Notícias
McDonald’s inaugura segunda loja em Mossoró e gera 55 empregos
29/05/2025

Restaurante Drive-Thru é aberto em Mossoró - Foto: divulgação
Mossoró acaba de ganhar um presente especial para celebrar o Dia Mundial do Hambúrguer. Nesta quarta-feira (28), o McDonald’s inaugura um novo restaurante, agora no bairro Nova Betânia, na Av. João da Escóssia. Com a novidade a marca passa a contar com duas unidades na cidade, incluindo a já existente no Partage Shopping.
O restaurante reúne uma variedade de canais e soluções digitais de atendimento aos clientes, tudo para que eles possam ter a comodidade de escolher como preferem ser atendidos – seja pelo Drive-Thru, totens de autoatendimento e menu digital, além de encontrarem uma equipe treinada de embaixadores para tirarem qualquer dúvida, tornando a experiência ainda mais especial. O salão conta com espaço para acomodar 80 clientes.
McCafé
Outra novidade é o McCafé, com menu servido exclusivamente até às 11h, com café feito com grãos brasileiros, 100% arábica e um cardápio delicioso para o café da manhã.
A nova unidade da rede gerou 55 empregos diretos, dos quais muitos são a primeira oportunidade formal para jovens que entram no mercado de trabalho. Além disso, o restaurante colocará em prática iniciativas sustentáveis, como a adoção de um programa de reciclagem através da separação dos resíduos orgânicos e inorgânicos para descarte correto.
Blog de Saulo Vale
Essa publicação é um oferecimento
Petras e Tércio Tinoco lançam “Tampinha da Inclusão” em Mossoró
29/05/2025

Campanha é lançada na sede da Apae - Foto: reprodução
Os vereadores Petras Vinícius (PSD) e Tércio Tinoco (União) lançaram na manhã desta segunda-feira (26), o projeto “Tampinha da Inclusão”, iniciativa que tem como objetivo estimular a consciência ambiental na população, ao mesmo tempo em que possibilita a doação de cadeiras de rodas e de banho para Pessoas com Deficiência (PcD).
O lançamento, que ocorreu na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Mossoró, foi prestigiada por representantes de várias instituições que representam as Pessoas com Deficiência, como a AMOR, ASMOR, Lions Clube, APDVM e ADEFIM. “A força da solidariedade está na união. E foi isso que vimos no lançamento do projeto, que foi um sucesso, porque ele já nasce com o apoio de várias instituições parceiras e que acreditam no poder de ajudar o próximo”, afirmou Petras Vinícius.
Ainda segundo o parlamentar, a ideia é levar a campanha para todos os bairros de Mossoró, com pontos de coleta em escolas, estabelecimentos comerciais, entre outros locais. Inicialmente, a campanha já conta com pontos de arrecadação do Gabinete do Vereador Petras (Centro); APAE Mossoró (rua Monsenhor Júlio Bezerra, nº 94, bairro Abolição II); ?Fit Longe Zen (rua Princesa Izabel, nº 8, Doze Anos) e ?Proteína Hype (avenida Rio Branco, na lateral do Teatro Dix-huit Rosado).
No lançamento da campanha, já foram doadas duas cadeiras, uma de rodas e uma de banho, para a Apae Mossoró. “Agradecemos a todos que acompanharam este momento tão significativo, este pontapé para um projeto que une solidariedade e sustentabilidade. Ao vereador Tércio, nossa gratidão por todo o apoio e parceria”, frisou Petras Vinícius.
Sobre a campanmha
A “Tampinha da Inclusão” busca promover conscientização ambiental, com responsabilidade social, por intermédio da arrecadação de tampinhas plásticas, arrecadação que será revertida em doações de cadeiras de rodas e de banho para Pessoas com Deficiência (PcD).
Poderão ser doadas tampinhas de refrigerantes, bebidas, de materiais de higiene pessoal e de limpeza geral, além de tampas de garrafões de água. Lembrando que todas precisam ser de materiais plásticos.
Blog de Saulo Vale
Essa publicação é um oferecimento
São João de Natal: Veja o que pode e o que não pode levar para os polos da festa
29/05/2025

As normas, estabelecidas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), estão reunidas na Portaria Especial nº 5745, de 17 de maio de 2025. Foto: Divulgação/Semsur
A Prefeitura do Natal definiu regras de organização do comércio ambulante e que irão garantir segurança ao público durante os festejos do São João da capital nos polos da Redinha (Avenida da Alegria), Arena das Dunas, Nélio Dias e Cidade da Esperança.
Estabelecidas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), as normas estão reunidas na Portaria Especial nº 5745, de 17 de maio de 2025, e disponíveis no site oficial do município.
Na avaliação do secretário da Semsur, Felipe Alves, este é o maior São João já realizado pela cidade e que, pela primeira vez, uma estrutura dessa magnitude recebe um plano de ordenamento urbano com ações formativas.
“Estamos promovendo um São João grandioso e inovador, que respeita o espaço público e valoriza o pequeno comerciante, sem abrir mão da segurança e da organização. A capacitação oferecida aos ambulantes é um marco nesse processo”, disse Alves.
Todos os comerciantes informais interessados em atuar nos polos devem estar cadastrados. O cadastro é obrigatório para estruturas como tendas, estandes, trailers, carrinhos, food trucks e outros mobiliários removíveis.
Após o preenchimento do cadastro online, o interessado recebe a confirmação por e-mail e precisa apresentar comprovante de pagamento da taxa, conforme previsto na Lei Complementar nº 257/2024.
Também é obrigatória a participação na Palestra Boas Práticas, que foi promovida pela Semsur e parceiros no dia 27 de maio. A habilitação definitiva só é emitida após a presença comprovada na capacitação.
O que pode e o que não pode?
Entre os itens proibidos nos polos estão: recipientes de vidro (de acordo com a Lei nº 0333/2011); materiais sucateados; fogareiros com óleo quente fora da área de alimentação; e estruturas como toldos e barracas fora das áreas designadas pela Semsur.
A Prefeitura reforça também que é vedado o uso compartilhado do mesmo espaço por mais de um comerciante credenciado.
Caso o comerciante deseje utilizar gás natural, é necessário solicitar autorização ao Corpo de Bombeiros. A energia elétrica e o abastecimento de água também devem ser solicitadas previamente aos órgãos responsáveis.
Regras por polo
Redinha (Avenida da Alegria): Proibido comércio ambulante na faixa central da avenida. Mesas, cadeiras e utensílios como facas e fogareiros são restritos à área de alimentação. Barracas extras são proibidas.
Arena das Dunas: Somente permissionários autorizados podem utilizar mesas e cadeiras dentro da área de alimentação. Freezers e materiais deteriorados estão proibidos. O uso do espaço deve ser exclusivo de um único credenciado.
Nélio Dias: As mesmas regras da Arena se aplicam, com controle rigoroso de infraestrutura, incluindo responsabilidade do permissionário pela limpeza da área ocupada.
Cidade da Esperança: Também segue as regras gerais da Portaria 5745, com exigência de cadastro prévio, uso autorizado e responsabilidade individual de cada comerciante.
Regras para o público
Os frequentadores não devem levar recipientes de vidro e devem estar atentos à sinalização de entrada e saída, bem como às áreas destinadas ao público PCD, praça de alimentação e ambulantes. A estrutura dos polos contará com reforço na segurança e acessibilidade.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Pit bull que matou bebê o pegou do colo da mãe, diz bombeiro
29/05/2025
Casa foi isolada pela Polícia Militar (PM) após o ataque do cachorro — Foto: Wildes Barbosa / O Popular
Um bebê de 10 meses morreu nesta terça-feira 27 depois de ser atacado por um cachorro pitbull, no Jardim América, em Goiânia. Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança chegou a ser socorrida com vida, mas não resistiu e morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do setor.
“A criança ainda estava viva quando nossa equipe de primeira resposta chegou, já muito grave. Conseguimos levar ela com vida para a UPA. Só que a informação que chegou pra mim já chegou parada. Lá a equipe médica tentou reanimá-la, mas sem sucesso”, disse o major dos bombeiros, Favaro.
O cachorro atacou o bebê no colo da mãe, conforme relato do tenente do Corpo de Bombeiros Régys Machado. “Pelo que me informaram, o cachorro pegou a criança no colo da mãe, assim que ela entrou pelo portão”, relatou ao portal g1.
Segundo os socorristas, além do bebê, a mãe e outra pessoa que estava na casa também foram atacadas pelo animal. Elas foram atendidas no local e não precisaram ser levadas à unidade de saúde.
Quando os bombeiros chegaram, o bebê estava inconsciente atrás de uma porta e foi imediatamente encaminhado para a UPA, onde foi a óbito. A Polícia Militar informou que o cachorro só soltou a vítima após ser contido pela equipe.
A Polícia Científica constatou, ao chegar ao local, uma grande quantidade de sangue distribuída em diversos cômodos da residência. Segundo a perícia, as manchas de sangue indicam que a vítima foi deslocada pela casa durante o ataque.
As lesões e a causa da morte do bebê serão investigadas pela equipe da medicina legal para entender a dinâmica exata do ataque. O cachorro também será analisado pela medicina legal veterinária para compreender o comportamento e outros fatores que possam ter contribuído para a agressividade do animal.
A Polícia Civil informou, por meio de nota, que o caso está sendo investigado pelo 7º Distrito Policial de Goiânia para esclarecer o ocorrido e que a investigação segue sob sigilo.
O Corpo de Bombeiros não confirmou a raça do cachorro, disse apenas se tratar de um animal de grande porte. “Um cachorro de grande porte. As informações que a gente tem até o momento é que era um cachorro da família”, disse o major.
Fonte: Agora RN
Essa publicação é um oferecimento
IFRN Campus João Câmara abre inscrições para seleção de alunos para o Energilab; de 28 a 30
29/05/2025

A Direção-Geral do Campus João Câmara do IFRN faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições para a seleção de alunos para atuarem no Projeto de Extensão Laboratório Empresa – ENERGILAB.
Podem se inscrever alunos do Campus João Câmara regularmente matriculados nos cursos Técnico em Eletrotécnica ou Tecnólogo em Energias Renováveis, desde que já tenham cursado e sido aprovados nas disciplinas especificadas no Edital.
Serão selecionados até 08 (oito) discentes, sendo 01 (um) bolsista e 03 (três) voluntários de cada curso. O processo seletivo será realizado em duas fases: 1) análise curricular e de documentação; e 2) Avaliação do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).
Os interessados poderão se inscrever no período de 28 a 30 de maio de 2025, enviando a documentação abaixo especificada para o endereço de e-mail dener.albuquerque2@ifrn.edu.br:
Ficha de inscrição devidamente preenchida (disponível no Anexo I do Edital);
Histórico escolar atualizado;
Fotocópia do RG e CPF;
Documento adicional para comprovação dos pré-requisitos (se for o caso).
O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 02 de junho e o resultado final no dia 04/06/2025.
Fonte: IFRN João Câmara
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: “Deus deixou o Sertão sem água porque ele sabia que eu ia ser presidente”, diz Lula na PB
29/05/2025
Ver essa foto no Instagram
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (28), durante discurso da entrega do Ramal do Apodi, em Cachoeira dos Índios, na Paraíba, que a histórica seca no Sertão nordestino seria parte de uma missão divina para que ele, um dia, levasse água à região como presidente da República.
“Quando a gente pensou em trazer as águas do São Francisco, muita gente era contra. A Bahia, Alagoas e Sergipe diziam: “O rio é meu.” E eu dizia: Não é de vocês, é de Deus. Eu só quero pegar um pouquinho d’água. Uma obra que muita gente achava que a gente nunca ia fazer. Porque já fazia 179 anos que se prometia trazer água pro povo. E aí eu descobri uma coisa: Deus deixou um Sertão sem água porque sabia que eu ia ser presidente da República e ia trazer água pra cá”, declarou Lula.
Ao iniciar sua fala, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância das parcerias institucionais para a concretização das ações do governo. “Quero agradecer ao João Azevêdo pela parceria com o Governo Federal. Agradecer aos meus ministros, que se matam de trabalhar e nem sabem direito o que eles fazem”, disse.
Nascido no Nordeste, Lula citou condições adversas, especialmente a seca, que marcaram sua infância e foram determinantes para os rumos da sua vida.
“Eu saí de Pernambuco com sete anos de idade, em 1952. Saí por causa da seca. Minha mãe teve que ir pra São Paulo porque meu pai engravidou minha mãe e foi pra lá. Quando meu pai voltou pra buscar minha mãe, eu já tinha sete anos. Era uma falta de possibilidade de conviver. Eu sempre me perguntava se era normal o povo ser tão castigado. Lia nos jornais: “a região com mais analfabetos é o Nordeste”. E eu ficava me perguntando pra Deus o que o Nordeste tinha feito pra sofrer tanto. Eu não encontrava resposta”, relatou.
Por fim, Lula reafirmou seu compromisso com a erradicação da fome no Brasil. Ele destacou que, para ele, o maior legado que pode deixar é garantir que todos os brasileiros tenham acesso a uma alimentação digna
“Será que eu tô predestinado ao fracasso? Aí eu comecei a pensar: por que eu cheguei à Presidência? Se eu terminar meu mandato e cada mulher e cada homem estiver comendo três refeições por dia, eu já terei realizado a obra da minha vida. Porque eu sei o que é fome. Foi por causa da fome que minha mãe foi pra São Paulo”, concluiu o presidente.
Fonte: MaisPB/GIRO DE NOTÍCIAS
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Não podemos votar em qualquer tranqueira, diz Lula
29/05/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (28) que a população não pode votar em qualquer “tranqueira” nas próximas eleições presidenciais. A fala foi uma referência ao período em que o país foi governado por Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB).
“É preciso votar em gente que tenha compromisso, que tenha dignidade, porque esse país não pode mais sofrer o retrocesso que nós sofremos nos últimos 6 anos”, disse Lula, durante evento de entrega de obras em Pernambuco.
Lula ainda voltou a culpar Bolsonaro pelas mortes durante a pandemia de covid-19: “Até contra a covid ele conseguiu mentir, conseguiu inventar um remédio, conseguiu fazer com que 700 mil pessoas morressem, quando a gente poderia ter evitado a morte de pelo menos 50% dessa gente”.
O ato foi o 1º discurso público do petista depois que ele teve uma crise de labirintite na 2ª feira (26.mai) no Palácio do Planalto e teve que interromper a sua agenda. Para se recuperar do episódio, ficou de repouso no Palácio da Alvorada na 3ª feira (28.mai.2025), sem agenda externa. Trabalhou apenas no período da tarde, segundo sua agenda oficial.
Durante a fala, o presidente usou um chapéu e aparentou ficar ofegante ao fim de algumas frases, mas se movimentou e interagiu com o público normalmente.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
Entenda por que está na hora de trocar sua parabólica tradicional por uma digital
28/05/2025

Prazo para que famílias do CadÚnico solicitem a substituição
gratuita termina em 30 de junho
Quem ainda assiste TV por meio da antena parabólica tradicional (aquela grande, que lembra um guarda-chuva invertido) já pode fazer a troca para a parabólica digital e perceber, com essa mudança, uma série de vantagens. O novo equipamento traz imagem de alta qualidade, dando adeus aos chiados e chuviscos, e disponibiliza atualmente mais de 140 canais, repletos de informação, entretenimento, desenhos, filmes, séries, programas religiosos, programação local e muito mais.
O serviço é realizado pela Siga Antenado, entidade não-governamental e sem fins lucrativos, criada pela Anatel para apoiar a população na migração da tecnologia. Em todo o país, quase 5 milhões de famílias já foram beneficiadas.
Atualizar a parabólica é uma evolução necessária e vai permitir que os usuários continuem tendo acesso ao sinal de TV em suas casas, já que a parabólica tradicional deixará de funcionar em breve. Por isso, para não ficar sem assistir à TV, a recomendação é substituir a parabólica antiga pela nova parabólica digital.
Sabendo de todos esses benefícios, a dona de casa Maria das Mercês, moradora de Pé de Serra, no interior da Bahia, não perdeu tempo e solicitou a troca da parabólica. “Antes aqui já não tinha canal nenhum para a gente assistir. Depois que instalaram a nova parabólica digital melhorou bastante. Agora posso ver todos os canais que eu quero e na hora que eu quero”, relata.
Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, destaca que é importante fazer a substituição da parabólica o quanto antes. O prazo para fazer a solicitação está se encerrando: vai até 30 de junho, às 20 horas (horário de Brasília). “O fim da parabólica tradicional já começou, e quem não fizer a troca a tempo ficará sem sinal. A nova parabólica digital tem muitas vantagens em relação à antiga e a família vai perceber uma verdadeira evolução na hora de assistir TV”, afirma Guerra.
Troca gratuita
Famílias de menor renda inscritas em programas sociais do Governo Federal e que tenham a antena parabólica tradicional em funcionamento podem ter direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital.
Para verificar se tem direito e agendar, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, que também funciona no WhatsApp.
Essa publicação é um oferecimento
Maio Cinza: Mês de Conscientização sobre Tumores Cerebrais alerta para a incidência da doença em crianças
28/05/2025
%2009.04.56_96f2c5cb.jpg)
Durante o mês de maio, a campanha Maio Cinza chama atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce dos tumores cerebrais. A cor cinza foi escolhida para simbolizar a complexidade e, muitas vezes, o silêncio da doença, que pode apresentar sintomas sutis ou facilmente confundidos com outras condições. Apesar de ser uma enfermidade que atinge pessoas de todas as idades, os tumores cerebrais estão entre os tipos de câncer mais comuns em crianças.
Segundo o GACC (Grupo de Apoio à Crianças com Câncer), os tumores do sistema nervoso central representam cerca de 26% dos casos de câncer infantil, número que evidencia a importância do diagnóstico precoce e da atenção aos sinais que o corpo da criança pode dar. Entre os sintomas mais comuns estão dores de cabeça intensas – especialmente pela manhã – acompanhadas de náuseas e vômitos, tontura, perda de equilíbrio, dificuldade na fala, alterações na visão e fraqueza em membros. Em crianças pequenas, o crescimento anormal do crânio também pode ser um alerta.
“Os tumores do sistema nervoso central são a segunda maior causa de câncer em crianças e adolescentes, perdendo lugar apenas para neoplasias hematológicas. Por isso, se faz necessário a vigilância de sinais e sintomas por parte dos pais, educadores, familiares e amigos para a suspeição e diagnóstico precoce, uma vez que o tempo de evolução da doença é fator determinante no sucesso do tratamento, quanto mais cedo se descobre, maior a chance de cura”, destaca o neurocirurgião pediátrico Dr. Fábio Esteves Júnior (CRM 8571-RN / RQE Nº: 5301).
O diagnóstico precoce pode ser um fator decisivo para o sucesso do tratamento e a qualidade de vida da criança. Por isso, campanhas como o ‘Maio Cinza’ são essenciais para informar a população e incentivar a busca por avaliação médica diante de sintomas persistentes.
“Exames como a tomografia computadoriza da e ressonância nuclear magnética são de fundamental importância para a investigação e planejamento terapêutico dos casos. Em sua maioria, se faz necessário a intervenção neurocirúrgica como parte do tratamento, procedimento no qual, além do objetivo de retirar a maior parte de lesão tumoral possível com segurança, coletamos material para o estudo laboratorial (anatomia patológica e imuno-histoquímica). A partir destes, conseguimos entender qual o tipo de tumor e sua biologia molecular, guiando-nos em uma terapia alvo. Além da neurocirurgia, rádio e quimioterapia, é de fundamental importância o tratamento multidisciplinar do paciente, com fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem. Não só o paciente, mas sua família também sofre e adoece, sendo fundamental o apoio e assistência psicológica. Políticas públicas visando, não só o custeio do tratamento, mas também questões educacionais e informativas para a suspeição e diagnóstico precoces, se fazem cada vez mais necessários”, explica Dr. Fábio Júnior.
Neste Maio Cinza, mais do que reforçar a gravidade dos tumores cerebrais, o foco é ampliar o conhecimento e promover o cuidado preventivo, sobretudo entre os pequenos, que dependem da percepção atenta de pais, educadores e profissionais de saúde.
Essa publicação é um oferecimento
Bailarina de Zé Felipe, Karol Gerez se cala e restringe redes após boatos de traição
28/05/2025
Foto: Reprodução
Virginia e Zé Felipe anunciaram o fim do casamento e logo começaram a surgir rumores sobre os motivos do término. Uma das especulações é uma suposta traição por parte do cantor com uma de suas bailarinas. Karol Gerez, que faz parte da equipe do cantor e está com ele em Portugal, precisou restringir os comentários de suas publicações nas redes sociais após ter seu nome envolvido na polêmica.
A bailarina e Zé teriam um tom mais íntimo mesmo na presença da equipe do cantor e estariam se aproximando mais nos bastidores dos shows dele. Karol, inclusive, está em Coimbra para subir ao palco na apresentação de Zé Felipe que acontece nesta quarta-feira, 28. Ela ainda não falou publicamente sobre o caso, mas preferiu limitar os comentários do Instagram para que apenas amigos possam escrever lá.
Na última terça-feira, 27, Karol compartilhou sua chegada em Portugal e que estava se divertindo por lá. Ela estava no show do cantor Veigh, na companhia de outras bailarinas. Enquanto isso, Zé Felipe postou uma foto nas redes sociais onde aparece deitado na cama do hotel onde está hospedado junto com Virginia.
Karol tem 22 anos e é natural de São Paulo. Além de integrar o balé de Zé Felipe, ela já trabalhou com MC Ryan SP, Naldo Benny, a cantora Mari e Davi Kneip, e também atua como modelo fotográfico.
Extra Online
Essa publicação é um oferecimento
Vídeo: Cachorro ‘voa’ de carro após batida e deixa tutora desesperada
28/05/2025

Foto: Reprodução
Um cãozinho “voou” para fora do carro da dona que bateu em um outro veículo em um cruzamento no Bairro Fundinho, região central da Uberlândia, na manhã de terça-feira (27).
Ver essa foto no Instagram
Foto: Reprodução
A motorista, que tinha a preferência no cruzamento, foi surpreendida por um veículo branco que avançou a sinalização de “pare”. A batida não foi grave, mas chamou atenção pelo que aconteceu em seguida: um cachorro saltou para fora do carro preto e saiu correndo, assustado, em direção à calçada.
Após o impacto, a motorista desceu do carro visivelmente desesperada e começou a procurar o cãozinho entre os veículos, até avistá-lo do outro lado da rua. Um motociclista também estaciona a moto e vai atrás do animal.
A ocorrência não foi registrada pela Polícia Militar, e por isso a motorista não foi identificada. Testemunhas contaram ao g1 que apenas a equipe da Secretaria de Trânsito esteve no local para controlar o fluxo de veículos até a retirada dos carros do cruzamento.
Ainda segundo relatos de quem estava no local, a tutora do cão estava muito abalada e contou que levav o animal para uma cirurgia quando o acidente aconteceu.
Sem a identificação da motorista, não foi possível confirmar o estado de saúde do cachorro. No entanto, pessoas que presenciaram a cena inusitada disseram que o animal parecia estar bem e saiu ileso do local.
g1
Essa publicação é um oferecimento
Bazar Elos volta ao Natal Shopping com peças a partir de R$ 20 e descontos
28/05/2025

Foto: Divulgação
A ONG Elos – Arquitetura Social realiza mais uma edição do Bazar Elos no Natal Shopping, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho de 2025. Durante o horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h, o público poderá encontrar peças novas e seminovas, doadas por lojas e voluntários, com preços a partir de R$ 20. Toda a renda arrecadada será destinada à próxima ação social da ONG.
Nesta edição, o evento também une solidariedade e sustentabilidade: quem levar eletroeletrônicos para reciclagem — como ventiladores, TVs, rádios, aparelhos de DVD, controles remotos, fones de ouvido, carregadores e similares — recebe 10% de desconto na compra.
Fundadora da ONG Elos, a arquiteta Mara Lorena destaca que o bazar é uma oportunidade de fazer o bem em diversas frentes. “Além de contribuir para projetos que transformam espaços de instituições filantrópicas, o bazar também reforça o consumo consciente, incentiva o reaproveitamento e convida a sociedade a colaborar de forma simples, mas muito significativa. É uma corrente de cuidado que cresce a cada edição.”
Mais informações sobre o bazar estão disponíveis pelo WhatsApp (84) 99404-5310, pelo e-mail mostraelos@gmail.com ou via direct no Instagram @elossocial.
Sobre a ONG Elos
A ONG Elos atua na humanização de espaços em instituições filantrópicas, como o Hospital Infantil Varela Santiago, o Lar Celeste Auta de Souza, o Instituto Juvino Barreto e o Centro Comunitário Acauã. Os projetos contam com o trabalho voluntário de arquitetos e designers potiguares, levando dignidade e acolhimento a quem mais precisa.
Ponta Negra News
Essa publicação é um oferecimento
EntretenimentoVirginia é anunciada como nova rainha de bateria da Grande Rio
28/05/2025
Foto: Reprodução/Instagram
A influenciadora e empresária Virginia Fonseca foi anunciada como a nova rainha de bateria da Grande Rio para o Carnaval de 2026. A própria Virginia confirmou a novidade nas redes sociais, nesta quinta-feira (22), ao publicar um vídeo diretamente da Marquês de Sapucaí.
A escolha da escola de samba foi oficializada durante uma visita da apresentadora ao barracão da agremiação, na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro. O convite partiu da diretoria da Acadêmicos do Grande Rio, sediada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Em tom de celebração, Virginia escreveu: “Alô, Comunidade de Caxias! Muita honra de chegar aqui e estar junto com vocês na GRANDE RIO. Que seja o início de uma história linda. O nosso Carnaval já começou!”
Estreia no Sambódromo
Será a primeira vez que Virginia Fonseca desfilará como destaque na Marquês de Sapucaí. Embora novata na avenida carioca, ela promete surpreender. Segundo pessoas próximas à influenciadora, ela já iniciou sua preparação com aulas de samba e treinos intensos de resistência física.
Ponta Negra News
Essa publicação é um oferecimento
Regulação das redes: Facebook diz que governo quer ‘censura privada’
28/05/2025

Foto: reprodução
O Facebook — plataforma controlada pela Meta, assim como o WhatsApp e o Instagram — rebateu o pedido de urgência feito pelo governo federal para que o Supremo Tribunal Federal (STF) regule as redes sociais. Por meio de uma manifestação enviada à Corte nesta terça, 27, a plataforma disse que o governo pretende uma “censura privada” dos usuários e que está provocando “tumulto” no processo.
Nesta segunda, 26, a Advocacia-Geral da União (AGU) fez um pedido de urgência em um dos processos que discute a possibilidade de regulação das redes sociais. O braço jurídico do governo federal citou as fraudes dos descontos do INSS, o “desafio do desodorante” do TikTok e a suposta “venda” de remédio para emagrecer pela Anvisa para pedir que a Corte tome providências urgentes para responsabilizar as redes sociais pelos conteúdos que elas permitem que usuários publiquem nos seus espaços.
Os casos estavam parados até esta terça, quando terminou o prazo da vista solicitada pelo ministro André Mendonça em dezembro. Agora, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, pode agendar a continuidade do julgamento. Até agora, no entanto, não houve nenhuma movimentação nesse sentido.
Antes mesmo de ser intimado a se manifestar, o Facebook rebateu o pedido do governo, dizendo que, se o STF atender a AGU, “poderia gerar um efeito inibitório sobre a liberdade de expressão, e consequente levar a Meta a remover conteúdos de maneira excessivamente cautelosa para evitar possíveis responsabilidades legais, o que, na prática, equivaleria a uma forma de censura privada”.
Em outro trecho da manifestação, a plataforma acusa o governo de tentar “tumultuar” o processo com o pedido de urgência apresentado. “Tal conduta colide frontalmente com os princípios da unicidade da jurisdição, da boa-fé processual e da vedação ao comportamento contraditório, além de gerar inegável tumulto processual, ao espalhar pedidos idênticos por diversos instrumentos e instâncias, com riscos evidentes de decisões conflitantes.”
Um dos argumentos da companhia é que o governo já está movendo uma ação civil pública, na Justiça Federal do DF, com o objetivo de obter uma ordem judicial que obrigue a Meta a controlar casos de mau uso de inteligência artificial.
Além desses pontos, o Facebook disse que a Meta tem 40.000 pessoas trabalhando em todo o mundo na segurança das suas redes sociais e que, no período entre 10 e 21 de janeiro deste ano (época que coincide com a polêmica do Pix), removeu meio milhão de anúncios espontaneamente, sem ordem judicial.
“A tentativa de imputar à Meta a responsabilidade pela existência dos anúncios ignora essa realidade histórica e desconsidera que a empresa adota mecanismos robustos de revisão e moderação, como sistemas automatizados de detecção, revisão humana e atuação conjunta com autoridades públicas”, disse a big tech.
VEJA
Essa publicação é um oferecimento
Paulinho Freire homologa a convocação de 407 professores aprovados em concurso da Educação de Natal
28/05/2025

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, assinou a convocação de 407 professores aprovados no concurso público realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para fortalecer o quadro da rede municipal de ensino, na tarde desta quarta-feira (28). O certame contempla profissionais de todas as áreas de atuação, atendendo às demandas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito e marca um passo importante para a valorização da educação no município. “Estamos cumprindo um compromisso com a melhoria da qualidade da educação na nossa cidade e com a renovação do quadro de professores. Esses profissionais vão reforçar significativamente a rede de ensino e garantir que nossas crianças e jovens tenham o suporte necessário para se desenvolverem com dignidade e qualidade”, afirmou o prefeito Paulinho Freire.
Entre os convocados, há profissionais das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, Ensino Religioso e Pedagogia. Para o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, a convocação é um reflexo do esforço da gestão em priorizar a educação. “Esse é um momento histórico para Natal. A entrada desses 407 professores representa um avanço significativo no fortalecimento do ensino público. A valorização do profissional da educação começa com o reconhecimento da importância do concurso público e da estabilidade para o desempenho de um trabalho de excelência. Vamos fazer o possível para poder convocar quanto antes os 710 professores aprovados”, destacou o titular da pasta.
Além disso, Aldo ressaltou a abertura de 60 vagas para o atendimento educacional especializado, considerando um avanço na rede municipal e diferencial deste certame. Foi a primeira vez que se realizou concurso para a área. A partir da publicação no Diário Oficial do Município, que deverá ocorrer nos próximos dias, os convocados deverão seguir as orientações da SME para apresentação de documentos e exames médicos exigidos no processo de admissão.
Participaram da solenidade a vice-prefeita Joanna Guerra, secretários municipais, vereadores e técnicos das secretarias de educação e administração.
Essa publicação é um oferecimento
PT barra carteira estudantil grátis para manter verba a entidades esquerdistas
28/05/2025

Foto: reprodução
A bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) tem se mobilizado para barrar um projeto de lei que cria uma carteira estudantil gratuita no estado.
Apresentado pelo deputado Tenente Coimbra (PL), o projeto de lei (PL) prevê que a Secretaria da Educação passe a emitir, sem custos aos estudantes, a Carteira de Identificação Estudantil do Estado de São Paulo (CIESP), preferencialmente em formato digital.
Na prática, a medida ameaça diretamente a principal fonte de receita de entidades ligadas historicamente à esquerda, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), que há décadas emitem o documento e cobram uma taxa — hoje, R$ 45.
Embora parte das carteirinhas seja distribuída gratuitamente, a venda representa uma fatia relevante da arrecadação da UNE e de outras organizações como a UBES e a ANPG, todas ligadas à esquerda.
Manobras do PT
O PT tem usado manobras regimentais para impedir a votação do projeto. Em abril, por exemplo, ameaçou travar a análise de outros 25 textos para evitar que a CIESP fosse incluída na pauta.
Desde então, articula para barrar a proposta, que deve voltar ao plenário nesta quarta-feira, 28, conforme articulação do presidente da Casa, André do Prado (PL).
Parlamentares que defendem o projeto acusam o PT de querer preservar o monopólio das entidades ligadas à esquerda sobre a emissão das carteiras e alegam que a gratuidade democratizaria o acesso ao benefício da meia-entrada em eventos culturais.
“Apresentei PL da carteirinha estudantil digital e grátis para todo aluno de SP.
A esquerda já correu e barrou.
Motivo? A UNE, aparelhada por eles, perde o monopólio e o lucro de +/- R$ 200 milhões”, escreveu Tenente Coimbra em publicação no X.
O antagonista
Essa publicação é um oferecimento
Parlamentares pressionam Motta para votar texto contra decreto do IOF
28/05/2025

Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados
A Coalizão de Frentes Parlamentares do Setor Produtivo formalizou, nesta quarta-feira (28/5), um pedido para que seja pautado o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 214/2025. Trata-se de uma pressão ao presidente da Casa, Hugo Motta (republicanos-PB), que tem o poder de decidir a pauta. O texto susta a decisão do governo federal de aumentar alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), o deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA) afirmou que a medida do Ministério da Fazenda pegou os parlamentares e o mercado “de surpresa”. “Foi um tiro no pé que o governo deu, traiu a confiança do mercado”, afirmou.
O deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), classificou a decisão como “extremamente grave”, uma vez que afetaria “todos os setores da economia” de forma “direta ou indireta”. Júlio Lopes (PP-RJ), presidente da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, disse que as alterações no IOF são “um atentado à competitividade brasileira”.
O grupo é composto por diferentes frentes parlamentares que atuam no Congresso Nacional, representando setores produtivos. A coalizão solicitou que o PDL seja pautado no plenário da Câmara dos Deputados pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB).
Participam da Coalizão de Frentes Parlamentares:
Frente Parlamentar da Agropecuária;
Frente Parlamentar do Empreendedorismo;
Frente Parlamentar do Livre Mercado;
Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo;
Frente Parlamentar de Comércio e Serviços;
Frente Parlamentar do Biodiesel;
Frente Parlamentar de Gestão de Resíduos e Economia Circular;
Frente Parlamentar do Saneamento Básico;
Frente Parlamentar da Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável.
Alterações no IOF
O IOF incide sobre operações de crédito, câmbio e seguro. A ideia inicial do governo seria arrecadar R$ 20,5 bilhões em 2025, com o aumento das alíquotas, e R$ 41 bilhões em 2026 – ou seja: R$ 61,5 bilhões em dois anos.
As medidas provocaram repercussão negativa no mercado financeiro: o Ibovespa apresentou retração, com baixa foi de 0,44%, o que fez o indicador fechar com 137.272 pontos. O dólar registrou alta de 0,32% e encerrou valendo R$ 5,66. Por causa dessa repercussão, o governo decidiu revogar parte das mudanças anunciadas.
Um dos recuos diz respeito às aplicações de investimentos de fundos nacionais no exterior. Originalmente, a alíquota para tal movimentação era zero. Com as mudanças anunciadas nessa quinta, foi implementada a taxação equivalente a 3,5%. Com o recuo divulgado, o IOF volta, portanto, a não incidir sobre esse tipo de transação.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Após negativa da SEAP, familiar de detenta divulga nota de esclarecimento e denuncia preconceito
28/05/2025

Foto: Sandro Menezes
A negativa da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) ao pedido de acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para a apenada do regime semiaberto Yasmin Dantas Forte Belo repercutiu nas redes sociais e na opinião pública. Em resposta, a equipe de Yasmin divulgou uma nota de esclarecimento nesta terça-feira (28), reforçando sua trajetória de ressocialização e denunciando o preconceito enfrentado.
Na nota, familiares e apoiadores destacam o histórico da apenada durante os três anos em que esteve em regime fechado. Segundo o comunicado, Yasmin concluiu uma graduação, realizou mais de 60 cursos, incluindo uma formação em Marketing Digital, e ainda trabalhou dentro da unidade prisional, comportamento que contribuiu para sua progressão de regime.
A equipe reforça que, atualmente, Yasmin exerce função administrativa por meio de um processo seletivo interno, autorizado legalmente. “Essa é a verdadeira ressocialização, prevista por lei e garantida a qualquer pessoa que busca reconstruir a vida com dignidade”, diz um trecho da nota.
A manifestação também critica a exposição da imagem de Yasmin e a divulgação de informações sigilosas.
A nota encerra com um apelo contra o preconceito e a desinformação que, segundo a equipe, ainda dificultam o processo de reintegração social de pessoas egressas do sistema prisional.
Confira a nota na íntegra:

a SEAP teria negado o pedido alegando “grande número de demandas sobre sua responsabilidade”.
Blog do BG
Essa publicação é um oferecimento
Justiça do Trabalho de Salvador analisa pedido de licença-maternidade para “mãe” de bebê reborn
28/05/2025

Foto: reprodução
Um caso inusitado chegou à Vara do Trabalho de Salvador. A autônoma Maíra Campos Leite ingressou com uma ação trabalhista contra uma empresa, pleiteando o reconhecimento de sua maternidade afetiva em relação a uma bebê reborn e, consequentemente, o direito à licença-maternidade e ao salário-família.
Segundo a petição inicial, Maíra considera a boneca, a quem deu o nome de Olívia, como sua filha, com quem estabeleceu forte vínculo emocional. Ao comunicar a situação à empresa e solicitar os benefícios previstos na legislação trabalhista para mães, a recepcionista foi alvo de zombarias e comentários vexatórios, sendo inclusive orientada a “procurar um psiquiatra”.
A defesa da trabalhadora fundamenta o pedido no princípio da dignidade da pessoa humana e no direito ao livre desenvolvimento da personalidade, alegando que o vínculo com a filha reborn é legítimo sob a perspectiva afetiva e emocional.
A advogada da autônoma argumenta que o direito contemporâneo reconhece a maternidade socioafetiva e que esse entendimento deveria ser estendido ao âmbito trabalhista.
Além da rescisão indireta do contrato de trabalho, com o pagamento de todas as verbas rescisórias, a trabalhadora pede indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil, alegando abalo psicológico e humilhação. Ela também requer, em tutela antecipada, o imediato reconhecimento da rescisão do vínculo empregatício, com a liberação do FGTS, multa de 40% e guia do seguro-desemprego.
O processo será analisado pela Justiça do Trabalho da 5ª Região.
Essa publicação é um oferecimento
Questão de conceder visto é da alçada do país que emite, diz Mauro Vieira
28/05/2025
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta quarta-feira (28), que decisão de conceder, ou não, vistos à estrangeiros é “exclusivamente” da alçada do país que o emite.
Durante uma audiência na Câmara dos Deputados, o ministro afirmou: “É uma decisão soberana de um país, conceder, ou negar e não tem que dar explicação”.
“A questão de conceder visto é uma questão única e exclusivamente da ossada do país que emite o visto”, acrescentou.
A fala ocorre no mesmo dia em que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou a restrição de vistos para estrangeiros, incluindo autoridades, que “censurem” americanos.
Embora o secretário não tenha esclarecido mais detalhes, nem tenha citado nenhum caso em específico, na publicação, ele afirma que autoridades estrangeiras tomaram “ações flagrantes de censura contra empresas de tecnologia americanas e cidadãos e residentes americanos quando não têm autoridade para fazê-lo”.
Ao ser questionado pelos parlamentares sobre o assunto, Mauro Vieira reforçou a importância de que o Brasil tenha também uma exigência de visto para muitos países”.
“Precisa ter um controle sobre as pessoas que entram”, afirmou.
“Os Estados Unidos são livres, a Europa também, todos os países são livres. Todos que querem viajar têm os encontros, as atividades que quiserem, cada um responde por si”, completou Vieira.
CNN
Essa publicação é um oferecimento












