Demissões no setor de turismo respondem por quase 40% do desemprego em Natal, indica pesquisa

Publicado em: 05/05/2021

                                 Foto: Reprodução/Blog do Dina

 

O Blog do Dina – por Dinarte Assunção, destaca nesta quarta-feira(05) que as demissões ao longo de 2020, motivadas em grande parte pela pandemia de covid-19, afetaram muitos setores da economia, nenhum, no entanto, como o turismo. É o que indica o “Monitora Turismo”, pesquisa realizada pela dra. Mariana Aldrigui, da USP, especialista em Turismo e presidente do conselho de Turismo da Fecomercio-SP.

O Monitora Turismo tem profundidade considerável em sua metodologia porque Aldrigui mapeia os impactos sobre o emprego em 571 atividades ligadas ao setor, direta ou indiretamente. Os números de emprego da pesquisa que ela consolida considera apenas os vínculos formais.

Em 2020, enquanto o saldo geral do Brasil de empregos foi positivo, de quase 143 mil empregos, puxados por construção civil e indústria, o turismo encerrou 110.833 postos de trabalho.

Ao considerar os 20 destinos turísticos mais relevantes do país, o Monitora Turismo constatou que 39% das vagas de emprego encerradas em Natal foram no setor.

Segundo dados do Caged, Natal desligou 3.196 postos de trabalho formais em 2020. Desses, o Monitora Turismo identificou que 1.246 foram de pessoas ligadas a uma das principais atividades econômicas da capital.

No comparativo com cidades de porte semelhante, Natal fica à frente no desemprego no turismo para Maceió (34%) e João Pessoa, onde as demissões no setor responderam por 27% dos desligamentos gerais.

Veja matéria na íntegra no Blog do Dina – por Dinarte Assunção AQUI.

 




Faça o seu comentário