Ações na UFRN refletem sobre equidade e direitos das mulheres
Publicado em: 08/03/2025
Foto: Cícero Oliveira
Todas as mulheres, todos os direitos! Esse é o tema da campanha digital #ViverEmHarmoniaPOR_ELAS realizada pela UFRN durante todo o mês de março, alusiva ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março.
A programação consta ainda de atividades voltadas para mulheres, como oficinas, uma edição do Pics na Praça (Cuidados Integrativos em Saúde para as Mulheres), encontro para meditação, ações de autocuidado e práticas esportivas, a exemplo da zumba e escalada. Uma das ações ofertadas é o bate papo sobre violência e assédio às mulheres no ambiente de trabalho.
As atividades são promovidas pelo Programa Viver em Harmonia, por meio da Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho, que é vinculada à Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp). Para participar da campanha, basta compartilhar as publicações e postar fotos participando das atividades programadas para o mês de março na UFRN, usando a hashtag #ViverEmHarmoniaPOR_ELAS.
A campanha busca reafirmar que todas as mulheres merecem respeito, equidade e representatividade, independentemente de suas origens, corpos ou histórias. Como objetivos, a ação pretende dar visibilidade à diversidade das mulheres, reforçando o direito à inclusão e ao respeito e combater preconceitos e violências contra mulheres cis e trans, promovendo diálogos e ações educativas. Com isso, busca inspirar mudanças reais, incentivando políticas e práticas mais justas dentro e fora das instituições.
As servidoras interessadas em participar das atividades promovidas em março devem se inscrever pelo SIGRH, no Menu Servidor > Capacitação> Inscrições > Realizar Inscrição, a partir do meio-dia desta sexta-feira, 28. Terceirizadas e aposentadas poderão se inscrever mediante disponibilidade de vaga pelo e-mail do Viver em Harmonia.
Em março vai acontecer, ainda, o lançamento do Grupo de Trabalho Equidade de gênero, com a finalidade de identificar e sugerir medidas institucionais de curto, médio e longo prazo para promover a equidade de gênero na UFRN.
Tweetar |
Faça o seu comentário