Morre o potiguar José Augusto Delgado, ministro aposentado do STJ

Publicado em: 09/09/2021

Faleceu, nesta quarta-feira (8), o potiguar José Augusto Delgado, ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), aos 83 anos. Ele foi empossado em dezembro de 1995 e atuou no STJ até junho de 2008.

Ele deixa a mulher, Maria José Costa Delgado, e 3 filhos. O STJ confirmou o falecimento, mas não informou a causa da morte. Ele estava internado em Brasília há cerca de 10 dias.

Nascido em São José de Campestre (RN), em 7 de junho de 1938, Delgado formou-se pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).  Fez especialização em Direito Civil e Comercial na mesma instituição. Foi juiz de Direito no Rio Grande do Norte, juiz eleitoral e juiz federal substituto do Rio Grande do Norte.

No STJ, foi membro da 1ª Turma e da 1ª Seção. Também foi membro da Corte Especial, presidente da Comissão de Regimento Interno do STJ e integrou a Comissão Temporária para Acompanhamento da Reforma do Poder Judiciário. Foi diretor do Gabinete da Revista do STJ e vice-diretor da Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados).

O ministro ainda ocupou o cargo de corregedor-geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no biênio 2006-2008.

 




Faça o seu comentário