Política
“Investir na infraestrutura da feira livre de João Câmara deve ser a prioridade do governo”, defende o vereador Flávio Sami
22/05/2025
Vereador Flávio Sami – Foto: assessoria
O vereador Flávio Sami em pronunciamento feita na Câmara Municipal defendeu com veemência que a gestão municipal antes de planejar mudar o local da Feira Livre, invista na infraestrutura da feira livre como uma prioridade do governo.
“O governo antes de falar em mudança do local fundamental e irá proporcionar melhores condições de da feira deveria apresentar aos feirantes e a população de João Câmara e Região, que são consumidores, um projeto de restruturação detalhado, um plano de ação, falar de investimentos, de quanto será investido na restruturação da feira livre”, disse Flávio Sami.
“Melhorias na infraestrutura irão proporcionar melhores condições de trabalho para os feirantes e uma experiência mais agradável para os consumidores. Mais importante que a mudança do local da feira é falarmos sobre os investimentos públicos que serão aplicados na infraestrutura, padronização e modernização da feira livre, trazendo valorização e fortalecimento da economia e do comércio local, tudo isso, pensando sempre em preservar a tradição da feira como um ponto de encontro comunitário”, concluiu.
Essa publicação é um oferecimento
João Câmara: Farra em Brasília, XXVI Marcha dos Prefeitos vira desfile de encantos e velhos hábitos
22/05/2025
Ver essa foto no Instagram
Foto: reprodução Instagram
A tradicional Marcha dos Prefeitos a Brasília, que deveria ser um momento de articulação em defesa dos municípios, segue marcada pelos mesmos velhos hábitos — e algumas novidades com gosto de “encantamento”. Para muitos gestores do Rio Grande do Norte, o evento anual se transforma em uma verdadeira farra institucionalizada, onde o foco parece menos em soluções e mais em celebrações.
Os veteranos conhecem bem os “caminhos” da capital federal: sabem onde ir, com quem falar — e onde festejar. Já os novatos, deslumbrados com a estrutura e o clima político da Esplanada, vão se deixando levar pelo brilho dos salões, dos jantares e das promessas de bastidores.
Enquanto isso, nos municípios, os problemas continuam os mesmos: saúde precária, estradas esburacadas e salários defasados. Mas em Brasília, o clima é outro. Lá, reina o otimismo — e a desconexão com a realidade local.
A Marcha, que deveria ser um ato de força política municipalista, cada vez mais se parece com uma excursão de luxo bancada com dinheiro público. Farra para todos os gostos. E para todos os discursos.
Por Robson Pires
Fonte: Blog do Robson Pires
Essa publicação é um oferecimento
Parazinho: Prefeita Rita participa da XXVI Marchar do Prefeitos em Brasília, seu foco é trabalhar para os Parazinhenses
22/05/2025
Ver essa foto no Instagram
Fotos: reprodução Instagram
Resumo Brasília de hoje!
Mais um dia de Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, muito produtivo e intenso.
Além das pautas abordadas nas palestras, também aproveitamos para fortalecer parcerias e buscar investimentos para o nosso município.
Também quero registrar a companhia da nossa Secretária de Saúde, @gabrielamartins88 e da nossa Chefe de Gabinete, @silvana_bang44 . O objetivo é um só: trabalhar por Parazinho.
Essa publicação é um oferecimento
PESQUISA CONSULT/TN: Styverson lidera com 43%; em segundo lugar vem empatadas Fátima e Zenaide com 8,65% e 6,88%
22/05/2025
Foto: Pedro França/Agência Senado
O Instituto Consult também pesquisou o cenário para o Senado da República. Já no primeiro cenário de pesquisa estimulada, com a apresentação de oito nomes, Styvenson Valentim dispara na liderança, com 43,65%, seguido de longe por Fátima Bezerra e Zenaide Maia, que têm 8,65% e 6,88% e ainda por Natália Boavides e Álvaro Dias, com 6,47% e 6,35%.
Nas últimas colocações aparecem o Coronel Hélio, 1,18%; Nina Souza, 0,35% e o ex-prefeito de São Tomé, Babá, 0,29%. Os eleitores indecisos são 16,94% e não votariam em nenhum desses nomes, 9,24%.
Segunda opção
Pesquisa também ouviu os eleitores do Rio Grande do Norte sobre a preferência para as duas vagas de senador da República.
Ao citar os nomes de oito pré-candidatos para segundo voto de senador, o resultado da pesquisa foi o seguinte: Álvaro Dias, 14,88%; Natália Bonavides, 8,12%; Zenaide Maia, 7,71%; Styvenson Valentim, 6,94%; Fátima Bezerra, 5,71%; Coronel Hélio, 4,41%; Ninba Souza, 2,76% e Babá, 0,76%.
Os eleitores que não souberam dizer são 35,94% e não votariam em nenhum deles, 12,76%.
Primeiro e segundo voto
A pesquisa da Consult mostrou, ainda, que a preferência do eleitor, na soma do primeiro e segundo votos, o líder Styvenson Valentim tem 25,3% e Álvaro Dias, 10,62%.
Em seguida, palmo a palmo, surgem Zenaide Maia, com 7,3%; Natália Bonavides, 7,29%; Fátima Bezerra, 7,18%. E finalmente, Coronel Hélio, 2,8%; Nina Souza, 1,55% e Babá, 0,52%.
Os indecisos são 26,44% e não votariam em ninguém 11,0%.
Não estimulada
Em cenário não estimulado, sem se apontar os nomes de pré-candidatos, os indecisos são 80,47% dos eleitores, mas o senador Styvenson Valentim (PSDB), que deve disputar a reeleição, lidera com 10,59%, seguido bem atrás pela governadora Fátima Bezerra (PT), com 2%, que já confirmou a intenção de renunciar ao cargo em abril do próximo ano para tentar sua volta ao Senado Federal.
Com 1,24% da preferência dos eleitores, segundo a pesquisa estimulada, vem a senadora Zenaide Maia (PSD), que também deve tentar a reeleição.
Todos os outros seis nomes apontados aos eleitores têm menos de 1,0%. A lista é encabeçada pelo ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, com 0,29%. O resto, o deputado federal Robinson Faria (PL), Coronel Hélio, Shirley Targino (prefeita de Messias Targino), a deputada federal Natália Bonavides (PT) e a vereadora de Natal licenciada, Nina Souza, 0,6%. Não votariam em desses pré-candidatos, 5,12%.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
PESQUISA CONSULT/TN: Para o governo, Allyson tem 23,24% e Rogério tem 16,29%
22/05/2025
Foto: Adriano Abreu – Cristiano Mariz
As eleições para governador do Rio Grande do Norte promete ser bem disputada em 2026, conforme o resultado da segunda pesquisa do Instituto Consult, no cenário em que apresentou os nomes de sete pré-candidatos a 1.700 eleitores entre os dias 9 e 13 de maio. O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União) lidera a corrida eleitoral com 23,24% das intenções de votos, seguido de perto pelo senador Rogério Marinho (PL), que tem 16,29%, uma diferença de 6,95% pontos percentuais.
Em terceiro lugar vem a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 12,06% e na na quarta colocação surge o pré-candidato do partido Republicanos e ex-prefeito de Natal, Alvaro Dias, com 10,82%.
Mais atrás estão o vice-governador Walter Alves (MDB), 2,59% e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), 2,12%.
Mesmo com o apoio já declarado da governadora Fátima Bezerra (PT), na última colocação vem o secretário estadual da Fazenda, o auditor fiscal Carlos Eduardo Xavier, conhecido como “Cadu Xavier”, com apenas 0,82% na preferência do eleitorado potiguar.
A sondagem eleitoral para o governo do Estado aponta, ainda, que os eleitores indecisos são 21,82% e 10.24% disseram que não votariam em nenhum desses nomes para governador.
No cenário em que se indica aos eleitores os nomes de três eventuais candidatos a governador, Allyson Bezerra tem 30,94% da preferência dos entrevistados, enquanto Rogério Marinho é citado por 24,94% e Cadu Xavier, 3,0%. Não sabem dizer 24,59% e nenhum deles 16,53%.
A pesquisa estimulada no cenário apenas com os nomes de três pré-candidatos, em que se substitui Rogério Marinho por Álvaro Dias, o prefeito de Mossoró lidera com 32,18%, enquanto o ex-prefeito de Natal tem 22,41% e Cadu Xavier, 3,47%. Indecisos, 25,59% e não votam em nenhum 16,35%.
Quando se substitui Natália Bonavides por Cadu Xavier como pré-candidata do PT, a deputada aparece com 14,76% numa eventual disputa com Allyson Bezerra e Rogério, que têm respectivamente 28,59% e 24,29% das intenções de votos. Indecisos, 20,59% e nenhum, 11,76%.
O Instituto Consult ouviu 1.700 eleitores entre os dias 9 e 13 de maio em 55 cidades de 12 regiões do Rio Grande do Norte. A margem de erro é de 2,3% e o índice de confiabilidade é de 95%.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
(VÍDEO) Nikolas ironiza falas de Janja e alfineta Governo: “É nossa camisa 10”
22/05/2025
Ver essa foto no Instagram
As mais recentes falas da primeira-dama Janja continuam dando o que falar nas redes sociais, mas as supostas declarações dela para o presidente chinês Xi Jinping ganharam uma repercussão enorme. O deputado Nikolas Ferreira foi questionado sobre essa questão e afirmou que quer ver a esposa do presidente Lula (PT) falando mais.
Uma pessoa questionou o político durante uma coletiva de imprensa e tentou entender se ele concordava com a fala da socióloga sobre o TikTok ter virado uma “arma” da extrema-direita. Negando essa possibilidade, o rapaz deu risada e surpreendeu ao expor o que pensa com um tom de ironia.
Portal Léo Dias
Essa publicação é um oferecimento
PUREZA: Prefeito Ricardo Brito Encerrando o último dia de agenda em Brasília com o coração cheio de gratidão e a mente repleta de aprendizados
22/05/2025
Ver essa foto no Instagram
Encerrando o último dia de agenda em Brasília com o coração cheio de gratidão e a mente repleta de aprendizados.
Foram dias intensos, de muito diálogo, palestras, encontros, conquistas importantes. Visitamos ministros, deputados e senadores, levando as demandas do nosso povo e reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento da nossa terra.
VEM MUITA COISA BOA POR AÍ!
Essa publicação é um oferecimento
Brasil VÍDEO: Após Lula ser vaiado, Bolsonaro é ovacionado na 26ª Marcha dos Prefeitos
21/05/2025
Um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser vaiado na 26ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília, Jair Bolsonaro (PL) foi ovacionado nesta quarta-feira (21/5) por prefeitos apoiadores, que o chamaram de “mito” e gritaram “volta, Bolsonaro!” em diversos momentos de seu discurso.
Acompanhado do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, além de senadores e deputados federais, Bolsonaro discursou e chegou ironizar que “para um ex ele está bem na fita”. Em tom populista, o ex-presidente, que atualmente é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), destacou ações de seu governo voltadas aos municípios, reforçando a narrativa de que sua gestão deu autonomia e apoio direto aos prefeitos.
Com Correio Braziliense
Essa publicação é um oferecimento
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite confirma pré-candidatura à Presidência do Brasil em 2026
21/05/2025
Foto: Reprodução
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), confirmou nessa terça-feira (20/5) a pré-candidatura à Presidência em 2026. A declaração ocorreu durante uma coletiva de imprensa, em reunião com a bancada federal do partido.
“Sim, eu sou um pré-candidato à presidência da República. Busco este caminho. É uma aspiração legítima de quem foi prefeito, governador e quer muito contribuir para o Brasil”, anunciou Leite.
De acordo com o governador, a aspiração pessoal “não se sobrepõe” ao interesse como cidadão brasileiro, e o objetivo é construir uma alternativa à polarização.
“Uma eleição é um momento precioso da democracia, para que a gente escolha, com esperança, um caminho melhor — e não por sentimentos de mágoa, ódio e rancor. Sim, eu aspiro. Tenho energia, disposição, estou preparado e capacitado”, completou.
O governador destacou que, ao fazer uma migração de partido, não está escolhendo um caminho mais fácil.
Eduardo Leite deixou o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e se filiou ao Partido Social Democrático (PSD). A filiação ocorreu no dia 9 deste mês, na cidade de São Paulo.
Metrópoles
Essa publicação é um oferecimento
Governadora Fátima Bezerra cumpre agenda em Mossoró
21/05/2025
Foto: José Aldenir
A governadora Fátima Bezera (PT) cumpre agenda institucional no município de Mossoró nesta quarta-feira (21) e quinta-feira (22).
O Governo do Estado entrega obras, premiações, e equipamentos, além da assinatura de ordens de serviços, e realização de visitas institucionais nas áreas da educação, saúde e infraestrutura aeroportuária, com a visita do ministro de Estado de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho.
21/05/2025 – QUARTA-FEIRA:
- 10h30 Agendas da Educação:
– Recepção dos estudantes da E. E. Professor Abel Freire Coelho, premiados na ISEF (International Science and Engineering Fair);
– Entrega de premiações e homenagens a estudantes e escolas da rede pública estadual;
– Entrega de 1.881 Chromebooks às escolas da 12ª Direc;
– Assinatura das ordens de serviço para três escolas da rede estadual;
o Local: Escola Estadual Jerônimo Rosado – R. Ferreira de Itajubá, s/n – Santo Antônio, Mossoró
Agendas da Saúde:
- 14h: Inauguração da UTI do Hospital da Mulher – Parteira Maria Correia.
Local: Avenida Prof. Antônio Campos S/N – Pres. Costa e Silva (ao lado do Campus da Uern.
- 15h: Visita ao Hospital Regional Tarcísio Maia.
Local: Rua Projetada – Aeroporto
- 16h: Entrega da reforma do Laboratório Reg. de Saúde Pública do Estado do RN – Unidade Mossoró (LAREM).
Local: Rua Juvenal Lamartine S/N (Praça dos Hospitais) – Centro.
- 17h30: Missa em ação de graças pelo aniversário da governadora Fátima Bezerra.
Local: Catedral de Santa Luzia
22/05/2025 – QUINTA-FEIRA:
- 10h30: Visita do ministro de Estado de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para entrega de obras do Aeroporto Governador Dix-Sept Rosado, e assinatura da ordem de serviço da reforma e ampliação do terminal de passageiros
Local: Aeroporto Dix-Sept Rosado, no bairro Aeroporto.
Fonte: Blog de Saulo Vale
Essa publicação é um oferecimento
Motta avisa líderes de que não adianta aprovar a anistia: STF vai declarar ‘inconstitucional’
21/05/2025
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O projeto que anistia os condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro voltou à discussão na reunião de líderes partidários desta terça-feira (20), após uma semana de recesso informal na Câmara. No encontro, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse aos parlamentares que não adianta aprovar uma proposta que será considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo relatos de líderes presentes, parlamentares da oposição estavam na reunião e levaram o assunto à discussão no fim do encontro.
Na reunião, de acordo com quatro líderes ouvidos pela Globonews, Motta disse que não adianta o Congresso aprovar um texto, o presidente Lula sancionar e o STF declarar inconstitucional. A sinalização foi lida pela própria oposição como um recado de que o Supremo precisa estar de acordo com o texto.
O líder do PP, Dr. Luizinho (RJ), sugeriu que alguém apresentasse um esboço de relatório alternativo ao texto que vem sendo defendido pela oposição.
A versão mais recente do relatório é ampla e perdoa atos do passado ou do futuro que tenham alguma conexão com o dia 8 de janeiro, inclusive crimes eleitorais, e garante os direitos políticos dos condenados (ou seja, a possibilidade de concorrer às eleições). A leitura é que o projeto é direcionado ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse que se recusa a construir um texto que precise do aval do STF. E lembrou aos parlamentares que já elaborou uma proposta alternativa e mais enxuta, que dá anistia parcial aos envolvidos no dia 8 de janeiro, mantendo apenas as condenações para quem foi filmado destruindo o patrimônio público.
Mais de um líder presente interpretou a fala de Motta como uma tentativa de tirar o assunto do caminho, que tem contaminado qualquer outro assunto da pauta. Avaliam que ele se sensibiliza com penas que considera excessivas, mas que não vai se indispor com o Supremo por conta disso.
Além disso, a avaliação de um líder da base governista é que a sugestão para se criar um novo texto funciona como uma forma de encurralar os deputados do PL para que eles deixem claro que o projeto da anistia não deve valer para Bolsonaro.
g1
Essa publicação é um oferecimento
CCJ do Senado aprova fim da reeleição para presidente, prefeitos e governadores
21/05/2025
Foto: Giuliano Gomes/PR Press
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com o direito à reeleição para os cargos de presidente da República e governadores, a partir de 2030, e de prefeitos, a partir de 2028.
Os prazos valem para quem se candidatar para o cargo pela primeira vez nesses anos. A PEC deve seguir agora para a análise no plenário da Casa.
O tema, no entanto, é alvo de divergências na Casa. O relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), fez diversos ajustes na proposta ao longo de cinco versões apresentadas de seu parecer. A proposta original foi apresentada pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO).
A proposta aprovada aumenta para cinco anos o período de mandato de cargos do Executivo e de vereadores e deputados estaduais, distritais e federais. Após acordo, o mandato de senadores também será reduzido para cinco anos.
Para isso, o relator propôs um período de transição. Pelo texto, o mandato dos senadores eleitos em 2026 seguirá sendo de oito anos, já o dos eleitos em 2030 será de nove anos. A partir de 2034, os senadores eleitos terão mandato de cinco anos. Os prefeitos e vereadores eleitos em 2028 teriam mandato de seis anos.
A proposta também unifica as eleições no país. O pleito passaria a ocorrer a cada cinco anos e valeria para todos os cargos do Executivo e do Legislativo. A intenção é economizar recursos públicos.
Pelo texto, a unificação completa das eleições ocorreria a partir de 2034. Atualmente, as eleições gerais e as eleições municipais são realizadas de forma separada com um período de dois anos entre cada uma.
A votação na comissão foi adiada diversas vezes. A proposta foi alvo de dois pedidos de vista (mais tempo para análise). Se for aprovada pelo plenário do Senado, em dois turnos, o texto seguirá para a análise da Câmara.
Eleição no Senado
Em acordo de última hora, o relator aceitou reduzir o mandato de senadores para cincA o anos. O mandato atual é de oito anos e a versão proposta anteriormente por Castro era para aumentar o mandato para dez anos.
A redução foi proposta em emenda dos senadores Carlos Portinho (PL-RJ) e Eduardo Girão (Novo-CE). Com o acordo, os dois senadores retiraram a sugestão apresentada e Castro acordou fazer a alteração.
Com a mudança, Castro afirmou que as eleições para senadores passarão a ser das três cadeiras de senadores nas eleições. Atualmente, a renovação é alternada em um terço e dois terços a cada quatro anos.
A redação final da PEC, que será levado ao plenário, com todas as mudanças acordadas de última hora ainda será divulgada.
Período de transição
Em 2028, para prefeitos, e em 2030, para governadores e o presidente da República, não haverá possibilidade de reeleição para quem se candidatar pela primeira vez para as funções.
Para o governador ou presidente que for eleito para o primeiro mandato em 2026, ainda haverá possibilidade de disputa em 2030 para uma segunda gestão.
Esse não seria, por exemplo, o caso do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se for reeleito em 2026 já estará no segundo mandato seguido e não poderá disputar em 2030.
A mesma regra valerá para os prefeitos eleitos em 2024 pela primeira vez, que ainda poderão disputar um segundo mandato em 2028 e, se eleitos, ficarão no cargo por dez anos.
Impacto no Legislativo
Com aumento dos mandatos de deputados federais para cinco anos, a PEC afeta o período de gestão dos presidentes do Senado e da Câmara. No início da legislatura, o mandato deverá ser de três anos e depois pelo período de dois anos.
A PEC mantém a proibição de reeleição no comando das Casas legislativas de forma seguida dentro da mesma legislatura (período do mandato, que passará a ser de cinco anos).
Atualmente, o presidente do Senado ou da Câmara já não pode se reeleger dentro do período de quatro anos de mandato, mas pode ser eleito novamente após a mudança de legislatura.
Esse foi o caso, por exemplo, dos ex-presidentes da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que foram eleitos na metade da legislatura em 2021 e depois no início da seguinte em 2023. No total, ficaram nos cargos por quatro anos.
Com as novas regras, os novos presidente poderão repetir a mesma estratégia e ficar cinco anos na função.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Deputado discursa na tribuna da Câmara com bebê reborn no colo
21/05/2025
Foto: Bruno Spada
Em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, na última terça-feira (20), o deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) mostrou um bebê reborn na tribuna e defendeu que a utilização das bonecas “não é pecado”.
Segundo o parlamentar, se alguém “cria” um bebê reborn, “compra roupinha, dá mamadeira, faz chá de fralda, faz gastos com esses bonecos de silicone, sem querer importunar o SUS, padres e pastores, para inclusive ter que abençoar seus objetos de silicone, que tenham e brinquem com seus bonecos, não é pecado”.
Com a boneca no colo, o parlamentar defendeu maior atenção para crianças em estado de vulnerabilidade. “Não devemos é esquecer das nossas crianças de carne e osso, que tem espírito e alma, e na maioria das vezes estão abandonadas”, afirmou.
Ao terminar o discurso, o deputado ainda justificou sua saída: “inclusive, a minha neta está querendo ser agora deputada federal, por falar nisso, parece que fez ‘pipi’ aqui”.
Diversos acessórios da boneca, como roupas, bolsa e mamadeira, estavam espalhados pela tribuna.
Durante a sessão, a Câmara aprovou, em votação simbólica, a urgência do projeto que proíbe descontos automáticos referentes a mensalidades de associações e outras entidades de aposentados em benefícios previdenciários.
Não é a primeira vez que o parlamentar chama a atenção por levar algum artigo à Casa Legislativa. Na posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2023, Isidório, usando uma farda, levantou uma Bíblia durante a chegada do presidente ao Congresso e seu discurso de posse.
CNN
Essa publicação é um oferecimento
Gustavo Santos (AMLAP) reúne parlamentares e prefeitos para discutir ações para os municípios
21/05/2025
Foto: Divulgação
Um jantar realizado em Brasília na noite de ontem (20), promovido pela Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP), reuniu deputados federais, estaduais e prefeitos para discutir ações conjuntas que podem, a curto e médio prazo, impactar o desenvolvimento dos municípios norte-rio-grandenses.
Participaram da reunião Gustavo Santos (Nísia Floresta) e Junior Balada (Pedro Velho), presidente e vice da AMLAP, os deputados federais Robinson Faria, Benes Leocádio e Sargento Gonçalves, os deputados estaduais Hermano Morais, Taveira Júnior, Kleber Rodrigues, Coronel Azevedo, Luís Eduardo e os prefeitos Paulinho Freire (Natal), Nilda (Parnamirim), Jaime Calado (São Gonçalo do Amarante), Pedro Filho (Touros), Figueredo (São José de Mipibu), Flavinha Veras (Macau), Felipe Menezes (Lajes), Andrezza Brasil (Sítio Novo), Ceiça Lisboa (Caiçara do Rio do Vento) além de Babá, Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).
A integração dos municípios como fundamento para articulação política no intuito de beneficiar os cidadãos, foi um dos pontos principais discutidos e proposto pelo presidente da AMLAP, Gustavo Santos. “Acredito que agindo conjuntamente com propostas reais, que melhorem a vida das pessoas em cada município. é o nosso principal trabalho na Associação e é isso que essa reunião propõe”, afirmou o presidente e prefeito de Nísia Floresta em fala aos parlamentares e presentes na reunião.
Foto: Divulgação
Um ponto diferencial da reunião foi o prefeito de Natal, Paulinho Freire, afirmar que não descarta filiação a AMLAP dado ao nível de organização da Entidade. “O trabalho da AMLAP tem se destacado cada vez mais. Não descarto a possibilidade de Natal integrar a associação, dada a seriedade e a articulação que o prefeito Gustavo Santos tem conduzido.”
O jantar contou ainda com a presença de diversos assessores parlamentares, vereadores e lideranças políticas, reforçando o espírito de união e cooperação entre os diversos níveis da política potiguar.
A AMLAP teve uma das eleições mais disputadas da sua história elegendo para o primeiro e segundo biênio, Gustavo Santos e Jeferson Gomes (Jefinho), dois presidentes jovens que devem renovar e oxigenar a administração da associação.
Essa publicação é um oferecimento
AO VIVO | 16ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 1º PERÍODO LEGISLATIVO DE 2025 | 21/05/2025 - CÂMARA MUNICIPAL DE TOUROS/RN.
21/05/2025
AO VIVO | 16ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 1º PERÍODO LEGISLATIVO DE 2025 | 21/05/2025 - CÂMARAMUNICIPAL DE TOUROS/RN. REPRODUÇÃO YUOTUBE.
Essa publicação é um oferecimento
Jussara ignora Terezinha Maia e indica novo rumo político para 2026
21/05/2025
Foto: reprodução
A prefeita de Extremoz, Jussara Sales (PL), deixou claro que seguirá a orientação do senador Rogério Marinho (PL), presidente estadual do partido, nas definições para as eleições de 2026. Em entrevista recente à 98 FM, Jussara afirmou ser simpática à possível candidatura de Rogério ao Governo do Estado e à do senador Styvenson Valentim (PSDB) para o Senado.
Na disputa pela Câmara Federal, a prefeita joga em várias frentes: citou o deputado Sargento Gonçalves (PL), o deputado General Girão (PL) e o ex-governador Robinson Faria (PL) como nomes com os quais mantém afinidade. Porém, ao comentar a disputa proporcional, um detalhe chamou atenção nos bastidores: Jussara não mencionou a deputada estadual Terezinha Maia, a quem apoiou no pleito de 2022.
A ausência do nome de Terezinha sinaliza um possível afastamento político, indicando que a prefeita de Extremoz pode ter redesenhado suas alianças no campo estadual. O silêncio, neste caso, fala mais alto do que qualquer declaração.
Robson Pires
Essa publicação é um oferecimento
João Câmara: Vereador Flávio Sami rebate críticas e defende papel da bancada de oposição
20/05/2025
Foto: repropduçãoi/tvcâmara
Na última sessão da Câmara Municipal, o vereador Flávio Sami utilizou seu tempo para responder às críticas feitas por colegas da base governista, destacando a relevância da bancada oposicionista na luta pelos direitos da população.
O parlamentar enfatizou que, mesmo em meio a um cenário de divergências políticas, a oposição tem se mostrado fundamental para fiscalizar e cobrar ações efetivas do governo de Aize Bezerra.
Flávio Sami iniciou seu discurso rebatendo as acusações de que a oposição estaria apenas obstruindo o trabalho do governo. “Vereadores de oposição, merecem respeito como colegas e vereadores, eleitos legitimamente pelo povo de João Câmara”, afirmou.
O vereador também ressaltou a importância de um debate saudável e construtivo entre os diferentes lados da política.
Flávio criticou a falta de compromisso do governo Aize Bezerra em atender as reivindicações apresentadas pela oposição e pela sociedade civil. Ele citou casos específicos, como a ausência de políticas públicas eficazes nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, que, segundo o vereador, têm gerado insatisfação entre os cidadãos.
“Vereadores de oposição não são contra o povo de João câmara, vereadores de oposição são essenciais no processo democrático”, acrescentou
Flávio tem elevado o debate e tem levado um público que fica ansioso pelo seu discurso, que sempre é firme e coerente.
Fonte: blogdonetinhofaustinojc
Essa publicação é um oferecimento
Jandaíra: Vereador Presidente da Câmara Municipal, Matias Filho, participa da XXVI Marcha em Defesa dos Municípios em Brasília
20/05/2025
Ver essa foto no Instagram
O presidente da Câmara, Matias Filho, e o vereador Anderson estão em Brasília, junto ao prefeito Reginaldo Vitorino, à secretária estadual de Turismo, Marina, e à equipe da Prefeitura, participando da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
A união dos poderes fortalece a luta por mais investimentos e melhorias para o povo jandairense!
Essa publicação é um oferecimento
Senador Styvenson fecha com Rogério Marinho para governo do RN: “Político que fala abertamente, traz soluções e tem experiência”
20/05/2025
Foto: Reprodução/Instagram @pl22rn
Dentre os três postulantes da oposição ao cargo de governador do Rio Grande do Norte – senador Rogério Marinho (PL); o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra (União) e o presidente estadual do Republicanos e ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, o senador tucano manifestou preferência por Rogério Marinho, numa entrevista à rádio 96 FM, na segunda-feira (19), descrevendo-o como um político que fala abertamente, traz soluções e tem experiência.
O senador Styvenson Valentim (PSDB) acredita na unidade da oposição com uma candidatura capaz de enfrentar e vencer, nas eleições de 2026, o candidato da situação à sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT).
“A minha ligação com o Rogério Marinho está cada vez mais próxima. E olha o que eu vou confessar, e eu não era muito simpático com ele”, disse Styvenson, que justificou: “Hoje, eu tenho uma super simpatia por ele. Um cara que fala aberto, fala claro. mas é um cara que eu acredito que possa trazer soluções, como trouxe já como ministro, como está trazendo como senador e é uma das opções, acho que tanto ele, como eu, como Álvaro ou qualquer político quer ser o governador para ajudar o Estado e não para fazer negócios com o governo do Estado utilizando a cadeira de governador, porque se sabe que existem contratos milionários e por mais que os recursos sejam limitados – cerca de R$ 23 bilhões, esses contratos são muitos atrativos para quem quer fazer a coisa ruim para a população, não prestar serviço e ganhar dinheiro”.
Além da análise política, o senador Valentim detalhou seus projetos para o Estado, caso seja reeleito ao senador em 2026, a exemplo dos compromissos assumidos com durante a eleições municipais do ano passado com o então candidato e agora prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), garantido recursos de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2025 para investimentos em infraestrutura na Zona Norte, incluindo calçamento e drenagem.
“Eu acho que cada um tem a sua particularidade de querer ajudar o Estado, Rogério tem uma vantagem em relação a mim, tem muito mais experiência do que eu, que entrei ontem na política, eu tenho seis anos, mas sou mais simpático a Rogério Marinho, tem mais experiência e possivelmente tem mais possibilidades de dar respostas aquilo que a gente procura o que a gente quer para o nosso Estado”.
Valentim aponta que Rogério Marinho “tem coragem” para promover mudanças no Estado, lembrando que seu coleta de Senado não implantou pontes safenas no coração à toa, “cada uma foi para os embates que ele teve na politica, enfrentou uma reforma trabalhista, peitou sindicatos e continua fazendo, é muito coerente naquilo que faz, defendo o nome dele porque é com convivo mais, está no Senado junto comigo, então consigo enxergar isso muito mais de perto”.
Segundo Valentim, o senador Rogério Marinho “está ciente que se ele for o candidato e assim vencer, e se eu estiver no Senado, eu tenho vontade de ampliar o Hospital Walfredo Gurgel (HWG) sem mexer na estrutura original, tirar a Caerer dali (avenida Salgado Filho) e fazer uma obra com um número de leitos suficientes, com a parte cirúrgica suficiente, sem perder a sinergia entre os hospitais do Estado”.
Styvenson Valentim declarou que essa ideia vem desde 2022, quando foi candidato a governador do Rio Grande do Norte, da mesma forma em que pensa contribuir com recursos de emendas parlamentares para ampliar o Hospital Tarcísio Mais (HTM), em Mossoró. “Foi um erro meu ter enviado recurso para o governo, que não fez nada até agora. Construiu ali uns equipamentos, mas a parte de construção e ampliação ainda não está andando muito lento. Então foram de R$ 12 milhões há cinco anos, e tem um terreno muito grande atrás do Tarcísio Maia, que dá para construir um novo hospital”.
Fonte: Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
VÍDEO: Lula volta a ser vaiado em evento com prefeitos em Brasília
20/05/2025
Imagens: UOL e Canal Gov
O presidente Lula (PT) voltou a ser vaiado ao participar da Marcha dos Prefeitos nesta manhã, em Brasília.
Lula foi vaiado em pelos menos três momentos. Primeiro, ao ser anunciado para entrar no palco. Também teve aplausos, mas as vaias foram preponderantes. Alguns ministros presentes fizeram menção de reprimir as manifestações, mas o presidente ignorou.
As vaias se repetiram ao ser chamado para falar. Lula esperou por um momento e não citou os gritos. As manifestações negativas voltaram ao final do discurso, enquanto agradecia, com breves protestos durante a fala. Ele já havia sido vaiado no ano passado.
A marcha é o principal evento com prefeitos na capital federal. Neste ano, segundo a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), foram mais de 14 mil inscritos —quase o triplo das 5.570 cidades do país.
Lula participa do evento anual desde que assumiu, em 2023. Neste ano, subiu ao palco junto ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e aos presidentes Davi Alcolumbre (União-AP), do Senado, e Hugo Motta (Republicanos-PB), da Câmara.
UOL
Essa publicação é um oferecimento