Notícias
Grupo Nordestão assumirá operações da Rede Cidade e anuncia chegada a Mossoró
05/06/2025

Foto: reprodução
O Grupo Nordestão realiza nesta quinta-feira (5), às 10h, uma coletiva de imprensa para anunciar oficialmente sua chegada a Mossoró, onde assumirá as operações da Rede Cidade.
O evento ocorrerá no Centro de Distribuição da rede, no bairro Planalto, e contará com a presença de sócios e executivos dos dois grupos.
Na ocasião, serão apresentados os planos de expansão e investimentos na região, marcando um novo capítulo para o varejo local. A aquisição é considerada estratégica e promete movimentar a economia e o setor supermercadista do Oeste potiguar.
Blog do BG
Essa publicação é um oferecimento
Gerente demitido após polêmica com padre Fábio de Melo processa religioso
05/06/2025

Fotos: Rede Globo | reprodução/instagram
O gerente Jair José Aguiar, que foi demitido de uma cafeteria após uma polêmica com o padre Fábio de Melo, em Joinville (SC), entrou com uma ação contra o religioso na Justiça. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Turismo, Hospitalidade, Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sitratuh), que acolheu o gerente em sua acusação.
No início de maio, segundo seu relato nas redes, Melo entrou na cafeteria na cidade catarinense e percebeu que os preços de dois potes de doce de leite estavam diferentes. Segundo ele, após reportar isso a uma funcionária, o então gerente teria sido grosseiro com ele. A polêmica resultou na demissão do profissional.
Conforme o Sitratuh, todo o suporte jurídico tem sido oferecido a Jair desde o dia seguinte à demissão. “A ação cível contra o influenciador religioso já foi distribuída e está em trâmite. Agora, será protocolada uma ação trabalhista contra a empresa”, disse o advogado Eduardo Tocilo.
Segundo o especialista, fatos de grande repercussão como o que aconteceu com Jair podem servir de aprendizado na internet.
Procurado, Jair não respondeu. Pelas redes sociais, ele diz que tem sido alvo de julgamentos e comentários maldosos. Tudo devido à polêmica que envolveu uma suposta briga entre ele e o padre na cafeteria. Jair desmente a versão do religioso e diz que não dirigiu a palavra a ele.
“Quero poder andar na minha cidade com dignidade, ter coragem de sair na rua. Me falam que sou a vergonha nacional, estou muito abalado, minha família sofre muito”, disse ele, que também revelou estar com a saúde mental debilitada após o episódio.
Procurado, o padre Fábio de Melo também não respondeu às mensagens. Porém, ele já havia falado seu posicionamento com relação ao caso e dito que não esperava que Jair fosse demitido. Ele reforçou seu ponto de vista na discussão por conta do preço diferente de um doce de leite.
Na visão dele, Jair deveria ter honrado o preço que constava na estante e isso não justificaria um destempero do profissional. “Ele não teria que discutir com funcionária, teria que ter nos dirigido a palavra. Não há nada que um sorriso no rosto não resolva. Não tenho motivo para mentir.”
O padre completou. “Nenhum gerente tem o direito de decidir qualquer coisa que contrarie a lei do direito do consumidor. Que o episódio sirva para que muita gente prejudicada veja que existe lei e ela precisa ser honrada.”
F5 – Folha de S. Paulo
Essa publicação é um oferecimento
MacaíbaPREV obtém renovação de Certificado de Regularidade Previdenciária
05/06/2025

Presidente do MacaíbaPrev, Marcelo Augusto Bezerra | Imagem: Edeilson Morais
O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Macaíba (MacaíbaPrev) teve o seu Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) renovado mais uma vez, confirmando a sua eficiência na prestação de serviços aos segurados. O anúncio foi feito pelo presidente da instituição, Marcelo Augusto Bezerra, na manhã desta quarta-feira (04/06).
O CRP é regulamentado pelo Decreto Federal nº 3.788/2001, consistindo em uma certificação essencial para a gestão de qualquer município, requerida para realização de transferências voluntárias de recursos, celebração de acordos, contratos, convênios ou ajustes, bem como de empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da Administração direta e indireta da União, bem como celebração de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais, conforme versado no texto do referido decreto.
Em suma, essa renovação atesta que o MacaíbaPrev está de acordo com as normas definidas pelo Regime da Previdência Social (RPS), o qual estabelece as regras para concessão de benefícios previdenciários, incluindo aposentadorias e auxílios, e atende às exigências dispostas na legislação.
“. O CRP demonstra o cumprimento das normas constitucionais legais, evidencia boas práticas de gestão e sustentabilidade do regime próprio de previdência e fortalece a credibilidade institucional. São 25 critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho para que o CRP saia regular administrativamente, sem ser por via judicial. MacaíbaPrev sempre cumpriu esses critérios desde a sua fundação.”, explicou Marcelo Augusto Bezerra.
O MacaíbaPrev tem sido uma referência na sua área de atuação para todo o Rio Grande do Norte. O instituto recebe frequentemente visitas de delegações de vários municípios interessadas em conhecer de perto o seu funcionamento. Entre as mais recentes, citam-se: Ceará-Mirim, Extremoz e Riachuelo.
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEOS: Humoristas defendem Leo Lins após condenação a 8 anos de prisão
05/06/2025

Foto: Reprodução/Instagram/ danilogentili
O comediante Leo Lins foi condenado, na última terça-feira (3), a 8 anos e 3 meses de prisão em regime fechado pela 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, por piadas preconceituosas feitas em um vídeo publicado no YouTube em 2022. Além da pena, a Justiça determinou que o artista pague uma multa de R$ 1,4 milhão, além de R$ 300 mil por danos morais coletivos. Com a repercussão do caso, diversos humoristas saíram em defesa de Leo.
Veja repercussão:
“Isso aqui é um absurdo. Pode-se não achar a menor graça ou até detestar as piadas de Leo Lins, mas condená-lo à prisão por elas é uma insanidade e um desserviço. Espero que essa decisão completamente descabida seja revertida”, disse Antonio Tabet no X (antigo Twitter).

Rafinha Bastos ironizou a condenação:
“Leo Lins condenado a 8 anos de prisão em uma multa milionária por causa de piadas que ele fez no palco […] A verdade é o seguinte, eu concordo completamente com essa punição, entendeu? Um artista não pode se utilizar da arte para praticar crimes”, afirmou em um vídeo no Instagram. “No entanto, temos aí Adriane [sic] Esteves, que fez aí o papel de Carminha em ‘Avenida Brasil’. Ela fez abandono de criança no lixão, assassinato, sequestro, tentativa de homicídio, adultério, estelionato e manipulação emocional. Como é que a gente prende Leo Lins e não prende essa pessoa?”
Ver essa foto no Instagram
Danilo Gentili
“Qual foi o crime do comediante Leo Lins? Contar piadas em um show de humor”, questionou Danilo Gentili durante um pronunciamento no programa The Noite. “Piadas não fraudam o INSS. Piadas não estimulam golpes. Piadas não matam gente pobre de fome. Piadas não geram gente morrendo no hospital porque o dinheiro da saúde foi desviado. Piadas não geram intolerância, não geram preconceito. Piadas são apenas piadas”
Ver essa foto no Instagram
Hélio de La Peña questionou qual o limite do humor
Ver essa foto no Instagram
Com informações de R7
Essa publicação é um oferecimento
Nova carga de ingressos para show de Whindersson Nunes em Natal será liberada dia 9 de junho
04/06/2025


Devido à grande procura, uma nova carga de ingressos para o espetáculo “Isso Definitivamente Não é um Culto”, de Whindersson Nunes, será liberada na próxima segunda-feira, 9 de junho, no site uhuu.com e na bilheteria do Teatro Riachuelo. O humorista se apresenta em Natal nos dias 31 de outubro (sexta-feira) e 1º de novembro (sábado), sempre às 21h.
Depois do sucesso com “Isso Não é um Culto”, Whindersson retorna aos palcos com um show inédito que mistura ironia, sarcasmo e sua já conhecida espontaneidade. O espetáculo aborda temas como o fim do mundo, religião, redes sociais, atualidades e dilemas existenciais, com o estilo provocativo e bem-humorado que conquistou plateias em todo o Brasil.
O show tem classificação indicativa de 16 anos, sendo necessária a presença dos pais ou responsável legal para menores de idade. A bilheteria do Teatro Riachuelo funciona de terça a sábado, das 14h às 20h (exceto feriados).
Descontos e benefícios
Além da meia-entrada legal para idosos, estudantes, professores e PCDs, o evento oferece condições especiais:
50% de desconto para clientes Unimed Natal (1 ingresso);
50% de desconto para clientes CashMais e colaboradores RedeMais (1 ingresso, exclusivamente na bilheteria);
30% de desconto para titulares do Cartão Riachuelo (até 2 ingressos por CPF).
Todos os descontos são limitados, pessoais e não cumulativos.
Com realização da Non Stop Produções e Art Rec Produções e produção local da Viva Entretenimento, o espetáculo promete reflexões afiadas e muitas risadas — uma experiência única para quem gosta de humor com identidade.
Serviço
Whindersson Nunes – Isso Definitivamente Não é um Culto
*- Teatro Riachuelo – Natal/RN
*- 31 de outubro (sexta-feira) e 1º de novembro (sábado)
*- 21h
*- Ingressos: uhuu.com e na bilheteria do teatro
*- Classificação: 16 anos
*- Realização: @vivapromocoes
*- Vendas online: @uhuuoficial
Essa publicação é um oferecimento
Professor Camarense é encontrado sem vida; Suspeita é de Suicídio
04/06/2025

Foto: reprodução
João Câmara (RN) — A cidade esta em luto nesta terça-feira (04) com a trágica notícia do falecimento do professor João Maria, conhecido por sua atuação como agente de cultura na Casa de Cultura Popular de João Câmara.
Segundo informações de amigos próximos, João Maria estava há cerca de 36 horas sem responder mensagens, o que gerou preocupação entre colegas de trabalho. Um vizinho, ao notar a ausência incomum de movimentação na residência do professor, decidiu averiguar a situação e o encontrou já sem vida, com indícios de enforcamento.
A principal suspeita, de acordo com relatos preliminares, é de suicídio. O caso está sendo tratado com cautela pelas autoridades, que aguardam os procedimentos legais para confirmar as circunstâncias da morte.
João Maria era figura conhecida e querida no meio cultural camarense, onde desenvolvia projetos artísticos e atuava na preservação da identidade cultural local. A notícia pegou a comunidade de surpresa e gerou grande comoção.
No dia 05 de maio, o professor usou a tribuna na Câmara municipal.
A matéria está em atualização.
Fonte: Blog do Jasão
Essa publicação é um oferecimento
Dois anos de exercícios físicos, para pessoas de 50 anos, são capazes de reverter o envelhecimento do coração em até 20anos
04/06/2025

Foto: Reprodução
Um estudo divulgado na revista Circulation revelou que dois anos de exercícios físicos regulares podem reverter até duas décadas do envelhecimento do coração em adultos sedentários de 50 anos. Após o programa, os corações desses participantes passaram a funcionar de forma semelhante aos de pessoas com cerca de 30 anos.
A pesquisa dividiu os voluntários em dois grupos: um praticava atividades aeróbicas com treinos intervalados de alta intensidade, enquanto o outro seguia uma rotina leve com ioga e exercícios de equilíbrio. Os resultados mostraram que apenas o grupo aeróbico teve uma melhora significativa na elasticidade do músculo cardíaco, reduzindo a rigidez do ventrículo esquerdo — um dos principais sinais de envelhecimento do coração.
O sedentarismo contribui para o enrijecimento cardíaco, o que compromete o bombeamento de sangue e eleva o risco de hipertensão e insuficiência cardíaca. Já a prática constante de exercícios preserva a flexibilidade do coração, garantindo um desempenho mais eficiente com o passar dos anos.
E o benefício vai além do coração: pesquisadores da Universidade de Harvard apontam que cada hora de exercício pode render até duas horas a mais de vida.
Viralizou
Essa publicação é um oferecimento
Freira que encantou e viralizou pela beleza se manifesta
04/06/2025

A jovem freira ortodoxa que viralizou nas redes sociais se manifestou publicamente, após ganhar notoriedade pela aparência. Irmã Eva, de 21 anos, chamou a atenção após a divulgação de um vídeo em que aparece vendendo artigos religiosos em um bar de Goiânia.
Em pronunciamento publicado nas redes oficiais da Congregação Sancta Dei Genitrix, à qual pertence, irmã Eva alertou sobre a criação de perfis falsos com o nome dela. Ela pediu que o público evite seguir ou interagir com essas contas.
“Esses perfis, por favor, não sigam, não curtam, não acompanhem, porque não são perfis reais”, pediu.
Segundo a religiosa, nem ela nem os outros membros da congregação têm perfis pessoais nas redes. Os únicos canais oficiais são as páginas institucionais: Servas de Maria Santíssima, para as irmãs, e Servos de Maria Santíssima, para os irmãos, além das contas do padre Ribamar, orientador da comunidade, e do projeto Chácara da Gruta.
Ver essa foto no Instagram
Natural de Patos de Minas (MG), irmã Eva se chamava Kamila Cardoso antes de entrar para a vida religiosa. Aos 18 anos, optou por seguir a fé ortodoxa, que não está ligada à Igreja Católica. Antes disso, teve uma breve carreira como modelo e chegou a vencer o concurso Miss Continente Teen Sol Nascente.
Ao comentar sobre o vídeo que viralizou, ela explicou que a venda de objetos como terços e medalhinhas faz parte do trabalho de evangelização da congregação.
“Mais do que uma venda, é uma evangelização”, contou, explicando que os itens religiosos têm o objetivo de aproximar as pessoas da fé e, ao mesmo tempo, ajudar a financiar os projetos sociais mantidos pela comunidade.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Moraes determina prisão preventiva de Carla Zambelli, bloqueio dos passaportes e pede inclusão da deputada em lista da Interpol
04/06/2025

Foto: reprodução/CNN
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (4) a prisão preventiva da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão inclui uma série de medidas adicionais com o objetivo de impedir movimentações financeiras e comunicações públicas.
Além da prisão, Moraes ordenou o bloqueio imediato de todos os passaportes emitidos em nome da deputada, incluindo o passaporte diplomático. Também determinou que a Câmara dos Deputados suspenda qualquer repasse de verba destinada ao gabinete de Zambelli.
A decisão do ministro alcança ainda todos os bens e ativos da parlamentar. O Banco Central deverá bloquear contas bancárias — inclusive as utilizadas para recebimento de salários e verbas parlamentares, além de transferências via Pix, cartões de crédito e débito.
O bloqueio se estende a ações, criptomoedas, títulos privados e públicos, derivativos e outros ativos financeiros. As instituições responsáveis têm até 24 horas para informar o STF sobre o cumprimento da ordem.
Além das contas, Moraes também determinou o bloqueio de bens físicos da deputada, como veículos, imóveis, embarcações e aeronaves registradas em seu nome.
Lista vermelha da Interpol
Entre as determinações, o magistrado ordenou que a Polícia Federal realize os procedimentos necessários para a inclusão de Zambelli na lista vermelha da Interpol.
A “difusão vermelha” é um alerta internacional emitido pela Interpol a pedido de um país-membro. Ela serve para localizar e prender, em qualquer lugar do mundo, indivíduos procurados pela Justiça, até que sua extradição possa ser formalizada.
Bloqueio de redes sociais e multa
Moraes ordenou ainda que as principais plataformas digitais bloqueiem os perfis de Carla Zambelli no prazo de duas horas. A decisão vale para o GETTR, Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, X (antigo Twitter), Telegram e YouTube.
As empresas também devem fornecer ao STF os dados cadastrais da deputada, preservar integralmente os conteúdos publicados e informar o cumprimento das ordens. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 100 mil.
Além disso, Moraes determinou multa de R$ 50 mil por cada postagem feita pela deputada — ou por terceiros — “que reiterem as condutas criminosas”.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Carla Zambelli diz que prisão preventiva decretada por Moraes é ‘ilegal, inconstitucional e autoritária’
04/06/2025

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
A deputada Carla Zambelli (PL-SP) afirmou nesta quarta-feira (4), em nota, que a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que ordena sua prisão preventiva imediata é “ilegal, inconstitucional e autoritária”.
“Nossa Constituição é clara: um deputado federal só pode ser preso em flagrante e por crime inafiançável. Nada disso ocorreu. Ainda assim, um único ministro decidiu, de forma monocrática, rasgar o devido processo legal, ignorar a imunidade parlamentar e violentar a democracia”, diz Zambelli.
VEJA TAMBÉM: Moraes determina prisão preventiva de Carla Zambelli, bloqueio dos passaportes e pede inclusão da deputada em lista da Interpol
Condenada em maio a 10 anos de prisão por ter invadido os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Carla Zambelli fugiu do país nesta terça-feira (3) pela fronteira com a Argentina. Na manhã desta quarta, a parlamentar estava na Flórida, nos Estados Unidos, segundo a assessoria.
Nesta quarta, o ministro Alexandre de Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou a prisão preventiva de Carla Zambelli.
Na nota, a deputada também questiona o fato de Moraes ter decidido de forma “monocrática” – individual, sem levar o caso a plenário.
“Denunciarei esse abuso, essa perseguição e essa escalada autoritária em todos os fóruns internacionais possíveis. O mundo precisa saber que, no Brasil, ministros do Supremo agem como imperadores, atropelando leis, calando vozes, destruindo famílias. Essa perseguição política está apenas começando a ser exposta”, segue a parlamentar.
g1
Essa publicação é um oferecimento
Governo do RN sanciona reajuste para servidores efetivos e comissionados do Judiciário
04/06/2025

Foto: José Cruz
O Governo do Rio Grande do Norte sancionou, nesta quarta-feira (4), a Lei Complementar nº 784, que concede um reajuste de 1,67% nos salários dos servidores efetivos e comissionados do Poder Judiciário do Estado. O aumento nos vencimentos passou a valer retroativamente a partir de 1º de janeiro deste ano. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado.
A nova legislação altera as remunerações previstas na Lei Complementar Estadual nº 715/2022, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Judiciário estadual. O reajuste contempla os cargos públicos de provimento efetivo, as funções comissionadas e os cargos de provimento em comissão.
Nos cargos comissionados, por exemplo, a lei de 2022 previa salários que variavam entre R$ 3.509,62 e R$ 18.740,74. Com o reajuste, os valores passam a oscilar entre R$ 3.568 e aproximadamente R$ 19.053. Já entre os servidores efetivos de nível superior, as remunerações, que iam de R$ 6.637,44 a R$ 13.162,21, passam agora a variar entre R$ 6.748,28 e R$ 13.382.
A legislação estabelece, no entanto, que a aplicação do reajuste está condicionada às limitações previstas na Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), que proíbe aumentos salariais caso a despesa total com pessoal ultrapasse 95% do limite permitido. Além disso, o reajuste só poderá ser efetivado caso esteja previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias e dentro das dotações orçamentárias do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
‘Tudo indica que não houve crime’, diz delegado sobre morte de criança de 11 que caiu de transporte escolar no RN
04/06/2025

Foto: Reprodução
Responsável pela investigação em torno da morte da criança de 11 anos que caiu de uma van de transporte escolar no interior do Rio Grande do Norte, o delegado Valério Kürten afirma que, a princípio, não há indícios de que tenha ocorrido um crime.
Após colher o depoimento do motorista da van, no fim da tarde desta terça-feira (3), o delegado disse que acredita que o menino se jogou do veículo em movimento e bateu a cabeça.
“Tudo indica que não houve crime”, declarou.
O caso aconteceu no início da noite da última segunda-feira (2) na zona rural de Carnaubais, na região Oeste potiguar.
Luyz Ronaldo Carvalho Bezerra voltava para casa, na van escolar, sozinho com o motorista. No entanto, quando o veículo chegou à comunidade Tabatinga, onde ele morava, o menino não foi encontrado pelo motorista dentro do carro.
Familiares fizeram buscas e encontraram Luyz caído na estrada. Ele foi socorrido e levado ao hospital do município, mas não resistiu e morreu.
“O motorista normalmente conduz três crianças na parte da tarde e ontem duas delas não tiveram aula. Então ele só conduziu o menino Luyz. Ele o pegou na escola às 17h40 e ao chegar na residência dos pais do menino, por volta das 18h05, ou seja, aproximadamente 20, 25 minutos depois, o chamou, ele não respondeu e em ato contínuo saiu a mãe do menino e ficaram procurando de uma forma desesperada”, disse o delegado.
Segundo o delegado, o próprio motorista e os pais da criança saíram na van e em motos à procura da criança e encontraram o menino caído na estrada a 1,5 km de casa. Pessoas já estavam no local buscando prestar socorro à criança.
Ainda segundo o delegado, o condutor da van afirmou que os vidros eram mantidos fechados, mas, após o caso, percebeu que um deles estava aberto.
“A criança entrou, ficou calada, sentada lá na última fileira, e se se jogou do veículo. Tudo indica que aconteceu isso. Eu solicitei algumas perícias para esclarecer qualquer dúvida, mas tudo indica que a criança se jogou e bateu a cabeça numa pedra, porque estava com poça de sangue em volta da cabeça”, disse o delegado.
Valério ainda afirmou que deverá ouvir os pais e professores da criança para saber se o menino sofria bullying.
Luyz estudava na Escola Estadual Adalgiza Emídia Costa e diariamente usava o transporte escolar fornecido pelo município. A prefeitura de Carnaubais e a Secretaria Estadual de Educação lamentaram o caso.
Do g1RN
Essa publicação é um oferecimento
Desaprovação do governo Lula mantém alta e chega a 57%, diz Quaest
04/06/2025

Foto: Reprodução
O trabalho realizado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovado por mais da metade dos brasileiros, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (4).
O levantamento mostra que 57% desaprovam a terceira administração do petista, enquanto 40% aprovam. Não sabem ou não responderam são 3%.
Em março, 56% desaprovavam e 41% aprovavam. Os que não sabem ou não responderam também eram 3%.
Foram entrevistadas 2.004 pessoas pela Quaest, presencialmente, entre 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: “Bonjour, Paris”: ao lado de Janja, Lula desembarca na França
04/06/2025
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta 4ª feira (4.jun.2025) em Paris, na França, ao lado da primeira-dama Janja da Silva. “Bonjour, Paris”, disse o petista nos stories. O avião pousou às 13h30 no horário local (8h30 no horário de Brasília).
Assista (45s):
Em fala a jornalistas na 3ª feira (3.jun), Lula afirmou que sua ida ao país europeu inclui a discussão do acordo UE-Mercosul e o recebimento de honrarias, como o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Paris.
Em publicação nas redes sociais, o petista disse terá uma “série de compromissos para fortalecer a parceria” com a França e que esta é a 1ª visita de Estado de um presidente brasileiro ao país desde 2012.
No texto, disse ainda que irá discutir acordos de cooperação nas áreas de “meio ambiente, tecnologia, defesa, energia e saúde”.
O Brasil quer concluir o tratado até o fim do ano, quando estará à frente do bloco sul-americano. Os grandes países integrantes do grupo europeu têm sinalizado vontade de avançar diante do que o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, chamou de “onda de desestabilização protecionista global” provocada pelos Estados Unidos. A França, porém, é a principal opositora ao acordo.
O tratado entre Mercosul e UE criaria uma zona de livre comércio que representaria mais de 20% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial e englobaria 720 milhões de consumidores. O documento foi concluído em dezembro de 2024 e está na fase final de tradução técnica, com as próximas etapas previstas para aprovação e assinatura.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
Furto de fios e cabos em Parnamirim prejudica serviços municipais
04/06/2025

Foto: Reprodução
Os constantes furtos de fios nas redes de iluminação pública e internet na cidade de Parnamirim, assim como já acontece em toda a Região Metropolitana, estão afetando a prestação dos serviços públicos municipais e prejudicando a população. Só na última semana, foram registrados três casos em menos de 72 horas, nos bairros de Santos Reis e Monte Castelo.
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM) já fez os boletins de ocorrência e vai ampliar e reforçar o patrulhamento nas áreas afetadas, com equipes da Guarda Municipal. A Policia Civil também já iniciou uma investigação.
Diversas unidades de saúde, prédios da assistência social, escolas e sedes de órgãos públicos municipais já tiveram que paralisar momentaneamente os seus serviços por conta da ação dos criminosos. A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, determinou que os órgãos de segurança da gestão atuem de maneira firme para coibir os furtos.
“Não podemos tolerar esse tipo de delito; o furto de fios da iluminação e de internet provocam graves prejuízos para a população; já determinei que sejam ampliadas as ações de combate e repressão, e, inclusive, uma pessoa já foi presa; pedimos também que a população colabore e denuncie, acionando o 190 ou o nosso Centro de Operações Integradas (COI) pelos números 156 ou pelo WhatsApp no 98701-2694”, disse a prefeita Nilda Cruz.
BG
Essa publicação é um oferecimento
STTU divulga linhas de ônibus que devem circular durante a greve; confira lista
04/06/2025

Foto: Helysmar Lima
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), está acompanhando com atenção a paralisação deflagrada pelos rodoviários, e já determinou as empresas como deve ser realizada a operação durante o período do movimento. O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região determinou a operação de 70% da frota e das viagens, que deverão ser assim distribuídos:
N-02 – Gramoré/CRI, via Midway Mall: 4 veículos, 22 viagens
N-04 – Amarante/Mirassol, via Av. Nevaldo Rocha: 4 veículos, 22 viagens
N-05 – Vale Dourado/Ribeira, via Petrópolis: 4 veículos, 22 viagens
N-07 – Alvorada IV/Mirassol, via Av. Nevaldo Rocha: 8 veículos, 40 viagens
N-08 – Redinha/Mirassol, via Rodoviária: 9 veículos, 47 viagens
N-15 – Pajuçara/Ribeira, via Petrópolis: 4 veículos, 27 viagens
O-21 – Felipe Camarão/Areia Preta: 5 veículos, 33 viagens
O-22 – Felipe Camarão/Ribeira, via Bom Pastor: 5 veículos, 33 viagens
O-24 – Planalto/Ribeira, via Av. Prudente de Morais: 4 veículos, 26 viagens
N-25 – Redinha/Bairro Nordeste, via Alecrim: 2 veículos, 14 viagens
N-27 – Alvorada IV/Ribeira, via Av. Deodoro da Fonseca: 4 veículos, 20 viagens
N-29 – Nova Natal/Nova Descoberta, via Mirassol: 6 veículos, 36 viagens
O-30 – Felipe Camarão/Mirassol, via Candelária: 4 veículos, 24 viagens
O-33 – Planalto/Praia do Meio, via BR-101/Av. Prudente de Morais: 8 veículos, 45 viagens
O-33A – Planalto/Ribeira, via Candelária/Av. Hermes da Fonseca: 4 veículos, 22 viagens
N-35 – Soledade/Candelária, via Av. Prudente de Morais: 7 veículos, 33 viagens
L-37 – Rocas/Cidade Satélite, via Praça: 4 veículos, 24 viagens
O-38 – Planalto/Praia do Meio, via Av. 06: 16 veículos, 68 viagens
O-39 – Cidade Nova/Ribeira, via Tirol: 6 veículos, 40 viagens
O-40 – Planalto/Mãe Luíza, via Rua dos Potiguares: 8 veículos, 26 viagens
O-41A – Leningrado/Ribeira, via Av. Prudente de Morais: 6 veículos, 31 viagens
N-43 – Nova Natal/Morro Branco, via Alecrim: 6 veículos, 31 viagens
L-46 – Rocas/Ponta Negra, via Praça: 7 veículos, 40 viagens
S-50 – Serrambi/Santa Catarina, via Av. Nevaldo Rocha: 10 veículos, 52 viagens
L-51 – Rocas/Pirangi, via Praça: 3 veículos, 24 viagens
L-52 – Rocas/Pirangi, via Alecrim: 3 veículos, 22 viagens
L-54 – Rocas/Ponta Negra, via Alecrim: 2 veículos, 14 viagens
L-56 – Rocas/Ponta Negra, via Via Costeira: 2 veículos, 14 viagens;
O-59 – Guarapes/Praia do Meio, via Bom Pastor: 3 veículos, 20 viagens
N-60 – Pajuçara/Mirassol, via Av. Nevaldo Rocha: 5 veículos, 33 viagens
O-63 – Felipe Camarão/Mirassol, via Av. Nevaldo Rocha: 5 veículos, 33 viagens
N-64 – Nova Natal/Ribeira, via Petrópolis: 5 veículos, 30 viagens
N-70 – Parque dos Coqueiros/Ribeira, via Petrópolis: 4 veículos, 24 viagens
N-72 – Vale Dourado/Mirassol, via Av. Nevaldo Rocha: 4 veículos, 26 viagens
N-73 – Santarém/Ponta Negra, via Av. Nevaldo Rocha: 16 veículos, 84 viagens
N-75 – Parque das Dunas/Alecrim, via Petrópolis: 4 veículos, 26 viagens
N-77 – Parque dos Coqueiros/Mirassol, via Av. Nevaldo Rocha: 12 veículos, 64 viagens
N-78 – Santarém/Nova Descoberta, via Av. Hermes da Fonseca: 3 veículos, 18 viagens
N-79 – Parque das Dunas/Mirassol, via Av. Nevaldo Rocha: 6 veículos, 36 viagens
O-83 – Felipe Camarão/Ponta Negra, via Cidade Satélite: 4 veículos, 20 viagens
N-84 – Soledade/Petrópolis, via Av. Moema T. C. Lima: 5 veículos, 33 viagens
581 – Vila Verde/Santa Catarina: 1 veículo, 10 viagens
587 – Guarapes/Village de Prata, via Planalto: 1 veículo, 14 viagens
588 – Circular UFRN: 3 veículos, 72,5 viagens
593 – Circular Residencial Redinha: 1 veículo, 10 viagens
599 – Guarapes/Mirassol, via Av. Cap.-Mor Gouveia: 3 veículos, 20 viagens
Corujão A – Rocas/Cidade Alta/Petrópolis/Zona Norte: 1 veículo, 2 viagens
Corujão E – Felipe Camarão/Ponta Negra, via Av. Nevaldo Rocha: 1 veículo, 2 viagens
Não terão operação as linhas N-26 (Soledade/Ponta Negra, via Av. Nevaldo Rocha), N-61 (Soledade/Ribeira, via Petrópolis), O-33B (Encanto Verde/Lagoa Nova, via Rua dos Pintassilgos), O-76 (Felipe Camarão/Parque das Dunas), 585 (Terminal Planalto/Village do Prata) e 589 (Felipe Camarão/Nova Cidade, via Rodoviária/Jardim América).
De acordo com a decisão judicial, o sistema deverá funcionar no horário regular de funcionamento e deve ser garantido o acesso as garagens, bem como a não retenção dos veículos em via pública.
O órgão informa ainda que vai fiscalizar o cumprimento da determinação judicial, elaborando relatórios técnicos que, em caso de descumprimento, serão encaminhados às autoridades competentes para a aplicação das sanções previstas.
O Sintro informou que vai cumprir a decisão judicial. No entanto, pontuou que o cumprimento vai depender da adesão da categoria à greve. Quanto maior o número de motoristas na greve, menor será a quantidade de veículos em circulação.
A STTU reafirma seu compromisso institucional com a ordem pública, o cumprimento das decisões judiciais e, sobretudo, com a garantia dos direitos da população usuária do transporte coletivo urbano. Agentes de mobilidade urbana acompanharão a movimentação durante todo o dia.
Essa publicação é um oferecimento
Prefeito de Pedro Velho, Júnior Balada, tranquiliza conterrâneos após sofrer grave acidente de carro: “Foi um livramento”
04/06/2025

Foto: reprodução
O prefeito do município de Pedro Velho, Júnior Balada, gravou um vídeo após sofrer um acidente de automóvel quando retornava de uma viagem de negócios no estado da Bahia, na noite da última terça-feira (03).
Apesar da gravidade do sinistro, o gestor municipal e o presidente da Câmara Municipal, Roldão Teixeira, que também ocupava o veículo, estão bem e já retornam para a cidade natal, localizada na região Agreste do RN.
Ver essa foto no Instagram
Vídeo: reprodução/Instagram
Blog de Daltro Emerenciano
Essa publicação é um oferecimento
Vereador do PL é preso por suspeita de estupro; itens sexuais e roupas de crianças foram encontrados na casa do parlamentar
04/06/2025

A Polícia Civil apreendeu imagens de pornografia infantil e itens suspeitos na casa do vereador, que morava sozinho | BNews Natal - Divulgação A prisão preventiva foi decretada após mandados de busca revelarem evidências de crimes graves contra crianças. - Divulgação
A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu no último sábado (31) o médico e vereador Thiago Bitencourt Ianhes Barbosa (PL), de 39 anos, por suspeita de estupro de vulnerável e armazenamento de material relacionado a abuso e exploração sexual infantil. A prisão, inicialmente em flagrante, foi convertida em preventiva pela Justiça ainda no fim de semana.
Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em sua residência e consultórios, os agentes encontraram uma grande quantidade de imagens de pornografia infantil. Parte do material, segundo as investigações, teria sido produzida, armazenada e compartilhada pelo próprio suspeito. Além dos arquivos, a polícia apreendeu itens sexuais e roupas infantis femininas.
Fonte: BNews Natal
Essa publicação é um oferecimento
‘Perdi o amor da minha vida’ diz pai de jovem que morreu após comer bolo
04/06/2025

Foto: Reprodução
Desolado com a morte da filha de 17 anos, que morreu após comer um bolo enviado sem remetente, Silvio Ferreira das Neves fez um desabafo emocionado nesta terça-feira (3), durante o velório da adolescente Ana Luiza de Oliveira Neves.
Ver essa foto no Instagram
“É muito difícil pra mim… Perdi o amor da minha vida. Minha filha fez 17 anos na semana passada e não tem nem palavras para dizer o que eu estou sentindo. É difícil demais. Só Deus pra me dar força, porque a minha filha não merecia isso…”, disse Silvio, que tem outras duas filhas.
No velório da jovem em Itapecerica da Serra, onde a família vive, o pai destacou que Ana Luiza era pacífica, trabalhadora e que não fazia provocações com ninguém do seu entorno.
“Era uma menina reservada, de poucos amigos. Era uma menina inocente, talvez por isso tenha comido esse bolo, sem ver perigo e maldades nas pessoas”, declarou.
O pai da jovem diz que começou a desconfiar que alguma coisa poderia ter sido colocada no bolo depois que perguntar para a irmã o que Ana Luiza tinha comido e ela relatou a chegada do bolo de forma anônima, na casa da família.
“A gente desconfia que tinha alguma coisa no bolo. Mas não tem nada certo. Confio muito na investigação da polícia e entrego na mão de Deus, pra nos confortar.
Minha filha de volta nada vai trazer. Mas, se alguma família receber essas encomendas, algum tipo de doce em casa, pelo amor de Deus, não pega. Porque tem muita gente fazendo maldade no mundo”, desabafou.
Do g1
Essa publicação é um oferecimento
STF volta a julgar responsabilidade de big techs sobre conteúdo de usuários
04/06/2025

Foto: Getty Images
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) volta a julgar nesta quarta-feira (4) a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet. Os ministros vão discutir se as big techs são responsáveis ou não por conteúdos criminosos postados pelos usuários em suas plataformas.
O artigo 19 do Marco Civil da Internet vigente define que é preciso de ordem judicial especificada para exclusão de conteúdo para que provedores de internet, websites e gestores de redes sociais sejam responsabilizados por danos causados por postagens ilegais publicadas por terceiros.
A decisão a ser tomada pelos ministros tem repercussão geral (Tema 987) e ocorre no âmbito do Recurso Extraordinário (RE) 1037396, relatado pelo ministro Dias Toffoli. No caso concreto, o Facebook questiona uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que determinou a exclusão de um perfil falso na rede social.
Em outro recurso (RE 1057258), relatado pelo ministro Luiz Fux, o Google tenta reverter uma decisão, determinada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a pagar danos morais por não excluir uma comunidade do Orkut criada para ofender uma pessoa. Nas duas situações, os relatores negaram o provimento dos recursos.
Dois ministros — Dias Toffoli e Luiz Fux — já votaram para ampliar as hipóteses de responsabilização das plataformas.
A última discussão da Corte sobre o assunto ocorreu em 18 de dezembro do ano passado. No julgamento, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, votou contra o provimento dos recursos e apresentou três hipóteses: remoção por ordem judicial, remoção por notificação extrajudicial e dever geral de cuidado.
O julgamento foi pausado após pedido de vista do ministro André Mendonça.
Nesta semana, o ministro Gilmar Mendes se manifestou sobre o julgamento e disse que o resultado “pode significar, pelo menos, um esboço de regulação da mídia social”.
Ontem, em entrevista coletiva, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também opinou sobre a regulação das redes. “Temos que fazer uma regulamentação, seja pelo Congresso ou Suprema Corte, o mais rápido possível. Porque não é possível que um cara tenta dar golpe de Estado em 8 de janeiro e fale que isso é liberdade de expressão. Vocês sabem a fábrica de mentira desse país”, disse.
Em nota sobre o julgamento, o Google diz que “abolir regras que separam a responsabilidade civil das plataformas e dos usuários não contribuirá para o fim da circulação de conteúdos indesejados na internet”.
“O Marco Civil da Internet pode e deve ser aprimorado, desde que se estabeleçam garantias procedimentais e critérios que evitem insegurança jurídica e a remoção indiscriminada de conteúdo. O Google remove, com eficiência e em larga escala, conteúdos em violação às regras de cada uma de suas plataformas. São centenas de milhões de conteúdos removidos por ano pela própria empresa, em linha com as regras públicas de cada produto”, explica.
CNN
Essa publicação é um oferecimento








