Política

Política

Em votação relâmpago, Comissão do Senado aprova fim da escala de trabalho 6×1

10/12/2025

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

 

A CCJ do Senado aprovou nesta quarta-feira (10/12) a PEC 148/2025, que reduz a jornada semanal e põe fim à escala 6×1. O texto limita o trabalho a até oito horas por dia e 36 horas por semana, distribuídas em até cinco dias, sem corte de salário.

A proposta garante repouso semanal remunerado de, no mínimo, dois dias, preferencialmente aos sábados e domingos. Agora, segue para votação no plenário do Senado.

Apresentada por Paulo Paim (PT-RS) e relatada por Rogério Carvalho (PT-SE), a PEC tramita desde 2015 e foi incluída extrapauta na sessão desta quarta. O presidente da CCJ, Otto Alencar (PSD-BA), defendeu a votação afirmando que o tema já foi amplamente debatido em três audiências públicas.

A discussão sobre a redução da jornada também avança na Câmara, onde o tema vem sendo analisado pela Comissão de Trabalho.

 

Com informações de Metrópoles

 

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

Como votou a bancada Potiguar para livrar presos do 8 de janeiro e diminuir pena do ex-presidente Bolsonaro

10/12/2025

No momento, você está visualizando Como votou a bancada Potiguar para livrar presos do 8 de janeiro e diminuir pena do ex-presidente Bolsonaro

Fotos: Agência Câmara

 

A bancada do Rio Grande do Norte votou o texto-base do PL da Dosimetria, aprovado pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira 10. Saúde RN

A proposta reduz as penas e o tempo de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos condenados pela tentativa de golpe de Estado, incluindo os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Dos oito deputados potiguares, seis votaram a favor e dois se posicionaram contra.

Votaram “não” ao projeto os parlamentares Natália Bonavides (PT) e Fernando Mineiro (PT), alinhados à posição unânime da bancada petista, que teve todos os 65 deputados presentes contrários à proposta. Já Carla Dickson (União), Benes Leocádio (União), General Girão (PL), Sargento Gonçalves (PL), João Maia (PP) e Robinson Faria (PP) votaram “sim”, acompanhando a orientação predominante de seus partidos.

O placar geral da sessão registrou 291 votos favoráveis, 148 contrários, uma abstenção e 72 ausências. O PL, partido de Bolsonaro, votou majoritariamente a favor: foram 75 votos “sim” e apenas um “não”, do deputado Osmar Terra (RS). A oposição ao projeto foi concentrada entre PT, PSOL, PCdoB, PV e Rede, cujas bancadas presentes votaram integralmente contra.

 

Fonte: AGORA RN

Essa publicação é um oferecimento

MACHADO MOLAS - TRUCK CENTER

Política

Vereador Lêla apresenta e tem aprovados requerimentos que beneficiam taxistas do Centro e moradores do Assentamento Xoá

10/12/2025

Vereador Lêla apresenta e tem aprovados requerimentos que beneficiam  taxistas do Centro e moradores do Assentamento Xoá

Vereador Lêla

 

O vereador Lêla (União Brasil) teve dois importantes requerimentos aprovados durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Câmara, realizada na última segunda-feira, 1º de dezembro. As proposições reforçam seu trabalho ativo e atento às necessidades da população.

O Requerimento nº 739/2025 solicita à Prefeitura Municipal a instalação de cobertura e bancos na Praça de Taxistas “Francisco Martins Ribeiro/Pepê”, localizada no Centro da cidade. A proposta visa garantir mais conforto, proteção e dignidade aos taxistas que utilizam o local diariamente como ponto de trabalho.

Já o Requerimento nº 740/2025 busca atender uma demanda dos moradores do Assentamento Xoá, solicitando que seja realizada coleta semanal de lixo na comunidade. A medida pretende melhorar as condições sanitárias do assentamento e assegurar um ambiente mais limpo e saudável para seus moradores.

Com a aprovação dos dois requerimentos, o vereador Lêla reafirma seu compromisso com o bem-estar dos trabalhadores do Centro e das famílias do Assentamento Xoá, demonstrando atuação firme tanto na área urbana quanto na zona rural.

BM Notícias segue acompanhando o trabalho do legislativo e registrando as ações que contribuem para o desenvolvimento de João Câmara.

 

Fonte: BN Notícias

 

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ARAUJO

Política

Vereadora Irani Antunes conquista aprovação de indicação que beneficia a comunidade de Brejinho

10/12/2025

Vereadora Irani Antunes garante aprovação de requerimento que beneficia a  comunidade de Cauaçu

Vereadora Irani Antunes

 

A vereadora Irani Antunes (PP) teve mais uma importante iniciativa aprovada durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Câmara realizada na última segunda-feira, 1º de dezembro de 2025. Por meio da Indicação nº 339/2025, a parlamentar solicitou à prefeita Aíze Bezerra a construção de uma praça equipada com academia ao ar livre voltada para a Terceira Idade na comunidade de Brejinho.

A proposta reforça o compromisso da vereadora Irani com o bem-estar das comunidades rurais, especialmente no incentivo à saúde, convivência social e melhoria da qualidade de vida dos idosos. A parlamentar destacou que espaços públicos estruturados promovem lazer, atividade física e integração comunitária — elementos essenciais para um envelhecimento saudável.

A indicação segue agora para análise do Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Transporte e Urbanismo. Irani Antunes, que tem se consolidado como uma voz ativa e atuante na Câmara, reafirma com esta ação sua dedicação às necessidades das comunidades e seu compromisso com políticas públicas que valorizem todas as faixas etárias.

O BM Notícias segue acompanhando as movimentações da Casa Legislativa e o encaminhamento de iniciativas que impactam diretamente a população de João Câmara.

 

Fonte: BN Notícias

 

 

 

 

 

Essa publicação é um oferecimento

Ótica Rodrigues - João Câmara/RN

Política

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

10/12/2025

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

 

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (10), às 2h26, o texto-base do projeto de lei que reduz as penas dos condenados por atos golpistas, incluindo o ataque de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e quebraram as sedes dos três Poderes, em Brasília.

Bolsonaro pode ser beneficiado pela medida. Ele foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, acusado de comandar um plano para dar um golpe de Estado, e cumpre pena na sede da Polícia Federal (PF) em Brasília.

O chamado “PL da Dosimetria” será enviado ao Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), disse que ele deve ser votado até o fim do ano.

Se for aprovado, Bolsonaro pode ter a pena reduzida e passar menos tempo na cadeia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda pode vetar a proposta integralmente ou em parte.

A decisão de colocar o tema em votação foi anunciada na manhã de terça (9) pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e surpreendeu os líderes partidários.

O tema da anistia e da redução das penas havia perdido impulso nos últimos meses. Em agosto, aliados de Bolsonaro ocuparam os plenários da Câmara e do Senado para tentar forçar a votação, sem sucesso.

Na manhã de terça, Motta anunciou que o tema entraria na pauta do dia, que também foi marcado por um tumulto envolvendo o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).

 

g1/Globo

 

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ARAUJO

Política

Extra, extra – Deputado do PSOL é retirado à força da Mesa Diretora da Câmara Federal

10/12/2025

Foto: Reprodução

 

O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) recusou-se a deixar a cadeira da presidência da Câmara dos Deputados após ocupá-la como protesto, resistindo fisicamente e fazendo declarações de que só sairia à força.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Correio Braziliense (@correio.braziliense)

Detalhes sobre como o parlamentar se recusou a sair:

Ocupação física: Glauber Braga sentou-se na cadeira destinada ao presidente da Casa, Hugo Motta, e permaneceu lá, recusando-se a sair mesmo após pedidos.

Declarações

Em protesto, ele declarou: “Eu aqui ficarei até o limite das minhas forças” e “Me arranquem da cadeira” (ou “Que me arranquem daqui”), desafiando a autoridade da mesa diretora e a Polícia Legislativa a retirá-lo.

Resistência

Ele resistiu ativamente à remoção. Vídeos mostram policiais legislativos o cercando e o retirando à força da mesa, enquanto outros parlamentares (incluindo sua esposa, Sâmia Bomfim) tentavam intervir ou filmar a ação.

O ato ocorreu após Hugo Motta pautar a análise do relatório que pede a cassação do mandato de Braga.

 

Devido à recusa, policiais legislativos esvaziaram o plenário, retiraram profissionais da imprensa e a transmissão da TV Câmara foi derrubada. O deputado foi finalmente retirado à força da mesa diretora.

Essa publicação é um oferecimento

DRONE DO MONTORIL

Política

“Não há possibilidade de anistia” – Paulinho nega benefício a Bolsonaro

10/12/2025

Foto: Agência Câmara

 

O relator do Projeto de Lei da Dosimetria, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), afirmou nesta semana que seu relatório não prevê anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração, feita em vídeo publicado nas redes sociais, rebateu especulações de que o texto poderia abrir caminho para a volta de Bolsonaro à disputa presidencial de 2026.

Segundo Paulinho, “não há possibilidade de anistia” no parecer, o que inviabiliza a condição imposta pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para renunciar à própria pré-candidatura. A fala do relator expõe o impasse dentro do PL e reforça que o projeto não altera a situação jurídica do ex-presidente.

 

Bacci Notícias

 

 

Essa publicação é um oferecimento

JF TECNOLOGIA

Política

Michelle Bolsonaro se afasta do PL e cancela evento por questão de saúde

10/12/2025

O Partido Liberal (PL) informou, nesta segunda-feira (8/12), que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro passará por um período de afastamento das atividades partidárias após apresentar problemas de saúde. A recomendação médica fez com que a presidente nacional do PL Mulher interrompesse sua agenda e motivou o adiamento do encontro que a sigla realizaria no Rio de Janeiro.

O evento estava marcado para o dia 13 de dezembro, mas, sem a presença da dirigente, o partido decidiu transferi-lo para 2026. A previsão inicial é de que a reunião ocorra em abril, embora a nova data ainda dependa da evolução do quadro de Michelle.

De acordo com a nota divulgada pela assessoria do PL Mulher, Michelle já vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses. O comunicado afirma que o desgaste emocional provocado pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelas pressões envolvendo a família agravaram o estado da ex-primeira-dama, afetando sua imunidade.

“Ela cumprirá o afastamento médico inicial que lhe fora prescrito e, logo após o término desse período, passará por reavaliação”, informou o partido.

 

Foto: Divulgação/PL

 

Essa publicação é um oferecimento

NEGA MALUCA

Política

“Ao lado do próximo presidente do Brasil”, afirma Coronel Hélio ao lado de Flávio Bolsonaro em Brasília

10/12/2025

Blog Edipo Natan - “Ao lado do próximo presidente do Brasil”, afirma  Coronel Hélio ao lado de Flávio Bolsonaro em Brasília

“Ao lado do próximo presidente do Brasil”, afirma Coronel Hélio ao lado de Flávio Bolsonaro em Brasília

Brasília — 09 de dezembro:  O pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Norte, Coronel Hélio, cumpriu agenda nesta terça-feira (9) na capital federal e participou de reunião do PL Nacional, que reuniu parlamentares e lideranças da direita em apoio à pré-candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro.

O encontro serviu para consolidar a unidade das principais referências conservadoras do país em torno do nome de Flávio, reforçando uma movimentação nacional que já começa a ganhar corpo para 2026. Ao final da reunião, Coronel Hélio esteve ao lado do presidenciável, quando gravou um vídeo direcionado ao povo potiguar.

Durante a gravação, Hélio declarou de forma enfática: “Ao lado do próximo presidente do Brasil.”

No vídeo, o pré-candidato relembrou a força e a fidelidade do eleitor potiguar ao conservadorismo. “Do mesmo jeito que o RN abraçou seu pai, abraçará você. O Brasil merece mais.”, afirmou Coronel Hélio, destacando o legado de Jair Bolsonaro e a importância da continuidade de um projeto de país alinhado com valores de liberdade, segurança, prosperidade e respeito à família.

A presença de Hélio afirma sua  força política, de estratégia e alinhamento com as principais lideranças nacionais da direita e o posicionamento firme que vem adotando no cenário político estadual, construindo pontes e consolidando seu nome como uma das vozes mais alinhadas ao conservadorismo no Rio Grande do Norte.

Com forte apoio popular e crescente presença em agendas nacionais, sua participação neste encontro sinaliza que o RN está integrado às grandes articulações que moldarão as eleições de 2026 — tanto para o Senado quanto para a Presidência da República.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Coronel Hélio Oliveira (@coronelheliorn)

Vídeo: reprodução Instagram

 

 

Essa publicação é um oferecimento

MACHADO MOLAS - TRUCK CENTER

Política

Vereador Gilberto Honorato solicita embelezamento e zelo para João Câmara em Sessão Ordinária

09/12/2025

Vereador Gilberto Honorato – Foto: Moisés Araújo

 

Propostas foram apresentadas ao Executivo e visam iluminação natalina em comunidades e revitalização urbana em todos os bairros da cidade.

Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal (01/12), o vereador Gilberto Honorato apresentou dois requerimentos (335 e 743/25), endereçados ao Poder Executivo, com foco no embelezamento e na conservação de João Câmara/RN. Os pedidos buscam atender demandas da comunidade e preparar a cidade para o período festivo.

O primeiro ofício será encaminhado à Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Juventude. Nele, o parlamentar solicita a instalação de iluminação e decoração natalina nas comunidades de Assunção, Queimadas e Morada Nova. A iniciativa visa levar o espírito festivo e a alegria do Natal para essas localidades, promovendo a integração e a valorização de todos os bairros do município.

Já o segundo requerimento tem como destino o Secretário Municipal de Obras, Transporte e Urbanismo (Semotur). Gilberto Honorato pede a execução de serviços de limpeza das ruas e pintura do meio-fio em todos os bairros da cidade. A ação tem como objetivo não apenas melhorar a estética urbana, mas também promover a sensação de cuidado, organização e zelo com o espaço público, impactando positivamente no bem-estar da população.

Para o vereador, essas medidas são fundamentais. “São ações que cuidam da nossa cidade em duas frentes: a do espírito, com a alegria das luzes que unem as famílias, e a do cotidiano, com uma cidade mais limpa e cuidada, que eleva a autoestima do cidadão. É um compromisso com o bem comum”, destacou Honorato.

Os requerimentos foram aprovados em plenário e agora seguem para análise e providências pelas respectivas pastas da Prefeitura Municipal. A expectativa é que os serviços possam ser executados ainda neste fim de ano, beneficiando toda a população Camarense.

 

Fonte: Blog de Moisés Araújo

Essa publicação é um oferecimento

35 MILHÕES DE ACESSOS!

Política

Flávio Bolsonaro recebe apoio de Rogério Marinho e deputados do PL do RN

08/12/2025

Presidente do Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte e líder da oposição no Senado da República, o senador Rogério Marinho prestou apoio ao anúncio da pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-SP) a presidente nas eleições de 2026, conforme orientação do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Estaremos juntos na construção de um projeto que represente os valores do povo brasileiro que ama nossa bandeira, sintetizados no respeito à família, na liberdade religiosa, no livre mercado e na liberdade de expressão”, destacou, em nota, o senador potiguar, que é pré-candidato a governador do Estado.

O deputado federal General Girão (PL) declarou que o anúncio do nome do senador Flávio Bolsonaro como pré-candidato à presidência, “com o apoio e a confiança do nosso presidente Jair Bolsonaro, é um passo estratégico e fundamental para o futuro do Brasil”.

Já o deputado federal Sargento Gonçalves (PL) disse que “naturalmente, dentro de toda essa perseguição política, não havendo a possibilidade do presidente Bolsonaro estar habilitado, apto a ser candidato, na condição de liderados, iremos ouvir a voz, a indicação do nosso líder”.

O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) manifestou total apoio e plena confiança no senador Flávio Bolsonaro, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como seu pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026.

Ao confirmar sua indicação pelo pai, Flávio Bolsonaro agradeceu o apoio do PL: “Foi o partido que nos abriu as portas para dar continuidade ao projeto de resgate do Brasil, com todo o suporte para Jair Bolsonaro e, se Deus quiser, vamos vencer!”

Flavio Bolsonaro lembrou, nas redes sociais, que a suspensão das atividades partidárias de Jair Bolsonaro “foi algo obrigatório, e não por vontade do partido. Se ele está arbitrariamente impedido de trabalhar, a lei determina isso”.

O senador Flávio Bolsonaro destacou que “agora é hora de permanecermos unidos” e que “enquanto estiver vivo, nada faltará ao pai!”

“É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, acrescentou Flávio Bolsonaro, que afirma não se conformar em ver o país “caminhar por um tempo de instabilidade, insegurança e desânimo”.

“Nosso país vive dias difíceis, em que muitos se sentem abandonados, aposentados são roubados pelo próprio governo, narco-terroristas dominam cidades e exploram trabalhadores, estatais voltaram a ser saqueadas, novos impostos não param de ser criados ou aumentados, nossas crianças não têm expectativas de futuro”, continuou.

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, disse que “seguiremos juntos, trabalhando com responsabilidade e compromisso com o Brasil”.

 

Fonte: Tribuna do Norte/ Fotos:  1 e2-Agência Senado /3 e 4Câmara dos Deputados/ 5-ALRN

Essa publicação é um oferecimento

RAMON MOTO PEÇAS

Política

Líderes do Centrão não atendem convite e esvaziam reunião com Flávio Bolsonaro

08/12/2025

A agenda entre o senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e líderes partidários, prevista para esta segunda-feira (8/12), acabou esvaziada após uma negativa dos principais convidados. O encontro foi anunciado pelo senador nesse fim de semana.

A pauta é a pré-candidatura de Flávio à Presidência da República e o “preço” que colocou para desistir da empreitada: a anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro e a seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre pena de 27 anos e 3 meses de prisão.

O filho mais velho de Bolsonaro convidou os presidentes Valdemar Costa Neto, do Partido Liberal (PL); Antonio Rueda, do União Brasil; Ciro Nogueira, do Progressistas (PP); e o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira. Exceto Valdemar, todos rejeitaram o convite, alegando compromissos de agenda, segundo apurou o Metrópoles.

Ciro Nogueira foi o primeiro a declinar, com a justificativa de que já tinha uma agenda marcada no Paraná. Mas ele deve procurar Flávio para uma conversa ao retornar a Brasília, na noite desta segunda.

 

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Essa publicação é um oferecimento

MACHADO MOLAS - TRUCK CENTER

Política

Assembleia do RN celebra 70 anos da Emater e presta homenagem à agricultura familiar

08/12/2025

No momento, você está visualizando Assembleia do RN celebra 70 anos da Emater e presta homenagem à agricultura familiar

Foto: Eduardo Maia

 

A Assembleia Legislativa do RN realizou, nesta segunda-feira (8), sessão solene em homenagem aos 70 anos da Emater-RN e ao trabalho da agricultura familiar potiguar.

A cerimônia, proposta pelo deputado Francisco do PT, começou com a exibição de um vídeo institucional que resumiu a trajetória da instituição ao afirmar que 70 anos representam vida no campo, transformação e futuro, destacando o papel dos extensionistas na construção dessa história.

Criada em 1955, inicialmente como Ancar, a Emater-RN tornou-se referência em assistência técnica e extensão rural. Presente em todas as regiões do estado com 156 escritórios, atua em eixos como acesso à terra, agroecologia, crédito, comercialização e programas estruturantes, entre eles o PAA, o Projeto Algodão Agroecológico, o Programa Fomento Rural e o Banco de Sementes.

Ao longo de 70 anos, contribuiu para o fortalecimento da agricultura familiar, responsável por grande parte da produção de alimentos do Rio Grande do Norte e por práticas que promovem sustentabilidade, inclusão produtiva e permanência dos jovens no campo.

 

Essa publicação é um oferecimento

GRUPO ARAUJO

Política

Rubinho Vicente apresente e garante aprovação de requerimentos que beneficiam as comunidades dos Matões

08/12/2025

Blog do Montoril

Vereador Rubinho Vicente 

 

O vereador Rubinho Vicente (UB) teve dois importantes requerimentos apresentados e aprovados durante a sessão da Câmara Municipal de João Câmara realizada na última segunda-feira, 1º de dezembro de 2025, ambos voltados para atender necessidades urgentes das comunidades dos Matões.

O primeiro, Requerimento nº 737/2025, solicita ao secretário municipal de Obras, Transporte e Urbanismo (Semotur) a instalação e reposição de lâmpadas queimadas em todos os postes de iluminação pública da localidade. A medida busca garantir mais segurança, mobilidade e tranquilidade para os moradores, que convivem com pontos escuros há meses.

Já o segundo, Requerimento nº 738/2025, direcionado ao secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Recursos Hídricos, pede a realização do serviço de terraplenagem em todas as estradas vicinais que dão acesso às comunidades dos Matões. A ação tem o objetivo de melhorar o tráfego de veículos, facilitar o deslocamento de moradores e garantir melhores condições para o escoamento da produção agrícola.

Durante a apreciação das matérias, Rubinho Vicente reforçou a importância de a gestão municipal atender às demandas básicas das comunidades rurais, destacando que os moradores dos Matões “merecem respeito, atenção e serviços públicos de qualidade”.

Os requerimentos foram aprovados por unanimidade e agora seguem para execução por parte do Executivo Municipal.

 

Fonte: BM Notícias

 

Essa publicação é um oferecimento

SUPERMERCADO ECONOMICO

Política

Lei garante ação para alimentação de pets no RN

07/12/2025

No momento, você está visualizando Lei garante ação para alimentação de pets no RN

Deputada Estadual Divaneide Basílio (PT). - Foito: ALRN

 

A proteção animal passou a contar com um novo instrumento no Rio Grande do Norte.

Foi sancionada nesta sexta-feira (5) a lei que institui o Programa Banco de Ração e Utensílios para Animais Domésticos, uma política pública originada na Assembleia Legislativa a partir de projeto apresentado pela deputada estadual Divaneide Basílio (PT).  

Pela lei, o Estado deverá criar um sistema de coleta, armazenamento e distribuição de alimentos e materiais destinados ao cuidado animal.

O programa prioriza protetores independentes cadastrados, organizações da sociedade civil e famílias que não têm condições de manter adequadamente seus animais de estimação. A medida busca reduzir quadros de desnutrição, abandono e falta de itens básicos para o bem-estar animal, especialmente cães e gatos.

Pela lei, o Banco de Ração também ficará responsável por repassar utensílios como camas, casinhas, cobertores, abrigos e brinquedos — desde que estejam em bom estado.

As doações poderão vir de empresas, indústrias, órgãos governamentais, ações de patrocínio e até de materiais apreendidos legalmente, fortalecendo o caráter coletivo e solidário da política.

A deputada Divaneide Basílio ressaltou que a iniciativa representa um avanço concreto na proteção animal e no reconhecimento do papel social dos cuidadores.

“Cuidar não é um gesto isolado; é compromisso com a saúde pública e com uma convivência mais responsável. Quando o Estado apoia quem dedica tempo e afeto aos animais, toda a sociedade é beneficiada”, afirmou a parlamentar, reforçando ainda a importância de práticas essenciais como vacinação, castração e prevenção de doenças.

A lei também determina que o Governo do Estado ficará encarregado de regulamentar, acompanhar e fiscalizar todas as etapas do programa, garantindo a qualidade das doações, especialmente no que diz respeito ao prazo de validade dos alimentos. A norma também proíbe qualquer tipo de comercialização dos itens arrecadados, prevendo sanções e exclusões para quem descumprir as regras.

 

Fonte: ALRN

Essa publicação é um oferecimento

GACC - RN

Política

Pesquisa – 8% acham que Bolsonaro deveria apoiar Flávio, 22% Michelle e 20% Tarcísio

07/12/2025

Datafolha: 22% acham que Bolsonaro deveria apoiar Michelle, 20%, Tarcísio,  e 8%, Flávio - SBT News

Foto: Reprodução

 

Uma pesquisa realizada pela Datafolha, divulgada neste sábado (6) e domingo (7) de dezembro de 2025, aponta a preferência do eleitorado de Jair Bolsonaro por outros nomes que não o de seu filho Flávio.

De acordo com a pesquisa:

Michelle Bolsonaro (PL) é a preferida para receber o apoio de Bolsonaro, com 22% das menções.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece em seguida, com 20%.

Flávio Bolsonaro (PL), senador e anunciado pelo pai como o escolhido para a disputa presidencial, registra apenas 8% das preferências para receber o endosso.

É importante notar que a pesquisa Datafolha foi realizada entre terça (2) e quinta-feira (4), antes do anúncio público de Flávio Bolsonaro como pré-candidato oficial do ex-presidente, feito na sexta-feira (5) ou sábado (6). Analistas indicam que, mesmo com a indicação paterna, a base bolsonarista demonstra uma clara preferência por Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, que têm melhor desempenho em cenários de segundo turno contra o atual presidente Lula (PT).

Essa publicação é um oferecimento

DNA CENTER - JOÃO CÂMARA

Política

Fechando o círculo – “Paulinho foi eleito com nosso apoio e vai caminhar conosco”, diz Álvaro Dias

07/12/2025

Foto: Reprodução

 

O ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) afirmou nesta sexta-feira 5 que espera que Paulinho Freire (União), atual prefeito da capital potiguar, esteja no seu mesmo grupo político em 2026. Em entrevista à TV Agora RN, Álvaro enfatizou que Paulinho foi eleito prefeito com seu apoio e o do senador Rogério Marinho (PL) – e que, portanto, espera agora reciprocidade.

A fala ocorre no momento em que o União Brasil tem um pré-candidato ao Governo, que é Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró. Mas Álvaro acredita que o prefeito de Natal não vai sair de seu grupo. “Paulinho Freire teve o nosso apoio, foi um apoio decisivo. Então, eu incluo Paulinho Freire nesse grupo, porque eu acredito que ele vai caminhar conosco. É uma realidade que eu enxergo, que eu vislumbro e, por isso, faço essa afirmação.”, declarou o ex-prefeito ao programa Central Agora RN.

‘Paulinho foi eleito com nosso apoio e vai caminhar conosco’, diz Álvaro Dias

Álvaro Dias reconheceu que é candidato ao Governo do Estado, mas que pode assumir uma pré-candidatura ao Senado – Foto: José Aldenir/Agora RN

Álvaro Dias registrou que o grupo político também é formado – além dele, Rogério Marinho e Paulinho – pelo senador Styvenson Valentim (PSDB).

“Eu, Rogério, Styvenson e Paulinho Freire vamos estar juntos nessa próxima eleição. Não haverá dissensão, não haverá divergência, não haverá ruptura nesse grupo. Nós temos um acordo de caminhar juntos e vamos caminhar juntos. Não haverá rompimento”, enfatizou o ex-prefeito.

Durante a entrevista, Álvaro Dias reafirmou que é pré-candidato ao Governo do Estado, mas reconheceu que o grupo político que integra definirá conjuntamente as posições para a disputa. Ele admitiu que poderá compor uma chapa como candidato ao Senado, caso o grupo considere melhor lançar Rogério Marinho ao Executivo: “Se for, não haverá problema. Nós poderemos rever a nossa posição, a nossa postura e assumir outra postulação como uma possível pré-candidatura ao Senado”.

Da mesma forma, embora diga estar “muito bem no Republicanos”, ele não descarta mudar de legenda: “Se houver necessidade, e se for um desejo de todos os que compõem esse grupo, nós podemos analisar”.

Segundo ele, apesar disso, eventuais decisões só serão tomadas “no final de fevereiro ou começo de março”, quando os partidos discutirão qual configuração maximiza as chances do bloco oposicionista.

Questionado sobre a possibilidade de o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), integrar o mesmo grupo político, Álvaro disse que vê espaço para diálogo: “Eu acredito que há possibilidade de ele vir a fazer parte desse grande grupo de oposição”.

Para isso, porém, “todo mundo tem de estar desarmado” e disposto a priorizar decisões coletivas.

“Não temos dificuldade nenhuma de dialogar com o prefeito de Mossoró. É uma figura preponderante, de peso dentro do contexto político do nosso Estado. Está fazendo uma boa gestão na cidade de Mossoró. Não temos nada contra que ele venha a integrar, principalmente se ele está assumindo uma postura de oposição ao governo de Fátima Bezerra”, enfatizou o ex-prefeito de Natal.

“Não acredito em terceira via”

Durante a entrevista, Álvaro Dias foi questionado sobre a possibilidade de a oposição chegar a 2026 dividida em dois palanques: um formado por ele, Rogério Marinho, Paulinho Freire e Styvenson Valentim e outro liderado eventualmente por Allyson Bezerra. Em referência do prefeito de Mossoró, Álvaro afirmou de forma categórica que não acredita na viabilidade de uma terceira via no Rio Grande do Norte.

Segundo Álvaro, uma candidatura isolada, fora dos dois principais blocos políticos, tende a fracassar. Ele citou sua análise da eleição municipal anterior, quando previu que Carlos Eduardo Alves (PSD) ficaria fora do segundo turno apesar de aparecer com alta intenção de voto no início da disputa. “Eu não acredito em terceira via”, afirmou. “Eu anunciei isso durante a campanha municipal. Quando os dois grandes grupos se acomodassem, iria haver um grande direcionamento de votos para um grupo e para o outro. E quem ficasse no meio não iria ter o resultado esperado”.

Álvaro afirmou que essa lógica se repetiria em 2026, independentemente de quem tentasse se colocar como alternativa aos dois polos dominantes. Para ele, qualquer candidatura desenhada fora desse eixo “não terá sucesso”. O ex-prefeito reforçou que, se o prefeito mossoroense insistir em disputar sozinho, enfrentará obstáculos semelhantes aos que, segundo ele, já se mostraram em outros pleitos.

 

Agora RN

Essa publicação é um oferecimento

BRASIL GÁS - GÁS SÃO TOMÉ

Primeira páginaAnterior Próxima Última página