Notí­cias

Notí­cias

Enem 2025: publicado resultado de recurso para isenção de taxa

23/05/2025

                                                                 Foto: PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

 

As pessoas que entraram com recurso contra a negativa aos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem conferir a resposta final do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na Página do Participante, com o login único do portal de serviços digitais do governo federal Gov.br.

Os candidatos isentos da taxa de inscrição do Enem 2024, que também entraram com recursos pela reprovação das justificativas de ausência nos dias das provas, já têm as respostas disponíveis para consulta.

Os resultados dos recursos relativos às duas situações foram divulgados na noite desta quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Inep.

O edital que trata deste tema explica que mesmo com a isenção ou com a justificativa de ausência confirmada, é necessário fazer a inscrição na Página do Participante.

Por outro lado, quem teve os recursos reprovados em definitivo e deseja se inscrever no Enem 2025 deverá se inscrever e pagar a taxa de inscrição.

Em rede social, o ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o edital do Enem 2025 será publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite deste sexta-feira. O documento trará o valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento aceitas.

Inscrições

As inscrições para o Enem 2025 começam na próxima segunda-feira (26) e se estendem até 23h59 do dia 6 de junho.

Os interessados deverão se inscrever exclusivamente pela Página do Participante do Enem, com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados no portal Gov.br.

O MEC tem alertado que qualquer outra plataforma ou canal não está autorizado a fazer as inscrições dos interessados, nem cobrar a taxa de inscrição, o que configura tentativa de fraude.

Neste ano, os concluintes do ensino médio em escolas públicas terão a pré-inscrição feita para o Enem 2025, adiantou o ministro da Educação.

Enem

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

 

Agência Brasil

Essa publicação é um oferecimento

JF TECNOLOGIA

Notí­cias

RN tem 37 mil pessoas com diagnóstico de autismo, mostra Censo do IBGE

23/05/2025

                                                                     Foto: Freepik

 

O Rio Grande do Norte tem 37.625 pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo os dados do Censo 2022, divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No RN, a taxa de pessoas com diagnóstico representa 1,1% da população — valor levemente inferior à média nacional, que é de 1,2%.

Entre os potiguares que declararam ter o diagnóstico, a maioria é formada por homens (23.454) enquanto as mulheres somam 14.170. A prevalência entre os homens no estado é de 1,5%, enquanto entre as mulheres é de 0,8%.

Entre os municípios potiguares, Natal tem a maior proporção de pessoas com autismo (1,4%), seguida por Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, todas com 1,3%.

Entre os homens, os percentuais mais altos foram registrados em Mossoró (1,9%) e Natal (1,8%), acompanhando a tendência nacional de maior prevalência no sexo masculino.

Os dados por faixa etária mostram que o autismo é mais comum entre crianças e adolescentes. O maior percentual foi encontrado entre meninos de 5 a 9 anos (4,2%), seguido por meninos de 0 a 4 anos (3,0%). Entre as meninas, os índices são menores: 1,3% de 0 a 4 anos e 1,2% de 5 a 9 anos.

A prevalência do autismo tende a cair com o aumento da idade, ficando abaixo de 1% a partir dos 20 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Além dos dados sobre o TEA, o Censo também revelou que o Rio Grande do Norte apresentou percentuais mais elevados de dificuldades funcionais permanentes em comparação com o Brasil em todas as categorias:

Dificuldade para enxergar: 4,8% no RN, contra 4,0% no Brasil

Dificuldade para ouvir: 1,5% no RN, contra 1,3% no Brasil

Dificuldade para andar ou subir degraus: 3,0% no RN, contra 2,6% no Brasil

Dificuldade para pegar ou segurar objetos: 1,5% no RN, contra 1,4% no Brasil

Dificuldade mental: 1,7% no RN, contra 1,4% no Brasil

Em relação ao Nordeste, o RN apresentou resultados muito similares ou ligeiramente inferiores, exceto para a limitação mental, cuja taxa no RN (1,7%) superou a média da região (1,6%).

Essa é a primeira vez que o Censo inclui informações sobre o autismo, após a criação da Lei nº 13.861/2019, que determinou a inclusão do tema nos levantamentos demográficos do país.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Garota Vip Natal vende 70% dos ingressos em uma semana e Safadão promete amanhecer na Arena das Dunas

23/05/2025

Celso Amâncio: Garota Vip chega com Safadão, Natanzinho Lima e Taty Girl na  Arena da Dunas; ingressos continuam à venda

Com 70% dos ingressos já vendidos em apenas uma semana, o Garota Vip Natal, que acontece dia 2 de agosto na Arena das Dunas, já é um sucesso. Comandado por Wesley Safadão e também shows de Natanzinho Lima e Taty Girl no line-up, o evento promete ser especial por retornar a Natal após três anos.

O”festival mais amado do Brasil” estreia a turnê 2025 na capital potiguar, que também será a única cidade nordestina a receber o projeto este ano, que também passa por Rio de Janeiro, Manaus, Cuiabá e São Paulo.

O show, que tem organização da Clap Entretenimento e Camarote Shows, vai acontecer no gramado da Arena das Dunas, proporcionando uma experiência ainda mais intimista e envolvente para o público. Isso sem falar que Wesley Safadão já garantiu que até o amanhecer com o show na Arena das Dunas.

Com tamanha procura, os ingressos restantes estão disponíveis no site Virtual Ticket e nas lojas Grand Optical (Midway Mall e Natal Shopping). Mais informações: @sigaclap e @garotavip no Instagram

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Notí­cias

Ponte de Igapó será liberada totalmente a partir desta sexta-feira (23)

23/05/2025

Após a pavimentação, serviços complementares serão feitos sem a necessidade de bloqueio | Foto: Alex Régis

 

O tráfego pela Ponte de Igapó, nos dois sentidos da via, será totalmente liberado no final da tarde desta sexta-feira (23), depois de 20 meses. A informação foi confirmada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A liberação vai se dar a partir da conclusão do serviço de pavimentação asfáltica no sentido Centro/zona Norte de Natal.

Desde setembro de 2023 os trabalhos de restauração da ponte estavam acontecendo com uma das vias interditada. Segundo o DNIT, serviços complementares, como pintura e sinalização horizontal definitiva do trecho, só poderão ser implementados em momento posterior, devido à cura do pavimento recém executado, mas sem a necessidade de um novo bloqueio nas vias. Com a conclusão da pavimentação da última faixa de obras nesta sexta-feira, todas as quatro faixas de rolamento do Complexo de Pontes de Igapó será liberado.

Com liberação na Ponte de Igapó, Av. Felizardo Moura terá novos horários com faixa reversível

Nova interdição na Ponte de Igapó tem início e segue durante a semana

Com intuito de recuperar a ponte, que interliga bairros da zona Leste à zona mais populosa de Natal, a Norte, os serviços de recuperação estão acontecendo desde 12 de setembro de 2023 e tiveram orçamento inicial de cerca de R$ 20,8 milhões. Com previsão inicial de conclusão para janeiro de 2025, o projeto sofreu alterações e a perspectiva do DNIT era de que a travessia fosse totalmente liberada este mês, atingindo uma duração de 20 meses.

O projeto inclui a restauração e o reforço de estacas, blocos e pilares; demolição de estruturas deterioradas; substituição asfáltica e de aparelhos de apoio; reforço de vigas, recuperação de barreiras de refúgio da ponte ferroviária e da passagem dos pedestres e guarda-corpos, dentre outros. A Ponte de Igapó, com 600 metros de extensão, nunca havia passado por uma reparação desde a construção de suas duas partes – uma em 1970 e outra em 1985.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

SUPERMERCADO ECONOMICO

Notí­cias

Alvo de denúncias sobre a possível prática de “agendamento fantasma”, a Hapvida emite nota à população

23/05/2025

                                                                      Nota à imprensa

 

A operadora reforça seu compromisso com um atendimento humanizado, seguro e de qualidade a todas as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As unidades seguem protocolos assistenciais que garantem o acolhimento adequado, respeitando as necessidades de cada paciente.

Equipes multidisciplinares atuam de forma integrada para oferecer um cuidado individualizado, com foco na saúde, no bem-estar e na continuidade do tratamento. A empresa também cumpre, com responsabilidade, as determinações legais aplicáveis a cada caso e permanece à disposição das famílias para esclarecimentos e segue empenhada em aprimorar continuamente a assistência prestada.

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Notí­cias

Receita libera consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda; saiba como fazer

23/05/2025

                                                     Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo

 

A Receita Federal libera a partir das 10h desta sexta-feira (23) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025. O pagamento será feito no dia 30 na forma definida pelo contribuinte ao entregar a sua prestação de contas: Pix ou depósito em conta bancária.

Segundo o órgão, o lote terá 6.257.108 pessoas, que receberão um total de R$ 11 bilhões na maior quantia paga pela Receita na história. Até então, o recorde havia ocorrido no primeiro lote de 2024, que devolveu R$ 9,5 bilhões.

Como fazer a consulta

Entre no site de consulta da restituição: https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br/

Informe CPF, data de nascimento e selecione 2025 em Exercício

No captcha, faça um tique em “Sou humano” e clique em Consultar

Em seguida, o programa informa se você está na lista de restituição

Outra opção é fazer a consulta no aplicativo da Receita para tablets e celulares ou pelos sites Meu Imposto de Renda e e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).

O contribuinte pode baixar o aplicativo da Receita Federal para tablet e celular nas lojas da App Store (para iPhone e iPad) e da Play Store (para aparelhos com Android). É preciso tomar cuidado com golpes. O desenvolvedor do aplicativo oficial da Receita é Serviços e Informações do Brasil.

O lote conta apenas com pessoas que têm prioridade para receber, exceto quem optou por usar a declaração pré-preenchida e receber a restituição por Pix. Quem escolheu as duas formas e enviou a declaração no começo do prazo, sem pendências, entrou no primeiro lote.

Saiba tudo sobre o primeiro lote de restituição do IR

Veja quem está no primeiro lote

240.081 idosos acima de 80 anos

2.346.445 idosos entre 60 e 79 anos

199.338 pessoas com deficiência ou moléstia grave

1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério

2.375.076 pessoas que usaram a declaração pré-preenchida e também optaram por receber via Pix

Segundo a Receita, também haverá pagamento de restituição a contribuintes que entregaram declarações de anos anteriores, mas que caíram na malha fina e agora receberão, após terem acertado as pendências.

A restituição ocorre quando o imposto pago e retido ao longo de 2024 é maior do que o tributo devido no ano pelo contribuinte.

A Receita afirma que “assume o compromisso de realizar pagamento de restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte”. Portanto, se houver erros nos dados bancários é preciso corrigi-los para receber a devolução.

 

Folhapress

 

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Notí­cias

Gonet e delegado da PF também entram na mira de sanções dos EUA

23/05/2025

                                                              Foto: Fellipe Sampaio /STF

 

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o delegado da Polícia Federal (PF) Fabio Shor entraram também na mira do governo dos Estados Unidos e podem vir a ser alvo de sanções junto com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Fontes que municiam o governo americano com dados sobre o processo administrativo relataram à CNN que apresentaram às autoridades americanas relatos sobre Gonet e Shor na mesma linha dos apresentados sobre Moraes, de que eles colaboram para a violação de direitos humanos e a perseguição política no Brasil tendo por base o processo da trama golpista. Gonet é o autor da denúncia e Shor foi o delegado responsável pelas investigações.

Procurada pela CNN, a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília não negou a informação, mas disse que não se posicionaria sobre o assunto.

Na quarta-feira, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que o ministro Alexandre de Moraes pode ser alvo de sanções norte-americanas tendo por base a Lei Magnitsky.

Outros ministros do STF, em especial os da Primeira Turma, também podem virar alvo da lei.

Sancionada por Barack Obama em 2012, a legislação leva o nome do advogado russo Sergei Magnitsky, morto em uma prisão na Rússia no ano de 2009.

Desde 2016, ela é aplicada mundialmente a quem for considerado, pelos Estados Unidos, violador dos direitos humanos em qualquer lugar do mundo.

Um dos punidos foi o ex-presidente da corte eleitoral da Nicarágua Roberto José Rivas Reyes. O site oficial que trata do histórico da lei o caracteriza como um “controlador-geral da Nicarágua”, “acima da lei”, e que “cometeu fraude eleitoral que minou as instituições eleitorais daquele país”.

Dentre as possíveis punições estão: congelamento de ativos e contas bancárias nos Estados Unidos, restrições de visto de entrada no país ao infrator, assessores e familiares, e restrições financeiras a empresas ligadas ao mesmo.

Também prevê proibição de transações com cidadãos e empresas norte-americanas, vedando realizar negócios, contratos, serviços ou qualquer tipo de operação financeira, jurídica ou comercial com a pessoa sancionada.

Uma fonte que acompanha o processo de perto informou à CNN que a Casa Branca neste momento aguarda a conclusão do parecer do Departamento do Tesouro sobre os impactos econômicos das sanções, que é uma etapa formal exigida pela lei.

O processo já estaria bem avançado, com análise das provas apresentadas, bem como o depoimento de testemunhas.

A expectativa é de que seja concluído no segundo semestre, antes mesmo da conclusão do julgamento da trama golpista pelo STF.

Procurados, Gonet, Shor e o STF não se manifestaram.

 

CNN Brasil – Caio Junqueira

 

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

Morre Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos do mundo, aos 81 anos

23/05/2025

                                                               Foto: Joel Saget/AFP/Arquivo

 

Sebastião Salgado, considerado um dos fotógrafos mais importantes do mundo, morreu aos 81 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não-governamental fundada por ele.

Ele tinha um distúrbio sanguíneo causado por malária, que ele contraiu na Indonésia e não conseguiu tratar apropriadamente. Por isso, se aposentou do trabalho de campo em 2024, dizendo que seu corpo estava sentindo “os impactos de anos de trabalho em ambientes hostis e desafiadores”.

“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, diz o texto do Instituto Terra.

Considerado um dos fotógrafos mais importantes do mundo, Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu na cidade de Aimorés, Minas Gerais, em 1944. O mineiro foi mestre na arte de retratar a alma humana e do planeta em preto e branco. Suas lentes captaram momentos históricos e gente simples, as maiores belezas da natureza e sua degradação.

Salgado ficou famoso por fazer registros documentais impressionantes, como o da Serra Pelada na década de 1980, “Trabalhadores”, e o ensaio “Êxodos” mostrando povos migrantes pelo mundo. Ao todo, percorreu mais de 120 países.

Salgado era formado em economia, mas descobriu sua verdadeira paixão – a fotografia – em 1973. Desde então, nunca mais deixou esse mundo. Em 1998, ao lado da esposa Leila, fundou o Instituto Terra, em sua luta pelo reflorestamento da Mata Atlântica brasileira e do planeta em geral.

“A fotografia é o espelho da sociedade”, declarou ao ser premiado em Londres por sua carreira, resumindo o objetivo que buscou com meio século de trabalho, concentrado nos últimos anos na proteção da natureza.

 

g1

 

Essa publicação é um oferecimento

PROGRAMA PAZ REAL

Notí­cias

Polícia suspeita que mulher dormiu ao lado do cadáver do pai por 6 meses

23/05/2025

                                                            Foto: Reprodução

 

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga se a filha de Dário Antonio Raffaele D’Ottavio, de 88 anos, dormia ao lado do cadáver do idoso, morto há pelo menos seis meses.

O corpo dele foi encontrado na última quinta-feira (22) em avançado estado de decomposição dentro de casa, na Ilha do Governador, zona norte do Rio. A polícia encontrou potes de comida na mesa perto da cama onde o esqueleto era mantido, o que levantou as suspeitas.

Tania Conceição Marchese D’Ottavio e o irmão, Marcelo Marchese D’Ottavio são suspeitos de terem assassinado o pai. Eles foram internados em um hospital, sob escolta policial, após apresentarem sinais de possíveis transtornos psicológicos. Autuados por ocultação de cadáver, resistência e lesão corporal, ambos vão passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (23).

Em depoimento à polícia, vizinhos relataram que o idoso foi visto pela última vez em novembro de 2023. Além disso, constantes discussões entre Dário e os filhos eram ouvidas – na última, o filho mandava o pai entregar o cartão do banco e a senha, o que Dário teria se negado a fazer.

Outra testemunha relatou que Marcelo costumava gritar “Eu matei meu pai” e falar que jogou o corpo do idoso no lixo. Além disso, o suspeito teria começado a apresentar sintomas de distúrbios psicológicos há cerca de três anos e andava com grande quantidade de dinheiro, ostentando as notas. O homem ainda impedia que qualquer pessoa entrasse na casa depois que o pai não foi mais visto.

“As diligências iniciais revelaram que o falecido era titular de dois benefícios previdenciários ativos junto ao INSS, sendo um de aposentadoria e outro de pensão por morte, o que reforça suspeitas sobre possível motivação financeira por parte dos indiciados. Essa linha de apuração segue sob análise, sem prejuízo da consideração de outras hipóteses investigativas”, destacou o delegado titular da 37ª DP, Felipe Santoro.

A polícia aguarda o resultado do laudo do Instituto Médico Legal (IML) que vai determinar a causa da morte e há quanto tempo o idoso estava morto. Os irmãos ainda não foram ouvidos pela Polícia, mas, segundo os investigadores, Marcelo reagiu à abordagem com agressividade e entrou em confronto físico com um dos agentes. Tania teria tentado impedir a prisão do irmão, investindo contra os policiais.

 

CNN

 

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Notí­cias

Censo do IBGE aponta mais de 285 mil pessoas com deficiência no RN

23/05/2025

                                                                        Foto: Reprodução

 

O Rio Grande do Norte tem 285.304 pessoas com algum tipo de deficiência, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento, referente ao Censo 2022, considera moradores com dois anos de idade ou mais e apresenta um panorama detalhado sobre a população potiguar com deficiência em todos os municípios do estado.

Natal aparece no topo da lista com o maior número de pessoas com deficiência (64.300). Também se destacam, em números absolutos, Mossoró (23.425), Parnamirim (15.040), São Gonçalo do Amarante (9.915) e Macaíba (6.936).

Entre os dados divulgados, o levantamento mostra que 162.204 mulheres declararam ter algum tipo de deficiência frente a 123.101 homens. O número revela uma predominância feminina entre os potiguares com deficiência e detalha a distribuição por sexo dessa população, o que pode orientar ações específicas em diferentes áreas de atendimento.

Além das maiores cidades, o levantamento mostra que municípios de médio porte, como Caicó e Pau dos Ferros, também concentram quantidades expressivas de pessoas com deficiência.

O dado permite identificar que a presença dessa população está distribuída por diversas regiões do estado, o que pode ser considerado na elaboração de políticas públicas com foco em acessibilidade e inclusão.

Os dados do IBGE foram publicados nesta sexta-feira no site do instituto, e abrangem informações por município, faixa etária e sexo. O material é uma das fontes utilizadas para o planejamento e execução de políticas públicas voltadas à população com deficiência, permitindo uma leitura territorializada da realidade potiguar.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Notí­cias

Tutora é condenada a indenizar dono de cachorro atacado por seu pit bull em Natal

23/05/2025

                                                                  Foto: Reprodução

 

Uma tutora foi condenada pela Justiça a pagar indenização ao dono de um cachorro atacado por seu pit bull, em Natal. A juíza responsável determinou o pagamento de R$ 507 por danos materiais, com correção de juros a partir da data do ataque.

O caso ocorreu na noite de 3 de setembro de 2024. Segundo o tutor do animal ferido, também da raça pit bull, o cachorro da vizinha atacou o seu, causando vários ferimentos. Ele informou que teve despesas de R$ 1.014 com cirurgia e outros cuidados veterinários.

A tutora do pit bull agressor alegou que houve uma briga entre os cães e que o cachorro do vizinho teria invadido sua casa após um primeiro encontro na rua. Ela afirmou ainda ter pedido que o tutor retirasse o animal, mas ele teria se recusado, aparentando medo do próprio cão.

Na sentença, a juíza Ana Christina de Araújo concluiu que as provas confirmam que o pit bull da mulher foi responsável pelos ferimentos no outro cachorro. Por isso, determinou que ela arque com parte dos custos do tratamento. A magistrada ressaltou que o dono do animal responde pelos danos causados, a menos que consiga provar culpa da vítima ou força maior, o que não foi o caso.

A nota fiscal dos medicamentos, emitida no dia do ataque, foi aceita como comprovação do prejuízo sofrido.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Notí­cias

“Hapvida inimiga dos autistas” – A Hapvida é acusada de promover agendamentos fantasmas dentre outras ilegalidades

23/05/2025

Familiares de pessoas com autismo voltaram a se mobilizar em Natal nesta quinta-feira (22), contra atitudes adotadas pelo plano de saúde Havida, empresa que além de ser conhecida por não cumprir decisões judiciais, passa a adotar agendamentos fantasmas, negando acesso aos tratamentos, marcando e desmarcando consultas, tornando mais difícil a vida dos beneficiários, principalmente das pessoas autistas que necessitam de acompanhamento continuado, como acusam manifestantes.

Reclamações contra a Hapvida são recorrentes, tanto com manifestações públicas ou nos tribunais de justiça. De acordo com o advogado Bruno Henrique Saldanha Farias, especialista em Direito da Saúde e Inclusão, a Hapvida tem sido alvo de reiterados bloqueios e multas decorrentes do não cumprimento de determinações judiciais.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Blog de Daltro Emerenciano (@blogdedaltroemerenciano)

Além das famílias mobilizadas para a manifestação, o vereador de Natal, Tercio Tinoco (UB), defensor da causa autista, prestigiou o evento que denuncia abusos supostamente praticados pela Hapvida.

Apesar de sofrer ações judiciais constantes, a  Hapvida é uma das maiores operadoras de saúde do Brasil, com atuação em todo o país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país.

 

Blog de Daltro Emerenciano

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Governo Fátima tem 65% de desaprovação e Lula, 46%

23/05/2025

                                                                          Foto: Ricardo Stuckert

 

Sondagem do instituto Consult Pesquisa mostra que o governo Fátima Bezerra é desaprovado por 65,18% dos entrevistados, enquanto 19,47% aprovam sua gestão. Não sabem dizer 15,35%.

Quanto ao desempenho do governo Lula para o Brasil, o índice de desaprovação é de 46,12%. Os eleitores que aprovam são 39,76% e não souberam dizer 14,12%.

A pesquisa foi realizada entre 9 e 13 de abril com 1.700 eleitores em 12 regiões do Rio Grande do Norte, com margem de erro de 2,3% e índice de confiabilidade de 95%.

O desempenho da gestão do presidente Lula, que ao longo do atual mandato alcançava índices positivos na avaliação dos eleitores do Rio Grande do Norte, passou a ser avaliado negativamente, como já apontavam diversas pesquisas de opinião em relação à gestão do Partido dos Trabalhadores (PT) em nível de Estado.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

SUPERMERCADO ECONOMICO

Notí­cias

Mulher leva bebê reborn para ser vacinada em UBS e causa confusão após ter pedido negado

23/05/2025

                                                                    Foto: Reprodução

 

Uma mulher, não identificada, levou uma boneca – popularmente conhecida como bebê reborn — para vacinar em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina.

Além do objeto, ela estava acompanhada da filha de 4 anos, levando a médica acreditar que o atendimento seria para a criança. Após solicitar a carteira de vacinação, a profissional recebeu a proposta da mulher.

Ela queria vacinar o brinquedo com o objetivo de filmar e publicar em suas redes sociais, de acordo com a secretaria municipal de saúde de Itajaí. Ao receber a negativa da médica, ela ficou exaltada e deixou a UBS.

Profissionais ainda tentaram explicar que os materiais não poderiam ser usados para aquele propósito, e que seu uso é exclusivo para humanos. Ela afirmou na ocasião que o ato seria um pedido da filha.

“A mulher teria retrucado afirmando: ‘o que é que tem? É só abrir uma seringa, só abrir uma agulha e fingir que deu’. Todos os profissionais, incluindo a vacinadora, se recusaram a fazer a simulação”, afirmou a prefeitura.

Ainda de acordo com o portal, a mulher também teria procurado um posto distante de sua casa para a ação. A situação foi registrada em janeiro desde ano, e divulgada nesta semana.

 

Rádio Itatiaia

 

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Notí­cias

Troca de titularidade na Controladoria Geral do Município de João Câmara com exoneração de Patrícia Nathalia e nomeação de Francinara Felix

23/05/2025

João Câmara: Prefeitura convoca aprovados para o cargo de Odontólogo  Cirurgião para o quadro efetivo - Blog do Montoril                             Palácio Torreão, Prefeitura Municipal de João Câmara (Foto: reprodução)

 

Mudança na titularidade da Controladoria Geral do Município de João Câmara, sai Patrícia Nathalia Chaves Sena Barbosa e assume a dra. Francinara Félix Martins Torquato. 

As portarias de exoneração e nomeação foram publicadas na edição desta sexta-feira (23/05) do Diário Oficial do Município no portal da Prefeitura de João Câmara. 

 

Fonte: Blog de Assis Silva

 

Essa publicação é um oferecimento

GACC - RN

Notí­cias

Rota 22 realiza seminário em João Câmara com foco no desenvolvimento do Mato Grande e Litoral Norte

23/05/2025

Coelho Fatos e Notícias: Rota 22 realiza seminário em João Câmara com foco  no desenvolvimento do Mato Grande e Litoral Norte                                                               Foto: reprodução

 

A próxima parada do Projeto Rota 22 no Rio Grande do Norte será um seminário do PL no município de João Câmara, neste sábado (24), às 9h, na AABB, debatendo o desenvolvimento das regiões do Mato Grande e Litoral Norte.

Em parceria com o Instituto Álvaro Valle e sob a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Rogério Marinho, o Rota 22 promove oficinas e seminários com o objetivo de identificar demandas locais e fortalecer o compromisso do partido com a melhoria da qualidade de vida da população.

Durante a semana, o PL realizou encontros nos municípios de Taipu e Touros com momentos de escuta, diálogo e construção coletiva em busca de soluções para os desafios enfrentados por quem vive nos dois municípios.

Além de Rogério Marinho, lideranças do partido já confirmaram presença no seminário de João Câmara como os deputados federais General Girão e Sargento Gonçalves e os deputados estaduais do PL, Gustavo Carvalho e Coronel Azevedo.

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Notí­cias

Entenda o que é a sanção que EUA pode aplicar a Moraes

23/05/2025

                                                                     Foto: Reprodução 

 

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira (21) que “há uma grande possibilidade” de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ser alvo de sanção por parte do governo de Donald Trump. A declaração ocorreu durante depoimento de Rubio à Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes americana.

Na audiência, o deputado republicano Cory Lee Mills acusou o STF de “perseguir a oposição, incluindo jornalistas e cidadãos comuns”. Segundo o parlamentar, “o que estão fazendo agora é uma iminente prisão politicamente motivada do ex-presidente (Jair) Bolsonaro”.

Essa repressão se estende além das fronteiras do Brasil, impactando indivíduos em solo norte-americano. O que você pretende fazer, e você consideraria sanções ao ministro do Supremo, Alexandre de Moraes, sob a Lei Global Magnitsky?”, questionou.

“Isso está sob análise neste momento e há uma grande possibilidade de que isso aconteça“, afirmou o secretário do governo Trump.

O que é a lei Magnitsky?

A Lei Magnitsky é um dispositivo da legislação americana que permite que os Estados Unidos imponham sanções econômicas a acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos.

Aprovada durante o governo de Barack Obama, em 2012, a lei prevê sanções como o bloqueio de contas bancárias e de bens em solo norte-americano, além da proibição de entrada no país.

A legislação foi criada após a morte de Sergei Magnitsky, advogado russo que denunciou um esquema de corrupção envolvendo autoridades de seu país e morreu em uma prisão de Moscou, em 2009. Inicialmente, a lei tinha como foco punir os responsáveis por sua morte.

Porém, em 2016, uma emenda ampliou seu alcance, permitindo que qualquer pessoa envolvida em corrupção ou abusos contra os direitos humanos pudesse ser incluída na lista de sanções.

 

CNN

Essa publicação é um oferecimento

Alugamos tendas, mesas e cadeiras para o seu evento.

Notí­cias

“Não sou um biscuit de porcelana”, diz Janja sobre episódio na China

23/05/2025

                                                                    Foto: Claudio Kbene | PR

 

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, comentou o episódio ocorrido na China, durante um encontro com o presidente Xi Jinping (PCCh). Na ocasião, ela fez um comentário sobre a rede social TikTok –controlada pela empresa chinesa ByteDance– e a sua fala vazou para a imprensa. Veículos de comunicação afirmaram que a primeira-dama causou constrangimento ao se dirigir ao líder chinês sobre os possíveis danos causados pelo aplicativo de vídeos.

“Não foi quebra de protocolo nenhum. Nós estávamos em um jantar conversando. Não entrei em uma sala gritando”, disse Janja. “Eu não sou um biscuit de porcelana. Eu não vou ao jantar só para acompanhar meu marido”, acrescentou. As declarações da primeira-dama foram dadas em entrevista à escritora e roteirista Tati Bernardi, divulgada nesta 6ª feira (23.mai.2025) no podcast “Se ela não sabe, quem sabe?”, do jornal Folha de S.Paulo.

Questionada se houve algum mal-estar no encontro decorrente de seu comentário, Janja negou: “Claro que não”. A primeira-dama disse que sabe os limites de sua participação e atuação. “Vamos combinar que eu tenho bom senso, né? Me considero uma pessoa inteligente”, declarou.

“Eu sei os assuntos que são mais delicados. Eu poderia ter falado com o [Vladimir] Putin [presidente da Rússia]: ‘pelo amor de Deus, para com essa guerra [contra a Ucrânia]‘. Mas eu sei que aquele é um assunto delicado para aquele momento. Mas eu não vou me furtar a falar de uma rede social que está matando criança”, declarou a primeira-dama em referência ao caso de uma menina de 8 anos que morreu na Ceilândia (DF) depois de inalar desodorante como parte de um desafio lançado no TikTok.

Assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já o havia feito quando o episódio veio a público, Janja relatou que foi Lula quem iniciou o assunto sobre o TikTok no encontro. “Talvez eu tenha querido explicar um pouco melhor ao presidente Xi Jinping, não apenas a ele, mas também aos ministros e à primeira-dama [da China], porque vocês sabem que o meu marido é analógico. Ele não sabe usar os termos que a gente está acostumado a usar nas redes sociais”, declarou.

Segundo a primeira-dama, depois que Lula falou a Xi Jinping sobre a necessidade de discutir com a equipe chinesa possibilidades de regulação da plataforma, ela perguntou ao marido se poderia complementar a fala. “E ele falou: ‘pode complementar’. E eu falei um pouco dessa questão de como o algoritmo entrega fora da China”, afirmou.

Janja disse que seu marido nunca a impediu de falar. “Eu não teria casado com ele [se ele fizesse isso]. Ele jamais vai fazer isso comigo e com nenhuma outra mulher, nenhuma outra ministra”, declarou.

JANJA E A OPINIÃO PÚBLICA

A primeira-dama disse ter se surpreendido com parte das críticas que tem recebido da opinião pública, principalmente de outras mulheres. Segundo ela, o “1º momento foi muito bonito, mas as pedradas não demoraram a vir”. E acrescentou: “Se eu falo, é porque eu falo; se eu não falo, é porque eu não falo. Se eu visto, é porque eu visto; se eu não visto, é porque eu não visto”.

Ela disse compreender que essas críticas direcionadas ao seu papel e ao seu comportamento venham da oposição ao governo, mas que se espanta quando vêm “de outras mulheres que deveriam estar entendendo o que está acontecendo no momento político do Brasil” e não “simplesmente virar a bazuca” contra ela.

FALAS MACHISTAS DE LULA

Em relação às falas públicas de Lula consideradas machistas, Janja disse que não “passa pano” para ele e que tem a escuta do marido. Em relação às declarações do presidente sobre o aumento da violência doméstica em dias de jogo de futebol, a primeira-dama classificou-as como “bobagem”.

Em julho de 2024, Lula disse que viu um estudo sobre o número de casos de violência doméstica depois de jogos de futebol. Nesse contexto, afirmou que se o homem for corintiano como ele, “tudo bem”.

Janja disse: “Eu falei para ele: ‘Não faz isso comigo’. Ele entende isso. É difícil para ele. Ele é um homem de 79 anos. Você imagina um metalúrgico, na época que ele trabalhava em fábrica há 50 anos, o que era um ambiente de uma fábrica?”

 

Poder 360

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Moraes rejeita pedido de defesa e mantém prisão de Braga Netto

23/05/2025

                                                          Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes rejeitou o pedido da defesa e manteve a prisão preventiva de Walter Braga Netto, réu por tentativa de golpe de Estado em 2022. A decisão foi proferida na quinta-feira (22). Os advogados do militar argumentavam que não havia fundamentos para mantê-lo preso e pediram a revogação da medida ou a substituição por outras medidas cautelares.

Na decisão, Moraes disse que há indícios da participação de Braga Netto na suposta tentativa de golpe, além de que o relatório da PF (Polícia Federal) o posiciona como liderança do plano para assassinar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o próprio ministro do STF. Além disso, para o magistrado, Braga Netto teve papel de organização e financiamento da tentativa de golpe e “agiu, reiteradamente, para embaraçar as investigações”.

Moraes declarou que, em depoimento concedido na 4ª feira (21.mai), o ex-comandante da Aeronáutica Carlos Baptista Júnior afirmou que Braga Netto foi responsável por orientar militares a pressioná-lo, além de sua família, por ter sido contrário ao plano do golpe.

Baptista Júnior é uma das testemunhas convocadas a depor na ação por tentativa de golpe no Supremo. Ele foi indicado como testemunha da acusação, feita pela PGR (Procuradoria Geral da República), do ex-comandante da Marinha Almir Garnier, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira.

Braga Netto foi preso pela PF em dezembro de 2024, alvo da Operação Contragolpe. Os agentes cumpriram busca e apreensão na casa dele, em Copacabana, bairro da zona sul do Rio de Janeiro, e do seu assessor, coronel Flávio Botelho Peregrino. Segundo a PF, eles estariam “atrapalhando a livre produção de provas durante a instrução processual penal”.

Em março de 2025, o STF manteve, por unanimidade, a prisão de Braga Netto. Moraes argumentou, na ocasião, que manter a prisão era necessário por causa das tentativas do general de “embaraçar as investigações” sobre o plano de golpe de Estado.

O magistrado afirmou ainda que os elementos de prova indicam que, desde agosto de 2023, o general atuava para interferir nas apurações que tramitam na Corte.

 

Poder 360

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

INSS: Servidores cadastraram nomes errados para viabilizar fraudes, diz PF

23/05/2025

                                                            Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 

Na investigação que apura termos falsificados de aposentados e pensionistas do INSS, servidores da cúpula do INSS são suspeitos de enviar propositadamente nomes errados de aposentados à Dataprev, empresa de tecnologia de dados.

O inquérito da Polícia Federal (PF) aponta que Geovane Batista Spiecker, então diretor substituto de benefícios, e Reinaldo Carlos Barroso de Almeida, então coordenador-Geral de Suporte ao Atendimento, enviaram arquivos zipados (múltiplos) de supostos beneficiários dos descontos associativos a serem implementados.

Os dois, destaca o relatório, nem sequer eram habilitados pelas associações para disponibilização dessas informações. Mesmo assim, faziam cadastros.

“Geovane e Reinaldo remeteram à DATAPREV arquivo em formato .zip, sem a individualização do suposto beneficiário, diferente da totalidade dos milhares de outros documentos enviados pelos usuários habilitados, os quais possuem formato pdf e são adstritos aos supostos beneficiários. Ademais, consabido que arquivos “zipados” congregam pluralidade de documentos”, diz a PF.

A Diretoria de Benefícios é o setor do INSS responsável pela celebração e supervisão dos acordos com as entidades associativas.

A conclusão da PF é de que os servidores usaram a função e “agiram como prepostos das associações, atuando em substituição às pessoas devidamente habilitadas para o exercício da função”.

A investigação entende que foi montada uma indústria de produção de termos de descontos utilizados ilegalmente pelas entidades associativas.

Algumas inclusões foram com nomes errados e duplicados por associações, segundo consta na investigação.

Um nome de “Antonio”, por exemplo, foi enviado como “Aantonio”, com duas letras “a”, como se fosse um associados de duas entidades diferentes.

Tanto Geovane quanto Reinaldo foram alvos da PF em 23 de abril e tiveram celulares, HDs e documentos apreendidos. A defesa dos dois investigados não foram localizadas. O espaço segue aberto.

 

CNN

 

 

Essa publicação é um oferecimento

DRONE DO MONTORIL

Primeira páginaAnterior Próxima Última página