Secretaria de Saúde de Natal orienta qual serviço buscar em acidentes com animais; picada de escorpião e mordidas de cães e gatos lideram ocorrências

Publicado em: 14/01/2021

                                                      Foto: Divulgação

 

No ano de 2020 a rede de urgência e emergência de Natal teve 1.730 casos de assistência médica envolvendo algum tipo de acidente com animais. Os principais causadores dessas ocorrências foram: picada de escorpião (1.067) e mordidas de cães (333) e gatos (158). As quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Natal podem prestar esse socorro aos pacientes envolvendo escorpiões, abelhas, besouros, formigas ou águas-vivas, já que consiste em cuidados ambulatoriais e uso de medicação dispensada pelo médico para tratar o desconforto causado pelo animal.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança é o local indicado para casos de mordeduras de animais que podem transmitir raiva. No local os usuários são atendidos pela equipe de saúde que determinará a melhor estratégia para tratamento, pois além dos cuidados inicias e consulta com médico, caso haja indicação de esquema vacinal para vacina antirrábica humana, a dose inicial será administrada na UPA e as doses subsequentes em unidades básicas de saúde referenciadas na rede de atenção básica (UBS) do município.

Mas, se o acidente for mordida de cobra, o paciente deve procurar o Giselda Trigueiro. “Esse tipo de informação é muito importante para a população, pois na maioria das vezes, as pessoas não sabem para onde ir. Quando acontecer esse tipo de acidente, a primeira coisa é manter a calma. Se houver alguma dúvida é importante ligar para uma de nossas UPAs que funcionam 24h e perguntar se é realizado o atendimento”, afirma o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

TELEFONES DAS UPAS

UPA Cidade da Esperança 3232-2369

UPA Potengi 3232-4450

UPA Satélite 3232-1915

UPA Pajuçara 3232-8240

 




Faça o seu comentário