Marinho anuncia licitação para finalizar transposição do São Francisco no RN

Publicado em: 23/12/2020

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, apresentou nesta terça-feira (22), o balanço de ações e entregas da pasta em 2020 nas áreas de habitação, mobilidade urbana, segurança hídrica, saneamento, defesa civil e desenvolvimento regional.

Entre os trabalhos destacados, o ministro apontou a retomada da construção de 30 mil moradias entre as 100 mil que estavam paralisadas, em mais de 1800 municípios. 410 mil casas próprias foram entregues a famílias de baixa renda. Foram finalizadas, ainda, mais de 2.400 ações e obras hídricas entre sistema de adutoras e construção ou recuperação de barragens, açudes e barreiros.

O ministro afirma que algumas das próximas medidas importantes anunciadas serão o lançamento do edital para construção do Ramal do Apodi, que consiste na última etapa da Transposição do rio São Francisco; o lançamento do edital para o Projeto Seridó e os recursos garantidos para concluir as obras de Oiticica.

“Em 24 de dezembro, nós vamos abrir a licitação do final da Transposição do Rio São Francisco. […] É um presente de Natal que é oferecido para a população nordestina em função da decisão do governo de permitir obras estruturantes que vão dar segurança hídrica a toda a região do semiárido nordestino”, disse Marinho.

Ele afirma que a obra hídrica leverá as águas do São Francisco para mais de 60 municípios do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. A construção durar até três anos, porém, a ideia é que seja iniciada em abril e que as águas cheguem ao RN ainda em 2021.

Segundo Rogério Marinho, o ministério do Desenvolvimento Regional tem um acervo de recursos para a continuação e implantação de obras, de forma que cria ou mantém mais 4 milhões de empregos diretos.

 

Fontes: 98 FM Natal e Correio Braziliense

GRANDE PONTO

 

 




Faça o seu comentário