RN tem a 4ª maior proporção de acordos do Programa de Manutenção de Empregos em relação ao número de postos com carteira assinada

Publicado em: 15/08/2020

                                   Foto: Sergio Lima/Poder 360

 

O Rio Grande do Norte tem a 4ª maior maior proporção de acordos do Programa de Manutenção de Empregos em relação ao número de postos com carteira assinada. O RN fica atrás apenas do Piauí, Ceará e Paraíba. Entre as regiões, o Nordeste é a 1ª. Dos 7 Estados com maiores percentuais, 6 são da região.

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a proporção de contratos por número de empregos com carteira assinada que foram preservados no RN é de 54,5%, o que equivale a 224.391 vagas mantidas dos 411.785 empregos registrados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) em junho de 2020.

Criado para minimizar os efeitos das demissões durante o período de pandemia de covid-19 e de isolamento social, o programa permite a suspensão de contratos ou redução da jornada de trabalho. O empregado afetado é pago pelo governo federal de acordo com o que ele teria direito no seguro-desemprego.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho contabilizou e detalhou 15,86 milhões de acordos por Estado. A cifra não equivale ao número de empregos mantidos, porque os empregadores podem renovar os acordos mais de uma vez. Ou seja, um trabalhador pode ter feito mais de um acordo.

Em comparação com o número de empregos formais –dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados)–, o Nordeste se destaca com a maior proporção de acordos contra postos com carteira assinada.

O Piauí tem a maior proporção de acordos por número total de trabalhadores: 70,1%. O Mato Grosso, a menor, com 16,2%. A cifra não equivale ao número de empregos mantidos porque os empregadores podem renovar os acordos mais de uma vez. Veja o infográfico sobre o tema:

          

Os Estados com grande peso do agronegócio são os que têm menos acordos, enquanto os locais onde predominam as atividades de serviços estão entre os que mais recorreram ao Programa de Manutenção do Emprego da União, segundo o professor da UnB (Universidade de Brasília), José Luís Oreiro.

A atividade rural foi pouco afetada pela pandemia de covid-19, disse. E há menos empregos vulneráveis pelo desaquecimento da economia brasileira.

Oreiro afirmou que a diferença fica evidente no Nordeste, mas também no Rio de Janeiro, onde o comércio e o turismo respondem pela tendência de desaquecimento.

Menos acordos

O ritmo de acordos tem diminuído a cada mês com a retomada das atividades. Na semana de 2 a 8 de agosto, foram 145,5 mil, menor número já registrado desde abril, quando foi iniciado o programa.

Em abril, foram 5,92 milhões de acordos. Caiu nos meses seguintes: 3,45 milhões em maio; 3,1 milhões em julho; e 3,05 milhões em junho. Até 9 de agosto, eram 395.917 no mês. Se o ritmo se mantiver, este mês vai terminar com menos de 2 milhões de acordos.

O programa teve início em abril com prazo de 3 meses, mas foi adiado por mais 2.

 

Com informações do Poder 360

 




Faça o seu comentário