Anvisa aprova indicação do medicamento baricitinibe para internados com Covid-19

Publicado em: 18/09/2021

                              Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira (17) a indicação do remédio baricitinibe para o tratamento de pacientes internados com Covid-19.

Segundo a agência, a administração do medicamento aprovado deve ser feita apenas em pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.

O baricitinibe já é utilizado no Brasil para o tratamento de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave.

A aprovação para pacientes internados com coronavírus, portanto, trata-se de uma nova indicação terapêutica.

Para a inclusão desta nova indicação, a empresa farmacêutica Eli Lilly do Brasil apresentou dados que sustentam a eficácia e segurança do medicamento para esta indicação, segundo a Anvisa.

Em nota, a Eli Lilly afirmou que  a aprovação foi baseada em dois estudos clínicos randomizados, duplo-cegos, controlados por placebo envolvendo cerca de 2.500 pacientes no mundo, sendo 360 destes brasileiros.

Ainda segundo a fabricantes, o estudo que avaliou o medicamento em comparação com

placebo demonstrou uma redução potencial de 38% da mortalidade no dia 28 de tratamento.

O baricitinibe é um inibidor seletivo e reversível das enzimas janus quinases (JAKs), em especial JAK 1 e 2, responsáveis pela comunicação das células envolvidas na hematopoese (processo de formação e desenvolvimento das células do sangue), na inflamação e na função imunológica (função de defesa do corpo).

Sexto medicamento aprovado pela Anvisa

Este é o sexto medicamento aprovado pela Anvisa para tratar a Covid-19.

No último dia 8, a agência autorizou o uso emergencial do medicamento Sotrovimabe para tratamento da Covid-19 em pessoas acima de 12 anos infectadas pelo novo coronavírus e que apresentam a doença de forma leve a moderada.

O Sotrovimabe é um anticorpo monoclonal feito em laboratório, que imita a capacidade do sistema imunológico de combater o vírus. Ele atua contra a proteína spike do Sars-CoV-2 e é projetado para bloquear a ligação do vírus e a sua entrada nas células humanas.

 

CNN Brasil

 




Faça o seu comentário