de festa, a gente se sente valorizado”, disse Marcelo, animado com a energia do público e com a estrutura do evento.
Com polos montados nas zonas Norte, Sul, e Oeste, o São João de Natal se consolida como o maior São João da capital potiguar, tanto em estrutura quanto em alcance popular.
Na Redinha, o encerramento contou com estrutura de palco de grande porte, som e iluminação de alta qualidade, além de áreas organizadas para recepção do público. O Camarote PicPay, uma das novidades desta edição, tinha vista privilegiada e serviços exclusivos. Já o espaço PCD garantiu acessibilidade, uma área reservada e visibilidade adequada para pessoas com deficiência.
Além da celebração cultural, o São João de Natal também teve um importante caráter solidário. Durante todos os dias de festa, o público foi convidado a doar alimentos não perecíveis para o Banco de Alimentos de Natal, iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS).
O prefeito Paulinho Freire avaliou com entusiasmo o São João de Natal, destacando o sucesso do evento tanto na participação popular quanto no impacto econômico gerado para a cidade. “A festa ficou acima das expectativas. Tivemos grande presença das famílias, clima de tranquilidade e muita alegria. O São João movimentou a economia local, gerou emprego e renda para ambulantes, motoristas, comerciantes e profissionais de serviços. A ideia era plantar uma semente, mas já colhemos os frutos. O evento foi sensacional e o retorno, inclusive para a imagem da cidade, foi enorme. Saímos muito satisfeitos com tudo que vivemos”, afirmou o prefeito.
Além dos shows, está edição também se destacou pela estrutura integrada de segurança. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES) coordenou a operação nos polos, garantindo um ambiente seguro para o público durante todo o evento.
A secretária Samara Trigueiro destacou o trabalho preventivo e articulado. “Encerramos o São João de Natal com saldo extremamente positivo na área da segurança. Não houve registro de ocorrências graves em nenhum dos polos. Tivemos um trabalho preventivo eficiente, com revistas nos acessos e impedimento da entrada de objetos perigosos. Atuamos com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e seguranças privados. Só na Zona Norte, no encerramento, foram mobilizados 300 PMs, 110 bombeiros e 30 guardas municipais. O resultado foi um evento seguro e tranquilo para todos”, avaliou.
A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, também celebrou os resultados da festa, que valorizou a tradição e fortaleceu a economia. “O São João de Natal é feito para o povo e com o povo. Tivemos uma programação diversa, com artistas locais, nacionais, espaços acessíveis, praça de alimentação, ambulantes devidamente cadastrados. Foi uma festa organizada, muito bem planejada, que gera emprego, renda e orgulho para a cidade”, afirmou.
Com o encerramento do polo Zona Norte, a Prefeitura do Natal conclui uma edição histórica do São João da capital, reforçando o compromisso de seguir investindo em cultura, lazer e desenvolvimento econômico.
Essa publicação é um oferecimento
Promotorias de João Câmara e outras cidades do RN passam por avaliação da Corregedoria do MP
30/06/2025

Foto: reprodução
A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) anunciou, por meio do Edital nº 10/2025-CGMP, a programação oficial de visitas e sessões de correição ordinária a serem realizadas em julho de 2025. As atividades têm como objetivo avaliar e aprimorar os serviços prestados pelas unidades ministeriais no estado.
Em João Câmara, a 1ª Promotoria de Justiça passará por correição no dia 1º de julho, às 9h, e a 2ª Promotoria será visitada no dia 2 de julho, também às 9h. Outras cidades do interior potiguar também receberão a visita da Corregedoria, como São Paulo do Potengi, no dia 3 de julho, e Caicó, no dia 8 de julho.
Durante o período das correições, a população poderá apresentar sugestões ou registrar reclamações relacionadas aos serviços prestados pelas unidades do Ministério Público. O atendimento estará disponível por meio de telefone (84-99972-4115), WhatsApp, videochamada (Google Meet), e-mail institucional (cgmp@mprn.mp.br), ou ainda de forma presencial, mediante agendamento prévio.
A correição é uma prática regular do Ministério Público que visa garantir o cumprimento das normas legais e administrativas, bem como a eficiência e qualidade no atendimento à sociedade.
O edital, assinado pela Corregedora-Geral do MPRN, promotora Sayonara Café de Melo, também revoga o edital anterior (nº 009/2025-CGMP), reforçando o compromisso do órgão com a transparência e o controle institucional.
Fonte: MPRN
Essa publicação é um oferecimento
Capotamento de caminhão mata ‘Rei do Milho’ na Grande Natal
29/06/2025

Ele morreu em um acidente na Grande Natal| Foto: Reprodução
O empresário José Edmilson Graciano, de 45 anos, morreu após sofrer um acidente com um caminhão na Avenida Olavo Montenegro, em Nova Parnamirim, na Grande Natal. A tragédia ocorreu na noite dessa sexta-feira (28). A vítima era conhecida como o “Rei do Milho”.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual, uma outra pessoa que estava no veículo também morreu. Ainda segundo as autoridades, José Edmilson estava dirigindo um caminhão que carregava milho.
Mais quatro pessoas que estavam no veículo foram socorridas e levadas para o hospital.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEOS/FOTOS: Com Bell Marques, Boca da Noite encerra maior Mossoró Cidade Junina de todos os tempos
29/06/2025

O Boca da Noite arrastou uma multidão neste sábado (28), no Corredor Cultural, encerrando os festejos do Mossoró Cidade Junina, que já se destaca como o maior da história de Mossoró. O ponto alto do Boca da Noite se deu por volta das 20h quando Bell Marques se apresentou na avenida. A programação também contou com artistas regionais e locais.
“Encerramos hoje o maior Mossoró Cidade Junina de todos os tempos. Sou grato a todos que trabalharam para esse grande evento acontecer, agradeço a todos os comerciantes, a todos os turistas que visitaram nossa cidade, e a toda nossa equipe pelo empenho. Gratidão a todos pelo carinho e dedicação”, destacou o prefeito Allyson Bezerra, que visitou todos os polos e andou no meio do povo nos dias de festa.
O Boca da Noite também contou com show dos artistas Davson Davis, Caddu Rodrigues, Lucas Lima, Mozão, Gutto Fortunato, Banda Bakulejo e Muny Santos e banda.
O Mossoró Cidade Junina 2025 contou com grandes nomes da música brasileira como Wesley Safadão, Elba Ramalho, Dorgival Dantas, Zezé di Camargo e Luciano e muitos outros. Por mais um ano, os polos Poeta Antônio Francisco e Arraiá do Povo Poeta Zé Lima, criados pelo prefeito Allyson, foram grandes sucessos de público e garantiram a tradição nordestina no evento.
A inclusão também foi um destaque do evento, garantindo pontos de inclusão, camarote da inclusão na Estação das Artes e intérpretes de libras em todos os polos. As ações de inclusão implantadas pela gestão se tornaram referência em eventos culturais. Uma novidade deste ano que obteve sucesso foi a ampliação da Estação das Artes, proposta pela gestão.

Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Vídeos: reprodução
Essa publicação é um oferecimento
Orçamento da UFRN cai 11% e universidade entra na lista de cortes mais severos no país
29/06/2025

Foto: Igor Jácome/G1
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está entre as instituições de ensino superior com cortes relevantes no orçamento para 2025. A queda estimada é de 11% em relação ao ano anterior, segundo levantamento feito pela Gazeta do Povo, com base nos programas orçamentários federais voltados à manutenção do ensino superior.
Depois de um crescimento expressivo em 2023, impulsionado pela chamada “PEC da Transição”, os recursos voltados às universidades federais voltaram a apresentar retração. Em 2024, o orçamento atualizado sofreu uma queda real de 7,6%, e para 2025, a previsão inicial indica novo recuo de 4,9%.
Apesar do aumento de previsão no papel, apenas cerca de 70% do valor orçamentário é efetivamente executado a cada ano. Isso compromete o funcionamento das universidades, que acumulam aproximadamente R$ 3 bilhões anuais em valores não pagos. Entre os anos de 2021 e 2025, também houve um acréscimo de R$ 166 milhões em “Despesas de Exercícios Anteriores” — valores liquidados com atraso.
Os recursos são destinados a despesas que vão desde auxílio a estudantes e compra de materiais até obras, serviços de TI e pagamento de diárias. As chamadas “Despesas Correntes” envolvem o funcionamento cotidiano, enquanto as “Despesas de Capital” são voltadas a investimentos em infraestrutura. Entre os cortes mais significativos, além da UFRN, estão universidades como UniRio (menos 39%) e UFRRJ (menos 31%).
A UFRJ, maior orçamento entre as federais em 2021, também enfrentou quedas sucessivas. Já a UFDPar, no Piauí, teve o maior aumento percentual no período recente: 95%.
Em maio, após reunião com reitores, o governo federal anunciou a recomposição parcial dos valores e o desbloqueio de R$ 300 milhões, além da promessa de R$ 400 milhões adicionais via remanejamento no MEC.
Mesmo com os ajustes, a UFRN permanece no centro das atenções por conta da redução de 11% no orçamento, o que pode impactar diretamente a capacidade de operação da universidade nos próximos meses.
96 FM Natal
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Léo Santana agita polo Zona Norte em uma das noites mais aguardadas do São João de Natal
29/06/2025
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: Reprodução/Instagram
A segunda noite de shows no polo Zona Norte do São João de Natal foi marcada por um verdadeiro mar de pessoas e muita animação. Um dos momentos mais aguardados da programação aconteceu neste sábado (28), com o show de Léo Santana, que trouxe seu repertório especial para as festas juninas, o #SJDoGG.
A estrutura montada na Avenida da Alegria foi tomada por uma verdadeira onda de fãs do “Gigante”. No palco, Léo levantou o público com sucessos como “Zona de Perigo”, “Posturado e Calmo” e versões arrochadas de seus hits, embalando quem foi dançar forró com o tempero da Bahia.
Além de Léo Santana, o público da Zona Norte também curtiu os shows de Banda Feras, Raynel Guedes, Garanhões do Forró e Placillio, que agitaram a programação desde as primeiras horas da noite. Cada atração trouxe seu estilo e animou quem chegou cedo para aproveitar a festa do início ao fim.
BG
Essa publicação é um oferecimento
Prefeito de Jandaíra prestigia o 3º Festival de Quadrilhas de Giselda Gomes Lira
28/06/2025


O brilho da cultura popular tomou conta de Jandaíra neste fim de semana com a realização do 3º Festival de Quadrilhas de Giselda Gomes Lira, um evento que já se firmou como um dos grandes destaques do nosso calendário junino. E, como não poderia ser diferente, o prefeito Reginaldo Vitorino esteve presente, celebrando com a população mais essa grande festa da tradição nordestina.
O festival aconteceu em clima de muita alegria, cor e emoção. As apresentações das quadrilhas encantaram o público com coreografias bem ensaiadas, figurinos vibrantes e, principalmente, com a paixão e o talento dos participantes. A quadra ficou lotada, e a energia contagiante do público foi um show à parte.
“Que emoção viver de perto esse momento tão especial! A energia tomou conta de Jandaíra e mostrou toda a força da nossa cultura popular. Foi lindo ver a quadra cheia, os grupos se apresentando com tanto talento e o povo vibrando a cada passo”, destacou o prefeito Reginaldo.
Mais do que uma celebração, o festival representa o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da cultura local. A valorização das tradições é uma das prioridades da administração, que busca manter vivas as raízes que fazem de Jandaíra um município rico em identidade e expressão popular.
“Seguimos firmes no compromisso de incentivar nossas tradições e fortalecer tudo aquilo que faz Jandaíra ser quem é. Esse festival é o reflexo de um povo que tem orgulho da sua história e da sua cultura”, completou o prefeito.
Essa publicação é um oferecimento
Inmet renova alerta de chuva para João Câmara e 45 cidades do RN
28/06/2025

Foto: reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta amarelo de acumulado de chuva para 46 municípios do Rio Grande do Norte. O período de vigência do aviso meteorológico teve início no fim da manhã deste sábado (28). O aviso segue em vigor até às 10h deste domingo (28).
Nos municípios listados no alerta amarelo (que indica perigo potencial), o Inmet prevê chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco.
Em João Câmara começou a chover pouco depois das 11h deste sábado (28).
Essa publicação é um oferecimento
‘Cadeira do Xandão’: Moraes vota para condenar a 17 anos de pena homem que ocupou seu assento no 8 de Janeiro
28/06/2025

Foto: Fellipe Sampaio /STF | reprodução
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para condenar a 17 anos de pena Fábio Alexandre de Oliveira, homem que foi filmado sentado na cadeira do ministro durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Oliveira, que é mecânico, aparece em vídeos sentado na cadeira do ministro gritando frases ofensivas, como: “Cadeira do Xandão aqui, ó! Aqui ó, vagabundo! Aqui é o povo que manda!”. A defesa diz que o acusado apenas exerceu seu direito constitucional de manifestação e que não há provas de materialidade e autoria dos crimes imputados.
Na gravação, ele utiliza luvas, para dificultar sua identificação datiloscópica, e mantém uma máscara de proteção contra gases sobre suas pernas. Para o Ministério Público Federal (MPF), o uso dos equipamentos demonstra “intenção e preparação para a prática de atos de que poderiam resultar em confronto com as forças de segurança pública que guarneciam os prédios invadidos”.
Moraes votou para condenar Oliveira à pena de 17 anos, sendo 15 anos e 5 meses de reclusão e 1 ano e 6 meses de detenção, além de 100 dias de multa – cada um fixado no valor de um terço do salário mínimo.
As penas foram aplicadas pelos crimes de: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; dano qualificado ao patrimônio público; deterioração do Patrimônio tombado; e associação criminosa armada.
Para Moraes, está comprovado, tanto pela ampla investigação realizada pela Polícia Federal quanto pelas provas documentais e audiovisuais constantes dos autos, que Oliveira “participou ativamente das manifestações antidemocráticas que antecederam os eventos de 8 de janeiro de 2023, aderindo, desde então, ao intento golpista”.
“Suas manifestações públicas, sua presença nos locais invadidos, o uso de equipamentos para dificultar identificação, bem como as comunicações com outros envolvidos, evidenciam que instigou, apoiou e legitimou a atuação das massas que, no dia 8 de janeiro de 2023, invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes da República, com o objetivo de depor o governo legitimamente constituído e abolir o Estado Democrático de Direito”, diz o ministro.
O ministro sustenta que os elementos constantes dos autos comprovam que a conduta não foi “episódica, tampouco passiva ou neutra, mas sim engajada, voluntária e com forte adesão ao propósito criminoso de ruptura da ordem constitucional”.
Estadão Conteúdo
Essa publicação é um oferecimento











