Azitromicina não é eficaz em pacientes da Covid-19 em estado grave

Publicado em: 05/09/2020

Pesquisadores mostraram que adicionar o antibiótico azitromicina ao tratamento com hidroxicloroquina não traz benefícios no tratamento de pacientes da Covid-19 internados em estado grave.

O estudo, conduzido pelo grupo brasileiro Coalizão Covid-19 Brasil, foi publicado nesta sexta-feira (4) na revista científica The Lancet.

Essa é a primeira pesquisa randomizada no no mundo para testar os efeitos do fármaco, que também não trouxe diferença significativa no tempo de internação dos pacientes.

O trabalho analisou 447 pacientes entre março e maio de 2020. O remédio foi ministrado em conjunto com a hidroxicloroquina em todos os indivíduos.

“Nossas descobertas não apoiam o uso rotineiro da azitromicina em combinação com a hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19 severa”, escreveram.

O diretor do Instituto de pesquisa do HCor e um dos autores da pesquisa, Alexandre Biasi, falou à CNN para explicar os resultados.

“Não encontramos aumento de efeitos adversos, mas simplesmente não há efeito benéfico”, disse. “[A azitromicina] é um medicamento que age contra bactérias. Muitas das pneumonias, doenças infecciosas do pulmão são causadas por bactérias e é um excelente medicamento, extremamente útil. Mas com infecção viral, não há efeito benéfico algum”.

 

CNN BRASIL

 




Faça o seu comentário