Notí­cias

Notí­cias

Galho de baobá histórico se rompe em Natal e preocupa admiradores da árvore centenária

20/05/2025

Um dos galhos do icônico Baobá do Poeta, símbolo da preservação ambiental e da memória cultural de Natal, se rompeu na semana passada, assustando moradores da região de Lagoa Seca. A árvore centenária, situada na Avenida São José, perdeu parte da sua estrutura em meio às recentes chuvas, o que gerou preocupação quanto à estabilidade da planta. O advogado e escritor Diógenes da Cunha Lima, proprietário do terreno onde está o baobá desde 1991, vem coordenando ações emergenciais para preservar o local.

O incidente mobilizou especialistas em agronomia, botânica e dendrologia, incluindo equipes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, UFRN, UFERSA e da Prefeitura de Natal. Avaliações técnicas estão sendo realizadas para verificar a presença de fungos e o estado interno do tronco, que possui estrutura oca. A possibilidade de novos rompimentos preocupa o proprietário e a comunidade, que acompanha de perto o futuro do baobá, frequentemente visitado por escolas e pesquisadores.

Considerado patrimônio afetivo da cidade, o Baobá do Poeta teria inspirado o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry na criação da obra “O Pequeno Príncipe”, segundo narrativa preservada por Diógenes. Com quase duas décadas à frente da preservação da árvore, o professor mantém viva sua história por meio de recortes, relatos e apoio da vizinhança. “É um monumento vivo da memória de Natal. Cuidar dele é uma missão coletiva”, reforça.

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Notí­cias

Jovem morre afogado após ser ferido por peixe-leão no litoral do RN

20/05/2025

A presença do animal é um risco para a biodiversidade local | Foto: Reprodução

 

Um jovem de 26 anos morreu afogado após ser atingido por um peixe-leão enquanto pescava no último domingo (18) no município de Grossos, no litoral do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como Thiago Rodrigues, morador da comunidade de Manibu, em Icapuí, no Ceará. Ele estava em uma embarcação acompanhado do pai no momento do acidente.

Segundo informações da Polícia Militar, Thiago foi ferido por um peixe-leão, espécie exótica e venenosa, comum em águas tropicais. Após o ferimento, ele ainda permaneceu no mar, mas não resistiu e acabou se afogando. O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN) confirmou a causa da morte por afogamento.

O peixe-leão representa uma ameaça à biodiversidade marinha e tem se espalhado pela costa brasileira nos últimos anos, causando preocupação entre pescadores e autoridades ambientais. O caso reacende o alerta sobre os riscos do contato com espécies invasoras e a necessidade de conscientização para pescadores artesanais e mergulhadores da região.

 

Blog de Jair Sampaio

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Notí­cias

UFRN corre risco de atrasar contratos terceirizados e bolsas

20/05/2025

                                                            Foto: Magnus Nascimento

 

Com as mudanças nos repasses para as instituições de ensino superior, decretadas pelo governo federal (Decreto nº 12.448/2025), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou que não terá como realizar a sua execução orçamentária nos próximos meses. Isso significa que pode não conseguir pagar tudo o que precisa, podendo comprometer serviços como bolsas e auxílios estudantis, contratos de terceirização e energia elétrica.

O decreto prevê que os repasses mensais serão fracionados em 18 partes. Até novembro, somente 11 serão pagas, aproximadamente 61% do previsto para o ano. O restante foi prometido para dezembro. O Executivo também ordenou que a liberação dos recursos será feita somente em três etapas: em maio, de junho a novembro, e em dezembro. A mesma fórmula já havia sido utilizada em 2024.

“A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), assim como as demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), não tem como realizar a execução orçamentária nos próximos meses com a liberação de 1/18 (um dezoito avos), conforme previsto no Decreto Federal 12.448, de 30 de abril de 2025. Isso porque os principais compromissos de custeio das universidades são mensais, como bolsas e auxílios estudantis, contratos de terceirização e energia elétrica”, divulgou a UFRN em nota.

De maio a novembro, as universidades só poderão gastar pouco mais de 60% por mês do que o previsto no começo do ano. Por todo o país, algumas universidades restringiram o transporte interno dos alunos, cortaram combustível de seus carros e definiram uma ordem de prioridade de pagamento a partir da conta que estiver mais atrasada.

No caso da UFRN, a situação se torna mais delicada porque a instituição diz que “realizou em anos anteriores vários ajustes severos nos seus principais contratos e conseguiu entrar 2025 sem dívidas. No momento não há mais como fazer ajustes de contrato sem trazer prejuízos acadêmicos significativos.”

Além disso, aponta que o orçamento da assistência estudantil é subdimensionado, mesmo tomando as devidas precauções. Ocorre que, como o recurso que vem não é suficiente, a instituição tem que complementar. Além disso, há uma grande demanda por recursos para a manutenção dos seus campi. “Há vários anos, a UFRN não consegue fazer por completo a manutenção predial, nem o mínimo dos investimentos necessários para setores fundamentais, como renovação de equipamentos de TI e investimentos na política de acessibilidade da instituição”, explica, referindo-se aos sucessivos contingenciamentos no orçamento que ocorrem desde a gestão anterior do governo federal.

“A instituição espera que se encontre no âmbito do Governo Federal um mecanismo de, pelo menos, a imediata liberação de 1/12 (um doze avos) do orçamento”, diz em nota. Além disso, destaca que é fundamental que haja a reposição do corte orçamentário feito pelo Congresso Nacional e, em seguida, uma suplementação orçamentária para que as universidades possam ter orçamento suficiente para assegurar seus compromissos. “Portanto, a UFRN continuará com seu planejamento orçamentário, esperando essas medidas de reposição e posteriores suplementações para que possa finalizar o ano sem realizar cortes adicionais”.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Notí­cias

Vacinação contra a Influenza é liberada para todos os públicos em Natal

20/05/2025

                                                                Foto: Divulgação

 

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, amplia, a partir desta terça-feira (20), a vacinação contra a Influenza para todas as pessoas com idade a partir de seis meses de vida. O imunizante está disponível nas 60 salas de vacinação da capital, além dos pontos extras de vacinação localizados nos shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping.

Natal iniciou a campanha de imunização contra a Influenza 2025 no dia 7 de abril para crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes e idosos com idade acima de 60 anos (o público-alvo para os quais a vacinação passou a ser de rotina), além de grupos prioritários. A partir desta terça, além do público-alvo, todas as pessoas vão poder comparecer a uma das salas de vacinação e receber o imunizante trivalente, que protege contra as cepas da influenza B, H1N1 e H3N2, e evita 60% a 70% dos casos graves e de óbitos.

No município, até o último dia 19 de maio, foram aplicadas 51.378 doses do imunizante contra a influenza, com a cobertura de 17,85% para idosos, 25,55% para gestantes e apenas 8,18% para crianças menores de seis anos. “A vacina contra a gripe vai continuar disponível para esse público, uma vez que ela faz parte do calendário vacinal para esse público e a partir de amanhã a população, de forma geral, também vai poder se imunizar e aumentar a proteção contra a doença”, explica Veruska Ramos, chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI).

Para se vacinar, é só apresentar documento de identificação e cartão de vacinação em uma das salas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 13h às 15h, e também nos pontos extras de vacinação localizados nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, que funcionam de segunda a sexta-feira das 13h às 20h, e aos sábados das 10h às 15h.

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Notí­cias

Instituto alerta para chuvas em Natal, João Câmara, Canguaretama e mais 47 cidades até quinta-feira (22)

20/05/2025

Semana abre com previsão de chuvas mais fracas no RN - Blog do Montoril

Praça Monsenhor Vicente Freitas – João Câmara – (Foto: arquivo do blog do Montoril)

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (19), um alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Rio Grande do Norte, incluindo a capital Natal. O alerta vale até 10h da quinta-feira (22).

Veja as cidades que estão no alerta:

Arez

Baía Formosa

Bento Fernandes

Bom Jesus

Brejinho

Canguaretama

Ceará-Mirim

Espírito Santo

Extremoz

Goianinha

Ielmo Marinho

Boa Saúde

João Câmara

Jundiá

Lagoa d’Anta

Lagoa de Pedras

Lagoa Salgada

Macaíba

Maxaranguape

Montanhas

Monte Alegre

Natal

Nísia Floresta

Nova Cruz

Parnamirim

Passa e Fica

Passagem

Pedro Velho

Poço Branco

Pureza

Rio do Fogo

Santa Maria

Santo Antônio

São Gonçalo do Amarante

São José de Mipibu

São José do Campestre

São Miguel do Gostoso

São Paulo do Potengi

São Pedro

Senador Elói de Souza

Senador Georgino Avelino

Serra Caiada

Serra de São Bento

Serrinha

Taipu

Tibau do Sul

Touros

Várzea

Vera Cruz

Vila Flor

O aviso é da cor amarela, que representa perigo potencial, o menor nível no grau de severidade do órgão. Há ainda os níveis de cor laranja (perigo) e de cor vemelha (grande perigo).

De acordo com o Inmet, as chuvas do nível amarelo podem atingir 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além da possibilidade de ventos intensos entre 40 e 60 km/h.

Nesse caso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, segundo o Inmet

 

Do g1

Essa publicação é um oferecimento

SUPERMERCADO ECONOMICO

Notí­cias

Policial é morto com tiro na cabeça durante operação

20/05/2025

José Lourenço foi atingido durante fiscalização sobre produção de gelo suspeito; ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu                                                                   Foto: reprodução

 

Uma operação da Delegacia do Consumidor (Decon) para fiscalizar a produção de gelo nas comunidades da Zona Oeste do Rio terminou em tragédia na manhã desta segunda-feira (19). Um policial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) foi baleado na cabeça durante ação na Cidade de Deus. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, mas não resistiu.

De acordo com a Secretaria de Estado da Polícia Civil, o agente foi atingido durante a execução de mandados de busca e apreensão em fábricas e depósitos ligados à distribuição irregular de gelo, que abastece barraqueiros e quiosques nas praias da Barra e do Recreio.

A investigação da Decon teve início em fevereiro, quando uma operação conjunta com a Delegacia do Meio Ambiente (DPMA), a Cedae, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (SUPCCA) identificou possíveis irregularidades na cadeia de produção e fornecimento de gelo vendido em pontos comerciais da orla carioca.

Amostras recolhidas em quiosques da Barra e do Recreio apresentaram a presença de coliformes fecais na composição do produto.

A ação desta segunda visava verificar, em campo, as condições de armazenamento do gelo, a origem da água utilizada, além de apurar possíveis crimes ambientais, ligações clandestinas de energia e consumo irregular de água. A expectativa da Decon era recolher novas amostras para enviar à perícia e cruzar com os laudos anteriores.

A operação ocorreu em fábricas clandestinas e depósitos supostamente ligados à produção do gelo contaminado, que, segundo a polícia, vinha sendo comercializado sem qualquer controle sanitário e em locais com graves infrações ambientais.

 

Metrópoles

 

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Prefeitura de Extremoz abre orçamento participativo e incentiva população a contribuir com planejamento da cidade

20/05/2025

A Prefeitura de Extremoz deu início ao processo de escuta popular para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2026–2028 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026. A participação é por meio eletrônico, de forma rápida e fácil. A ação reforça o compromisso da gestão com a inclusão cidadã e a transparência na definição das prioridades do município.

Com o lema “Sua voz constrói o futuro de Extremoz”, o PPA Participativo está disponível para a população entre os dias 16 e 30 de maio, em formato digital, por meio de QR Code e pelo portal da Prefeitura.

A ideia é que os cidadãos possam indicar suas principais demandas, apontar problemas e sugerir soluções para as diversas áreas da administração pública.

Já o questionário da Consulta Pública da LDO 2026 tem como objetivo levantar prioridades e carências que devem orientar o orçamento municipal do próximo ano. A LDO é a base legal que define as metas e limites para os gastos públicos e, com a participação popular, ganha ainda mais legitimidade.

Para a prefeita Jussara Sales, ouvir a população é fundamental:

“Estamos construindo um município mais justo, equilibrado e eficiente, e isso só é possível quando escutamos quem mais entende da realidade de Extremoz: o nosso povo.”

A participação é simples, rápida e acessível. As sugestões recebidas serão analisadas e incorporadas ao planejamento da gestão para os próximos anos.

Para participar, basta acessar o site: www.extremoz.rn.gov.br ou escanear o QR Code disponível nas redes sociais e materiais oficiais da Prefeitura.

 

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Medicina, Direito e mais: decreto de Lula proíbe aulas à distância em 5 cursos; veja novas regras

20/05/2025

                                                              Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

 

Após uma série de adiamentos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira um decreto com a Nova Política de Educação à Distância. O documento proíbe os cursos de graduação de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia nessa modalidade.

De acordo com regras que vieram à público no domingo, nenhum curso poderá ser 100% à distância. As graduações de medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia precisam ser oferecidas exclusivamente em formato presencial.

O texto estava previsto inicialmente para ser publicado em 31 de dezembro do ano passado. No entanto, foi adiado quatro vezes. A última portaria, de 10 de abril, dizia que ele seria publicado até 9 de maio, esta sexta-feira, o que não aconteceu.

A preocupação do governo com o ensino à distância se dá pela explosão de matrículas nos últimos oito anos — de 1,7 milhão para 4,9 milhões de alunos, um salto de 179% —, ao mesmo tempo em que os questionamentos sobre a qualidade dessa formação se multiplicam.

As críticas se dão especialmente pelo fato de algumas profissões que exigem aprendizado prático, como enfermeiros e professores, estarem sendo formados com carga horária on-line cada vez maior. Alguns casos, como as licenciaturas, possuem apenas os estágios sendo realizados presencialmente.

Cursos das áreas de saúde (como Fisioterapia, Educação Física e Farmácia) e licenciaturas (como Matemática, História e Letras) poderão ser presenciais ou semipresenciais, desde que a carga horária à distância não ultrapasse 50% da total.

Na outra metade do curso, ao menos 30% deverá ser presencial, enquanto os outros 20% poderão ser compostos por aulas on-line ao vivo. Nas aulas presenciais, o limite será de 70 estudantes por turma.

O decreto proíbe cursos 100% à distância

Agora, pelo menos 20% da carga horária dos cursos EaD precisa ser feita presencialmente (na sede da instituição ou em algum campus externo, com todos os participantes fisicamente presentes); ou por atividades síncronas mediadas (como aulas on-line ao vivo). Antes, não havia limite mínimo para atividades presenciais.

Pelo menos uma prova deve ser presencial a cada unidade curricular, com peso maior na nota final do aluno.

Além disso, os polos de EaD precisarão seguir critérios técnicos, com uma estrutura mínima de equipamentos e local aos alunos. O ambiente deverá conter, pelo menos:

recepção;

sala de coordenação;

ambientes para estudos, compatíveis com as atividades dos cursos ofertados e com o número de estudantes;

laboratórios;

equipamentos para acesso à internet e conexão estável e de alta velocidade, compatível com o número de usuários;

responsável para auxiliar os estudantes em avaliações e atividades.

As instituições de ensino terão até dois anos para adotar todas as novas regras, contados a partir da publicação do decreto. Já os estudantes matriculados em cursos EaD que deixarão de existir poderão concluí-los no mesmo formato acordado no início da graduação.

 

O Globo

Essa publicação é um oferecimento

JF TECNOLOGIA

Notí­cias

Número de motocicletas ultrapassa o de carros no RN, aponta Detran

20/05/2025

                                                                             Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

 

O número de motocicletas em circulação no Rio Grande do Norte ultrapassou o número de carros, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (19) pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran).

De acordo com o órgão, são cerca de 12,4 mil motocicletas a mais que automóveis registrados no estado. Os números absolutos são:

Motocicletas – 680.948;

Carros – 668.460.

São considerados também como motocicletas as motonetas e os ciclomotores. Já os carros são aqueles com capacidade para até oito pessoas.

A frota de motocicletas alcançou, segundo o Detran, 41,43% do total dos veículos registrados em circulação no estado contra os 40,67% dos carros.

De acordo com o Setor de Estatísticas do Detran, houve um aumento de 67,6% na frota de motocicletas entre 2020 e 2024.

De 2020 para 2021, apontou o órgão, o número de novos registros anuais de motocicletas foi de 19.881. Já de 2023 para 2024, esse número passou para 33.315. A média de crescimento anual neste período foi de 26.150.

Na capital, frota de carros maior

O levantamento do Detran apontou que em Natal, no entanto, a frota de carros permanecia maior, representando 51,39% do total dos veículos contra 28,30% das motocicletas.

O crescimento no número de motos nos últimos anos também foi “expressivo” na cidade, de acordo com o Detran.

Entre 2020 e 2021 foram registrados 3.408 novos veículos dessa categoria, número que saltou para 5.525 entre 2023 e 2024, representando um aumento de 62,11%. A média anual de crescimento no período foi de 4.463 veículos.

 

g1-RN

 

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Notí­cias

Instituto CPFL celebra um ano de atuação social em João Câmara (RN) com cinema gratuito

20/05/2025

Criança no interior do furgão de CineSolar em sessão realizada em João Câmara em 2024 | Foto: Lucas Santos

 

Para celebrar um ano de atuação social em João Câmara (RN), o Instituto CPFL promove, na quarta-feira (21), às 18h30, uma sessão gratuita de cinema ao ar livre, com exibição de curtas ambientais e do filme “Moana 2”. A atividade, realizada pelo projeto itinerante CineSolar, faz parte da frente Circuito CPFL, que leva cultura e entretenimento para cidades nas quais o grupo CPFL Energia atua. 

Em João Câmara, o Instituto CPFL apoia também projetos contínuos de música, esporte e incentivo à leitura voltados para crianças e adolescentes da rede pública de ensino, na cidade e nas comunidades indígenas, por meio da frente CPFL Jovem Geração. No total, mais 1.700 estudantes foram beneficiados em 2024.

“O CineSolar foi a primeira ação apoiada pelo Instituto CPFL em João Câmara, em 2017. Estamos muito felizes de levar novamente a atividade à cidade no ano que celebramos a ampliação da nossa contribuição e vínculo com a comunidade”, afirma Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL. “Acreditamos na força da cultura e da educação para transformar realidades. João Câmara é exemplo do nosso compromisso de gerar valor social para as comunidades onde o nosso grupo opera.”

A edição especial do CineSolar ocorrerá na Escola Municipal XVI de Junho, no distrito de Queimadas, onde está localizado o parque eólico do Grupo CPFL Energia. A entrada é livre, com distribuição de pipoca e acessibilidade garantida.

Conheça mais sobre as atividades sociais

A ampliação da atuação do Instituto CPFL em João Câmara, iniciada em 2024, está alinhada ao plano ESG 2030 da CPFL Energia, que prevê a promoção do bem-estar social e do desenvolvimento sustentável nas comunidades em que as empresas do grupo estão presentes. Desde 2023, a cidade potiguar concentra projetos e atividades realizado com a State Grid, principal acionista do grupo, que têm impactado positivamente a vida de centenas de famílias.

Um dos marcos foi a entrega, em fevereiro de 2023, de um grande dessalinizador, que beneficia hoje mais de 800 famílias com água potável. Histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela chegada da água limpa nas suas comunidades inspiraram uma série de livros infantis sobre o tema, lançado em 2024, com o apoio do Instituto CPFL.  

Além disso, programas de geração de renda, como o Projeto Quintais Mendonça, que apoia famílias indígenas na produção de mel no Rio Grande do Norte, e de formação profissional, em parceria com o Sebrae-RN, integram as ações do grupo.  Em 2024, em parceria com o SENAI, a CPFL concluiu a primeira turma do curso de formação em Auxiliar Técnico de Manutenção Eólica exclusiva para comunidades indígenas. Os 19 alunos foram capacitados para atuar no setor elétrico, tendo a oportunidade de terem uma nova fonte de renda e construírem carreiras que jamais imaginavam trilhar.

Já entre as iniciativas com foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes, lideradas pelo Instituto CPFL, o destaque são as atividades de música e esporte.

É o caso do Energia Sonora, um projeto de iniciação musical que ensina alunos da rede pública a tocarem instrumentos de sopro, percussão e cordas. Os participantes precisam estar matriculados na rede pública de ensino e as atividades são sempre realizadas no contraturno escolar. As regras também valem para o Fábrica de Atletas, que oferece aulas gratuitas de futebol para meninos e meninas, entre 6 e 17 anos.

Além disso, a Carreta Literária, biblioteca itinerante que percorre as diferentes cidades em que a CPFL Energia atua, é outra iniciativa apoiada pelo Instituto CPFL presente em João Câmara. No formato de “book truck”, a Carreta conta com um acervo de 600 livros, abrangendo diversos títulos infanto-juvenis, e circula pelas escolas públicas do município, além das comunidades indígenas da região.

O CineSolar

A 8ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e Prefeitura Municipal de João Câmara, por meio das Secretarias da Cultura, Turismo e Juventude e da Educação, e é realizada pela Brazucah Produções e Ministério da Cultura e Governo Federal.

“O CineSolar nasceu para democratizar o acesso à cultura e espalhar consciência ambiental de forma leve, gratuita e movida a energia limpa. Acreditamos que a arte e o cuidado com o meio ambiente transformam vidas. Vivendo numa realidade onde apenas 9% das cidades brasileiras tem cinema – e quando tem não são passeios tão acessíveis -, levar essa sessão significa mais do que assistir a filmes, é sobre viver momentos que conectam pessoas, histórias e sonhos”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

O Circuito CPFL 2025 já passou por 29 cidades do estado de São Paulo e segue agora por outras nove no Rio Grande do Norte e Ceará. As sessões de cinema também contam com filmes que aproximam o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa. E além das sessões de cinemas, para o mês de maio serão promovidas seis oficinas em escolas públicas, com linguagem audiovisual e técnica de animação em stop motion.

Nesta edição, a curadoria dos curtas-metragens é do FicaEco (Festival Internacional de Cinema Agroecológico), que tem como viés principal promover produções audiovisuais socioambientais, sobre a biodiversidade, os povos tradicionais e originários, as questões de gênero, a educação e movimentos sociais

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

Ainda dá tempo: Beneficiários do CadÚnico têm até fim de junho para obter a nova parabólica digital gratuita

20/05/2025

                                                                   Foto: Divulgação

 

Você tem uma parabólica “antiga” em casa? Saiba que, em breve, ela vai parar de funcionar. E para continuar assistindo à programação dos canais abertos de TV transmitidos para a sua parabólica, é necessário trocar o equipamento atual pela nova parabólica digital. É importante ficar atento porque o prazo para solicitar essa troca está terminando: só vai até as 20 horas do dia 30 de junho.

A boa notícia é que a atualização pode ser totalmente de graça. Beneficiários do CadÚnico, ou seja, quem participa de programas sociais como Bolsa Família, Pé-de-meia, Auxílio Gás, entre outros, e têm uma parabólica tradicional instalada e funcionando devem entrar em contato com a Siga Antenado para verificar se têm direito à substituição gratuita pela nova parabólica digital.

A Siga Antenado é uma entidade sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel, para apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das novas parabólicas digitais. Desde o início do projeto já foram mais de 4,9 milhões de famílias beneficiadas em todo o país.

Vantagens

Além de garantir a continuidade do sinal, a parabólica digital oferece diversos benefícios. A nova tecnologia transmite a imagem com qualidade superior, em alta definição (Full HD), e o som fica mais nítido, sem interferências. A recepção do sinal também se torna mais estável, reduzindo falhas na transmissão.

Outro grande avanço é a ampliação da grade de programação, que pode alcançar 140 canais, entre regionais e nacionais.

Confira o passo a passo para você saber se tem direito:

1º passo: Acesse o site sigaantenado.com.br; ou ligue para o número 0800 729 2404, que também recebe mensagens de texto pelo Whatsapp.

2º passo: Informe seu número de CPF ou do NIS (Número de Identificação Social).

Se você faz parte de algum programa social do Governo Federal (Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira da Pessoa Idosa, entre outros) poderá continuar respondendo o formulário.

3º passo: Responda as próximas perguntas do formulário e prossiga no agendamento.

Se você estiver dentro dos critérios obrigatórios – estar inscrito no CadÚnico e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando – será direcionado para o chat e poderá escolher o melhor dia para que um dos técnicos da Siga Antenado vá até a sua casa. Todo o processo, desde o agendamento até a finalização da instalação, não tem custos para os beneficiários.

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Bolsa Família: pagamentos começam nesta segunda-feira (19)

19/05/2025

Bolsa Família: pagamentos começam nesta segunda-feira (19) - Repórter PB                                                           Foto: Gabriel Lyon/MDS

 

A CAIXA inicia, nestw segunda-feira (19), o pagamento do Programa Bolsa Família referente ao mês de maio. As famílias que recebem seu benefício pelo CAIXA Tem podem movimentar os recursos pelo App.

O pagamento do benefício é realizado de acordo com o final do Número de Identificação Social – NIS, com término previsto para dia 30/05. Ao todo cerca de 20,4 milhões de famílias recebem o Bolsa Família.  

Os beneficiários podem movimentar os valores preferencialmente pelo App CAIXA Tem, não sendo necessário ir até uma agência para saque do benefício.

Os beneficiários também podem utilizar o cartão para realizar compras nos estabelecimentos comerciais por meio da função de débito bem como realizar saques em Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA. 

Nos terminais de autoatendimento, o saque pode ser realizado sem cartão com identificação biométrica, cadastrada previamente.

 

Fonte: Caixanoticias

 

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Notí­cias

Ex-presidente dos EUA Joe Biden é diagnosticado com forma agressiva de câncer de próstata que se espalhou para os ossos

19/05/2025

                                                                Foto:Andrew Harnik/Getty Images

 

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado na sexta-feira com uma forma agressiva de câncer de próstata que se espalhou para os ossos, confirmou um porta-voz do político do Partido Democrata neste domingo. O diagnóstico veio após Biden ter sintomas urinários, e os médicos encontrarem um “pequeno nódulo” na próstata que exigia “avaliação adicional

A doença foi “caracterizada por uma pontuação de Gleason de 9 (Grupo de Grau 5) com metástase para o osso”, diz a declaração. O câncer de próstata é o mais comum entre homens e é considerado uma neoplasia da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, segundo informações do Ministério da Saúde.

No caso da metástase, é quando o caso está avançado, e as células cancerígenas se desprendem do tumor de origem e se disseminam para outras partes do corpo. “Embora isso represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um controle eficaz”, informa a nota. Segundo o porta-voz, Biden e sua família avaliam opções de tratamento com seus médicos.

O presidente Donald Trump afirmou ter ficado “entristecido” ao saber da notícia. Biden comandou os EUA entre 2021 e 2024, após ser vice-presidente nos dois mandatos de Barack Obama, entre 2009 e 2016, e depois de derrotar Donald Trump nas urnas.

 

O Globo

 

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Notí­cias

Feliz aniversário para Jeferson Gomes, prefeito de Brejinho

19/05/2025

                                                                      Foto: Reprodução

 

Hoje é dia de celebrar o aniversário de Jeferson Gomes, prefeito do município de Brejinho, no Agreste potiguar.

Jeferson, que exerce o seu primeiro mandato como chefe do Executivo de Brejinho, foi eleito com maioria invejável, ultrapassando 70% dos votos válidos nas eleições municipais de 2024.

O prefeito vaqueiro do Agreste também foi eleito para presidir a Associação dos Municípios de Litoral e Agreste Potiguar – AMLAP, no biênio 2027 – 2028.

Desejamos ao amigo aniversariante uma vida repleta de conquistas, saúde e paz. Vida longa, prefeito!

Essa publicação é um oferecimento

JF TECNOLOGIA

Notí­cias

Paraíba tem 3.334 vagas abertas em concursos com salários que passam de R$ 14 mil

19/05/2025

                                                                   Foto: banco de imagens

 

A Paraíba tem oito editais de concursos públicos e processos seletivos com vagas abertas neste mês de maio. São 3.334 oportunidades em diferentes áreas.

Confira as oportunidades disponíveis e como concorrer.

Concurso para área de educação de João Pessoa

Vagas: 403

Nível: superior

Salário: R$ 4.567,31

Inscrições: até 2 de junho

Provas objetivas: 29 de junho

Resultado final: 8 de outubro

Edital do concurso para área de educação de João Pessoa

Concurso para professor da rede estadual da Paraíba

Vagas: 2 mil

Nível: superior

Salário: R$ 6.944,09

Inscrições: até 22 de maio

Provas objetivas: 13 de julho

Resultado final: 24 de outubro

Edital do concurso para professor da rede estadual da Paraíba

Concurso da prefeitura de São João do Rio do Peixe

Vagas: 215

Níveis: fundamental, médio e superior

Salários: R$ 1.518 e R$ 4.771,48

Inscrições: de 24 de abril e 25 de maio

Concurso da Conab

Vagas: 403, sendo 9 na Paraíba

Níveis: médio e superior

Inscrições: até 20 de maio

Provas: 13 de julho

Resultado das provas: 23 de julho

Concurso da Polícia Federal

Vagas: 192, sendo 3 na Paraíba

Níveis: médio e superior

Salários: de R$ 7.444,80 a R$ 11.070,93

Inscrições: 29 de abril a 21 de maio

Provas: 29 de junho

Concurso para professor da UFPB

Vagas: 16

Nível: superior, com doutorado

Salários: R$ 5.367,43 a R$ 14.288,85.

Inscrições: de 21 de maio a 20 de junho

Data das provas objetivas: conforme o centro, previsto no edital.

Concurso e processo seletivo de Ouro Velho

Vagas: 69 do concurso + 11 do processo seletivo

Nível: fundamental, médio e superior

Salários: R$ 1.518,00 a R$ 3.778,98

Inscrições: de 19 a 30 de maio

Data das provas objetivas: 29 de junho

Edital do concurso da prefeitura de Ouro Velho

Processo seletivo de Algodão de Jandaíra

Vagas: 25

Nível: médio e superior

Salários: R$1.518,00 a R$ 9.108,00

Inscrições: até 19 de maio

 

g1/PB

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

“Não me calarei e não há protocolo que me faça calar”, diz Janja sobre episódio com Xi

19/05/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Metro?poles (@metropoles)

Na abertura de um evento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, nesta segunda-feira (19/5), a primeira-dama mencionou a necessidade de responsabilizar plataformas digitais pela circulação de conteúdos nocivos a crianças e adolescentes e rebateu críticas por ter levado o assunto ao líder chinês durante um jantar com autoridades, na semana passada.

“Não há protocolo que me faça calar se eu tiver uma oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa que seja. Do maior grau ao menor grau. Do mais alto nível a qualquer cidadão comum”, disse Janja.

“Eu quero dizer que a minha voz — vocês podem ter certeza de que — vai ser usada para isso. E foi para isso que ela foi usada na semana passada, quando eu me dirigi ao presidente Xi Jinping após a fala do meu marido sobre uma rede social. Quero dizer que, eu como mulher, não admito que alguém me dirija [a palavra] dizendo que eu tenho que ficar calada. Eu não me calarei quando for para proteger a vida das nossas crianças e dos nossos adolescentes”, ressaltou.

 

Metrópoles

 

 

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

[Vídeo] Teto de base da Guarda Municipal desaba em Muriú e quase fere policial durante o descanso

19/05/2025

                                                                         Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

Um agente de segurança por pouco não foi atingido após o teto da base da Guarda Municipal de Muriú, no litoral norte do Rio Grande do Norte, desabar na tarde deste domingo (18). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a estrutura destruída e relatos de outros agentes que estavam no local no momento do acidente.

“Estava aqui no descanso um pouco e olha o que aconteceu: o teto desabou. Ia pegando na cabeça do nosso amigo Arruda. Ainda atingiu a perna dele”, narra um policial em vídeo gravado no local. Em outro trecho, ele aponta rachaduras e falhas visíveis em outras salas da base e reforça que os agentes já haviam alertado para o risco de desabamento. 

De acordo com o secretário Defesa Social do município, coronel Pessoa, a base atingida é um ponto de apoio da Guarda Municipal em Muriú. Ele afirmou, em nota, que o desabamento foi provocado por uma goteira após as chuvas recentes, o que comprometeu parte do forro de gesso. Ainda segundo o secretário, os reparos na estrutura serão providenciados.

Esse não é um caso isolado. No dia 18 de fevereiro deste ano, um incidente semelhante foi registrado na sede da Companhia Independente da Polícia Militar de Canguaretama, no litoral sul do estado. Na ocasião, parte do teto desabou sobre a sala onde funcionava a rádio-patrulha, atingindo equipamentos como televisores, rádios e computadores. Três policiais estavam no local, mas conseguiram sair a tempo após ouvirem barulhos vindos da estrutura.

Assista o vídeo:

Portal Tropical

Essa publicação é um oferecimento

JF TECNOLOGIA

Notí­cias

IFRN encerra hoje inscrições para curso gratuito voltado a alunos da rede pública

19/05/2025

                                                                 Foto: IFRN

 

Terminam nesta segunda-feira (19) as inscrições para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) 2025, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A iniciativa é voltada a estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede pública e oferece curso gratuito com 165 horas de formação em Língua Portuguesa, Matemática, Ética e Cidadania.

As inscrições devem ser feitas até o fim do dia por meio da página da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), com taxa de R$ 10. Alunos sem acesso à internet podem se inscrever presencialmente em qualquer campus do IFRN, dentro dos horários de funcionamento descritos no edital.

Além do conteúdo formativo, os participantes farão uma prova presencial no dia 10 de agosto, com 50 questões de múltipla escolha. Aqueles que tiverem bom desempenho poderão receber bonificação no Exame de Seleção do IFRN, conforme a política aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex).

Os inscritos terão acesso a material didático digital, com videoaulas, livros, simulados e exercícios. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoesifrn@funcern.br ou pelo WhatsApp: (84) 99172-8830.

Esta é a última chance de participar do programa e se preparar com antecedência para ingressar em uma das instituições de ensino técnico mais respeitadas do RN.

 

Portal Tropical

Essa publicação é um oferecimento

DRONE DO MONTORIL

Notí­cias

INSS: seguros eram “contratados” em menos de 3 minutos. Ouça áudios

19/05/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Metro?poles (@metropoles)

Uma empresa conveniada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) induziu aposentados e pensionistas a contratarem seguros com débitos diretos em seus benefícios. Em um período de três anos, a empresa de crédito Sudacred registrou pouco mais de 60 reclamações por descontos não reconhecidos. Os registros constam no portal Consumidor.gov.br, gerido pelo Ministério da Justiça.

Escândalo revelado pelo Metrópoles

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Ligações de telemarketing, às quais a reportagem teve acesso mostram como a empresa operava. Com amplo acesso a dados como CPF, endereço e número da conta corrente, atendentes informavam que havia sido liberado um “capital de seguro” em nome do beneficiário — na maioria dos casos, idosos. Os funcionários, no entanto, não deixavam claro que tratava-se da contratação de um novo serviço.

Os diálogos demonstram a confusão. Em uma das conversas, o idoso afirma que “nem sabia que tinha [contratado] esse seguro”, quando, na verdade, a contratação estava ocorrendo naquele momento. Há casos em que a “autorização” ocorria em menos de 3 minutos.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

Justiça revoga decisão e mantém contratação de médicos em Natal

19/05/2025

                                                                     Foto: Joana Lima

 

A Justiça do Rio Grande do Norte autorizou a Prefeitura do Natal a dar continuidade ao serviço de contratação de médicos para as unidades de saúde do município. A decisão aconteceu nesta segunda-feira (19) e foi assinada pelo desembargador Glauber Rêgo, revogando a decisão do juiz Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, vinculado à 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, que suspendeu a contração na última sexta-feira (17).

SMS vai contratar empresa para prestação de serviços médicos

Justiça determina que Prefeitura do Natal suspenda a contratação de médicos após ação da Coopmed

Juiz suspende contratação de médicos em Natal

O pedido de suspensão veio da Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed-RN). Na ocasião, a Coopmed argumentou que o valor do contrato da prefeitura – que ultrapassa os R$ 271 milhões – apresenta alguns problemas, entre elas: exigência de registro no Conselho Regional de Administração (CRA/RN), critérios desproporcionais de qualificação econômico-financeira e incompatibilidade do formato de licitação para os lotes 6 e 7, que tratam de procedimentos com valores tabelados e diversificados.

Na decisão, o desembargador argumentou que a suspensão prolongada do processo licitatório pode agravar o quadro de desassistência, especialmente em áreas sensíveis, como: urgência, emergência, atenção básica e saúde mental e física. “A população natalense que depende do Sistema Único de Saúde encontra-se exposta a prejuízos inafastáveis e de difícil reparação, com risco real à vida e à integridade de seus cidadãos”, disse em trecho do documento.

“No caso concreto, restou demonstrado que o Município de Natal enfrenta grave situação de desassistência médica, fato público e notório, com registros inclusive de fechamento temporário de maternidades e unidades de saúde. A suspensão integral do procedimento de dispensa inviabiliza a conclusão da contratação emergencial e compromete a continuidade dos serviços de saúde especialmente nas unidades de urgência e emergência (CAPS, UPAs e UBSs), cuja essencialidade impõe resposta jurisdicional célere e ponderada”, afirmou.

Por meio do certame, a intenção da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) era contratar empresa especializada na prestação de serviços de profissionais médicos para a assistência de forma complementar em urgência e emergência nos CAPS, UPAs, policlínicas, Unidades Básicas de Saúde e outros serviços habilitados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo para envio de propostas foi encerrado na última sexta-feira (16).

A empresa que vencesse o certame também deveria ofertar os serviços médicos em UTI adulto, infantil e neonatal, bem como em salas vermelhas de UPAs. Para o Samu, deveriam ser ofertados serviços de médicos intervencionistas e de regulação, além de médicos generalistas em unidades básicas de saúde e procedimentos clínicos ou cirúrgicos de média e alta complexidade nos hospitais privados contratualizados com a SMS Natal.

Em nota, a Secretaria de Saúde havia justificado que a adoção do procedimento tinha caráter “excepcional e temporário, com a finalidade de evitar a descontinuidade na execução de serviços essenciais à população”.

Os contratos, segundo a pasta, teriam duração de 12 meses, podendo ser encerrados anteriormente, caso fosse concluído um processo licitatório definitivo, cuja publicação está prevista para os próximos meses.

No mês passado, a Coopmed, que atualmente presta serviços à pasta, havia encaminhado denúncia ao TCE/RN após o Município não responder a um pedido de impugnação ao Termo de Referência do edital, por “atos praticados nos autos da pesquisa de preço emergencial” feita pela SMS. Segundo a denúncia, a Coopmed “presta os serviços em caráter ininterrupto, sem notícias quanto ao fim da prestação dos serviços”.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Primeira páginaAnterior Próxima Última página