Instagram Blog do Montoril

Bolsonaro veta entrega de declaração do Imposto de Renda até 31 de julho

Publicado em: 06/05/2021

                              Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

 

A Secretaria-Geral da Presidência informou nesta quarta-feira (5/5) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou o projeto que prorrogava, até 31 de julho, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021, referente ao ano-calendário de 2020.

O texto foi aprovado pela Câmara em 13 de março, e em 6 de abril pelo Senado. O veto deve ser publicado no Diário Oficial da União desta quinta (6/5).

Com o veto, o prazo limite para entregar a declaração do Imposto de Renda é 31 de maio. Inicialmente, o prazo limite para entregar a declaração se encerrava em 30 de abril, mas foi prorrogado pela Receita Federal.

Em 2020, o prazo também foi prorrogado, por 60 dias, em razão da pandemia do coronavírus. Para este ano, a Receita estima que sejam entregues 32.619.749 declarações.

De acordo com o Palácio do Planalto, a prorrogação até 31 de julho contrariava o interesse público. Além disso, o texto mantinha o cronograma de pagamento da restituição, o que, segundo o governo, teria como consequência um fluxo de caixa negativo.

Justificativa

Na justificativa do veto, o Planalto também argumentou que a proposta poderia causar um “desequilíbrio do fluxo de recursos”, abrindo possibilidade para que o calendário de restituição fosse afetado, além de comprometer a arrecadação dos entes federativos e o repasse de recursos ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O governo ainda informou que o projeto afetaria a entrada de recursos aos cofres públicos referentes à devolução do auxílio emergencial recebido indevidamente em 2020.

Restituição

De acordo com a Receita Federal, o cronograma previsto para restituição das declarações é o seguinte:

1º lote: 31 de maio

2º lote: 30 de junho

3º lote: 30 de julho

4º lote: 31 de agosto

5º lote: 30 de setembro

 

Metrópoles

 

Faça o seu comentário

Escritório de Contabilidade Robson Rafael

COVID: Brasil registra 2.811 óbitos e 73 mil novos casos nas últimas 24h

Publicado em: 06/05/2021

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (5):

– O país registrou 2.811 óbitos nas últimas 24h, totalizando 414.399 mortes;

– Foram 73.295 novos casos de coronavírus registrados, no total 14.930.183 milhões pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 13.529.572, com o registro de mais 86.576 pacientes curados. Outros 986.212 pacientes estão em acompanhamento.

 

Faça o seu comentário

Ótica Venâncio

Delegados aprovam regimento interno do Plano Diretor; discussões começam nesta quinta (6)

Publicado em: 06/05/2021

                                           Foto: Divulgação/Semurb

 

O primeiro dia da Conferência de Revisão do Plano Diretor de Natal (PDN) começou na manhã desta quarta-feira (5), com plenária para aprovação do Regimento Interno e cronograma de atividades. Dos 119 delegados eleitos, 97 participaram do evento, que ocorreu de maneira virtual e foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do PDN. O documento proposto pelo Conselho da Cidade (Concidade) foi posto em votação e aprovado com alguns ajustes pelos delegados. As discussões já começam a partir desta quinta (6), com reuniões internas de cada segmento e seguem até o dia 16 de junho.

Com o regimento aprovado, o cronograma de atividade seguirá três etapas: a primeira de 6 a 12 de maio, onde os segmentos envolvidos irão realizar reuniões internas e discutir a minuta. Já a segunda, de 17 a 21 de maio, onde serão realizadas intervenções e apresentações das propostas de alteração da minuta de lei; e também de 24 a 26 de maio com o envio das propostas de cada segmento pelos relatores. E por fim, a terceira etapa, de 14 a 16 de junho, quando acontece a votação.

O secretário de governo (SMG), Joham Xavier, participou do evento representando o prefeito Álvaro Dias e abriu a reunião parabenizando os delegados eleitos e a retomada das discussões do Plano. Ressaltando que a nossa capital possui mais de 70 áreas de interesse social, que incluem bolsões de pobreza e um percentual de 60% dos imóveis sem registro imobiliário.

“Sendo assim, precisamos repensar o ordenamento urbano de com proposições mais modernas, quanto à ocupação do seu solo, do potencial construtivo, das áreas de proteção ambiental e interesses turísticos”, comentou Joham Xavier. E emendou, “então a partir de hoje (5) até 16 de junho teremos várias discussões e formulações de propostas para enriquecer mais ainda o processo de revisão que é participativo”.

A primeira etapa começa com as plenárias internas para os segmentos das entidades profissionais, acadêmicas, de pesquisa e conselhos profissionais, e também dos movimentos populares, que se reúnem nesta quinta-feira (6), das 9h às 12h e das 14h às 17h.  Já na sexta-feira (7), é a vez dos  trabalhadores por suas instituições sindicais.

No dia 10 de maio,  são os representantes do poder público que fazem suas plenárias. No dia 11, os empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano. E, por fim, no dia 12 de maio, as organizações não governamentais com atuação na área do desenvolvimento urbano e ambiental encerrando essa primeira etapa. Confira o cronograma detalhado aqui.

Alterações no regimento

Os ajustes ao regimento proposto pelo Concidade foram o acréscimo de um parágrafo único ao art. 5º, que trata da primeira etapa da Conferência. Nele foi acrescentado, que a agenda das reuniões por segmento pode ser estendida em até mais um dia, caso necessário e aprovado por 50% + 1 dos delegados do respectivo segmento. E a criação do art. 16º, que trata da disponibilização de um plantão para tirar dúvidas dos delegados do PDN, durante todas as fases da conferência, que poderá ser por e-mail e whatsapp.

Os delegados são os responsáveis por deliberar e apreciar a versão final do Projeto de Lei de Revisão da Lei Complementar nº 082 de 21 junho de 2007 (Plano Diretor de Natal), que será enviada à Câmara Municipal. Para o vice-presidente do Concidade, Albert Josuá Neto, a reunião de hoje foi muito tranquila e participativa.

“A metodologia aplicada hoje foi espetacular. Discutimos com os 97 delegados e aprovamos o regimento interno, que foi muito bem elaborado pelo Concidade, então não houve tantas modificações. A expectativa é que as discussões se iniciem amanhã que será por segmento e, a partir do dia 17 de maio ocorra a apresentação das propostas elaboradas pelos respectivos segmentos”, comentou Neto.

Para mais informações do processo de revisão, acompanhe o site do PDN no endereço  planodiretor.natal.rn.gov.br, ou ainda, pelo Instagram @planodiretornatal.

 

 

Faça o seu comentário

19 MILHÕES DE ACESSOS

Prefeitura do Natal começa a imunizar com vacina da Pfizer pessoas de 55 a 59 anos com deficiências permanentes, doenças cardiovasculares e hipertensão

Publicado em: 06/05/2021

Nesta quinta-feira (6), a Prefeitura de Natal vai dar início à vacinação com o imunizante da Pfizer, destinada às pessoas com idades de 55 a 59 anos do seguinte grupo de comorbidades: pessoas com deficiências permanentes cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e com doenças cardiovasculares e hipertensão arterial sistêmica.

O local de vacinação para o imunizante Pfizer será exclusivo no ginásio do SESI, localizado na Av. Capitão-Mor Gouveia, das 8h às 16h. A SMS Natal vai disponibilizar na sala de vacinação um intérprete de libras. As pessoas com deficiências permanentes que não possuem cadastro no BPC serão contemplados de acordo com a comorbidade, obedecendo o critério da idade.

“Como a vacina da Pfizer exige uma logística de armazenamento diferente, sendo necessária sala de refrigeração no próprio local onde a vacina será aplicada, escolhemos o ginásio do Sesi, nosso importante parceiro nessa jornada. O ginásio do Sesi também conta com acessibilidade”, explica o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, são consideradas doenças cardiovasculares: Insuficiência cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; hipertensão arterial sistêmica (Hipertensão Arterial Resistente – HAR, Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo e ou comorbidade).

A vacinação para esse público com idade de 55 a 59 anos inicia nesta quinta-feira (06) e segue até dia 12.

DOCUMENTAÇÃO

Pessoas com deficiências permanentes (55 a 59 anos)

Apresentar comprovação de que faz parte do BPC – Benefício de Prestação Continuada, além de cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

Doenças Cardiovasculares ( 55 a 59 anos)

Devem levar cópia do laudo médico detalhado com CID – Cadastro Internacional das Doenças, exames comprobatórios e receituários ou cadastro no HIPERDIA ou cadastro no PROSUS, além de cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

 

Faça o seu comentário

SABOR DE TRIGO

Cipriano Maia defende endurecimento nas medidas de restrição

Publicado em: 06/05/2021

                                              Foto: Adriano Abreu

 

Em reunião do Comitê de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) na noite desta terça-feira (4), os integrantes demonstraram preocupação com o atual momento da pandemia. O indicador composto (veja veja aqui), que reúne uma série de informações sobre o quadro da pandemia no Rio Grande do Norte, aponta para uma piora em diferentes municípios do estado.

Na visão do secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, o conjunto dos dados atuais não indica que seja para manter abertos ambientes que tenham alto risco de transmissão. “Os dados nos mostram que precisamos dar atenção mais ainda a todas as medidas de cuidado e evitar assim a transmissão desse vírus tão mortal para não chegarmos a uma terceira onda”, afirmou o secretário.

Apesar do secretário não ter especificado quais seriam os ambientes de alto risco de transmissão, que estariam abertos e que ele defende não manter abertos, fica claro que ele defende um endurecimento nas medidas de restrição, com base nos dados divulgados.

A análise feita pelo indicador composto aponta que o RN está há duas semanas com índices tanto de mortalidade quanto de casos confirmados com curva crescente. De acordo com o documento, as regiões Metropolitana de Natal, Oeste, Agreste e Vale do Açu estão em alerta vermelho para a taxa de casos ativos, o que corresponde a um aumento de casos confirmados na maior parte do estado.

DADOS

O levantamento mais recente do indicador composto, liberado no dia 4, aponta que 84,8% da população potiguar está em área de alerta, entre o sinal amarelo (3 e 4 pontos) e vermelha (5 pontos). A análise por região mostra que apenas o Alto Oeste conta com mais da metade de sua população em áreas de sinal verde (1 ou 2 pontos), apesar de ainda contar com 11,3% em sinal vermelho.

Na outra ponta, a Região Metropolitana está com toda a população em sinal amarelo, seguida do Agreste (94,6%), do Oeste (88,2%) e do Vale do Açu (84,3%).

O acompanhamento do indicador composto nas regiões, em comparação com o levantamento feito na última semana de abril, elenca que 78 municípios pioraram a situação, outros 80 mantiveram-se estáveis e apenas nove melhoraram de condição.

O indicador composto é fruto do trabalho da Sesap, do Comitê de Especialistas e da UFRN, sob a coordenação do professor Kenio Lima. O estudo permite um monitoramento da pandemia em todo o estado. O estudo reúne nove variáveis – casos ativos, ocupação de leitos, óbitos, entre outras – que traçam um olhar mais apurado sobre a situação de cada município e um escore que mostra a evolução a cada semana. Os dados servem de subsídio para a tomada de decisões na gestão da pandemia.

 

Faça o seu comentário

Drogaria Bom Viver

Hospital do Coração passa a oferecer a Pesquisa de Anticorpos Neutralizantes que identifica imunidade ao Covid-19

Publicado em: 06/05/2021

                                                 Foto: Divulgação

 

O Hospital do Coração passa a oferecer em seu laboratório a Pesquisa De Anticorpos Neutralizantes para o Covid-19, com resultado em até 12 horas.

O teste IgC-S1 feito pelo Hospital é o exame laboratorial mais preciso para medir a resposta imunológica para o Covid-19. O exame detecta se a pessoa está imunizada ( por já ter se vacinado ou por já ter tido a doença).

Os exames podem ser colhidos todos os dias, das 6h às 17h, incluindo domingos e feriados. Não é necessário jejum e o exame é totalmente automatizado e de alta performance.

 

Faça o seu comentário

Donabela Bijoux

Reservas hídricas no RN aumentam volume com últimas chuvas; veja aporte das principais barragens, açudes e lagoas

Publicado em: 05/05/2021

                                       Foto: ASCOM/IGARN

 

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora os 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta quarta-feira (05), indica que as reservas hídricas superficiais totais do RN, continuam aumentando com as chuvas pelo interior do Estado. Atualmente, somam 2.035.687.106 m³, correspondentes a 46,51% da sua capacidade total. Na última sexta-feira, 30 de abril, o volume das reservas hídricas era de 1.979.033.003 m³, equivalentes a 45,22% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.336.237.997 m³, equivalentes a 56,31% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. Na última sexta-feira (30), o manancial estava com 1.313.212.384, correspondentes a 55,34% do seu volume total.

A segunda maior barragem do RN, Santa Cruz do Apodi, recebeu bom aporte hídrico e acumula 207.609.700 m³, percentualmente, 34,62% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No último relatório divulgado, o reservatório acumulava 178.921.150 m³, equivalentes a 29,83% do seu volume total.

Já a barragem Umari, terceiro maior manancial do RN, acumula 199.897.985 m³, correspondentes a 68,27% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 30 de abril, o reservatório estava com 198.840.187 m³, equivalentes a 67,91% do seu volume total.

O açude que recebeu maior ganho percentual de volume foi o Santana, também conhecido como Gangorra, localizado em Rafael Fernandes, que acumula 6.603.333 m³, correspondentes a 94,33% da sua capacidade total, que é de 7 milhões de metros cúbicos. Na última sexta-feira, o manancial estava com 5.810.000 m³, equivalentes a 83% da sua capacidade.

Outro reservatório que recebeu bom aporte hídrico foi o Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo, que acumula 2.082.880 m³, correspondentes a 27,63% da sua capacidade total, que é de 7.537.478 m³. No último relatório, o açude estava com 1.404.482 m³, equivalentes a 18,63% do seu volume total.

O açude Rodeador, localizado em Umarizal, acumula 13.635.597 m³, percentualmente, 63,71% da sua capacidade total, que é de 21.403.850 m³. No dia 30 de abril, o reservatório acumulava 12.855.304 m³, equivalentes a 60,06% do seu volume total.

O açude Morcego, localizado em Campo Grande, acumula 3.766.837 m³, correspondentes a 56,15% da sua capacidade total, que é de 6.708.331 m³. No final da semana passada, o reservatório estava com 3.511.898 m³, percentualmente, 52,35% da sua capacidade.

A barragem de Lucrécia acumula 7.308.848 m³, correspondentes a 29,53% da sua capacidade total, que é de 24.754.574 m³. Na última sexta-feira, o manancial estava com 6.557.561 m³, percentualmente, 26,49% da sua capacidade.

O reservatório Beldroega, localizado em Paraú, acumula 4.398.387 m³, equivalentes a 54,59% da sua capacidade total, que é de 8.057.520 m³. No relatório anterior ele acumulava 4.129.470 m³, correspondentes a 51,25% do seu volume total.

O açude Flechas, localizado em José da Penha, acumula 5.655.475 m³, equivalentes a 63,19% da sua capacidade total, que é de 8.949.675 m³. Na última sexta-feira, o manancial acumulava 5.499.775 m³, percentualmente, 61,45% do seu volume total.

O açude Alecrim, localizado em Santana do Matos, acumula 2.270.000 m³, correspondentes a 32,43% da sua capacidade total, que é de 7 milhões de metros cúbicos. No dia 30 de abril, o manancial estava com 2.160.000 m³, equivalentes a 30,86% do seu volume total.

Os reservatórios monitorados pelo Igarn que já sangraram durante essa quadra chuvosa foram: o açude de Encanto, Riacho da Cruz II e Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes. Os três continuam vertendo suas águas.

Outros reservatórios que tiveram pequenos ganhos de volume, foram: Tourão, localizado em Patu, que passou de 20,35% para 21,62%; Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, que passou de 72,83% para 73,67%; Brejo, localizado em Olho-d’Água do Borges, que passou de 19,66% para 20,49%; Jesus Maria José, localizado em Tenente Ananias, que passou de 20,60% para 21,54%; o açude de Marcelino Vieira, que passou de 73,60% para 74,55%; Pataxó, localizado em Ipanguaçu, que passou de 47,49% para 48,46%; o açude de Pilões, que passou de 40,83% para 41,19% e Bonito II, localizado em São Miguel, que passou de 16,66% para 17,03%.

Entre os reservatórios monitorados pelo Igarn, que estão com volume inferior a 10% da sua capacidade, o Itans, localizado em Caicó, recebeu pouco aporte de água, passando de 4,08% para 4,13%; já o açude Esguicho, localizado em Ouro Branco, manteve o mesmo volume da semana passada, apenas 0,97% e o Zangarelhas, localizado em Jardim do Seridó, perdeu um pouco de água, estava com 6,44% e agora está com 6,37% da sua capacidade total.

O açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, manteve o mesmo volume apresentado no relatório da última sexta-feira, 30 de abril, acumula 8.712.325 m³, correspondentes a 19,61% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³.

Já a Barragem de Pau dos Ferros acumula 11.926.538 m³, equivalentes a 21,75% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. No relatório anterior acumulava 11.971.370 m³, correspondentes a 21,83% do seu volume total.

Situação das Lagoas

A lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte da capital, acumula 11.019.525 m³, que correspondem a 100% da sua capacidade. Na semana anterior, o manancial estava com 10.983.122 m³, equivalentes a 99,67% do seu volume total.

Já a lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, acumula 42.163.471 m³, percentualmente, 50,03% do seu volume total, que é de 84.268.200 m³. No dia 30 de abril, o manancial estava com 42.063.950 m³, equivalentes a 49,92% da sua capacidade.

A lagoa do Boqueirão, que atende a usos diversos, acumula 10.050.651 m³, correspondentes a 90,75% da sua capacidade total, que é de 11.074.800 m³. Na última semana, o manancial acumulava 10.007.070 m³, percentualmente, 90,36% do seu volume total.

 

Faça o seu comentário

SUPERMERCADO MESA PRONTA

Tremor de terra é registrado nesta quarta-feira em Caraúbas-RN

Publicado em: 05/05/2021

 Localização epicentral simbolizada pelo marcador vermelho no mapa. Foto: LabSis

 

Nesta quarta-feira (05) um tremor de terra foi registrado no município de Caraúbas(distante 296 km de Natal), no estado do Rio Grande do Norte. O evento, que ocorreu às 14h32 UTC (11h32, hora local), teve sua magnitude preliminar calculada em 1.3 mR. Até o momento desta publicação, o LabSis não recebeu a informação de que moradores escutaram ou sentiram o evento ocorrido nesta quarta-feira (05).

O Laboratório Sismológico segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado do Rio Grande do Norte e também da região Nordeste do país.

 

Com Infformações do LabSis

 

Faça o seu comentário

19 MILHÕES DE ACESSOS

VÍDEO: ABC vence Globo em Ceará-Mirim na estreia do 2º turno do Estadual; veja como foi o jogo

Publicado em: 05/05/2021

                              Foto: Reprodução/YouTube/Band Natal

 

Em jogo realizado na tarde desta quarta-feira(05) no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal, o ABC venceu o Globo pelo placar de 2 a 1.

Os gols do ABC foram marcados por Helitão, aos 39 do 1º tempo e Gabriel Recife(contra), aos 10 do 2º tempo. Rafael Negueba marcou nos acréscimos do 1º tempo para o time do Globo.

Com esse resultado, o alvinegro soma três pontos e assume provisoriamente a segunda colocação na classificação da Copa RN, atrás do Santa Cruz no saldo de gols.

 

Veja como foi o jogo assistindo AQUI  via Band Natal.

 

Faça o seu comentário

Academia Boa Forma

São Gonçalo lança mais um auxílio para beneficiar profissionais da cultura afetados pela pandemia

Publicado em: 05/05/2021

                                             Foto: Divulgação

 

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, por meio da Fundação Cultural Dona Militana (FCDM), lançou nesta terça-feira (4) o edital do programa de auxílio financeiro ‘Cultura em Movimento’, que vai beneficiar cerca de 100 profissionais do setor cultural do município prejudicados pelo agravamento da pandemia de Covid-19.

As inscrições para o programa iniciam nesta quarta-feira (5) e seguem até o próximo dia 25, por meio do endereço: editalculturalemmovimento@gmail.com. Para ter acesso ao auxílio, os interessados devem apresentar um projeto de ação relacionado ao seu setor. Além disso, eles devem atender aos critérios estabelecidos pelo edital e pela lei que rege a utilização dos recursos do Fundo Municipal de Cultura.

Segundo o presidente da FCDM, Abel Neto, a iniciativa visa amenizar os impactos da paralisação das atividades do setor em virtude da pandemia, um dos mais prejudicados. “Esses profissionais estão há mais de um ano sem poder realizar nenhum tipo de atividade cultural. Estamos sempre buscando meios para garantir que esses auxílios cheguem até aqueles que dependem da sua arte para sobreviver”, disse.

O valor a ser pago aos profissionais aprovados no Cultura em Movimento é de R$ 700. Essa é a segunda vez que a prefeitura destina recursos para auxílio financeiro aos profissionais da cultura durante a crise da pandemia.

O edital foi lançado no Jornal Oficial do Município nessa terça-feira (4).

 

 

Faça o seu comentário

MULTIBALAS

Pela 4ª vez, aplicação da 2ª dose da Coronavac em Natal é suspensa; nova remessa tem previsão até sexta

Publicado em: 05/05/2021

Pela quarta vez, a capital potiguar suspendeu a aplicação da segunda dose da Coronavac nesta quarta-feira (5). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há previsão de recebimento de uma nova remessa do imunizante até sexta-feira (7).

Quem está com a segunda dose atrasada terá que aguardar a chegada do novo lote para ser vacinado.

A imunização continua na capital potiguar com a Astrazeneca.

 

BG

 

 

Faça o seu comentário

Óticas Diniz

Demissões no setor de turismo respondem por quase 40% do desemprego em Natal, indica pesquisa

Publicado em: 05/05/2021

                                 Foto: Reprodução/Blog do Dina

 

O Blog do Dina – por Dinarte Assunção, destaca nesta quarta-feira(05) que as demissões ao longo de 2020, motivadas em grande parte pela pandemia de covid-19, afetaram muitos setores da economia, nenhum, no entanto, como o turismo. É o que indica o “Monitora Turismo”, pesquisa realizada pela dra. Mariana Aldrigui, da USP, especialista em Turismo e presidente do conselho de Turismo da Fecomercio-SP.

O Monitora Turismo tem profundidade considerável em sua metodologia porque Aldrigui mapeia os impactos sobre o emprego em 571 atividades ligadas ao setor, direta ou indiretamente. Os números de emprego da pesquisa que ela consolida considera apenas os vínculos formais.

Em 2020, enquanto o saldo geral do Brasil de empregos foi positivo, de quase 143 mil empregos, puxados por construção civil e indústria, o turismo encerrou 110.833 postos de trabalho.

Ao considerar os 20 destinos turísticos mais relevantes do país, o Monitora Turismo constatou que 39% das vagas de emprego encerradas em Natal foram no setor.

Segundo dados do Caged, Natal desligou 3.196 postos de trabalho formais em 2020. Desses, o Monitora Turismo identificou que 1.246 foram de pessoas ligadas a uma das principais atividades econômicas da capital.

No comparativo com cidades de porte semelhante, Natal fica à frente no desemprego no turismo para Maceió (34%) e João Pessoa, onde as demissões no setor responderam por 27% dos desligamentos gerais.

Veja matéria na íntegra no Blog do Dina – por Dinarte Assunção AQUI.

 

Faça o seu comentário

WEVERTON REVESTIMENTOS DE VOLANTES

Autor de ataque em creche de SC é autuado por cinco homicídios triplamente qualificados

Publicado em: 05/05/2021

                                Foto: Jornal e TV A Sua Voz

 

A Polícia Civil investiga qual a motivação do ataque a uma creche de Saudades, no Oeste catarinense. Um dia depois do crime que deixou cinco pessoas mortas, entre elas três crianças, a Polícia Civil afirmou, nesta quarta-feira (5), que irá ouvir mais testemunhas e reunir novas provas.

O autor do ataque, um jovem de 18 anos, segue internado e está sedado. Ele foi autuado em flagrante por cinco homicídios triplamente qualificados, além de uma tentativa de homicídio contra a criança que foi ferida. As qualificadoras dos crimes são: motivo torpe, utilização de recurso que impossibilitou a defesa das vítimas e a utilização de meio cruel.

Três crianças e duas mulheres, sendo uma professora e a outra agente educacional, morreram no ataque. As vítimas foram enterradas nesta manhã. Uma quarta criança ficou ferida, passou por cirurgia e está em internada na UTI (veja mais abaixo).

Cada uma das vítimas levou ao menos cinco golpes de facão, informou o Instituto Geral de Perícias (IGP) em coletiva de imprensa. O assassino deu golpes contra o próprio corpo e foi levado ao hospital.

De acordo com o delegado Jerônimo Ferreira, nesta quarta a polícia espera conseguir a autorização da Justiça para começar a analisar o computador encontrado na casa do homem. No local, os agentes encontraram também R$ 11 mil em espécie e duas embalagens de facas novas. O dinheiro era proveniente de salários que o assassino guardava. Ele trabalha em uma empresa de produção de roupas.

Entre os depoimentos, o delegado pretende ouvir o autor nos próximos dias. O homem está internado no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, com quadro clínico considerado estável. Segundo o último boletim médico, ele está sedado e se recupera da cirurgia.

Há escolta no local. O Hospital de Pinhalzinho, também no Oeste, onde autor foi internado na terça, também recebeu escolta policial.

Ninguém da família do homem de 18 anos suspeitava que ele planejava crime. Autor não era conhecido pela polícia, não tinha antecedentes criminais, informou o delegado.

“Pais e irmã disseram que ele era mais quietão, não saía com ninguém, não tinha celular. Tinha se afastado dos poucos amigos”, relatou o delegado.

Ninguém da família do homem de 18 anos suspeitava que ele planejava crime. Autor não era conhecido pela polícia, não tinha antecedentes criminais, informou o delegado.

“Pais e irmã disseram que ele era mais quietão, não saía com ninguém, não tinha celular. Tinha se afastado dos poucos amigos”, relatou o delegado.

Quem são as vítimas:

Keli Adriane Aniecevski, de 30 anos, era professora e dava aulas na unidade havia cerca de 10 anos

Mirla Renner, de 20 anos, era agente educacional na escola

Sarah Luiza Mahle Sehn, de 1 ano e 7 meses

Murilo Massing, de 1 ano e 9 meses

Anna Bela Fernandes de Barros, de 1 ano e 8 meses.

O que se sabe até agora:

Um homem de 18 anos invadiu a escola Aquarela com duas facas às 10h de terça (4).

A creche fica na cidade de Saudades (SC), 600km de Florianópolis, e atende crianças de 6 meses a 2 anos.

20 crianças estavam no local sob os cuidados de 5 professoras.

A primeira pessoa que o assassino atacou foi a professora Keli Adriane Aniecevski.

Mesmo ferida, a professora correu para uma sala, onde estavam quatro crianças e a agente educativa Mirla Renner, de 20 anos.

O homem chegou até a sala e continuou os ataques, matando Keli e três crianças. Mirla chegou a ser socorrida, mas não resistiu. Veja quem são as vítimas.

Todas as vítimas foram atingidas com, pelo menos, cinco golpes de facão.

O assassino tentou entrar em todas as salas da creche, mas professoras conseguiram se trancar e proteger as crianças.

A única sobrevivente ao ataque é uma criança de 1 ano e 8 meses, que está na UTI.

O assassino foi preso e levado ao hospital após dar golpes contra o próprio corpo. Estado de saúde dele é grave.

Polícia encontrou R$ 11 mil e duas embalagens de facas novas na casa do assassino.

O velório e o sepultamento das cinco vítimas foram coletivos.

 

G1-SC

 

Faça o seu comentário

ARNALDO MOTOS

Deputado Albert Dickson diz que perfil do YouTube voltou após plataforma reconhecer invasão de hackers

Publicado em: 05/05/2021

                            Foto: Reprodução/YouTube

 

O deputado estadual Albert Dickson (PROS) teve a conta na plataforma de vídeos Youtube suspensa recentemente, e conseguiu recuperá-la nesta quarta-feira(05).

Albert Dickson, nega que a conta tenha sido derrubada por conta da defesa do tratamento precoce contra covid. Segundo ele, a retirada dos vídeos foi motivada por “uma invasão de hackers americanos” na plataforma.

“Após ser invadido por hackers o nosso canal está de volta autorizado pelo YouTube”, celebrou o médico oftalmologista e parlamentar.

 

Faça o seu comentário

Rodrigo Montoril - Fisioterapia

Em caso raríssimo, mulher do Mali dá à luz 9 bebês

Publicado em: 05/05/2021

                                    Foto: Ministério da Saúde do Mali

 

Halima Cisse pensava estar grávida de 7, o que por si só já era uma gestação difícil. Por conta de todos os riscos, ela foi transferida do Mali, onde mora, para um hospital do Marrocos – mas o que ela não esperava é que daria à luz 9 bebês, em um caso raríssimo de nônuplos.

Todo o procedimento foi organizado por meio da cooperação internacional entre os dois países. O Ministério da Saúde do Mali confirmou, nesta terça-feira (4), o nascimento dos 9 pequenos – 5 meninas e 4 meninos – e garantiu que todos passam bem.

Em nota, o governo do Mali informou que Cisse esteve por duas semanas internada em um hospital local para acompanhamento dos médicos, mas que no fim de março foi transferida para uma maternidade no Marrocos que se encarregou do procedimento de risco.

“Agradecemos o apoio da família Cisse, voluntários e de todo o povo do Mali”, disse a ministra da Saúde, Fanta Siby, em um comunicado. “Damos os parabéns às equipes médicas do Mali e do Marrocos cujo profissionalismo fez com que o resultado desta gravidez fosse tão feliz.”

A nova mãe e seus bebês devem voltar para casa apenas em algumas semanas.

A nota do governo do Mali não informou o peso dos bebês ou após quantas semanas de gestação eles nasceram.

Casos anteriores

Há registro de casos anteriores de gestação de nônuplos, mas com problemas de saúde graves. Em 1971, Geraldine Brodrick, de 29 anos, teve 9 bebês num hospital da Austrália – dois deles nasceram já sem vida, e os demais acabaram morrendo no decorrer de uma semana, segundo registro da época do jornal “The New York Times”.

Houve ainda um nascimento de nônuplos em março de 1999, na Malásia, mas nenhum deles sobreviveu.

 

G1

 

Faça o seu comentário

19 MILHÕES DE ACESSOS

Com vacinação avançada, PB vira destino de turismo regional e crescem reservas de hotéis; público é do RN, PE e AL

Publicado em: 05/05/2021

                                Foto: Reprodução/via Blog do Dina

 

A comparação que passou a vigorar entre Natal e João Pessoa tem certa medida de ser – para além do complexo de vira-lata que domina o espírito da capital do Rio Grande do Norte. Nos últimos dias, as mensagens de que João Pessoa estava bem à frente no turismo com relação a Natal passaram a circular fortemente especialmente nas redes sociais. O Blog do Dina conversou com Breno Mesquita, da Associação de Bares e Restaurantes da Paraíba, para checar se a impressão dos natalenses estava completamente certa.

“Em partes está. Natal está com ocupação hoteleira acima de João Pessoa, mas é porque vocês tem resorts urbanos, como os hotéis da Via Costeira em que o turista não precisa sair do equipamento para se divertir. Não temos esses equipamentos aqui em João Pessoa. Então, a ocupação de nossa rede depende de atrativos abertos na cidade”, explicou Mesquita.

São esses atrativos que estão fazendo a diferença para João Pessoa. Enquanto em Natal a disputa do setor envolve convencer o Governo do Estado a liberar itens como bebida alcóolica nos bares e restaurantes, em João Pessoa isso não só já está consolidado, como tem mais.

 

Leia matéria completa  AQUI  no Blog do Dina – por Dinarte Assunção.

 

Faça o seu comentário

Donabela Bijoux

Ministério da Saúde lança estudo para entender comportamento da Covid-19 em 274 cidades do país, e Queiroga diz que ‘negacionismo é negar o que o governo federal tem feito no investimento na pesquisa’

Publicado em: 05/05/2021

                                       Foto: Agência O Globo

 

Em evento de lançamento da pesquisa PrevCOV, sobre a prevalência de infecção pela Covid-19 no Brasil, realizado nesta quarta-feira, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que “negacionismo é negar o que o governo federal tem feito no investimento na pesquisa, na ciência e na tecnologia”.

As declarações foram percebidas como respostas às críticas feitas ao governo federal durante a CPI da Covid no Senado, que investiga possíveis ações e omissões do governo Bolsonaro no combate à pandemia. A CPI começou a ouvir nesta terça-feira ex-ministros da Saúde antecessores de Queiroga durante a atual gestão.

O novo estudo, que deve começar em junho, é, informou a Saúde, um dos maiores do mundo sobre a soroprevalência do coronavírus. A pasta quer estimar a prevalência da infecção pelo coronavírus nas capitais, nos estados e nas regiões metropolitanas.

Entre os principais objetivos está mapear a extensão da transmissão do vírus e compreender o comportamento da doença no país e seus determinantes, como características demográficas e epidemiológicas dos participantes.

A amostra utilizada será semelhante à aplicada pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE. Ao todo, serão coletados dados em 274 cidades, com abrangência de 62 mil domicílios nestes locais e público alvo de 211.129 indivíduos. O investimento é, de acordo com o ministro, de R$ 200 milhões.

— (Este) é um governo que tem investido fortemente na pesquisa. Não só em relação a inquéritos epidemiológicos como esse, mas em pesquisa de fármacos inovadores, em fomento ao complexo industrial da saúde. Negacionismo é negar o que o governo federal tem feito no investimento na pesquisa, na ciência e na tecnologia — afirmou o ministro.

A PrevCov quer estimar a exata magnitude da infecção nas capitais e regiões metropolitanas para assim ter cálculos mais precisos da morbidade e letalidade da doença. O objetivo, diz a Saúde, é aperfeiçoar estratégias de enfrentamento à pandemia no Brasil e direcionar políticas de prevenção.

Em 14 meses de pandemia, o Brasil já perdeu, de acordo com os números do consórcio dos veículos de imprensa, 411.854 pessoas pela Covid-19.

Serão parceiras da PrevCov a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vacinação e banco de dados

Segundo o Ministério da Saúde, os moradores das residências selecionadas para participar da pesquisa serão cntactados por SMS ou WhatsApp, e depois receberão uma ligação telefônica para confirmar os dados e fazer o agendamento. No dia da visita, um profissional de saúde identificado irá coletar uma amostra de sangue dos participantes.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, destacou que o estudo possibilitará a coleta de dados sobre a vacinação contra a Covid-19 no país.

Além disso, parte das amostras será armazenada na Fiocruz para compor um biorrepositório — reservatório de amostras — nacional da infecção pelo Sars-Cov-2. Ele poderá ser usado para estudos complementares posteriores.

Ministério diz estar ‘empenhado’ em ampliar testagem

Queiroga também destacou ser necessário “pôr fim” à circulação do vírus para que “possamos ter nossa vida de volta como era antes” e defendeu a atuação do governo federal no enfrentamento à pandemia.

Queiroga afirmou que o governo “não mediu esforços para ter vacinas suficientes” e destacou que a maioria das doses de imunizantes contra a Covid-19 usadas no país serão produzidas em território nacional, em duas instituições públicas.

— O Brasil não pode persistir com complexo de vira-lata. Temos a capacidade de produzir vacinas para responder às epidemias e endemias que porventura assolem nossa sociedade — afirmou.

Queiroga também destacou a necessidade de continuar com medidas não farmacológicas e afirmou que o Ministério “está empenhado” em ampliar a testagem da população.

— Entendemos que com testagem adequada poderemos promover uma abertura segura da economia. Não podemos ficar na história de não fazer nada ou querer fazer tudo, e às vezes fazer de forma desarranjada que não traz os efeitos desejados pela sociedade e pelo governo. Bolsonaro tem de maneira clara externando sua preocupação em relação à saúde e à economia — disse o ministro.

 

O Globo

 

Faça o seu comentário

JP Gás - João Câmara

Jardim de Angicos recebe cestas do programa RN chega junto contra fome

Publicado em: 05/05/2021

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas em pé                                                 Foto: Reprodução

 
Na manhã desta terça-feira, 04, o município de Jardim de Angicos recebeu 50 cestas básicas do Programa RN Chega Junto Contra a Fome, projeto do Governo do Estado do RN através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - SETHAS/RN. As cestas foram recebidas pelo prefeito Carlinhos e a secretária municipal de Assistência Social, Elaide. O cadastramento para receber as cestas já está sendo realizado e segue até a próxima sexta-feira, 07, na Secretaria Municipal de Assistência Social, das 8 às 13h. PÚBLICO ALVO: Trabalhadores/as e suas famílias afetados diretamente pelas medidas de isolamento social em decorrência da paralisação das suas atividades produtivas, famílias referenciadas e/ou acompanhadas pelos Serviços Socioassistenciais QUE NÃO RECEBAM Bolsa Família. 1. Trabalhadores ambulantes, autônomos ou horistas; 2. Catadores de materiais recicláveis e carroceiros; 3. Diaristas; 4. Trabalhadores que atuam nas áreas de Turismo, Cultura, Bares e Restaurantes.
 

Faça o seu comentário

PROGRAMA PAZ REAL

João Câmara: Vereadora Kelly Cristine solicita a instalação de placas de identificação nas entradas das Comunidades de Modelo II e Baixa do Novilho.

Publicado em: 05/05/2021

                                                                     Vereadora Kelly Cristine

requerimento-vereadora-kelly-cristine-dia-03-05-21-foto-01.jpg requerimento-vereadora-kelly-cristine-dia-03-05-21-foto-02.jpg      Requerimentos apresentados e aprovados da vereadora Kelly Cristine

                                 (Foto: Reprodução)

 

Na última sesão ordinária na Câmara Municipal de João Câmara (03), a vereadora Kelly Cristine (DEM) apresentou o requerimento de nº 189/2021 solicitando que seja instalado de placas de identificação nas entradas das comunidades rurais de Modelo II e Baixa do Novilho.

Na oportunidade a vereadora Kelly também apresentou o requerimento de nº 188/2021 solicitando que seja realizado a capina, limpeza do mato e manutenção da Escola Municipal localizada na comunidade do Modelo II.

 

Por Marco Montoril

 

Faça o seu comentário

19 MILHÕES DE ACESSOS

Primeiro quadrimestre tem redução de 8,5% em homicídios no RN; violência cai nas maiores cidades

Publicado em: 05/05/2021

                                                Foto: Elisa Elsie

 

O Rio Grande do Norte completou o primeiro quadrimestre do ano com redução no número de Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLI) no comparativo com os primeiros quatro meses do ano passado. A diminuição foi de 8,5%.

De acordo com os dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), de janeiro a abril deste ano foram registrados 505 homicídios, contra 552 no mesmo período de 2020. Este comparativo aponta uma diminuição de 47 mortes.

O comparativo do mês de abril dos dois anos também representa uma queda, dessa vez de 8,9%. Em números o Rio Grande do Norte registrou, no ano de 2021, 143 homicídios, 14 ocorrências a menos do que em 2020, quando aconteceram 157 mortes deste tipo no estado.

Ainda com base nos números da COINE, os tipos criminais que apresentaram maior diminuição em seus índices foram de lesão corporal seguida de morte, com 11 ocorrências e menos e uma redução de 52,38%, e feminicídio, com queda de 55,56% e 5 registros a menos.

Redução nos CVLIs

Ainda de acordo com as informações da coordenadoria de estatísticas da SESED, houve destaque para a redução em outros tipos de CVLIs no primeiro quadrimestre:

– Homicídio Doloso (quando há intenção de matar): 428 ocorrências em 2020, contra 406 em 2021 (-5,14%);

– Intervenção Policial: 65 ocorrências em 2020, contra 56 em 2021 (-13,85%);

– Lesão Corporal Seguida de Morte: 21 ocorrências em 2020, contra 10 em 2021 (-52,38%);

– Feminicídio: 9 ocorrências em 2020, contra 4 em 2021 (-55,56%).

Violência também cai nas maiores cidades do RN

Nas quatro maiores cidades do Rio Grande do Norte, a violência também caiu no primeiro quadrimestre. Confira por ordem populacional:

– Em Natal, capital do estado, houve uma queda de 8,77%. As 114 ocorrências de 2020 caíram para 104 em 2021.

– Em Mossoró, na região Oeste, a redução foi de 25%, com 64 mortes ocorridas de janeiro a março de 2020, contra 48 registros no mesmo período de 2021.

– Em Parnamirim, na região metropolitana da capital potiguar, os CVLIs tiveram redução de 40%. Foram 25 pessoas mortas nos primeiros quatro meses de 2020, contra 15 casos registrados no mesmo período de 2021.

– Em São Gonçalo do Amarante, cidade que também faz parte da Grande Natal, os homicídios caíram 36,67%. Em 2020 foram 30 ocorrências, contra 19 em 2021.

 

Faça o seu comentário

19 MILHÕES DE ACESSOS