Pesquisas apontam que Tércio Tinoco será primeiro cadeirante eleito vereador de Natal

Publicado em: 08/11/2020

As pesquisas eleitorais realizadas durante a campanha política mostram que a Câmara Municipal de Natal está perto de viver um momento histórico: ter, pela primeira vez, um cadeirante eleito vereador. Tércio Tinoco, candidato pelo PP (11.111) foi bastante citado em todas as pesquisas, e pode ser uma boa surpresa desse pleito.

“Minha eleição representará muito mais que uma conquista pessoal. Será uma vitória para todas as pessoas com deficiência, que nunca tiveram um representante no Legislativo de Natal”, diz Tércio, que está fazendo uma campanha sem recursos de fundos eleitoral e partidário. Mesmo assim, conseguiu reunir uma legião de voluntários – especialmente pessoas com deficiência, que estão ajudando a divulgar as propostas do candidato aos eleitores da capital.

Tércio Tinoco tem 33 anos, e é administrador de empresas. Aos 18, ficou tetraplégico após mergulhar numa piscina e bater a cabeça no chão. Já na cadeira de rodas, virou paratleta do tênis de mesa da Sadef. Mas foi como gestor da associação que se destacou ainda mais. A Sadef, que trabalha a inclusão de PCD por meio do esporte, recebeu da Câmara dos Deputados o Prêmio Brasil Mais Inclusão, pelo trabalho desenvolvido com os paratletas e suas famílias.

Foi ideia de Tércio o Projeto Natal Praia Inclusiva, que oferece à pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos, atividades esportivas e banho de mar assistido na Praia de Ponta Negra. “Ainda há muito a fazer para melhorar a vida dos natalenses que tem algum tipo de deficiência. É pra isso que quero chegar à Câmara”, diz Tércio, que concorre pela primeira vez a um cargo público.

Durante a corrida eleitoral, Tércio teve Covid-19, chegou a se internar, mas os apoiadores seguiram pelas ruas de Natal – adotando protocolos de segurança, levando a mensagem do candidato. “Não tenho família nem padrinhos políticos, mas confio na eleição, porque represento cerca de 28% da população natalense, que são as pessoas com algum tipo de deficiência e que enfrentam todo tipo de dificuldade numa cidade que ainda está longe de ser acessível. Muita gente se identifica com minha pauta de propostas para a capital”, finaliza Tércio.

 




Faça o seu comentário