VÍDEO: "Nota de Repúdio" Vereador Galego Cândido denuncia que criança tomou “SORO VENCIDO” em Poço Branco.

Publicado em: 21/01/2019

Curta, comente e compartilhe para que esse vídeo chegar ao município de Poço Branco e todo o Rio Grande do Norte. (Vídeo: cedido via WhatsApp)

 

DO BLOG: Através do exercício de seu mandato o vereador Galego Candido tem justificado sua atuação nas reivindicações da população de Poço Branco. Com esta forma de trabalho, vem atendendo a comunidade, investigando denúncias, fiscalizando o Poder Executivo e procurando sempre melhorar o funcionamento do Legislativo, tem trazido bons resultados e o respaldo da população.

 

Por: Marco Montoril

 

Faça o seu comentário

Montoril Vídeo Produções

DOCUMENTAÇÃO ATRASADA: Carro do Corpo de Bombeiros do RN fica retido pela PRF

Publicado em: 21/01/2019

Um carro do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte foi retido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última quarta-feira (16) devido à documentação atrasada. Segundo informou a assessoria de imprensa da PRF no estado, a última atualização do Certificado de Registro e Licenciamento de veículos e o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre (DPVAT) teria sido feita em 2012.

O carro modelo Ford Fiesta estava descaracterizado, segundo a PRF, em boas condições de uso, tendo apenas o problema na documentação. O veículo permanece retido na Unidade Operacional de São Gonçalo do Amarante. Apesar da ocorrência ter sido feita na semana passada, o caso veio repercutir nesta segunda-feira (21) após divulgação de áudios e imagem do Documento de Notificação de Recolhimento de Veículo (DRV) nas redes sociais.

Documento de Notificação de Recolhimento de Veículo (DRV)Documento de Notificação de Recolhimento de Veículo (DRV)

A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SESED) confirmou que o carro do Corpo de Bombeiros ficou apreendido pela PRF pelo atraso nos documentos. “A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) reconhece o atraso na documentação da viatura do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte apreendida pela Polícia Rodoviária Federal e informa que está tomando as medidas necessárias para regularizar a situação”, informou a pasta.

 

Portal no Ar

 

Faça o seu comentário

Adriano Auto Center

Polícia Civil prende suspeito de latrocínio contra empresário italiano

Publicado em: 21/01/2019

Policiais civis da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam, nesta segunda-feira (21), o Francisco Flávio da Silva, de 26 anos, no bairro do Alecrim, em Natal. Ele é suspeito de praticar o crime de latrocínio contra o empresário Francesco Pescatore, de 38 anos, na noite do dia 31 de dezembro de 2018 no conjunto Alagamar, em Ponta Negra. Francesco morava em Natal há oito anos e trabalhava como administrador de condomínios.

Em depoimento à DHPP, Francisco Flávio contou que fazia manutenção na residência da vítima e teria praticado o crime porque estava devendo uma quantia em dinheiro a um traficante. Ainda segundo Francisco Flávio, ele sabia da existência do dinheiro que Francesco tinha guardado e agiu com o auxílio de um parceiro, que foi quem teria desferido as facadas que mataram o empresário.

A polícia pede a ajuda da população para identificar o outro suspeito de participação no crime, ligando para o disque denúncia anônimo, número 181.

Confira vídeo com fala do suspeito e imagens de uma câmera de segurança: 

https://youtu.be/PNgFs-c5uYk

 

Faça o seu comentário

Rádio 89 FM - João Câmara

Governo montará estrutura de gabinete para Bolsonaro despachar de hospital

Publicado em: 21/01/2019

O governo montará um gabinete especial no hospital Albert Einstein, em São Paulo, para que o presidente Jair Bolsonaro possa despachar normalmente durante o período de recuperação de uma cirurgia à qual será submetido na próxima semana.

Bolsonaro passará por um procedimento operatório na próxima segunda-feira (28) para a retirada da bolsa de colostomia.

Com a montagem de um gabinete no hospital, o vice-presidente, general Hamilton Mourão, não deve assumir a Presidência durante a recuperação do titular.

De acordo com informações do porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, Bolsonaro viaja a São Paulo um dia antes da cirurgia, no domingo (27), para realização de exames pré-operatórios.

Este é o terceiro procedimento ao qual o presidente é submetido em decorrência da facada sofrida em setembro de 2018, durante ato de campanha.

A estimativa é de que o presidente leve cerca de dez dias para se recuperar e deve ficar esse período na capital paulista.

Os principais assessores do Palácio do Planalto devem ser deslocados para o gabinete que será montado no hospital.

O governo estuda ainda que os ministros que precisarem despachar com o presidente nesse período viajem em um mesmo voo da FAB (Força Aérea Brasileira) para economizar recursos.

Durante a campanha presidencial, Bolsonaro passou 23 dias internado no Albert Einstein depois de ter sido esfaqueado em ato público em Juiz de Fora (MG), em 6 de setembro.

Esta será a terceira cirurgia à qual ele será submetido. O presidente adiou o procedimento para depois da viagem a Davos, onde participa esta semana do Fórum Econômico Mundial, que reúne a elite política e econômica de todo o globo.

A ida à Suíça é a primeira viagem internacional de Bolsonaro, durante a qual ele pretende anunciar a abertura do mercado brasileiro e fazer um discurso duro contra o governo do ditador venezuelano Nicolás Maduro.

O presidente viajou à Europa em meio a acusações de movimentações financeiras suspeitas envolvendo um de seus filhos, o senador eleito Flavio Bolsonaro, e um ex-assessor do parlamentar, o motorista Fabrício Queiroz.

O governo tenta se manter distante da crise, alegando que cabe a Flávio explicar depósitos feitos em dinheiro em sua conta, o que é visto com suspeita pelo Ministério Público.

Um relatório do Coaf (Conselho de Controle das Atividades Financeiras), que leva em conta o período entre junho e julho de 2017, identificou uma série de depósitos suspeitos que somam R$ 96 mil na conta do senador eleito.

Flávio nega as acusações e afirma que trata-se do pagamento pela venda de um imóvel na zona sul do Rio de Janeiro, onde mora.

 

Folhapress

 

Faça o seu comentário

Farmácia Popular

Simone Tebet vai disputar com Renan indicação do MDB à presidência do Senado

Publicado em: 21/01/2019

Vista como uma espécie de “plano B” do MDB, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) decidiu se antecipar e oficializou, nesta segunda-feira, 21, sua intenção de disputar contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) a preferência da bancada do partido para eleição de presidente do Senado. Renan é um dos nomes fortes para a disputa, mas considerado parlamentar hostil ao governo Jair Bolsonaro.

Simone conversou com o presidente do MDB, Romero Jucá (RR), e comunicou suas intenções no fim da tarde desta segunda-feira. O movimento não estava previsto até a semana passada e a senadora era tratada como uma espécie de alternativa a Renan, já que ele sofre resistência de parte da opinião pública por estar identificado com a “velha política”. Em nota na qual anunciou sua decisão, Simone faz referência justamente ao “recado das urnas”, em tom de contraposição à candidatura do alagoano.

“Coloco minha candidatura em defesa da independência, da autonomia, da soberania do Senado, que será a ponte de travessia para todas as saídas econômicas, sociais, regionais e políticas para o País. É preciso resgatar e fortalecer o papel constitucional do Senado Federal. Além disso, devemos absorver o recado das urnas, que clamou por renovação na política e, consequentemente, no Senado”, disse em nota. “É um novo tempo, são novos ventos. É hora de olhar para a frente e nos reinventarmos, sob pena de sucumbirmos. Há um clamor por renovação. Por isso, coloco a minha candidatura na bancada”.

A bancada do MDB irá decidir se indica Renan, Simone ou eventuais outros candidatos do partido a partir da próxima terça-feira, 29, quando os emedebistas vão iniciar o debate para saber quem é a melhor opção. Ao todo, o MDB terá 12 parlamentares a partir de 2019 e, atualmente, a bancada estaria dividida. Até a semana passada, interlocutores de Simone enxergavam uma leve vantagem para Renan, mas agora dizem que o cenário oscila entre empate ou vantagem para ela. “Sabemos da importância que o Senado terá na travessia desse novo momento pelo qual o País está atravessando”, complementa a nota.

A candidatura de Simone é vista com simpatia até mesmo por candidaturas lançadas em oposição a Renan. O senadores Major Olímpio (PSL-SP) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) já chegaram a declarar ao Estadão/Broadcast que podem abrir mão de suas candidaturas ao comando da Casa se o MDB optar pelo nome da senadora do Mato Grosso do Sul.

Mais cedo, Renan usou o Twitter para dizer que não tem intenção de ser novamente presidente do Senado Federal. “Os alagoanos me reelegeram para ser um bom senador, não presidente”, afirmou. “Já fui várias vezes (presidente do Senado), em momentos também difíceis. A decisão caberá à bancada, e temos outros nomes”, escreveu Renan, que já presidiu a Casa por quatro vezes.

 

Estadão Conteúdo

 

Faça o seu comentário

Farmácia Popular

Botijão de gás explode e destrói casa na comunidade do Amarelão

Publicado em: 21/01/2019

Resultado de imagem para Botijão de gás explode e destrói casa na comunidade do Amarelão

Explosão do botijão de gás destruiu a casa por completo

A explosão de um botijão de gás de cozinha destruiu um casa na comunidade do Amarelão, zona rural do município de João Câmara na tarde desta segunda-feira(21). Conforme informações recebidas pelo blog e confirmadas em grupos de whatsapp, a casa onde ocorreu a explosão teria sido de um morador conhecido por ‘Galego’.

Não há informações de pessoas feridas, mas os estragos foram de grande proporções, conforme vizinhos relatam nas redes sócias. “Foi um estouro grande” disse uma moradora ainda assustada.

 

Por: Assis Silva

 

Faça o seu comentário

Belo Lar - Móveis e Eletros

FOTO: Polícia Civil prende terceiro suspeito de participação de latrocínio que vitimou professor universitário em Natal

Publicado em: 21/01/2019

Policiais civis da Divisão Especializada em Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prenderam, nesta segunda-feira (21), Matheus Costa do Nascimento, 18 anos. Ele é suspeito de participar do latrocínio que vitimou um professor de 30 anos, dia 2 de dezembro de 2018, no bairro do Potengi, em Natal. Além de Matheus, a polícia prendeu no dia seguinte ao crime, Raynara Tayse da Silva Santana, de 18 anos e apreendeu um adolescente, ambos por participação no latrocínio.

No momento do crime, o professor estava no interior do seu carro em frente a sua residência quando foi abordado por três criminosos e, ao tentar sair em velocidade com o veículo, foi alvejado por disparos de arma de fogo na cabeça. Em depoimento à DHPP, Matheus Costa contou que ele tinha uma certa dívida no valor de 8 mil reais, e por isso teria pego emprestada a arma usada no crime (um revólver calibre 32) para roubar o carro, vendê-lo e pagar esta dívida. Além disso, contou que no dia 2 de dezembro, o adolescente teria chamado um uber, já ciente da ação criminosa. Logo após, eles saíram da casa de Raynara em um crossfox, dirigido pelo uber, que teria ainda apontado o veículo a ser roubado.

A Polícia Civil continua as invetigações do caso com o intuito de verificar a versão de Matheus, que inclui a participação do motorista de uber na ação criminosa.

 

BG

 

Faça o seu comentário

JB Gás & Água

FOTOS: Bancada federal assume compromisso de apoiar Governo na busca por recursos extras

Publicado em: 21/01/2019

                                       Fotos: Elise Elisie

 

Em reunião com deputados federais e senadores do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira, 21, a Governadora Fátima Bezerra obteve o compromisso para obtenção de recursos extras que dependem da autorização e liberação pelo Governo Federal.

Ao lado dos auxiliares que compõem o Comitê de Gestão e Eficiência da administração, Fátima explicou como recebeu o Estado e informou as medidas do Plano de Recuperação Fiscal – lançado no segundo dia da gestão e já em execução – e a necessidade de obtenção de recursos não previstos em orçamento.

Na ocasião, os secretários da área econômica apresentaram à bancada a situação financeira e fiscal do Estado que tem débitos de R$ 2,3 bilhões referentes aos pagamentos de servidores e fornecedores e previsão de déficit de R$ 1,8 bilhão no orçamento para 2019.

Fátima Bezerra pediu a união e o apoio das bancadas para as medidas que precisarão ser adotadas junto ao Governo Federal, como a liberação dos recursos da antecipação dos royalties do petróleo, a aprovação da repartição com Estados e municípios da cessão onerosa pela exploração de gás e petróleo, conclusão de obras como a Reta Tabajara, o complexo da Avenida Maria Lacerda e de obras de habitação e de segurança hídrica como a conclusão da barragem de Oiticica, no município de Jucurutu.

A governadora disse que o Governo “é do diálogo, aberto a críticas e sugestões” e pediu “o acesso direto, respeitoso e permanente” aos parlamentares. “Este é o meu sentimento e deve ser o dos secretários e auxiliares. Esta mesma disposição estamos tendo em relação aos poderes Judiciário e Legislativo. Queremos a bancada sempre unida em defesa do nosso Estado”, afirmou.

O deputado federal João Maia afirmou que “o governo tem consciência dos problemas e que sabe como resolver o estoque de dívidas. A bancada federal pode ajudar muito junto à União para o Estado fechar as contas do passado e equilibrar o presente”.

A deputada Natália Bonavides concordou que “a situação é dificílima e exige a união, até por que todos estamos cientes de sua gravidade”. Rafael Motta argumentou que “o diálogo proposto pelo Governo do Estado vem de forma transparente e objetiva. A bancada pode contribuir muito para resolver os problemas em parceria com a União. O momento é de baixar as bandeiras partidárias e somarmos para o fim da crise”.

O deputado Eliéser Girão disse que “a situação financeira de hoje gera instabilidade e o caos social. Com certeza estaremos somando esforços para a superação dos problemas. Se a união da bancada não funcionou no passado, 2019 será o ano e a hora dessa união. Não tenham dúvidas que o nosso trabalho será em prol do Rio Grande do Norte”.

Beto Rosado elogiou a iniciativa de reunir a bancada e a transparência com que o Governo do Estado apresentou a situação financeira. “Estaremos unidos no apoio às iniciativas da administração. Na campanha política fomos adversários, mas agora seremos parceiros para fazer o RN melhor”.

“Nos colocamos à disposição do Governo do Estado em Brasília”, declarou Benes Leocádio ressaltando a importância da entrada de recursos extras para o equilíbrio financeiro.

O senador Jean Paul Prates, que participou da reunião ao lado da senadora eleita Zenaide Maia, disse que “a Governadora pode contar conosco. A bancada unida pode ajudar muito a administração estadual na missão de trazer receitas novas. E, além disso, podemos ajudar a criar ambiente favorável a novos investimentos e à melhoria da competitividade, que irão gerar empregos e renda”.

Ao final da reunião Fátima Bezerra convidou a bancada federal a apresentar um nome para participar do Fórum de Diálogos com a Sociedade que o Governo está instituindo. “Será uma instância de debates permanentes com representantes de todos os setores da sociedade, empresários, trabalhadores e a classe política. Agradeço a presença de todos e estou muito confiante, motivada e esperançosa. Temos um secretariado de perfil técnico e muito competente e, com o apoio da bancada que agora os senhores se comprometem teremos as condições necessárias para superar a crise, retomar o crescimento econômico e fazer o Rio Grande do Norte um Estado forte e desenvolvido”.

Ainda ficou definido que deputados federais e senadores irão assinar junto com a Governadora pedido de audiência com o presidente da República, Jair Bolsonaro e com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Também participaram da reunião o vice-governador Antenor Roberto e integrantes do Comitê Gestor – secretários de Estado do Gabinete Civil, Raimundo Alves, da Administração, Virgínia Ferreira, da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, controlador geral, Pedro Lopes, procurador geral, Luiz Antonio Marinho.

 

Faça o seu comentário

Escritório de Contabilidade Robson Rafael

FOTO: Homens são presos na BR 101 Norte após troca de tiros com policial militar

Publicado em: 21/01/2019

                                  Foto: Divulgação/PRF

 

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, no final da tarde deste domingo (20), no km 63 da BR 101, na rotatória de acesso à praia de Pitangui, no litoral norte do Estado, dois homens que seguiam em um Corolla prata, no sentido à Natal.

Por volta das 16h20, a PRF recebeu a informação de um policial militar, através do telefone de emergência 191, dizendo que estaria em acompanhamento a um Corolla de cor prata, ocupado por dois homens que teriam efetuado disparos contra ele, na praia de Maracajaú, na cidade de Barra de Maxaranguape/RN.

Prontamente foi acionada uma equipe que localizou o veículo em deslocamento, com pneus estourados e várias perfurações de tiro. Na sequência, foi abordado também o veículo em que seguia o policial militar.

Após a abordagem e vistoria aos ocupantes do veículo suspeito, foi constatado que o motorista, um homem de 28 anos, natural de Mossoró, possuía mandado de prisão em aberto expedido pela 5ª Vara Criminal de Natal, por assaltos. Este ainda apresentou documento falso. O passageiro, um homem de 45 anos, natural de Natal, responde por posse ilegal de arma de fogo.

Durante conversa com o Policial Militar, este informou aos PRFs que vinha em acompanhamento ao Corolla, quando os ocupantes começaram a atirar contra o carro dele, iniciando uma troca de tiros. Relatou ainda que após acabar a munição, os suspeitos jogaram uma arma de fogo pela janela do carro.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Plantão da Zona Norte, em Natal. Na delegacia, o passageiro do Corolla confessou ter atirado contra o veículo do policial militar. Foi constatado também que o homem de 28 anos, já havia sido preso em uma operação de combate ao crime da Polícia Civil do RN, em março do ano passado.

 

Faça o seu comentário

Óticas Diniz - Verão

São Bento do Norte: Presidente da Câmara recebe políticos e amigos em sua residência

Publicado em: 21/01/2019

         pres-ver-sbn-foto-02.jpg

Neste domingo (20), o presidente da câmara de São Bento do norte, Cícero Silva recebeu em sua residência líderes políticos, amigos e familiares.

Teve muito churrasco, muito pagode e muita alegria!

              ver-pres-sbn-foto-03.jpg

 

Faça o seu comentário

Sant

Em dificuldades por causa de salários atrasados, agentes penitenciários do RN recebem doações de policiais federais

Publicado em: 21/01/2019

Policiais federais do Rio Grande do Norte estão ajudando os agentes penitenciários do estado a superarem os momentos de dificuldade financeira em razão do atraso no pagamento dos salários.

Na semana passada, por meio de uma parceria de solidariedade envolvendo o Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do RN (Sinpef-RN) e o Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN (Sindasp-RN), foi feita a doação de cestas básicas.

Os agentes penitenciários ainda não receberam o salário de dezembro e o 13º de 2018, além do pagamento de diárias operacionais. Por esse motivo, o Sindasp-RN está realizando uma campanha para arrecadar doações.

“Este tipo de ação é fundamental por dois motivos: ajuda os agentes penitenciários, que vivem um momento difícil, e cria uma importante relação de integração entre as categorias”, ressaltou José Aquino, presidente do Sinpef-RN.

A ajuda aos agentes penitenciários pode ser feita através de doações de cestas básicas, no endereço: Rua Raimundo Chaves, 1981, Candelária, Natal/RN.

Também é possível fazer doações financeiras por meio da conta:

Banco do Brasil

Conta: 114.036-1

Agência: 2874-6

SINDASP-RN

 

Faça o seu comentário

Grupo Araújo

Caminhoneiro é morto a tiros durante assalto a posto de combustíveis no interior do RN

Publicado em: 21/01/2019

É destaque no portal G1-RN. Um caminhoneiro de 49 anos foi morto a tiros durante um assalto a um posto de combustíveis no município de Canguaretama, distante cerca de 80 quilômetros de Natal. O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (21).

De acordo com a Polícia Militar, uma equipe do Grupo Tático Operacional (GTO) estava em patrulhamento e se deparou com os criminosos ainda no posto, que fica na BR-101, na entrada da cidade.Após atirarem contra a viatura, parte da quadrilha fugiu em um carro em direção a Baía Formosa. Houve perseguição e o veículo acabou saindo da pista, mas os bandidos conseguiram fugir em meio a um matagal.

Segundo a PM, ao retornarem para o posto, os policiais encontraram o caminhoneiro natalense morto. Acredita-se que outros dois assaltantes, que ficaram no posto quando houve o confronto, atiraram nele. A vítima teria sido feito refém ainda durante a tentativa de arrombamento ao cofre.

Suspeita-se que os bandidos iriam arrombar o cofre.

Confira detalhes em reportagem na íntegra aqui

 

Faça o seu comentário

Restaurante Palhoção

Sua conta de energia pode ser reduzida a zero. Leia este texto e saiba como

Publicado em: 21/01/2019

Você gostaria de chegar ao final do mês e não ter conta de energia para pagar? É claro que sim! É o que acontece quando você instala um sistema de energia solar na sua residência ou na sua empresa.

O Rio Grande do Norte é um dos estados com maior potencial solar do Brasil (e do mundo) e temos aqui uma das maiores e mais conceituadas empresas do mercado brasileiro, a Megga Solar, empresa potiguar líder de mercado, cadastrada no CREA e filiada à ABSOLAR e à ABGD.

Existem muitas vantagens em instalar um sistema de energia solar. Além da possibilidade de zerar o consumo e ainda gerar créditos em contas de energia de outros imóveis seus, o sistema possui baixo custo de manutenção e garantia de 25 anos de performance. Uma conta de energia de 2000 reais, por exemplo, pode baixar para menos de 100 reais ou até zerar, o que faz com que em poucos meses o valor investido na instalação do sistema seja totalmente compensado.

Acesse agora mesmo  meggasolar.com.br e simule o valor da sua conta. Existe financiamento acessível e facilitado pra você instalar o seu sistema. Peça um orçamento sem compromisso. Você também pode ligar para 84 3217-7155.

 

Faça o seu comentário

Renato Ferragens

Turistas argentinas são assaltadas em Ponta Negra, PM rastreia via GPS celulares roubados e homem é preso

Publicado em: 21/01/2019

A Polícia Militar prendeu um homem na tarde desse domingo(20) depois de assaltar quatro turistas argentinas em uma parada de ônibus na praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. Durante a ação criminosa, o assaltante, que estava em uma motocicleta, levou os celulares de três delas. Contudo, policiais militares rastrearam os celulares roubados e um homem foi preso por receptação. Dois dos três telefones roubados foram rastreados graças ao GPS, que indicou a localização dos aparelhos.

Segundo a PM, Os celulares foram encontrados dentro de uma casa no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste. Na ação policial, o assaltante não foi encontrado, mas o dono da casa acabou preso por receptação de produtos roubados. Além dos dois celulares recuperados, os policiais ainda apreenderam outros nove aparelhos.

 

Faça o seu comentário

Esporte Center & Casa do Vaqueiro

CLASSIFICADO DO BLOG: Vende-se uma casa no Bairro Bela Vista em João Câmara

Publicado em: 21/01/2019

vende-se-casa-dr-helder-foto-01.JPG

Vende-se uma excelente casa medindo 13 x 30 mts, são 166 mts de área coberta, no bairro Bela Vista, área nobre de João Câmara, três quartos climatizados, sendo 01 (Uma) suíte, banheiro social grande, 2 sala em L grande, cozinha, área de serviço, garagem para duas vagas, muro com 2/5 mts altura, toda gradeada, toda a parte externa na cerâmica e portão elétrico. Temos escritura pública.

 

Os interessados ligar para os seguintes telefones: (84) 99961-6388 (TIM) ou 99185.2694 (Claro/WhAtsapp)

vende-se-casa-dr-helder-foto-02.JPGvende-se-casa-dr-helder-foto-03.JPGvende-se-casa-dr-helder-foto-04.JPGvende-se-casa-dr-helder-foto-05.JPGvende-se-casa-dr-helder-foto-07.JPGvende-se-casa-dr-helder-foto-08.JPGvende-se-casa-dr-helder-foto-09.JPGvende-se-casa-dr-helder-foto-10.JPG                                      (Fotos: Marco Montoril)

 

Faça o seu comentário

Depósito Santa Beatriz

Sisu 2019 abre na terça inscrições para 235 mil vagas no ensino superior

Publicado em: 21/01/2019

                                     Foto: Reprodução/TV Globo

 

As inscrições para a primeira edição de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrem nesta terça-feira (22) e vão até sexta-feira (25). Os candidatos devem se inscrever pelo site http://sisu.mec.gov.br/.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), neste primeiro semestre, serão oferecidas 235.476 vagas em 129 instituições de todo o país. Essa é a primeira vez desde o lançamento do Sisu em que há redução no número de vagas oferecidas.

Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O resultado do Enem foi divulgado na última sexta (18); veja como consultar a nota.

Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Mudanças na lista de espera

Este ano, uma das novidades é com relação a lista de espera. Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Neste ano, a regra mudou.

Agora, haverá uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Segundo o MEC, a mudança na lista de espera é para permitir “maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu.”

A expectativa é que se reduza o tempo de convocação das listas de espera e que todos os estudantes estejam matriculados antes do período letivo. De acordo com a pasta, as mudanças poderão ajudar a diminuir a ociosidade das vagas.

Calendário do Sisu 1º semestre de 2019

Inscrições: 22/1 a 25/1

1ª chamada: 28/1

Matrículas da 1ª chamada: 30/1 a 4/2

Inscrição na lista de espera: 28/1 a 4/2

Convocações de outras chamadas: a partir de 7/2

 

G1

 

Faça o seu comentário

Montoril Vídeo Produções

Potiguar nota 1000 na redação do Enem quer ser médica para 'ajudar e ser amparo'

Publicado em: 21/01/2019

Duas estudantes do Rio Grande do Norte estão entre as 55 do país que conseguiram a avaliação máxima na redação do Exame.

Estudante potiguar Carolina Mendes concluiu o ensino médio em 2017 e conseguiu nota 1000 na redação do Enem 2018 — Foto: Arquivo Pessoal

Estudante potiguar Carolina Mendes concluiu o ensino médio em 2017 e conseguiu nota 1000 na redação do Enem 2018 — Foto: Arquivo Pessoal

 

Duas estudantes potiguares obtiveram a nota máxima na redação do Exame Nacional Do Ensino Médio de 2018. No Brasil,  55 pessoas conseguiram atingir essa avaliação, a nota 1000. Para a mossoroense Carolina Mendes Pereira, de 18 anos, e a ipanguaçuense Rylla Lidice Varela de Melo, de 19, a notícia foi recebida com surpresa, mas ambas têm a certeza de que o resultado é fruto de muito esforço.

As notas da prova do Enem foram divulgadas na última sexta-feira (18), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). No total, o Inep diz que corrigiu 4.122.423 provas de redação na aplicação regular do Enem, que aconteceu nos dias 4 e 11 de novembro. Os dados, portanto, não incluem as provas do Enem PPL, aplicado para pessoas privadas de liberdade.

O tema sugerido nesta edição foi “A Manipulação do comportamento dos usuários pelo controle de dados da internet”. Tanto Rylla, quanto Carolina produziam uma redação por semana, para treinar o modelo cobrado pelo Exame. As duas faziam cursinhos particulares em Natal e pretendem ingressar no curso de medicina através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

Do G1/RN

 

Faça o seu comentário

Rodrigo Montoril - Fisioterapia

ARRASTÃO E AMEAÇAS: Homem passa mal após ser rendido e ter casa assaltada em Parnamirim

Publicado em: 21/01/2019

Após passar momentos de terror sob a mira de assaltantes, o dono de uma casa em Parnamirim, na Grande Natal, precisou de socorro médico depois ter sua residência invadida por dois bandidos, aparentemente adolescentes, no início da noite desse domingo (20). De acordo com a vítima, ele e mais seis parentes estavam no imóvel quando os dois bandidos chegaram e os renderam no portão da residência. Durante o tempo em que os marginais ficam no local, o homem e a família foram ameaçados.

Segundo registro policial, o dono da casa e o filho dele foram obrigados a deitar no chão, enquanto as mulheres foram levadas para a garagem. Durante o arrastão, o carro da família e vários aparelhos celulares foram levados pelos assaltantes.

Após a ação criminosa, as vítimas precisaram socorrer o dono da casa até o hospital, onde ele foi medicado.

 

Faça o seu comentário

JB Gás & Água

Ponte Newton Navarro: Estado é condenado a pagar R$ 17,6 milhões para construtoras

Publicado em: 21/01/2019

O Estado do Rio Grande do Norte foi condenado a pagar à Construbase Engenharia Ltda. e à Construtora Queiroz Galvão S.A. a quantia total de R$ 17.608.151,32 como adimplemento de parte das contraprestações pecuniárias impostas ao estado em relação ao Contrato de nº 072/2004-SIN, firmado entre as empresas e o Executivo, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura, para a edificação das obras relativas à construção da ponte Forte-Redinha (Ponte Newton Navarro), em Natal.

O valor referente à execução de obras para a construção da nova ponte sobre o Rio Potengi, na cidade de Natal, mediante o regime de empreitada por preço unitário, é composto por: R$ 14.950.359,40, a título de valor principal dos serviços executados; R$ 2.103.515,57, referente a reajuste do valor das referidas prestações; e de R$ 554.276,35, de correção monetária do reajuste.

Segundo as empresas de construção civil, o cumprimento das obrigações cabíveis a elas, consistente na entrega das obras contratadas, foi ultimado e atestado pelo estado do Rio Grande do Norte. Porém, o estado não honrou o pagamento das quantias devidas. A sentença é do juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal.

Alegações das empresas e do estado

Na ação judicial, as construtoras alegaram que depois de sagrar-se vencedor dos processos licitatórios nº 92617/2004-SIN e 157526/2004-SIN, o Consórcio formado pelas autoras celebrou com o Estado, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura, o Contrato de nº 072/2004-SIN, “cujo objeto era a execução de obras para a construção de uma ponte sobre o Rio Potengi, na cidade de Natal, mediante o regime de empreitada por preço unitário”.

Afirmam que tal acordo foi alvo de 15 Termos Aditivos. Neste, o Estado comprometia-se a pagar ao contratado, originariamente, o valor global de R$ 137.376.986,15, quantia que, após os referidos aditivos, veio a atingir, em valores históricos, o patamar de R$ 194.178.122,84. Ressaltaram que adimpliram todas as obrigações contratadas. Asseguraram que o Estado não honrou as contraprestações que lhe cabiam.

O estado afirmou que a cobrança das construtoras é inconsistente, uma vez que, nos cálculos anexados, não há demonstrativo detalhado de como foi obtido o montante final exigido; em face disto, disse que o direito ao crédito pode existir, porém o direito à quantia postulada não ficou comprovado, o que, consequentemente, afasta a pretensão encartada na ação judicial, diante do desatendimento do ônus probatório dos autores.

Argumentou que somente pode praticar os atos previstos em lei, de modo que recomendada a suspensão dos pagamentos e seus atos inerentes, pelo Tribunal de Contas da União – TCU, cujo entendimento é partilhado pelo órgão jurídico de representação judicial e extrajudicial estadual, não poderá o réu “afrontá-los, agindo ao arrepio das posições postas em contrário, exaradas por entes dotados de competência sobre a matéria”.

O Estado também sustentou que considera ausente o cálculo detalhado do montante pleiteado, defendeu a inconsistência do valor postulado e, desta forma, a inviabilidade jurídica da pretensão das construtoras. Por isso, pediu pela improcedência do pedido inicial.

Medições

Ao analisar notas fiscais anexadas ao processo, o magistrado constatou que as quantias relativas aos serviços executados pelas empresas atingem a soma de R$ 17.053.874,97, correspondente ao valor das prestações fornecidas, acrescido do reajuste contratualmente fixado, os quais se objetivam, respectivamente, das quantias de R$ 14.950.359,40 e de R$ 2.103.515,57, a qual é objeto da cobrança das construtoras para uma das medições feitas para se apurar tais valores.

Ele entendeu que o direito ao crédito das empresas e o seu respectivo valor realmente decorrem do contrato firmado com o estado, descabendo a este último, pois, alegar a ausência de comprovação daqueles. “Este entendimento salvaguarda os princípios constitucional-administrativos da moralidade, da legalidade e do equilíbrio econômico-financeiro. Portanto, parte do valor postulado, especificamente o relativo à Medição nº 27, deve ser pago aos requerentes”, ponderou.

Apesar do que foi decidido, o juiz realçou que não desconhece as dificuldades econômicas e o cenário de crise ora vivenciados pelo Estado do Rio Grande do Norte. E assinalou: “O assunto finda saindo da esfera de qualquer fulanização e os casos como este, em análise, passam a ser apenas um ponto de fundo e assume contornos de amplíssimo interesse da sociedade”.

Bruno Montenegro finalizou afirmando que “O certo é que não se pode ignorar a escassez de recursos públicos, o que não significa compactuar com exageros que, sem utilidade real, obstam o progresso, a circulação de bens e a própria remuneração daqueles que celebram negócios com o Poder Público, subvertendo a integridade do sistema”.

 

Procedimento Ordinário nº 0805405-66.2011.8.20.0001

TJRN

 

Faça o seu comentário

Saci - Rede A Contrutora

Morte de recém-nascido após cirurgia gera condenação ao Hospital Antônio Prudente de Natal

Publicado em: 21/01/2019

Os desembargadores que integram a 3ª Câmara Cível do TJRN julgaram caso de imperícia em procedimentos hospitalares e, desta vez, manteve a condenação imposta ao Hospital Antônio Prudente de Natal ou ‘Hospital da Hapvida’ como é mais conhecido em Natal, o qual foi condenado em primeira instância ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 18 mil para uma então usuária dos serviços, cujo filho recém nascido faleceu após um procedimento cirúrgico. O valor deverá ser corrigido monetariamente pelo INPC a partir da publicação da sentença (Súmula nº 43 do STJ) e de juros de mora de 1% ao mês desde a citação. A relatoria é do desembargador Amaury Moura Sobrinho, decano do TJRN, e atual corregedor geral de Justiça estadual.

O Hospital moveu a Apelação Cível nº 2017.016889-2, por meio da qual alega, dentre outros pontos, que não agiu com negligência e efetuou todas as diligências cabíveis em relação à gestante e ao seu filho recém-nascido, cuja morte não decorreu de conduta da unidade de saúde (ausência de nexo de causalidade), tendo sido prestado o atendimento pré-natal e pós-parto de acordo com o quadro apresentado e todos os atendimentos cabíveis para resguardar a vida de ambos.

Contudo, a decisão destacou que a prestação de serviços à saúde é considerada uma relação de consumo, devendo ser aplicado, portanto, o Código de Defesa do Consumidor e, com relação à direitos do consumidor, impera a teoria da responsabilidade objetiva, nos termos do artigo 14 da Lei nº 8.078/90, a qual reza que “o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”.

“No caso concreto, o Hospital reú obrigou-se a prestar serviço médico, cuja obrigação é de meio, ou seja, ele não se responsabilizou por curar o recém-nascido ou evitar a morte decorrente de causas congênitas, mas, sim, por proporcionar o melhor tratamento possível. Isto não ocorreu, pois deixou de realizar exame à disposição e indicado pela literatura médica”, reforça o desembargador.

O magistrado também ressaltou que, embora exista a impossibilidade de se concluir, de forma categórica, que o atendimento indicado pela literatura médica seria essencial para a preservação da vida do recém-nascido, tal reflexão não afasta a responsabilidade civil da ré, pois sua omissão causou a perda de uma chance de cura do paciente. “Diferente do alegado, não existe contradição nessa linha de raciocínio adotada na sentença”, define.

O caso

O parto ocorreu em em 12 de maio de 2011, às 10h41min, e, no dia seguinte, 13 de maio de 2011, o recém-nascido foi submetido a uma cirurgia para correção de atrésia de esôfago e, após o sucesso do procedimento, foi transferido para leito de UTI. No mesmo dia, por volta das 20h30min, ao comparecer ao Hospital, a autora percebeu que o bebê estava soluçando e, ao questionar a enfermeira, a profissional se prontificou a chamar a médica plantonista que estava dormindo.

Segundo os autos, dois exames haviam sido autorizados: ecocardiograma bidimensional com doppler e US abdômen total, mas o primeiro não foi realizado por ausência do médico responsável, que estava de plantão em outra unidade hospitalar e o segundo, que poderia ter diagnosticado uma má formação gastrointestinal, não chegou a ser realizado diante da necessidade do resultado do primeiro exame. Mesmo diante da falta de médico para fazer o exame cardíaco, o Hospital não teria disponibilizado outro profissional e, no mesmo dia, por volta das 13h, o recém-nascido faleceu.

 

Faça o seu comentário

Drogaria Bom Viver