â??Democracias maduras devem evitar culto Ă  personalidade de polĂ­ticosâ?, diz papa

Publicado em: 09/02/2021

                       Foto: Mídia do Vaticano/Divulgação via REUTERS

 

Democracias maduras devem evitar a tentação de glorificar uma personalidade política individual e fazer com que o Estado de Direito prevaleça sobre os interesses partidários, disse o Papa Francisco nesta segunda-feira (8).

Sem identificar nenhum país ou incidente específico em seu discurso a diplomatas, ele falou em acontecimentos do ano passado “em países com uma longa tradição democrática” que mostraram a necessidade de “diálogo inclusivo, pacífico, construtivo e respeitoso”.

“O desenvolvimento de uma consciência democrática exige que a ênfase em personalidades individuais seja superada e que o respeito pelo Estado de Direito prevaleça”, disse o Papa, sem nomear nenhum político em particular.

“De fato, a lei é o pré-requisito indispensável para o exercício de todo poder e precisa ser garantida pelos organismos governantes responsáveis, independentemente dos interesses políticos dominantes”.

A democracia exige a busca de “diálogo inclusivo, pacífico, construtivo e respeitoso entre todos os componentes da sociedade civil em cada cidade e nação”, disse o Papa.

Francisco teceu os comentários em um longo discurso feito durante sua reunião anual com diplomatas credenciados no Vaticano, que tem relações com mais de 180 países.

 

CNN Brasil

 




Faça o seu comentårio