Notí­cias

Notí­cias

VÍDEO: Acidentes complicam o trânsito na Ponte Newton Navarro em Natal

30/05/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Dois acidentes registrados na manhã desta quinta-feira (30) deixaram o trânsito lento na Ponte Newton Navarro, zona norte de Natal, no sentido do bairro Santos Reis. De acordo com a Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), um dos acidentes teve vítima.

As equipes de agentes de mobilidade da STTU e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram deslocadas para o local e atuam no atendimento e na organização do tráfego.

Diante da situação, a STTU orienta os motoristas a evitarem a região neste momento e optarem pela Ponte de Igapó como rota alternativa.

Ainda não há informações sobre o estado de saúde da vítima nem previsão para a liberação completa da via.

 

Fonte: BNews/BG

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Notí­cias

Aniversariante do Dia: Minha Mãe, Marilene Montoril

30/05/2025

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas sorrindo e texto

Aniversariante do dia, minha mãe Dona Marilene Montoril, 86 anos, ladeada pelo seu irmão o médico pneumologista, Dr. Marcelo Montoril (Foto: arquivo familiar)

 

Feliz Aniversário, Mãe! Que Deus te abençoe com mais um ano de vida, saúde, paz e alegria! Que sua jornada seja sempre repleta de luz e bênçãos. Te amo!

Para meditação na palavra de Deus:

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.

Livro de Salmos Cap: 90:12

 

Por Marco Montoril

 

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Notí­cias

Prefeito Jaime Calado anuncia nova linha de ônibus ligando o bairro Jardins ao centro de São Gonçalo

30/05/2025

                                                               

Foto: Divulgação 

 

Ao lado do diretor do Departamento Municipal de Trânsito de São Gonçalo – Demutran, o prefeito Jaime Calado anunciou, nesta quinta-feira (29), a criação de uma nova linha de ônibus que ligará o bairro Cidade das Rosas ao centro do município. A iniciativa tem como objetivo ampliar a oferta de transporte público e facilitar o deslocamento dos moradores da região.

Segundo o prefeito, a nova linha atenderá uma demanda antiga da população. “Estamos trabalhando para garantir mais mobilidade urbana e qualidade de vida para o povo de São Gonçalo. Essa nova linha vai beneficiar diretamente centenas de famílias que precisam se deslocar diariamente para trabalhar, estudar e acessar serviços no centro da cidade”, afirmou Jaime Calado.

O itinerário inicia pelo Conselho Comunitário do Cidade das Rosas, e segue para Cidade das Rosas II (terceira rotatória), Cidade das Flores, Natal Moda Shopping, BR-406 (via Posto da Skol), Golandim (Rua São Francisco), Nova estrada do Golandim a Santo Antônio, Residencial Ruy Pereira, Rua Otavio Augusto Barbosa (Rua do Cemitério), Centro Pediatrico no bairro Santa Terezinha, e finaliza o percurso na Prefeitura Municipal, retornando pelo mesmo trajeto.

A nova linha começa a operar na próxima segunda-feira (02 de junho) a partir das 6h da manhã. Essa é mais uma ação do novo governo Jaime Calado que está sendo viabilizada após muito planejamento e ouvindo a população que busca novas linhas e ampliação do sistema público de transporte municipal.

 

Essa publicação é um oferecimento

MF CHAVES - CELULARES E ACESSÓRIOS

Notí­cias

TV Ponta Negra recebe homenagem pelos 38 anos na Assembleia Legislativa do RN

29/05/2025

A TV Ponta Negra foi homenageada nesta quinta-feira (29) pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte pelos 38 anos de fundação. A homenagem teve como propositor o deputado Ubaldo Fernandes.

Em sessão solene realizada no período da tarde, foram homenageados os funcionários: Flávio Gentil Lisboa de Araújo, Francisco Lucian Martins, Francisco Paulo Gomes Barbosa, Ivanilda Rosilene de Souza Silva, Luiz Augusto Barreto, Pedro Sotero Rosa e Rogério Fernandes, além dos ex-funcionários João Bosco Afonso e Paulo Victorino do Nascimento.

Também foi homenageado o empresário Leôncio Medeiros Filho, da rede de supermercados Nordestão, por ser o cliente mais antigo da emissora potiguar.

Ivanilda Gomes, que trabalha na emissora há 35 anos, relatou a sua alegria em receber essa homenagem. “Eu nunca recebi uma homenagem dessa em toda minha vida e estou me achando muito especial.”

Para a presidente da TV Ponta Negra, Miriam de Sousa, essa homenagem é muito importante para nossa empresa: “É um reconhecimento pelo trabalho e pela trajetória de sucesso da primeira televisão comercial do Rio Grande do Norte”.

Fonte: Ponta Negra News

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

Desligamento em massa na FUNPEC-UFRN atinge funcionários e bolsistas

29/05/2025

Foto: reprodução/Funpec

 

O BLOGDOBG recebeu informações sobre um desligamento em massa ocorrido FUNPEC-UFRN (Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura).

Somente no projeto da Superintendência de tecnologia da informação da UFRN (STI/UFRN) foram desligados pelo menos 27 funcionários que tinham vínculo CLT com a Fundação.

Além destes funcionários também foram desligados da instituição 25 bolsistas.

 

Fonte: BG

Essa publicação é um oferecimento

MF CHAVES - CELULARES E ACESSÓRIOS

Notí­cias

Prefeita Nilda conquista reajuste de 32,61% para os servidores efetivos da Assistência Social de Parnamirim

29/05/2025

A valorização dos servidores municipais segue sendo uma das principais marcas da gestão da prefeita Nilda Cruz, em Parnamirim. Nesta quarta-feira (28), o projeto de iniciativa do Poder Executivo que concede um reajuste remuneratório aos servidores efetivos da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, no percentual total de 32,61%, sendo implementado em quatro parcelas sucessivas, foi aprovado pela Câmara Municipal. A primeira parcela do benefício de 10,18% já será inserida na folha deste mês de maio.

“Essa era uma conquista aguardada pelos profissionais efetivos da Assistência Social de Parnamirim há bastante tempo e a nossa gestão com apenas cinco meses já conseguiu garantir essa conquista remuneratória em um patamar bem vantajoso, corrigindo anos de distorções e injustiças. As dificuldades financeiras ainda são enormes, mas não mediremos esforços para oferecer melhores condições de trabalho para o funcionalismo público municipal da nossa cidade”, ressaltou a prefeita Nilda.

A prefeita agradeceu ainda a sensibilidade dos vereadores de Parnamirim que aprovaram a proposta encaminhada pelo executivo. O reajuste de que trata esta Lei incidirá sobre o vencimento base dos seguintes cargos: Administrador; Advogado; Assistente Social; Contador; Cuidador Social; Educador Social; Terapeuta Ocupacional; Nutricionista; Pedagogo; Psicólogo e Sociólogo.

 

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

IBGE: desemprego fica estável em 6,6% no trimestre encerrado em abril

29/05/2025

Foto: Wey Alves/Metrópoles

 

A taxa de desemprego no Brasil foi de 6,6% no trimestre encerrado em abril — a variação mostra certa estabilidade em relação ao trimestre de novembro de 2024 a janeiro de 2025 (6,5%).

Esta é a menor variação da taxa na série histórica, iniciada em 2012, para os trimestres fechados em abril. Até então, a menor marca tinha sido observada no trimestre de 2024, com nível de desemprego em 7,5%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (29/5).

Segundo o IBGE, o destaque veio do contingente de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, que atingiu patamar recorde, com 39,6 milhões de pessoas no mercado de trabalho formal.

No período, o número de pessoas em busca de trabalho (população desocupada) chegou a 7,3 milhões e apresentou estabilidade na comparação com o trimestre encerrado em janeiro de 2025 (7,2 milhões).

Também ficou estável a população ocupada. Em 2025, o Brasil ganhou 2,4 milhões de pessoas no mercado de trabalho, um aumento de 2,4% no ano. Ao todo, 103,3 milhões têm um emprego no país.

Desemprego em 2024

No ano passado, a quantidade de pessoas desocupadas (que não estavam trabalhando e que procuravam por emprego) totalizou 7,4 milhões e foi o menor contingente em uma década, ou seja, desde 2014 (7 milhões).

O nível de ocupação (percentual de pessoas em idade apta a trabalhar) de 2024 foi estimado em 58,6% e ultrapassou o recorde anterior de 2013, quando o índice era de 58,3%.

Em 2024, o país teve 103,3 milhões de pessoas trabalhando — novo recorde dentro da série iniciada em 2012.

O Brasil criou 1,69 milhão de empregos formais (com carteira assinada) em 2024. Esse número representa alta de 16,5% em comparação a 2023, quando foram criados 1,45 milhão de postos desse tipo.

Brasil tem 7,3 milhões de desempregados

O IBGE estima que a força de trabalho (pessoas ocupadas e desocupadas) do Brasil chegou a 110,5 milhões de pessoas no trimestre encerrado em abril — um crescimento de 0,3% frente ao trimestre de janeiro.

A população desocupada (quem não estava trabalhando e procurava por emprego) ficou estável no trimestre. Há 7,3 milhões estão desempregados no país. Em relação ao mesmo período de 2024, esse contingente recuou 11,5% (menos 941 mil pessoas).

A população ocupada (ou seja, em idade apta para trabalhar) também apresentou estabilidade, totalizando 103,3 milhões de pessoas no mercado de trabalho. Além disso, o número de empregados subiu 2,4% no ano.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Notí­cias

Fiscalização com radares na Felizardo Moura voltam a partir de 15 de junho

29/05/2025

Foto: STTU

 

Motoristas que trafegam pela Avenida Felizardo Moura devem redobrar a atenção. A fiscalização eletrônica por meio de radares será retomada a partir do dia 15 de junho. Para tanto, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) iniciou uma campanha educativa para orientar sobre os novos limites de velocidade na via.

Após recentes intervenções na avenida, os limites de velocidade foram redefinidos em dois períodos: 50 km/h das 5h às 23h e 70 km/h das 23h às 5h. Ao todo, oito radares, organizados em quatro pares, já estão instalados e entrarão em operação para autuar os motoristas que ultrapassarem os limites estabelecidos, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo o CTB, o excesso de velocidade em vias com limite de 50 km/h é penalizado de forma progressiva, com multas que variam de R$ 130,16 a R$ 880,41, e perda de 4 a 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Acima de 75 km/h, o condutor ainda pode ter a suspensão imediata do direito de dirigir.

A iniciativa visa aumentar a segurança no trânsito e reduzir os índices de acidentes em uma das principais ligações entre a zona Norte e o centro da capital potiguar. Segundo a STTU, com a conscientização e o reforço da fiscalização, a expectativa é que o número de infrações e acidentes na avenida diminua significativamente.

 

Tribuna do Norte

Essa publicação é um oferecimento

JC Equipadora

Notí­cias

Prefeitura de Extremoz lança programa de distribuição gratuita de absorventes para combater a pobreza menstrual

29/05/2025

Foto: Reprodução

 

A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria Municipal das Mulheres, lançou oficialmente o programa de distribuição gratuita de absorventes higiênicos, reafirmando o compromisso da gestão da prefeita Jussara Sales com a dignidade, a equidade e a saúde das mulheres extremozenses.

A ação marcou o Dia Internacional da Higiene Menstrual (28 de maio) e tem como objetivo combater a pobreza menstrual, promovendo acesso a itens básicos de higiene para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa é coordenado pela secretária Sheyla Freitas, que destacou a importância da iniciativa para garantir que “menstruar não seja um peso, nem um obstáculo à cidadania”.

Para ter acesso ao benefício, é necessário:

•Ter entre 10 e 49 anos;

•Estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico);

•E se enquadrar em pelo menos um dos critérios: renda familiar de até R$ 218 por pessoa; ser estudante da rede pública com renda de até meio salário mínimo per capita; ou estar em situação de rua.

Cada beneficiária terá direito a 40 absorventes a cada 56 dias, conforme as diretrizes do programa.

“Esse é um passo importante para garantir que meninas e mulheres não faltem à escola, ao trabalho ou sofram constrangimentos por falta de um item básico. Estamos falando de saúde pública, dignidade e justiça social”, ressaltou a prefeita Jussara Sales.

A iniciativa integra a política municipal de atenção às mulheres e reforça o compromisso da gestão com a promoção da igualdade de direitos e o combate à desigualdade menstrual, uma realidade ainda enfrentada por milhares de brasileiras.

Mais informações estão disponíveis no portal oficial:

www.extremoz.rn.gov.br

 

 

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Notí­cias

Doenças respiratórias representam 44% dos casos de internação de crianças no RN

29/05/2025

Leito infantil em hospital — Foto: Agnes Cavalcante/Sesacre/ARQUIVO

 

As doenças respiratórias representavam, nesta quarta-feira (28), 44% dos casos de internação de crianças e adolescentes em leitos pediátricos na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte. Os dados foram repassados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) a pedido do g1.

De acordo com a Sesap, na média geral dos leitos – considerando os adultos e neonatal, além dos pediátricos – os doentes respiratórios representavam 14% do total das internações.

Apesar da proporção maior nos leitos pediátricos, a pasta informou que a situação é tida como controlada no momento.

No Rio Grande do Norte, nesta quarta (28), havia 84 crianças internadas em leitos pediátricos na rede pública de saúde do RN com doenças respiratórias, segundo a Sesap. Dessas, 21 estavam em UTIs e 63 em enfermarias.

 

Fonte: g1RN

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Notí­cias

Bastante abalado, Zé Felipe chora ao cantar “Só Tem Eu” em primeiro show após separação de Virginia

29/05/2025

                                                                         

Foto: Reprodução

 

O cantor Zé Felipe não segurou a emoção ao realizar seu primeiro show após o anúncio da separação de Virginia Fonseca. Emotivo com a notícia compartilhada nesta terça (27), o cantor ainda assim subiu ao palco do festival Queima das Fitas, em Coimbra, Portugal, nesta quarta (28), para sua apresentação, e acabou chorando ao cantar uma música feita para a ex.

O cantor caiu no choro justamente ao cantar Só Tem Eu — música composta por ele para a ex-esposa.

A faixa foi um dos maiores sucessos de sua carreira e ganhou um videoclipe com a participação da influenciadora.

Virginia, que acompanha o ex-marido na viagem, registrou todos os momentos do show de Zé direto da lateral do palco. “Zé emocionou”, publicou ela em momento em que o cantor performava a emotiva “Só Tem Eu”, cujo clipe é protagonizado por ela mesma.

Em uma outra postagem, Virginia se filmou cantando a música. “Hoje cantando e sofrendo com motivo”, escreveu.

Mais cedo, Virginia mostrou detalhes de seu look para curtir o show do ex em Portugal. Em suas redes sociais, a influenciadora contou ainda que está dividindo o quarto do hotel com Maressa, a assessora de imprensa de Zé.

 

Gshow

 

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Notí­cias

Brasil pode registrar neve pela primeira vez no ano

29/05/2025

Arvoes e gramas com gelo e orvalho.

O Brasil pode ter neve pela primeira vez no ano entre a noite desta quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29).

A previsão de neve é para as serras gaúchas e catarinense, além do sul do Brasil, como Paraná, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia também: Chuvas intensas no RN: Inmet faz alerta para 50 cidades

As mínimas devem ficar abaixo de zero grau na serra de Santa Catarina. Em São Joaquim, muitos turistas foram à cidade na expectativa de ver o fenômeno. Os hotéis e pousadas da cidade estão com 90% de ocupação.

 

Ponta Negra News

Essa publicação é um oferecimento

AABB - JOÃO CÂMARA

Notí­cias

VÍDEO: Veja buscas na mansão de MC Poze do Rodo ao ser preso por elo com o Comando Vermelho

29/05/2025

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Metro?poles (@metropoles)

Equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, prenderam temporariamente o cantor Marlon Brendon Coelho Couto, conhecido como MC Poze do Rodo. As investigações apontam para uma sólida relação do artista com integrantes da cúpula da facção criminosa Comando Vermelho (CV).

O funkeiro é presença constante em festas realizadas pelos criminosos dentro de comunidades como o Complexo do Alemão e a Cidade de Deus, sempre com um arsenal de fuzis sendo exposto em meio à multidão.

As apurações da DRE identificaram que Poze mantinha “ligação sólida” com faccionados, fazendo shows supostamente comprados pelo CV e, com isso, fomentava a lavagem de dinheiro do tráfico.

Os investigadores conseguiram provas robustas para sustentar o pedido de prisão preventiva do artista pelo elo que ele mantém com os criminosos, ajudando, inclusive, a propagar o nome da facção.

Recentemente, Poze comemorou nas redes sociais uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro que determinou a devolução de carros de luxo e joias apreendidos durante uma operação da Polícia Civil, em novembro de 2024.

Carrões e joias

A decisão foi proferida pelo juiz Thales Nogueira, da 1ª Vara Criminal Especializada em Organização Criminosa, que aceitou parcialmente os pedidos da defesa de Poze e de sua esposa, Viviane.

O processo tramita em segredo de Justiça. Entre os itens restituídos, estão veículos de luxo – como uma Land Rover, uma BMW e um Honda HR-V – além de diversas joias.

 

Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

SUPERMERCADO ECONOMICO

Notí­cias

Brasileiros trabalham até hoje somente para pagar impostos

29/05/2025

                                                                           Foto: Freepik

 

O brasileiro precisará trabalhar até o dia 29 de maio só para pagar impostos em 2025, segundo cálculos do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Isso significa que a população praticamente trabalhará apenas para o governo até a próxima quinta-feira, o que totalizará 149 dias.

Isso significa que a tributação, em relação à renda, patrimônio e consumo, levando-se em conta o rendimento médio do brasileiro (média entre a faixas de cálculo no estudo), está atualmente em 40,82%.

E este ano nem foi o recorde registrado pelo IBPT: entre 2016 e 2019, foram necessários 153 dias para pagar as taxas, impostos e contribuições exigidas pelo poder público. No ano passado, essa conta também chegou a 149 dias.

Nesta terça-feira, o Impostômetro, que faz em tempo real o cálculo de impostos, taxas e contribuições, já bateu em R$ 1,617 trilhão.

Além da alta carga tributária, que consome quase cinco meses inteiros dos rendimentos dos brasileiros, outro estudo do IBPT, o Índice de Retorno ao Bem Estar da Sociedade, aponta que o Brasil, entre os 30 países de maior carga no mundo, é aquele que dá o pior retorno à sua população, em relação aos valores arrecadados — com direcionamento à melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Segundo o IBPT, hoje se trabalha mais do que o dobro do que se trabalhava na década de 1970, só para pagar a tributação.

O levantamento base para o cálculo do número de dias trabalhados foi feito por faixa de renda, considerando-se o período de maio de 2024 a abril de 2025. Utilizou-se, para fins tributários, a faixa mensal de rendimento de até R$ 3.000,00 (classe baixa), de R$ 3.000,00 a R$ 10.000,00 (classe média) e acima de R$ 10.000,00 (classe alta).

 

InfoMoney

Essa publicação é um oferecimento

JD INFORMÁTICA

Notí­cias

Natal concentra mais de 75% dos empregos criados em abril no RN

29/05/2025

Foto: Alex Regis 

 

Dos 2.927 empregos gerados no Rio Grande do Norte no mês de abril, Natal foi responsável por 75,8% dessas vagas. Os dados foram divulgados na quarta-feira (28), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de abril. O resultado é fruto de 22.089 admissões e 19.162 desligamentos no período no RN.

Na capital potiguar, foram 10.030 contratados e 7.810 demissões, gerando um saldo de 2.220 empregos. É o maior saldo mensal desde o período pré-pandemia. Procurado o prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil) comemorou os números de empregos gerados em Natal, no mês de abril.

“Nossa gestão é pautada em ações que estimulem o bom ambiente de negócios e a nossa economia. Assim, vamos impulsionar o setor produtivo e chegar mais próximo do nosso objetivo principal, que é criar cada vez mais meios de renda e de postos de trabalho para os natalenses. Nesse sentido, resultados como o novo Caged indicam que estamos no caminho certo, trabalhando forte para promover o desenvolvimento em nossa cidade e priorizando as pessoas nesse contexto”, afirma o prefeito Paulinho.

O salto dos empregos em Natal foi puxado pelo setor de serviços, que contou com 5.415 admissões e 3.723 desligamentos, produzindo 1.692 novos empregos, o que corresponde a 64,14% do total de trabalhos dessa categoria no Rio Grande do Norte.

Para se ter noção da importância dos números, no mês de março, em Natal, o mesmo setor de serviços fechou com saldo negativo de empregos, com -170. Foram 4.766 admissões e 4.936 desligamentos. Ou seja, houve mais demissões do que contratações.

O setor de serviços é conhecido como o setor terciário da economia brasileira, que vai do papel do comércio de bens à prestação de serviços. O que inclui o comércio, transportes, comunicação, setor de alimentos, administração pública e demais serviços.

O segundo grupo econômico que mais gerou empregos em Natal foi a indústria, no qual apresentou um saldo positivo de 487 postos de trabalho. Com 991 admissões e 504 desligamentos.

 

Tribuna do Norte 

Essa publicação é um oferecimento

IMPOSTO DE RENDA - R CRUZ ASSESSORIA

Notí­cias

Máquina pública ficaria em situação delicada sem alta do IOF, afirma Haddad

29/05/2025

                                                             Foto: Lucio Tavora/Xinhua

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira ter explicado aos presidentes da Câmara e do Senado que o funcionamento da máquina pública ficaria em situação “delicada” sem o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) definido pelo governo.

Haddad se reuniu com Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para discutir a alta do tributo, anunciada pelo governo na semana passada como forma de elevar a arrecadação e equilibrar as contas públicas, em conjunto com um congelamento de gastos públicos.

“São R$ 30 bilhões de cortes de despesas, sendo R$ 10 bilhões de bloqueio e R$ 20 bilhões de contingenciamento, e R$ 20 bilhões de receitas adicionais para cumprir as metas fiscais”, afirmou o ministro.

“Expliquei as consequências em caso de não aceitação da medida [do IOF], o que acarretaria em termos de contingenciamento adicional. Nós ficaremos num patamar bastante delicado do ponto de vista do funcionamento da máquina pública do Estado brasileiro.”

Antes da reunião, Motta classificou o aumento do IOF como infeliz, enquanto Alcolumbre acusou o governo de usurpar poderes com a medida. Questionado sobre uma possível revogação da medida tributária por parte do governo respondeu: “Eu não vim discutir a revogação. O que está sendo discutido é a revogação pelo Congresso.”

A oposição apresentou nos últimos dias uma série de PDLs (Projetos de Decreto Legislativo) que visam cancela os efeitos da medida do governo. O presidente da Câmara planeja levar o assunto ao colégio de líderes nesta quinta-feira (28), mas disse antes da reunião que a simples derrubada da medida não seria boa para o país.

Haddad disse ter recebido os presidentes das casas do Congresso um pedido de apresentação de “medidas estruturantes, que mexessem com outros aspectos do Orçamento, como gasto primário, gasto tributário”, pensando no médio e no longo prazo.

Implementado na semana passada, o aumento do IOF vem sendo alvo de críticas de setores empresariais e de parlamentares. Na Câmara, até mesmo partidos que integram a base aliada do governo indicaram que poderiam votar favorável ao PDL —foram protocolados mais de 20 projetos desse tipo que miram sustar o decreto do Executivo.

A ideia do encontro entre as autoridades nesta quarta era discutir alternativas ao texto e, assim, evitar que os parlamentares aprovem um projeto que suste os efeitos da norma do Executivo.

 

Folha de S.Paulo

 

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Notí­cias

‘Deus deixou o sertão sem água porque sabia que eu seria presidente’, diz Lula na Paraíba

29/05/2025

                                           Foto: Ricardo Stuckert / PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (28), durante discurso da entrega do Ramal do Apodi, em Cachoeira dos Índios, na Paraíba, que a histórica seca no Sertão nordestino seria parte de uma missão divina para que ele, um dia, levasse água à região como presidente da República.

A cerimônia marcou a entrega de uma das obras do novo PAC, focada em infraestrutura hídrica da região.  Durante o discurso, Lula lembrou a importância da obra para a região Nordeste.

“Porque era uma obra que muita gente não acreditava que a gente pudesse fazer, porque fazia 179 anos, eu não estou falando de 10 anos, estou falando de 179 anos que se prometia água para essa região”, afirmou Lula, durante o discurso.

“E eu, graças a Deus, descobri uma coisa. Deus deixou o sertão sem água porque ele sabia que eu ia ser presidente da República e que eu ia trazer água para cá. Ele sabia que somente uma pessoa que tinha passado fome, somente uma pessoa que com sete anos de idade carregava pote de água na cabeça”, afirmou o presidente.                      

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Blog de Daltro Emerenciano (@blogdedaltroemerenciano)

Lula lembrou a importância das obras e disse que a decisão do projeto foi “a mais importante que ele já tomou na vida”.

Mais cedo, ele assinou uma ordem de serviço para ampliação das obras de integração do Rio São Francisco em quatro estados, durante visita a Salgueiro (PE).

O projeto de transposição é a maior obra de infraestrutura hídrica da América Latina, e foi oficialmente lançado em junho de 2007, após décadas de debates sobre a necessidade de levar as águas do “Velho Chico” para regiões historicamente castigadas pela escassez de água.

 

G1

 

Essa publicação é um oferecimento

JF TECNOLOGIA

Notí­cias

Senado aprova projeto que proíbe atletas e influencers em anúncio de bets

29/05/2025

                                                                     Foto: Reprodução

 

O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (28), projeto que cria regras para publicidade relacionadas às apostas de quotas fixas, conhecidas como bets. A proposta segue agora para a Câmara. O texto impõe uma série de restrições, entre elas uma que proíbe atletas, artistas e influenciadores de participem de peças publicitárias.

A proposta foi aprovada em votação simbólica. Mais cedo, o texto havia passado pela Comissão de Esportes. Para ser votado hoje no plenário, os senadores aprovaram um requerimento de urgência para inclusão da matéria na pauta.

O texto abre exceção para antigos atletas. Profissionais que encerraram a carreira esportiva há, no mínimo, cinco anos, podem participar de peças publicitárias de bets.

Já a publicidade em TV e rádio terão restrição de horário. Propagandas veiculadas na televisão aberta, assinatura, serviços de streaming, redes sociais e demais provedores de internet só podem ser exibidas entre 19h30 e 0h. No rádio, entre 9h e 11h e entre 17h e 19h30.

Também estão proibidas peças direcionadas ao público infantojuvenil. Pelo texto, estão vedadas animações, desenhos, mascotes, inclusive produzidos por inteligência artificial que estimulem crianças e adolescentes.

 

CNN Brasil

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Notí­cias

MC Poze do Rodo é preso por apologia ao crime e por envolvimento com o tráfico de drogas

29/05/2025

                                                             Foto: Reprodução/ TV Globo

 

O cantor Marlon Brandon Coelho Couto, o MC Poze do Rodo, foi preso no fim da madrugada desta quinta-feira (29) por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Ele é investigado por apologia ao crime e por envolvimento com o tráfico de drogas.

Policiais cumpriram o mandado de prisão temporária na casa dele, em um condomínio de luxo no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Poze não quis dar declarações ao sair de casa e ao chegar à Cidade da Polícia. Ao g1, o advogado Fernando Henrique Cardoso Neves, que faz a defesa do funkeiro, afirmou que “vai ver o que é” a nova prisão do artista para depois comentar o caso.

De acordo com as investigações, Poze realiza shows exclusivamente em áreas dominadas pelo Comando Vermelho (CV), com a presença ostensiva de traficantes armados com fuzis, a fim de garantir a “segurança” do artista e do evento.

Ainda de acordo com a DRE, o repertório das músicas de Poze “faz clara apologia ao tráfico de drogas e ao uso ilegal de armas de fogo” e “incita confrontos armados entre facções rivais, o que frequentemente resulta em vítimas inocentes”.

A delegacia afirma que shows de Poze são estrategicamente utilizados pela facção “para aumentar seus lucros com a venda de entorpecentes, revertendo os recursos para a aquisição de mais drogas, armas de fogo e outros equipamentos necessários à prática de crimes”.

“A Polícia Civil reforça que as letras extrapolam os limites constitucionais da liberdade de expressão e artística, configurando crimes graves de apologia ao crime e associação para o tráfico de drogas. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e os financiadores diretos dos eventos criminosos”, declarou a instituição.

 

G1

Essa publicação é um oferecimento

Drogaria Bom Viver

Notí­cias

Após reunião, Haddad diz que não há alternativa para mudanças no IOF

29/05/2025

                                                                   Foto: Reprodução/CNN

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, na noite desta quarta-feira (28), que não foi discutir a revogação do decreto que aumenta a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em reunião com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Haddad disse que explicou aos presidentes das Casas Legislativas a medida do governo e as eventuais consequências se uma revogação fosse tomada. Por exemplo, contingenciamento adicional.

A declaração foi dada em entrevista coletiva após o encontro. A revogação total do decreto pelo governo é um pleito que vem crescendo dentro do Congresso por parte do centrão e da oposição. Tanto Hugo quanto Alcolumbre também já criticaram duramente a iniciativa do governo de aumentar o IOF.

“Não vim discutir a revogação, porque o que está sendo discutido é a revogação pelo Congresso”, declarou Haddad.

Ele indicou que o governo não pretende, no momento, mexer mais no decreto sobre o assunto.

“No momento não há decisão tomada sobre o decreto”, prosseguiu.

Questionado se já não haveria alguma alternativa, ele disse: “Neste momento? Não”.

Haddad disse que “fizemos a correção necessária para aquilo o que foi alterado”, em referência ao recuo parcial do governo.

Questionado pela CNN se o Legislativo iria derrubar o decreto, Haddad respondeu que é uma “atribuição do Congresso”.

O ministro relatou que foi feito um pedido na reunião para que a equipe econômica apresente ao Congresso “medidas de médio e longo prazo mais estruturantes”, que mexam com outros aspectos do Orçamento, como gasto primário e gasto tributário.

Ainda segundo Haddad, em 2025 há certa dificuldade por normas constitucionais de noventena e anualidade, mas se colocou à disposição para tocar o assunto.

“Expliquei o problema de curto prazo que nós temos. Mas falei que é absolutamente possível pensar numa agenda estruturante que tivesse pertinência o Congresso se debruçar imediatamente.”

Haddad e os presidentes das Casas devem voltar a se reunir depois da semana que vem, porque a agenda interessa ao governo também, ressaltou o ministro.

Questionado sobre críticas de Alcolumbre à medida do governo quanto ao IOF, Haddad buscou minimizar, e defendeu ter uma boa relação com ele. Disse ainda que, mais cedo, recebeu um telefonema “muito generoso” do Hugo Motta para se reunirem.

Além de Haddad, Motta e Alcolumbre, também estiveram presentes na reunião a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e outros membros da equipe econômica.

A avaliação de participantes da reunião é que o governo ganhou cerca de dez dias antes que os presidentes da Câmara e do Senado eventualmente decidam pautar a revogação do decreto do IOF. Semana que vem não deverá haver sessões no Congresso devido a um evento do Brics.

Randolfe Rodrigues afirmou que, no encontro, foi falado que há um ambiente no Congresso pela revogação. Mas o governo externou as consequências, como possível shutdown, a paralisação da máquina pública.

 

CNN

 

Essa publicação é um oferecimento

IMPOSTO DE RENDA - R CRUZ ASSESSORIA

Primeira páginaAnterior Próxima Última página