RN registra taxa de ocupação de leitos no tratamento da covid em 40,6%; transmissibilidade é de 0,51

Publicado em: 27/10/2020

                     (Foto: Reprodução/Regulação/Sesap)

 

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (27). Quanto à taxa de ocupação geral das unidades de saúde, os números no fim da manhã mostram 40,6%. A Região Metropolitana está com 33,1% dos leitos ocupados, o Oeste com 57,6% e Seridó com 34,8%% de ocupação.

Internados em leitos clínicos ou críticos em hospitais públicos ou privados são 171.

O índice que indica o potencial de transmissão da covid 19, a Rt, está em 0,51 no estado como um todo. No Estado, 46 municípios se encontram em zona de risco, enquanto outros 53 estão em zona de perigo. Os dados são do Laboratório de Inovação Tecnológica (LAIS) da UFRN no fim da manhã. VALE DESTACAR que essa taxa tem grande variação ao decorrer do dia, e pode ser conferida a situação em tempo real conforme link no fim do post.

A Taxa de Transmissibilidade, ou Taxa Rt para ser mais simples, é um dos indicadores utilizados para medir a evolução de uma doença endêmica. De forma simples, essa taxa indica quantas pessoas podem ser infectadas a partir de uma pessoa já doente.

Para exemplificar suponha o Rt = 2, isso significa dizer que, estatisticamente falando, uma pessoa doente contaminará duas saudáveis. O ideal então é que esta taxa se mantenha o mais próximo possível de zero. A partir do momento que ela se mantém constantemente abaixo do valor 1, significa dizer que a doença está em um estado “controlado”.

 

Veja situação de municípios acessando  AQUI.

 




Faça o seu comentário