Notícias
VÍDEO: “Eu não tinha que fazer nada, não”, diz ministro da Previdência sobre denúncias de fraudes no INSS em bate-boca com Moro
15/05/2025
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o senador Sergio Moro (União-PR) protagonizaram um bate-boca na audiência pública, na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado, em que o ministro foi para prestar esclarecimentos sobre o esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
A discussão começou após Wolney insinuar que Moro, como ministro da Justiça e Segurança Pública no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), havia se omitido sobre denúncia de descontos indevidos em benefícios do INSS.
“Um servidor, em 2020, denunciou à PF que havia descontos indevidos, que havia fraude, essas denúncias foram feitas em 2020, senador. Parece que vossa excelência era o ministro da Justiça nesta época. Vossa excelência fez alguma coisa para coibir essa fraudes?”, falou o ministro.
“Esses fatos nunca foram informados para mim como foram informados a vossa excelência expressamente na reunião em 2023. Se alguém se omitiu aqui foi vossa excelência”, rebateu Moro.
“Vossa excelência como ministro também não acompanhou? Não tinha conhecimento?”, perguntou o ministro na sequência.
Moro rebateu novamente: “Não chegou ao meu conhecimento, mas ao de vossa excelência chegou”.
Em resposta, Wolney negou que tenha chegado ao conhecimento dele antes da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU), no mês passado.
Moro então reforçou que, em junho de 2023, em uma reunião do Conselho Nacional de Previdência Social na qual Wolney estava presente, a conselheira Tônia Galleti citou que tinha recebido denúncias de descontos associativos não autorizados, mas o tema não foi incluído na pauta do encontro pelo então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, mesmo com pedido da conselheira naquele momento, e voltou a ser tratado apenas no ano seguinte.
“O senhor ouviu na reunião, na reunião foi informado sobre as fraudes, vossa excelência não fez nada“, pontuou.
“Eu não tinha que fazer nada, não“, respondeu Wolney. E Moro rebateu: “Vossa excelência era pessoa de confiança de Carlos Lupi e continua no ministério“.
“Vossa excelência como ministro da Justiça tinha muito mais obrigação de saber do que eu”, afirmou o titular da Previdência Social.
Posteriormente, Moro afirmou, porém, que o depoimento do servidor do INSS em 2020 foi no mês de setembro, quando já não era mais integrante do governo Bolsonaro.
“Se eu tivesse recebido, como vossa excelência recebeu, em junho de 2023, a notícia de que havia essas fraudes, eu teria tomado providências imediatas”, declarou o senador.
“Quem se omitiu como secretário-executivo da Previdência durante os anos em que a fraude escalou para mais de 2,8 bilhões de reais foi vossa excelência”, acusou. A audiência pública no Senado prossegue.
O Antagonista
Essa publicação é um oferecimento
Avenida Eng. Roberto Freire passa por modernização com iluminação LED e fiação subterrânea, afirma secretário municipal de Serviços Urbanos
15/05/2025
Foto: Roberto Galhardo/Semsur
A avenida Engenheiro Roberto Freire, uma das principais vias de Natal, passará por um processo de modernização na iluminação pública, segundo informou o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Felipe Alves em entrevista, na edição desta quinta-feira (15) do programa Tribuna Livre, da Jovem Pan News Natal (93,5 FM).
De acordo com ele, a via será completamente equipada com luminárias de LED e terá a fiação transferida para o subterrâneo. A medida busca melhorar a eficiência da iluminação e dificultar o furto de cabos.
“Nós estamos trabalhando exatamente na Roberto Freire para modernizar integralmente com lâmpadas de led. Uma determinação nossa é acelerar esse processo. A nossa intenção é que a Roberto Freire, assim como a Ayrton Senna, fique uma avenida totalmente moderna”, afirmou.
A modernização faz parte de um esforço mais amplo da Prefeitura de Natal para atualizar o parque de iluminação da cidade. Segundo Felipe Alves, nos últimos cinco meses foram instaladas cerca de 30 mil novas luminárias. Atualmente, 78,5% da iluminação pública da capital já utiliza tecnologia LED.
Com a proximidade do inverno, a Semsur diz que tem concentrado os trabalhos em grandes avenidas, para evitar transtornos no trânsito em dias chuvosos, relacionados à queda de árvores. “Nós teremos atenção para situações como quedas de árvores. Vamos fazer a nossa parte para minimizar os riscos”, afirma.
Ainda segundo o secretário, ações de poda e remoção de árvores também estão sendo feitas de forma criteriosa, com avaliação técnica. “Qualquer remoção de árvores passa por um laudo de um especialista, bairros como Petrópolis e Tirol têm árvores muito antigas”, explicou.
A previsão é de que a intervenção na Roberto Freire seja concluída nos próximos meses, seguindo o cronograma de modernização da infraestrutura urbana da capital.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Deputado quer lei para multar quem levar bebês reborn para ‘receber atendimento’ em hospitais
15/05/2025
Foto: reprodução
O deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL-MG) protocolou, nesta terça-feira (14/5), um projeto de lei para proibir que donos de bebês reborn levem os bonecos para receber atendimento em hospitais. Segundo a proposta, o descumprimento da norma poderá gerar multa equivalente a dez vezes o valor do serviço prestado.
Os valores arrecadados deverão ser destinados ao tratamento de pessoas com transtornos mentais. O texto foi protocolado após a dona de um bebê reborn levá-lo para unidade de saúde em Minas Gerais alegando que o boneco estaria com “febre”.
Diz o projeto de lei: “Art. 1º – Fica terminantemente proibido a utilização de qualquer serviço público em situações de atendimentos à bonecas reborn e qualquer outro tipo de objeto inanimados no Estado de Minas Gerais.”
“Parágrafo único – Para efeitos desta lei, entende-se como objeto inanimado qualquer objeto que não tem ou nunca teve vida.”
“Art. 2º – O descumprimento dessa lei acarretará multa equivalente a 10 vezes o valor do serviço prestado no atendimento e será destinado para o tratamento de pessoas com transtornos mentais.”
Deputado justifica
A justificativa apresentada pelo deputado cita casos de atendimentos médicos solicitados para bonecas reborn e expressa preocupação com o uso de recursos públicos. “Infelizmente, os devaneios da sociedade contemporânea colocam em perigo todo o povo de Minas Gerais em decorrência da distopia generalizada que as bonecas reborn estão causando”, afirma Caporezzo.
O parlamentar mineiro ainda menciona episódios em que a “tutela” de bonecas teria sido alvo de disputas judiciais, em contextos como separações e sucessões.
Em outro trecho, o parlamentar escreve que, “como se um homem pudesse se transformar em um cachorro e ser tratado como tal sem que antes vá para um hospício, infelizmente, mais uma vez, a proibição de atendimento desse tipo de brinquedo de madame torna-se um verdadeiro atestado do quanto a sociedade está perdida em seus próprios delírios”.
Fenômeno das bonecas reborn
Neste mês, viralizou nas redes sociais um vídeo de uma jovem mineira, de 17 anos, que levou seu boneco reborn a um hospital. Segundo ela, o “bebê” não estaria se sentindo bem.
“Hoje foi um dos dias mais corridos e assustadores para mim. Já peguei a bolsa dele e arrumei com tudo o que poderia precisar no hospital às pressas”, relatou Yasmim no vídeo.
Durante a gravação, a jovem aparece visivelmente nervosa ao afirmar que o boneco estava com “febre” e registra o momento em que ele é colocado sobre a balança da unidade de saúde para ser “pesado”.
Em outro episódio, a febre dos bebês reborn ultrapassou as redes sociais e chegou ao Judiciário. A advogada Suzana Ferreira relatou, em vídeo publicado nas redes, ter sido procurada por uma cliente interessada em regulamentar judicialmente a guarda do boneco que havia “adotado” com o companheiro.
Segundo a advogada, a cliente enfatizou que, devido ao forte apego emocional, não considerava a possibilidade de simplesmente substituir a boneca por outra. Ainda de acordo com o relato, a mulher buscava que o ex-companheiro arcasse com metade dos custos relacionados à “bebê reborn”, já que todas as despesas haviam sido pagas por ela.
Paulo Cappelli – Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Prefeitura de Natal retoma pagamento de auxílio a permissionários do Mercado da Redinha
15/05/2025
Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
A Prefeitura de Natal publicou nesta quinta-feira (15), no Diário Oficial do Município, um decreto que regulamenta a retomada do pagamento do auxílio financeiro de R$ 1.200 aos permissionários do Mercado da Redinha, na Zona Norte da capital.
Os trabalhadores não receberam neste mês de maio o auxílio financeiro que vinha sendo pago pela prefeitura de Natal desde o fechamento do prédio para obras.
O auxílio mensal era pago aos 32 permissionários credenciados desde 2022, mas foi suspenso no fim de abril.
Uma comissão de trabalhadores participou de uma reunião com a secretária municipal de Trabalho e da Assistência Social, Nina Souza, na última segunda-feira (12).
Em nota, a Semtas informou nesta semana que o processo administrativo previa o encerramento do pagamento em abril, mas informou que estudava uma solução para garantir a continuidade do benefício até a reabertura do mercado.
O decreto assinado pelo prefeito Paulinho Freire (União Brasil) e publicado nesta quinta (15), “regulamenta a concessão de auxílio financeiro temporário aos Permissionários do Complexo Turístico da Redinha”, enquanto o mercado não for reaberto.
Entre as justificativas para o pagamento, o decreto aponta uma lei municipal que garante a manutenção dos contratos com os antigos ocupantes do mercado por prazo determinado, além da necessidade de mitigar os impactos econômicos sobre os permissionários durante o período de transição, até o início da exploração sob novo regime de concessão.
“O auxílio financeiro será concedido mensalmente e cessará com o efetivo início da exploração das atividades pelos permissionários no Complexo Turístico da Redinha sob o novo regime de concessão”, acrescenta o texto.
Os recursos para o custear o auxílio financeiro sairão do orçamento da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.
Do g1-RN
Essa publicação é um oferecimento
SEST SENAT oferece curso para moto-fretistas para amplia ações por um trânsito seguro
15/05/2025
Foto: Ilustrativa
Como parte das ações do Maio Amarelo 2025, o SEST SENAT em Natal, promove, a partir do dia 07 de junho, curso gratuito para moto-fretistas, em parceria com o Ministério Público do RN (MPRN). A iniciativa faz parte de um conjunto de atividades voltadas à conscientização e à redução dos acidentes de trânsito no Rio Grande do Norte — estado que registrou mais de 9 mil ocorrências viárias entre agosto de 2023 e março de 2024. Desse número, 7.390 envolveram motocicletas, segundo a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
O curso é gratuito para todos os moto-frentistas regularizados e associados. Para os demais que queiram entrar no mercado de trabalho e se regularizar, será cobrada uma taxa de R$ 300,00 para quatro dias de curso.
A Resolução 410/12 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece que, após a conclusão do curso especializado inicial, é necessário um curso de atualização a cada 5 anos. Este curso garante que o motofretista mantenha suas habilidades e conhecimento atualizados sobre as leis de trânsito e as melhores práticas de condução para o transporte de cargas.
“O Maio Amarelo é um chamado à ação que deve perdurar o ano inteiro. Não podemos aceitar que milhares de vidas continuem sendo perdidas por imprudência, despreparo ou falta de políticas efetivas”, afirma Eudo Laranjeiras, presidente da FETRONOR e vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT). “Nosso papel é contribuir com a formação e a conscientização dos profissionais que circulam diariamente pelas ruas”, disse.
Embora os ônibus representem apenas 1% dos acidentes fatais nas rodovias federais, a FETRONOR reforça seu compromisso permanente com a segurança.
Além do curso em Natal, outras ações ocorrerão nos municípios de Mossoró e João Câmara, onde o SEST SENAT também atua.
Na capital potiguar, os shoppings estão recebendo oficinas, esquetes teatrais, jogos interativos e palestras em parceria com o Programa Vida no Trânsito. Simuladores de direção com óculos de sonolência e álcool estarão disponíveis ao público. “O SEST SENAT está participando com algumas ações. Estamos levando um óculos que simula qual a sensação de estar embriagado ao dirigir que afeta a visão e a coordenação ao volante, além de orientações e distribuição de revistas educativas”, explicou o coordenador de desenvolvimento profissional da entidade, Nyedson Silva.
Confira os destaques da programação das ações do Maio Amarelo:
•Partage Norte Shopping: 16 e 17 de maio
•PRF – Macaíba: 22 de maio (9h às 11h)
* Blitz Educativa em João Câmara: Praça Baixa Verde – 30/05 – Das 09h às 12h.
•Natal Shopping: 30 e 31 de maio
•Passeio de Motos: 31 de maio, com saída da STTU
Curso para moto-fretistas – início dia 07 de junho – serão em 4 sábados seguidos. (9h às 11h) – inscrições: www.sestsenat.com.br/natal
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Secretário de Saúde do Estado diz que RN “só tem 130” pacientes a espera de leitos de UTI
15/05/2025
Ver essa foto no Instagram
O Rio Grande do Norte tem 130 pacientes a espera de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais da rede estadual, de acordo com o secretario de Saúde do Estado, Alexandre Motta. Em informe publicado nas redes sociais, o titular da pasta informou que o governo do Estado realizou contratações de leitos privados para atenuar o transtorno.
“Bem, a situação que nós vivemos hoje é uma situação de uma emergência sanitária, uma emergência de saúde, porque temos um número muito grande de pacientes esperando em fila por leitos de UTI. A governadora do estado, ciente do problema, junto com a CESAR, tomou a decisão de contratar leitos privados para, nessa situação emergencial, a gente consiga dar um suporte à população”, disse o titular da pasta.
O aumento no número de internações, segundo o secretário, decorre do crescimento da disseminação de doenças respiratórias. Com isso, o número de leitos se tornou escasso. “Houve um aumento da demanda e, por isso, o represamento de pacientes que estão no sistema de regulação e que já deveriam ter sido atendidos nas suas demandas”, explicou.
O Sistema de Regulação (também chamado de SISREG ou, mais recentemente, e-SUS Regulação) é um conjunto de ferramentas e processos que visam organizar e controlar o acesso aos serviços de saúde, principalmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo principal é garantir que os pacientes recebam o tratamento adequado, no momento certo e no local correto, de forma eficiente e equitativa.
Segundo Motta, o estado fechou um acordo com o Hospital Rio Grande, para a disponibilização inicial de 10 leitos, além dos já contratados, visando a Região Metropolitana. A Sesap prevê ainda a reutilização dos leitos COVID que estavam desativados. Eles deverão ser utilizados no Hospital Giselda Trigueiro.
Na região Oeste, leitos de UTI serão abertos no Hospital da Mulher. “Temos lá uma estrutura já montada, estamos pactuando com prestadores, através de requisição, para que possam se instalar equipe médica, equipe de enfermagem, fisioterapia e pareceristas, e garantir que os 10 leitos de lá estejam disponíveis até quarta-feira da semana que vem”, afirmou.
98 FM
Essa publicação é um oferecimento
Bolsonaro volta a criticar regulação das redes sociais e nega ligação com 8 de janeiro
15/05/2025
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a se posicionar contra a proposta de regulação das redes sociais. Em entrevista concedida ao portal UOL nesta quarta-feira (14), Bolsonaro afirmou que o projeto pode resultar em uma “censura bruta”, fazendo críticas ao que considera uma ameaça à liberdade de expressão.
Durante a conversa, o ex-mandatário também negou qualquer envolvimento com os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas em Brasília. Segundo ele, a responsabilidade pelos atos seria da esquerda, destacando que, à época, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já havia assumido o comando do governo.
Críticas a aliados e defesa no caso da inelegibilidade
Bolsonaro ainda demonstrou insatisfação com o que chamou de “silêncio” dos governadores de direita diante de sua inelegibilidade, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Para ele, os gestores aliados deveriam ter se manifestado contra a decisão e cobrado explicações dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Sobre a possibilidade de anistia, o ex-presidente rejeitou incluir seu nome em qualquer proposta. Reafirmou que estava fora do Brasil no momento dos ataques às instituições, o que, segundo ele, reforça a tese de que não pode ser responsabilizado. “Estava na Disney. É justo pagar por depredação se eu nem estava no país?”, questionou.
Posição sobre escândalo no INSS
Bolsonaro também comentou as denúncias de descontos indevidos em aposentadorias e benefícios do INSS. Ele cobrou apuração rigorosa e destacou que partidos de direita assinaram o pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o caso. “PT, PSOL, PCdoB, PDT, ninguém assinou. Nós, da direita, assinamos”, afirmou.
UOL
Essa publicação é um oferecimento
Governo muda regra de renda e diminui tempo de permanência no Bolsa Família
15/05/2025
Foto: Reprodução
O governo federal vai publicar, nesta quinta-feira (15), uma portaria que muda a chamada “regra de proteção” do Bolsa Família, – que permite as famílias continuarem recebendo o programa, mesmo após aumento de renda, desde que ainda estejam em situação de vulnerabilidade.
Em abril, mais de 3 milhões de famílias foram beneficiadas pela modalidade.
Na prática, a norma fará com que, a partir de junho, as famílias cadastradas que tiverem aumento na renda continuem recebendo o benefício em um período de transição de apenas um ano. Atualmente, o prazo é de dois anos.
Além disso, o valor máximo para entrar na modalidade de proteção do programa social passará a ser de R$ 706. Hoje, esse valor é de R$ 759.
Por exemplo: uma família que recebe o Bolsa Família e passa a ter uma renda per capita (por pessoa) entre R$ 218 até R$ 706 por mês, poderá seguir sendo beneficiado por mais 12 meses, e não mais 24, recebendo 50% do valor do programa.
Hoje, o valor do corte está atrelado ao salário mínimo. A nova portaria, porém, permitirá que o valor de R$ 706 seja fixo. A ideia, segundo fontes, é que essa mudança permita ao governo economizar para cumprir com as regras do Orçamento 2025.
Já o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) afirmou que “a fixação do novo limite de renda está alinhada à linha de pobreza internacional, fixada a partir de estudos sobre a distribuição de renda em diversos países do mundo”.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Por unanimidade, STF condena a deputada Carla Zambelli a 10 anos de prisão e perda do mandato parlamentar
15/05/2025
A deputada federal Carla Zambelli (PL- SP) — Foto: ANDRE VIOLATTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Os ministros julgam, no plenário virtual da Corte, acusação da Procuradoria-Geral da República pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. O último a votar foi o ministro Luiz Fux.
O colegiado seguiu o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que propôs:
Carla Zambelli: 10 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, perda do mandato parlamentar (a ser declarada pela Câmara dos Deputados após o trânsito em julgado) e inelegibilidade.
Walter Delgatti: 8 anos e 3 meses de prisão, em regime inicialmente fechado. Ele já cumpre prisão preventiva.
Indenização: a deputada e o hacker também terão que pagar uma indenização de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos.
Votaram pela condenação os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
Crimes
A Primeira Turma entende que Carla Zambelli e Walter Delgatti cometeram os crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusou os dois de coordenarem ataques aos sistemas do CNJ com o objetivo de desacreditar a Justiça e incitar atos antidemocráticos.
De acordo com a denúncia, Zambelli orientou Delgatti a invadir o sistema para inserir documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.
Segundo a PGR, a intenção era “colocar em dúvida a legitimidade da Justiça” e fomentar manifestações contra as instituições republicanas.
g1/Globo
Essa publicação é um oferecimento
Americanas tem prejuízo de R$ 496 milhões no 1º trimestre
15/05/2025
Foto: Money Times/ Renan Dantas
A Americanas divulgou na 4ª feira (14.mai.2025) os resultados financeiros do 1º trimestre de 2025. O relatório indica que, de janeiro a março, a rede registrou um prejuízo de R$ 496 milhões. No mesmo período do ano anterior, a companhia teve lucro de R$ 453 milhões.
Segundo o documento, os resultados financeiros do 1º trimestre “foram impactados pelo descasamento da data da Páscoa, importante evento da companhia e que, este ano, ocorreu no 2º trimestre, no dia 20 de abril”.
A empresa encerrou o 1º trimestre de 2025 com um GMV (sigla para Volume Bruto de Mercadorias) total de R$ 4,1 bilhões, representando uma queda de 24,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho foi impactado pela retração de 21,1% no GMV físico, um reflexo da data da Páscoa, segundo a companhia.
O lucro bruto consolidado da Americanas nos 3 primeiros meses de 2025 foi de R$ 891 milhões, representando uma queda de 27,6% em relação ao mesmo período de 2024. A margem bruta no trimestre foi de 29,1%, uma redução de 4,1 pontos percentuais na comparação anual.
A empresa teve crescimento de 14,2% nas vendas brutas no conceito “mesmas lojas” (que engloba as unidades que operam há mais de 12 meses) nos 4 primeiros meses de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O desempenho foi impulsionado pela Páscoa, cuja expansão foi de 16%, um novo recorde de vendas para a empresa na data, totalizando R$ 1,2 bilhão.
O relatório cita o período da volta às aulas, em que houve um crescimento de mais de 11% nas vendas brutas “mesmas lojas” em relação ao ano anterior.
Poder 360
Essa publicação é um oferecimento
INSS inicia notificação de aposentados com descontos indevidos
15/05/2025
Imagem: divulgação
A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas do INSS que podem ter sido prejudicados em razão de descontos associativos indevidos vão receber notificação, pelo aplicativo Meu INSS. Eles serão informados sobre os descontos (valores e entidades) e deverão indicar se foram ou não autorizados.
No próprio aplicativo Meu INSS, a partir de quarta-feira (14), o beneficiário poderá solicitar o ressarcimento dos descontos indevidos.
Os 27 milhões de segurados que nunca sofreram desconto associativo em seus benefícios foram notificados dia 8. Ou seja, não correm o risco de terem sido vítimas de descontos indevidos.
Meu INSS
Não custa repetir: é preciso muito cuidado com golpes. O contato com os beneficiários do INSS será feito exclusivamente via notificação por meio do aplicativo Meu INSS.
Portanto, não haverá contato por telefone ou envio de mensagem SMS para celular. Em caso de dúvidas, é possível ligar na central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Uma dica é acessar o aplicativo Meu INSS assim que possível para facilitar que as notificações apareçam automaticamente em seu celular.
Essa publicação é um oferecimento
Justiça do RJ bloqueia bens de Crivella por improbidade administrativa
14/05/2025
Foto: reprodução
A 3ª Vara da Fazenda Pública de Justiça do Rio determinou, em decisão liminar, o bloqueio de até R$ 50,5 milhões em bens do ex-prefeito Marcelo Crivella, da ex-secretária municipal de Saúde Ana Beatriz Busch Araújo e do ex-subsecretário Ivo Remuszka Junior por improbidade administrativa e atos lesivos à administração.
A medida foi concedida em ação civil pública por causa de contratos firmados com a empresa China Meheco Corporation para reestruturação de hospitais e compra de equipamentos durante a pandemia de covid-19.
De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), os contratos firmados foram direcionados para favorecer a empresa, tanto por meio de licitação quanto por dispensa, durante a pandemia.
A estimativa de dano aos cofres públicos, calculada em conjunto com o Tribunal de Contas do Município (TCM-RJ), chega a R$ 68 milhões, envolvendo a compra de equipamentos médicos acima da demanda, prejuízos com variação cambial e sobrepreço em aquisições emergenciais.
“Os agentes públicos agiram de forma inequivocamente dolosa, ao favorecer empresa estrangeira que pactuou o pagamento de vantagem indevida sobre os contratos celebrados com a municipalidade, em favor de empresário que, tanto ostensiva quanto ocultamente, colaborou na campanha eleitoral de Marcelo Crivella”, diz trecho da ação.
Resposta
Em nota, o gabinete de Marcelo Crivella (Republicanos), deputado federal, informou que “o Rio de Janeiro foi a única cidade do mundo que em plena pandemia de Covid-19 recebeu 27 tomógrafos, 800 respiradores e 2 mil monitores. A capital fez um hospital de campanha de 500 leitos, sendo 100 de UTI”.
O texto diz ainda que “sobre o preço, todo material foi comprado um ano antes da pandemia, ou seja, muito abaixo dos valores praticados em 2020. Isso sem contar que no auge da pandemia sequer existia aparelho à venda. A ação da prefeitura foi amplamente divulgada na imprensa e permitiu que a capital ajudasse outras 26 cidades a salvar milhares de vidas”.
A defesa de Crivella informou que espera a notificação oficial para entrar com o recurso.
A Agência Brasil não conseguiu contato com os outros citados na ação.
Agência Brasil
Edição: Carolina Pimentel
Essa publicação é um oferecimento
Aluno é esfaqueado em escola municipal de Mossoró; agressor foi detido
14/05/2025
Foto: Reprodução/Prefeitura de Mossoró
Um aluno foi atingido por golpes de faca por um outro estudante na manhã desta quarta-feira (14), na Escola Municipal Duarte Filho, no conjunto Walfredo Gurgel, no município de Mossoró. O autor do ataque foi identificado como um adolescente de 14 anos, segundo informações da Polícia Militar, que atendeu a ocorrência.
A PM relatou que ao chegar na escola, o suspeito já se encontrava detido por funcionários da escola. O mesmo confessou a prática do ato infracional análogo à tentativa de homicídio e também mencionou a possível participação de um segundo aluno. No local, foi entregue aos agentes a arma utilizada no crime, uma faca tipo “peixeira”.
Em nota enviada à TRIBUNA DO NORTE, a Prefeitura de Mossoró informou que a situação foi “rapidamente” controlada pela equipe da escola, com acionamento da Guarda Civil e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
De acordo com a Secretaria de Educação do município, a vítima, que sofreu ferimentos nas mãos e nas costas, foi atendida no local, passou por avaliação médica e passa bem.
“A Secretaria acompanha tudo de perto e segue adotando as providências necessárias para o bom andamento das atividades escolares, com total atenção aos alunos, profissionais e famílias envolvidas”, disse.
Os menores envolvidos, o professor e a mãe do autor foram conduzidos à Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente (DEA). Após os procedimentos legais, o adolescente foi encaminhado à CIAD (Unidade Socioeducativa de Mossoró).
Leia a nota da Prefeitura de Mossoró na íntegra
A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lamenta o incidente ocorrido nesta quarta-feira (14), entre dois alunos na Escola Municipal Duarte Filho.
A situação foi rapidamente controlada pela equipe da escola, com o acionamento imediato da Guarda Civil Municipal e do SAMU. O aluno foi atendido no local, passou por avaliação e, felizmente, passa bem.
A Secretaria acompanha tudo de perto e segue adotando as providências necessárias para o bom andamento das atividades escolares, com total atenção aos alunos, profissionais e famílias envolvidas.
A Prefeitura pede que a situação seja tratada com responsabilidade, evitando a circulação de informações desencontradas que possam gerar apreensão na comunidade escolar.
Leonardo Dantas
Secretário Municipal de Educação
Prefeitura de Mossoró
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Procon identifica redução no preço médio da gasolina e diesel pelo 2º mês seguido em Natal
14/05/2025
Foto: Adriano Abreu
O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) realizou, na segunda-feira (12), uma nova pesquisa de preços de combustíveis, identificando, pelo segundo mês consecutivo, redução nos valores praticados. A queda foi verificada nos preços da gasolina comum, gasolina aditivada, diesel comum e diesel S-10.
A gasolina comum apresentou redução de 2,26%, o que representa uma queda de R$ 0,15 em relação ao mês anterior. Já a gasolina aditivada teve redução de 2,51%, equivalente a R$ 0,16. Com isso, o preço médio atual da gasolina comum é de R$ 6,26, e da aditivada, R$ 6,30. Em abril, os preços médios eram de R$ 6,41 e R$ 6,46, respectivamente.
O diesel comum teve queda de 0,75% (R$ 0,05), passando de R$ 6,26 em abril para R$ 6,24 em maio. O diesel S-10 reduziu 1,21%, uma diferença de R$ 0,08, caindo de R$ 6,36 para R$ 6,28.
A redução verificada pelo Procon Natal acompanha o anúncio feito pela Petrobras, que comunicou recentemente uma diminuição no preço do diesel nas refinarias. A medida, que prevê uma redução média de 3% no valor repassado às distribuidoras, visa aliviar os custos do transporte e, consequentemente, o impacto no preço final ao consumidor.
Na contramão da redução foi identificado este mês, dois produtos que estavam mais caros em relação ao mês anterior; o etanol, com aumento de 7,67%, e um preço médio de R$ 5,24. Já o metro cúbico do gás veicular subiu este mês 2,82%, no mês passado era de R$ 4,83 e este mês o preço médio encontrado é de R$ 4,97.
Apesar do aumento, o etanol ainda apresentou grande variação de preços entre os postos: o menor valor encontrado foi de R$ 4,69 (bairro Lagoa Seca) e o maior de R$ 5,78 (bairro Potengi), uma diferença de 23,24%. Já o diesel S-10, mesmo com queda no preço médio, também mostrou grande oscilação: de R$ 5,73 (Cidade Nova) a R$ 6,68 (Alecrim).
A pesquisa apontou que 76% dos postos reduziram o preço da gasolina comum. Para o diesel S-10, o percentual de redução foi de 40%. No caso do etanol, 78% dos estabelecimentos aumentaram os preços.
Entre as regiões da capital, a Leste se destacou com o menor preço médio da gasolina comum (R$ 6,18), e todos os postos pesquisados apresentaram redução em relação ao mês anterior. A região Sul teve 93% dos postos com redução, e o preço médio foi de R$ 6,20 — ambos abaixo da média geral da capital.
As regiões com maior incidência de aumentos foram a Norte, onde o preço do etanol em média custa para o consumidor R$ 5,37; esta região teve o maior percentual de aumentos e todos os postos reajustaram seus preços. Seguido pela região Oeste, com 77% dos postos com aumento e um preço médio de R$ 5,33.
O Procon Natal reforça a recomendação para que os consumidores pesquisem antes de abastecer, pois esse hábito contribui para a economia no orçamento familiar. A pesquisa contemplou as quatro regiões da cidade e envolveu 87 postos, com divulgação de planilhas contendo os preços praticados, variações e os nomes dos estabelecimentos visitados.
O órgão também alerta sobre o direito do consumidor de ser informado claramente sobre o tipo de combustível ofertado. Caso ocorra abastecimento com produto diferente do solicitado, e sem prévia comunicação do frentista, o cliente tem direito de pagar o menor preço anunciado.
Além disso, é fundamental verificar se o valor exibido na bomba corresponde ao cupom fiscal, que deve apresentar apenas duas casas decimais. Todos os postos são obrigados a informar a origem e procedência dos combustíveis vendidos. Caso haja suspeita quanto à qualidade ou à quantidade do combustível, o consumidor pode solicitar ao frentista a realização de testes como o de proveta ou de litragem. O estabelecimento é obrigado a realizá-los. Em caso de recusa ou persistência das dúvidas, o consumidor deve registrar denúncia junto ao Procon Natal. As denúncias podem ser feitas presencialmente na sede do órgão (Rua Ulisses Caldas, nº 181, Cidade Alta) ou por e-mail: procon.natal@natal.gov.br.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Giannini Alencar, Mara Pavanelly e mais: confira atrações do São João de Extremoz
14/05/2025
Festa acontece de 19 a 21 de junho no Conjunto Estrela do Mar; Festival de Quadrilhas será realizado entre 23 e 27 de junho.
Mara Pavanelly é uma das atrações do São João de Extremoz — Foto: Bruna Couto/g1
A Prefeitura de Extremoz, na Grande Natal, divulgou a programação do São João 2025. O evento será realizado entre os dias 19 e 21 de junho, no largo do Conjunto Estrela do Mar.
Entre as atrações confirmadas estão Giannini Alencar, Mara Pavanelly, Thiago Freitas, Banda Seu Desejo, Arnaldinho, Andrielly Costa e Rafinha, além de artistas locais.
Segundo a prefeita Jussara Sales, a escolha das atrações foi baseada em sugestões enviadas pela população por meio das redes sociais.
Além dos shows, a programação junina contará com o Festival de Quadrilhas dos bairros, que será realizado entre os dias 23 e 27 de junho, no ginásio poliesportivo do Conjunto Estrela do Mar.
Do g1RN
Essa publicação é um oferecimento
Ufersa oferece 685 vagas para cursos de graduação no interior do RN
14/05/2025
Foto: Eduardo Mendonça
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) está com vagas abertas para cursos de graduação nos campi de Mossoró, Angicos, Caraúba e Pau dos Ferros. No total, foram abertas 685 vagas por meio do edital complementar para ocupação de vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2025) destinadas ao período 2025.2. As inscrições seguem até o dia 22 de junho.
Estão aptos para concorrer às vagas os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2020 a 2024. As vagas estão distribuídas entre os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Computação e Informática, Ecologia, Engenharia de Pesca, Engenharia Agrícola e Ambiental, Letras Português, Sistemas de Informação, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.
Veja a distribuição das vagas por Campus e Curso
Campus Angicos
Computação e Informática (Noturno): 9 vagas
Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Integral): 174 vagas
Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Noturno): 24 vagas
Campus Caraúbas
Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Integral): 175 vagas
Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Noturno): 47 vagas
Letras – Português (Integral): 16 vagas
Campus Mossoró
Administração (Noturno): 2 vagas
Agronomia (Integral): 13 vagas
Ecologia (Integral): 18 vagas
Engenharia Agrícola e Ambiental (Integral): 13 vagas
Engenharia de Pesca (Integral): 28 vagas
Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Integral): 164 vagas
Campus Pau dos Ferros
Arquitetura e Urbanismo (Integral): 1 vaga
Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Noturno): 12 vagas
Como se inscrever?
As inscrições são realizadas exclusivamente pela página do SiSU na Ufersa, na qual também está disponível o edital e todas as informações necessárias.
O resultado final está previsto até o dia 4 de julho e o início das aulas do semestre letivo de 2025.2 é para o dia 25 de agosto.
Confira o cronograma completo
Cronograma do Processo Seletivo 2025.2
Publicação do edital: 8 de maio de 2025
Prazo para recursos contra o edital: até 9 de maio de 2025, às 23h59
Período de inscrições: de 8 de maio até 22 de junho de 2025, às 23h59
Divulgação do resultado preliminar: 25 de junho de 2025
Prazo para recursos contra o resultado preliminar: 26 e 27 de junho de 2025
Divulgação do resultado definitivo: até 4 de julho de 2025
Divulgação do número de matrícula: até 14 de julho de 2025
Início do período letivo 2025.2: 25 de agosto de 2025
Essa publicação é um oferecimento
Ceará-Mirim registra queda histórica na criminalidade no 1º quadrimestre de 2025
14/05/2025
Foto: reprodução
Ceará-Mirim apresentou uma redução expressiva nos índices de criminalidade entre janeiro e abril de 2025. Segundo dados da SESED e da COINE, o município registrou uma queda de 14,5% nas ocorrências totais em comparação com o mesmo período de 2024 — foram 672 casos neste ano, contra 786 no anterior.
O destaque vai para os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que caíram 55,8%, e para os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que passaram de 8 para apenas 3 casos — o menor número desde 2011.
A gestão do prefeito Antônio Henrique atribui o avanço aos investimentos na Guarda Municipal, com novas viaturas, armamentos, equipamentos e capacitação dos agentes. “Reforçamos a estrutura da segurança e os resultados estão aparecendo. Seguiremos firmes para manter Ceará-Mirim no rumo da paz”, afirmou o prefeito.
Essa publicação é um oferecimento
Câmara Municipal sedia audiência pública sobre o Maio Amarelo e os desafios do trânsito em São José de Mipibu
14/05/2025
A campanha nacional Maio Amarelo, que tem como principal objetivo promover um trânsito mais seguro, humano e com menos acidentes, foi tema de uma audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (15), na Câmara Municipal de São José de Mipibu.
A iniciativa foi promovida em parceria entre o Poder Legislativo mipibuense, a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SEMUTRAN) e o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN/RN), com o objetivo de ouvir a população, discutir propostas e buscar soluções que contribuam para a melhoria da mobilidade urbana e da segurança no trânsito do município.
O evento contou com a presença dos vereadores da Casa, da deputada estadual Cristiane Dantas, do vice-prefeito Bruno Dantas, do secretário municipal de Transportes e Trânsito, Daltro Emerenciano, e do presidente do CETRAN/RN, Heurison Almeida, além de representantes da Polícia Rodoviária Estadual e Federal, Guarda Municipal, imprensa local e da comunidade mipibuense.
A audiência proporcionou um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância do movimento Maio Amarelo e os desafios enfrentados pelo trânsito local, reafirmando o compromisso da gestão com a construção de políticas públicas voltadas à preservação da vida.
Essa publicação é um oferecimento
Mulher pede socorro em bilhete para escola do filho: Pai dele está me batendo
14/05/2025
Foto: Reprodução
Uma mulher vítima de violência doméstica e cárcere privado foi resgatada nesta quarta-feira (14), em Cachoeira Paulista (SP), após enviar um bilhete para escola do filho, de cinco anos, denunciando o marido pelas agressões e pedindo ajuda. O homem foi preso em flagrante.
“Querida diretora, preciso de sua ajuda. O pai do meu filho está me batendo muito. Tem como você me ajudar? Para o bem dos meus filhos, por favor. Estou com muito medo. Obrigada”.
De acordo com a Polícia Civil, o bilhete foi escrito por uma mulher de 23 anos e foi entregue pelo filho dela para a direção da escola, que acionou a polícia.
Ainda segundo a Polícia Civil, após os policiais conversarem com a diretora, eles foram até a casa da família e encontraram a mulher sendo mantida em cárcere privado e apresentando diversos ferimentos pelo corpo. A mulher foi socorrida e passa bem.
O companheiro dela, de 26 anos, foi preso em flagrante pela polícia, por cometer os crimes de ameaça, violência doméstica, cárcere privado e lesão corporal.
A polícia afirma que o homem confessou os crimes na delegacia. Ele foi preso e segue à disposição da Justiça.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil. O homem deve passar por audiência de custódia nesta quinta-feira (15).
Do g1
Essa publicação é um oferecimento
Nasce Zuri, primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves
14/05/2025
Foto: Reprodução
A cantora Ludmilla e a influenciadora Brunna Gonçalves anunciaram, nesta quarta-feira (14), o nascimento de Zuri, a primeira filha do casal. Por meio de uma publicação nas redes sociais, elas celebraram a chegada da bebê, gerada por Brunna.
“Hoje a gente multiplicou o amor. Sinto que nunca fomos tão abençoadas por Deus como agora. Bem-vinda ao nosso Paraíso, Zuri. Aqui, nós 3 seremos as mulheres mais felizes do mundo”, comemorou o casal na publicação.
Ludmilla e Brunna Gonçalves revelaram a gravidez em novembro de 2024, durante o show da turnê Numanice 3, em São Paulo.
Diário do Nordeste
Essa publicação é um oferecimento