Pontos “drive-thru” de vacinação contra a Covid-19 vão funcionar nesta sexta (22) em Natal; 7 mil profissionais de saúde já foram vacinados

Publicado em: 21/01/2021

                              Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

 

Em dois dias de Campanha de Vacinação contra a Covid-19, o município de Natal já imunizou 7.069 profissionais de saúde nas estruturas montadas em esquema de drive-thru na capital. Em função da grande procura, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal) vai estender o funcionamento dos drives de vacinação para esta sexta-feira (22).

Nesta quinta-feira (21), 3.155 profissionais de saúde da capital receberam a primeira dose da vacina. No primeiro dia da vacinação, 3.914 doses foram aplicadas. Os profissionais de saúde que ainda não se imunizaram podem procurar os pontos na Arena das Dunas, no Palácio dos Esportes, no Ginásio Nélio Dias ou na área externa do Shopping Via Direta, das 8h às 16h.

As equipes da SMS Natal intensificaram a fiscalização para garantir que apenas o público-alvo dessa primeira fase da campanha seja contemplado. “Reforçamos que o profissional de saúde contemplado nessa fase deve levar a sua escala de trabalho do mês atual e documento de identificação. Outro ponto que quero destacar é que temos duas estruturas montadas com sala de vacinação para pedestre, uma no Via Direta e outra no Nélio Dias”, explica o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

A vacina foi bem recebida por quem compareceu aos drives e salas de vacinação disponibilizadas pelo Município, sendo vista como uma esperança para a prevenção da doença. “Eu acho importante a vacinação. É mais um avanço para que a gente venha a combater essa pandemia”, comenta Everton Chagas, funcionário do Hospital Universitário Onofre Lopes.

Quem pode se vacinar?

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adotou como estratégia inicial imunizar os idosos residentes em instituições de longa permanência e todos os profissionais da saúde que estão no enfrentamento direto contra a Covid-19, com comprovado exercício de suas funções nas seguintes unidades: Upas, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital de Campanha, Pronto Atendimento Odontológico Morton Mariz, Maternidades públicas e privadas, Pronto Socorro públicos e privados, UTIs e os Centros de Enfrentamento à Covid-19 de Natal.

Já nas unidades do Hospital Universitário (HUOL), Hospital Maria Alice Fernandes, Hospital de Pediatria Nivaldo Júnior e João Machado, somente serão vacinados os profissionais que atuam diretamente na unidade de atendimento ao paciente Covid. No caso do SAMU/Transporte Sanitário, serão vacinados os servidores intervencionistas.

 

Faça o seu comentário

COR E PISO

COVID: Brasil registra 1.316 óbitos e 59 mil casos nas últimas 24h

Publicado em: 21/01/2021

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (21):

– O país registrou 1.316 óbitos nas últimas 24h, totalizando 214.147 mortes;

– Foram 59.119 novos casos de coronavírus registrados, no total 8.697.368 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 7.580.741, com o registro de mais 16.119 pacientes curados. Outros 902.480 pacientes estão em acompanhamento.

 

Faça o seu comentário

Óticas Diniz

Professora de dança e prima da secretária de Saúde de Angicos toma vacina e revolta população

Publicado em: 21/01/2021

Revolta no município de Angicos.

Por que uma professora de dança foi vacinada contra covid sem estar na lista de prioridades?

Só porque é prima da secretária de Saúde?

Ou teria outro motivo?

Várias denúncias já feitas ao Ministério Público de Angicos.

 

Faça o seu comentário

Donabela Bijoux

FOTOS: Polícia Federal prende em Mossoró acusado de receber dinheiro falso através dos Correios

Publicado em: 21/01/2021

                                   Fotos: Polícia Federal/Divulgação

 

Policiais federais da Delegacia de Mossoró, prenderam na tarde desta quinta-feira (21) um jovem de 23 anos, no momento em que recebia uma encomenda contendo cédulas com indícios de falsificação e que totalizaram a quantia de R$ 1 mil.

A abordagem do suspeito foi realizada no Centro de Distribuição Domiciliar dos Correios e, após o flagrante, o homem foi conduzido para a sede da Polícia Federal, no bairro de Nova Betânia, onde foi lavrado o auto de prisão. Ele permanece preso provisoriamente, à disposição da Justiça. A Polícia Federal não divulgou o nome do jovem.

 

Faça o seu comentário

18 MILHÕES DE ACESSOS

Presidentes de Câmaras Municipais se unem em chapa para Fecam/RN com intuito de fortalecer Legislativos

Publicado em: 21/01/2021

Os gestores das Câmaras Municipais estão articulando uma chapa com integrantes de todas as regiões do Estado para a nova diretoria da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN), no biênio 2021-2022. A eleição acontecerá no próximo dia 5 de fevereiro, em Natal. Presidentes das Casas Legislativas anunciaram nesta quinta-feira (21) apoio ao nome do vereador Paulinho Freire, que preside a Câmara Municipal do Natal.

No encontro, Paulinho – que foi reeleito para a presidência da Câmara Municipal de Natal – apresentou alguns projetos que pretende implementar caso conquiste mais uma vez o comando da Fecam – entidada da qual também já foi presidente – e enfatizou a importância da união do grupo.

Destaque para a proposta de transformar as Câmaras Municipais em minis Centrais do Cidadão. A ideia é que as sedes dos Legislativos pelo interior do Estado possam oferecer os serviços que são disponibilizados, como emissão de documentos. O objetivo, além de permitir maior acesso da população as ações governamentais, é aproximar o cidadão das suas respectivas Câmaras. Neste sentido, Paulinho revelou inclusive que já tem uma reunião agendada com a governadora Fátima Bezerra (PT) para tratar do tema.

“Estamos focados no fortalecimento dos legislativos municipais, não só das cidades polos, como principalmente das cidades médias e pequenas dando o apoio necessário para crescimento de cada Casa. Queremos criar formas de participação dos vereadores e desenvolver a autonomia municipal no contexto federativo. Por essa e outras razões que aceitamos nosso nome novamente para a Fecam”, frisou Paulinho Freire, que já presidiu a federação.

Vereador mais votado de Caicó, Ivanildo do Hospital, esteve presente na reunião. “Estamos unidos para desenvolver gestões para que as câmaras tenham autonomia legislativa, recursos humanos e financeiros essenciais ao seu regular funcionamento. Não só os legislativos maiores, mas também vamos focar nas cidades com até 10 mil habitantes, que são a maioria em nosso Estado”, destacou o presidente da Câmara de Caicó.

Jéssica Queiroga, presidente da Câmara de Olho D’água do Borges também defende maior atenção aos Legislativos de menor porte. “As Câmaras Municipais de menor porte precisam de mais atenção. Sabemos disso pois temos experiência na gestão e nosso nome surgiu para compor a chapa. Nosso compromisso será articular e apoiar essas Câmaras para acelerar o desenvolvimento”, disse.

A presidente da Câmara de São Rafael, Rosalba Marinho, reforçou a necessidade de união dos representantes do Legislativo potiguar. “Nós sabemos das dificuldades das Câmaras e da importância que representa este suporte oferecido pela Fecam aos Legislativos e também os nossos municípios.”, disse.

Opinião semelhante tem também o presidente da Câmara de Monte Alegre, Fagner Ferreira da Silva. O parlamentar acredita que com a união dos presidentes dos Legislativos, os municípios de pequeno porte do Estado poderão ser beneficiados. “Nossa união representa o fortalecimento do Legislativo”, completou.

A eleição para presidência da Fecam-RN será realizada na sede da entidade –localizada na Rua da Saudade, 1877, bairro Lagoa Nova na capital potiguar, no dia 05 de fevereiro pela manhã.

 

Faça o seu comentário

Bella Chick

Jardim de Angicos: Administração e contabilidade traçam metas de trabalho para a gestão do prefeito Carlinhos

Publicado em: 21/01/2021

Blog de Assis                                           Foto: Reprodução

 

A Secretaria Municipal de Administração junto ao Setor Contábil, se reuniu nesta terça-feira, 19, com os secretários municipais das demais pastas.

A reunião foi dividida em dois momentos, manhã e tarde.

Pela manhã, o momento foi com os secretários e a tarde com às equipes que integram às Secretarias Municipais.

Na pauta, foram traçadas metas e enfatizado a forma correta da realização de despesas em todos os setores.

A explanação dos assuntos foi feita pelo contador João Paulino.

Blog de Assis                                         Foto: Reprodução

 

Faça o seu comentário

JP Gás - João Câmara

Poço Branco: Em ato simbólico nesta quarta-feira, foi dado início a campanha de vacinação contra Covid

Publicado em: 21/01/2021

                                                   Foto: Reprodução

 

Nesta quarta-feira (20), foi dado início no plenário da câmara Municipal de Poço Branco, a vacinação contra a covid-19, sendo que os primeiros contemplados com a vacina foram Liberacy, Pedro Presley (Pedoca), e Elizama Cunha, todos funcionários da saúde.

As aplicações foram realizadas pelos técnicos Elizama Cunha e Edimar Adriano (Mazo).

O município foi contemplado com 99 doses, que foi destinado aos funcionários da saúde que estão na linha de frente, como explicou o Secretário de Saúde Wendell Costa.

 

Assessoria de comunicação da PMPB

 

Faça o seu comentário

COR E PISO

A pedido do governo de SP, Temer entra nas negociações para liberação de insumos de vacina do Butantan que estão na China

Publicado em: 21/01/2021

                                       Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo

 

A pedido do governo de São Paulo, o ex-presidente Michel Temer entrou nas negociações para liberar a importação dos princípios ativos para fabricação da vacina CoronaVac no Instituto Butantan. Ele entrou em contato com um ex-embaixador da China no Brasil, com que tem boas relações, para que fosse encaminhado o pedido ao presidente chinês Xi Jinping.

Na última terça (19), Temer ligou para o ex-embaixador Li Jinzhang, que hoje trabalha no palácio presidencial da China, e recebeu a promessa de que o pedido de ajuda para liberar a importação seria levado ao presidente chinês.

A informação da entrada de Temer nas negociações foi publicada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e confirmada ao blog pelo secretário de Governo de São Paulo em Brasília, Antonio Imbassahy, e pela assessoria do ex-presidente brasileiro.

Imbassahy disse ter conversado inicialmente sobre a possibilidade de Temer entrar nas negociações por saber que o ex-presidente tem boas relações com a China. Temer, por sinal, foi contratado pela chinesa Huawei para elaborar parecer jurídico sobre a participação da empresa no mercado de telefonia celular de quinta geração no Brasil.

Depois, segundo Imbassahy, o governador de São Paulo, João Doria, fez o pedido oficial para que o ex-presidente ajudasse o governo paulista nas negociações, o que acabou acontecendo na última terça-feira quando Temer ligou para o ex-embaixador da China no Brasil.

O governo de São Paulo acredita que a importação dos insumos para fabricação da CoronaVac no Brasil será liberada até o final deste mês ou no máximo início de fevereiro. Há um pedido de importação de 11 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), que podem produzir mais de 11 milhões de doses da vacina.

O pedido foi dividido em dois e, assim que houver a liberação, o Instituto Butantan irá receber cerca de 5,4 mil litros do insumo. Numa segunda etapa, a outra metade seria exportada para o Brasil.

 

Blog do Valdo Cruz – G1

 

Faça o seu comentário

Donabela Bijoux

Lewandowski nega pedido para afastar Pazuello do Ministério da Saúde

Publicado em: 21/01/2021

                          Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil (17.jan.2021)

 

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta quinta-feira (21) pedido da Rede Sustentabilidade para afastar o ministro Eduardo Pazuello do Ministério da Saúde.

“Com relação à pretensão de afastamento do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anoto que compete privativamente ao Presidente da República, nos termos do art. 84, I, do texto constitucional “nomear e exonerar os Ministros de Estado”, falecendo autoridade a esta Suprema Corte para fazê-lo”, disse o ministro.

Segundo o ministro, a ação apresentada pelo partido tem vários pedidos que precisam de comprovação. “A mera solicitação de informações às autoridades sanitárias, ou a exortação para que executem certas políticas públicas, podem ser levadas a efeito sem a intervenção do Judiciário, por meio da competência atribuída à Câmara dos Deputados e ao Senado, ou às suas comissões”, explicou.

O partido Rede Sustentabilidade apresentou ao STF, na quarta-feira, um pedido para que o ministro da Saúde fosse afastado do cargo pelo que entende ser erros na condução do combate à pandemia de Covid-19. A sigla também pedia que fossem informados os estoques de oxigênio nos estados do Norte e que seja apresentado, em 24 horas, um plano para que não falte o insumo nessa região.

 

CNN Brasil

 

Faça o seu comentário

Adriano Móveis

Academia de Natal expulsa aluno e mulher após polêmica em redes sociais

Publicado em: 21/01/2021

Alegando “má conduta”, a academia Body Tech do Natal Shopping expulsou, na manhã desta quinta-feira (21), dois alunos, marido e mulher, após repercussão nas redes sociais de um vídeo publicado pelo aluno em suas redes sociais referindo-se às mulheres que treinam na academia e dizendo que teria vontade de se masturbar após observá-las. Além dele, a mulher do aluno, que o defendeu das críticas, inclusive, de assédio, também foi expulsa.

Segundo o agora ex-aluno, que é engenheiro civil, os funcionários da academia onde ele treinava o pressionavam para utilizar a máscara e, já com a intenção de rescindir o contrato, ele não seguia as normas. Além disso, ele se referiu de maneira pejorativa às mulheres que praticam atividades físicas na academia anterior, enaltecendo as que treinavam na BT Natal Shopping.

“Aqui você usa máscara e ninguém fica pentelhando. Foi a melhor coisa que eu fiz. De mulher, não tem nem comparação. Tá certo que eu sou casado, tenho minha mulher e não estou aqui atrás de mulher, mas p… Tem um milhão de gatas aqui. Na (nome da academia) só tinha velha (sic). De rocha mesmo. Eu saio daqui e tenho vontade de sair correndo para casa para bater uma p…, porque dá vontade de fazer isso, porque só tem gata, e a (nome da academia anterior) só tem velha”, postou o aluno.

Após essa postagem, vários comentaram surgiram nas redes sociais e uma outra aluna da academia usou sua conta no Instagram para criticar a postura do aluno, que reagiu e, sem citar o nome da outra pessoa que treina no local, fez diversas ofensas. A esposa do engenheiro civil, em resposta também em videos, criticou a aluna, e usos palavras consideradas como ameaça, segundo a academia.

“O referido e a esposa não são mais nossos alunos. Pela manhã, demos a explicação, através do nosso corpo jurídico. Nosso contrato prevê a rescisão unilateral em caso de má condutas dos alunos, o que foi o caso. Tanto pelo que foi dito na academia e nas redes sociais, como pelo discurso (da mulher) ameaçando outra aluna”, explicou o gerente da BT Natal Shopping, Alonso Filho.

 

Com acréscimo de informações da TN

 

Faça o seu comentário

18 MILHÕES DE ACESSOS

MPRN fiscaliza eventuais “fura fila” nos pontos de vacinação contra a Covid-19

Publicado em: 21/01/2021

                                          Foto: Reprodução

 

Promotores de Justiça e servidores da instituição fizeram visitas surpresa em locais de vacinação para averiguar se as pessoas que estão sendo vacinadas se enquadram no previsto no plano de vacinação

Equipes do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) fizeram nesta quinta-feira (21) visitas surpresa em locais de vacinação contra a Covid-19. O objetivo é averiguar se as pessoas que estão sendo vacinadas se enquadram no previsto no plano de vacinação.

Desde esta quarta-feira (20), o MPRN está recebendo denúncias de casos de pessoas que receberam a primeira dose da vacina mesmo sem se enquadrarem no que está preconizado no plano. Esses serão analisados individualmente para se investigar se houve o cometimento de crime ou ato de improbidade.

 

Matéria completa AQUI no Justiça Potiguar.

 

Faça o seu comentário

Drogaria Bom Viver

Golpe do Falso motoboy: Homem que aplicou golpes de R$ 16 mil em idosas de Natal é preso em SP

Publicado em: 21/01/2021

                                      Foto: Divulgação/Ministério Público do Rio Grande do Norte

 

Um estelionatário foi detido, na última segunda-feira (18), após mandado de prisão preventiva cumprido pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). O crime foi cometido no dia 16 de junho de 2020, no bairro do Tirol, em Natal.

As duas idosas receberam ligação telefônica de uma pessoa que se dizia funcionário do banco onde ambas possuíam conta-corrente, informando que compras estariam sendo feitas com o cartão bancário das correntistas e que, por tal motivo, um funcionário do banco seria encaminhado à residência delas para coletar os cartões bancários.

No telefonema, foi solicitado às vítimas que digitassem as senhas no próprio telefone fixo, artifício utilizado para o acesso ao referido código pelo estelionatário. O criminoso, identificado como Felipe Fernando Ribeiro de Oliveira, chegou à casa das idosas portando crachá do banco e identificando-se como funcionário terceirizado, coletando os cartões.

Posteriormente, já de posse dos cartões, ele se dirigiu à agência bancária e, no caixa eletrônico, realizou diversas transações, causando um prejuízo inicial superior a R$ 16 mil. As investigações indicaram que o criminoso já respondia pelo crime de roubo a mão armada, bem como, que cumprindo pena, viajava por vários estados do Brasil, com a finalidade de praticar crimes dessa natureza. O golpe ficou conhecido “falso motoboy”.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público do Rio Grande do Norte, iniciou a investigação em junho de 2020, quando o suspeito fez vítimas no Estado. Ficou comprovado que ele viajava pelo Brasil aplicando o mesmo golpe. Ele permanecerá preso no Estado de São Paulo e as investigações do MPRN continuarão para esclarecer se há a participação de outras pessoas na prática.

 

Com informações do Portal da Tropical

 

Faça o seu comentário

Donabela Bijoux

Taxa de ocupação de leitos críticos na rede pública para covid no RN nesta quinta-feira é de 64,2%; Seridó registra 80%

Publicado em: 21/01/2021

                                Foto: (Reprodução/Regula/Sesap)

 

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 64,2%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira (21). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 298.

Até o momento desta publicação são 87 leitos críticos (UTI) disponíveis e 156 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 137 disponíveis e 165 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Seridó apresenta 82,9% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 62,5% e a Região metropolitana de Natal 60,2%.

 

Faça o seu comentário

18 MILHÕES DE ACESSOS

RN registra 880 novos casos de coronavírus; 04 óbitos nas últimas 24 horas e outros 07 após exames laboratoriais de dias anteriores

Publicado em: 21/01/2021

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (21). Foram mais 880 casos confirmados, totalizando 133.174. Na quarta-feira (20) eram 132.294 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.203 no total. Foram 04 (quatro) mortes ocorridas nas últimas 24 horas, (em Natal, Mossoró, Marcelino Vieira e Caiçara do Rio do Vento).

A Sesap também registrou 07 (sete) óbitos ocorridos em dias ou semanas anteriores, após a confirmação de exames laboratoriais. Até quarta-feira(20), eram contabilizados 3.192 mortos. Óbitos em investigação são 541.

Casos suspeitos somam 73.826 e descartados são 304.805. Recuperados são 91.645.

 

Faça o seu comentário

Rodrigo Montoril - Fisioterapia

Detran-RN implanta Central de Videomonitoramento de prova teórica de Habilitação

Publicado em: 21/01/2021

O novo sistema já se encontra em pleno funcionamento e é possível acompanhar a realização das provas nas cidades que dispõem de salas de aplicação de exames no interior e na capital potiguar. Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inaugurou o funcionamento de um novo sistema de fiscalização e controle na realização das provas teóricas de Habilitação de condutores de todo o estado. A ferramenta tecnológica permite que todas as salas de provas sejam monitoradas em tempo real de uma Central de Videomonitoramento montada na sede do Detran, no bairro Cidade da Esperança, em Natal.

O novo sistema já se encontra em pleno funcionamento e é possível acompanhar a realização das provas nas cidades que dispõem de salas de aplicação de exames no interior e na capital potiguar. Unidades do Detran nos municípios de Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, Nova Cruz, Santa Cruz, Parelhas, São Paulo do Potengi, entre outras, estão sendo monitoradas na Central de Videomonitoramento.

O coordenador de Habilitação de Condutores do Detran, Jonas Godeiro, explicou que o monitoramento funciona dando acesso a telas de maneira geral e também isolada, bastando que o operador selecione o comando. Ou seja, o vídeo mostra todas as salas ao mesmo tempo, mas é possível escolher qualquer unidade, ampliando dessa forma a visão detalhada de vários ângulos da sala. “É uma forma de ter mais controle, mais transparência e fiscalização do processo, sempre buscando o melhor para o usuário”, informou.

Com o novo sistema, o Detran pretende combater qualquer tipo de conduta em desacordo com as regras de aplicação do teste, ampliando a fiscalização e gerando banco de dados para possíveis averiguações. Durante o ano de 2020, o Detran aplicou 22.268 provas teóricas de habilitação de condutores.

A prova é a primeira etapa após a conclusão do curso teórico realizado pelo usuário no CFC. Os candidatos fazem a avaliação numa sala específica, onde são utilizados computadores individuais que exibem a prova de conhecimento teórico versando sobre legislação e a prática correta de conduzir veículo no trânsito. Os procedimentos de realização da prova são simples e o usuário precisa apenas utilizar o mouse para selecionar a resposta correta de cada questão.

O candidato ao clicar no botão que finaliza a prova tem os dados do resultado lançados no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e no site do Detran, no espaço com informações específicas do usuário. A partir do resultado positivo do provão, o aluno poderá prosseguir para as aulas práticas de volante. No caso de reprovação, o usuário pode repetir a avaliação após 15 dias, pagando a devida taxa.

 

Faça o seu comentário

COR E PISO

PROMOÇÃO QUINTA GIGANTE!!! Pizza 12 fatias de R$ 39 por R$ 30 reais na Pizzaria Novo Tempo em João Câmara.

Publicado em: 21/01/2021

A imagem pode conter: pizza e comida, texto que diz "PIZZARIA Novo lempo QUINTA GIGANTE 12 FATIAS DE R$ 39,00 00 POR R$ 30,00 @PIZZARIANOUOTEMPO (84) 99108- (84)3262-4041 3262-4041 84) ප Ceofood PEÇA PELO DELIVERY"

- Quinta Gigante com 12 fatias!!! De R$ 37 por R$ 30 reais

- Pizzaria Novo Tempo em João Câmara-Delivery: 99108-7191 ou 3262-4041

 

Faça o seu comentário

PIZZARIA NOVO TEMPO

Bolsonaro quer que ministro da Ciência e Tecnologia cuide da ‘vacina brasileira’

Publicado em: 21/01/2021

Bolsonaro envia carta a Biden e fala em 'excelente futuro' para parceria  Brasil-EUA - Jornal O Globo                                                 Foto: Reprodução

 

Diante do crescimento das críticas ao governo por causa da falta de vacinas contra a covid-19, o presidente Jair Bolsonaro determinou à sua equipe que consiga matéria-prima para imunizantes onde for possível comprar. Vice-líder do governo no Congresso, o senador Jorginho Mello (PL-SC) disse que Bolsonaro escalou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, para desenvolver uma “vacina brasileira”.

“O presidente está preocupado em imunizar a população para que todos retomem as atividades de trabalho. Está negociando com a China”, disse Mello, que conversou com Bolsonaro nesta quarta-feira, 20, à tarde. O Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dependem do envio de insumos chineses – Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) – para produção dos imunizantes no Brasil. O Brasil iniciou a vacinação no domingo, 17, mas, sem matéria-prima necessária para fabricar mais doses, a previsão é de que a campanha seja interrompida após a primeira leva.

Bolsonaro se reuniu na manhã desta quarta-feira, 20, com os ministros Eduardo Pazuello (Saúde), Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Tereza Cristina (Agricultura), Fábio Faria (Comunicações) e Augusto Heleno (Segurança Institucional) e cobrou medidas para solucionar o atraso na importação de insumos da China e vacinas da Índia.

À tarde, Pazuello, Tereza Cristina e Fábio Faria fizeram uma conferência telefônica com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. De acordo com a embaixada, o objetivo era discutir “a cooperação antiepidêmica e de vacinas entre os dois países”.

Mais cedo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ter informações de que não havia diálogo entre o governo brasileiro e a embaixada. Em clara resposta a Maia, o Palácio do Planalto, por meio de nota oficial, afirmou que o governo federal “é o único interlocutor oficial com o governo chinês”.

 

ESTADÃO

 

Faça o seu comentário

DRONE DO MONTORIL

Jardim de Angicos: Técnica de enfermagem Maria de Lourdes de Lima é a primeira vacinada contra Covid-19.

Publicado em: 21/01/2021

                                            Foto: Reprodução rede social

 

Manhã de esperança para o povo jardim-angicanense nesta quarta-feira, 20 de janeiro. O secretário municipal de Saúde, Jociel Andrade, entregou ao prefeito Carlinhos, ao vice-prefeito Júnior, e a equipe de Saúde, o Plano Municipal de Operacionalização de Vacinação contra Covid-19. Jardim de Angicos é o primeiro município da região a ter seu plano de vacinação, visando dar mais agilidade e excelência nesse processo tão esperado por todos.

Após a apresentação do plano, a técnica de enfermagem Maria de Lourdes de Lima Neta Severiano Silva, 39 anos, foi a primeira profissional de saúde a ser vacinada. O momento aconteceu na UBS da cidade e foi celebrado pelo prefeito Carlinhos e todos os presentes. Ainda informamos que a nova gestão já providenciou o refrigerador para o armazenamento das vacinas, inclusive já está no município.

É a esperança de dias melhores que se renova 🙌

                                       Foto: Reprodução rede social

 

Jardim de Angicos é o primeiro município da região a ter seu plano de vacinação, visando dar mais agilidade e excelência nesse processo tão esperado por todos.

Após a apresentação do plano, a técnica de enfermagem Maria de Lourdes de Lima Neta Severiano Silva, 39 anos, foi a primeira profissional de saúde a ser vacinada.

                                        Foto: Reprodução rede social

 

O momento aconteceu na UBS da cidade e foi celebrado pelo prefeito Carlinhos e todos os presentes.

Ainda informamos que a nova gestão já providenciou o refrigerador para o armazenamento das vacinas, inclusive já está no município.

 

Com Informações e Fotos da Assecom PMJA

 

Faça o seu comentário

18 MILHÕES DE ACESSOS

Bolsonaro tenta falar com Xi Jinping para liberar insumos chineses de vacinas

Publicado em: 21/01/2021

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu uma chamada telefônica com o líder chinês Xi Jinping para fazer um apelo pela liberação de insumos para a fabricação de vacinas contra a Covid-19. De acordo com interlocutores que acompanham as negociações, o presidente orientou que o Itamaraty fizesse os trâmites para solicitar a conversa com as autoridades em Pequim.

O Palácio do Planalto está apreensivo com os atrasos na liberação de matéria prima para a fabricação de insumos para vacinas contra o coronavírus, que podem atrasar ainda mais o cronograma de imunização. O tema é hoje um dos principais focos de preocupação no Planalto e a avaliação é que era preciso tentar um contato de alto nível. Pessoas que acompanham o tema disseram que ainda não é possível dizer se o telefonema será realizado.

A tentativa da chamada ocorre também diante da análise de que a interlocução do ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) está desgastada com a embaixada da China em Brasília devido aos posicionamentos adotados pelo chanceler.

Embora tenha começado a campanha de imunização com a Coronavac —desenvolvida por uma farmacêutica chinesa em parceria com o Instituto Butantan—​, o Brasil corre o risco de ficar sem matéria prima para a produção das doses necessárias para os próximos meses. Os insumos são produzidos na China e as dificuldades encontradas também ameaçam a Oxford/AstraZeneca, vacina que no Brasil deve ser fabricada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O tema tem mobilizado auxiliares de Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), adversário do Planalto que tem sido protagonista no esforço de imunização.

Nesta quarta-feira (20), Ernesto, um dos principais expoentes da ala ideológica do governo, negou que problemas de “natureza política” estejam interferindo no fornecimento de insumos para vacinas contra a Covid-19 pela China e disse que os obstáculos identificados são causados pelo excesso de demanda. Ele disse ainda que, no momento, não é possível estabelecer prazos para a chegada da matéria prima da China ou para a entrega de doses prontas do imunizante que o país tenta importar da Índia.

“Nós não identificamos nenhum problema de natureza política em relação ao fornecimento desses insumos provenientes da China”, declarou o ministro, que participou nesta quarta-feira (20) de uma reunião informal de uma comissão parlamentar que acompanha a crise do coronavírus. “Nem nós no Itamaraty aqui de Brasília, nem a nossa embaixada Pequim, nem outras áreas do governo identificaram problemas de natureza política, diplomática. Não identificamos nenhum percalço nesse sentido.”

“Em relação aos insumos provenientes da China, também não é possível falar de prazo nesse momento. Claro que a gente está trabalhando e todo o governo federal… para que o prazo seja o mais breve possível”, acrescentou.

 

FOLHAPRESS

 

Faça o seu comentário

Ótica Venâncio

Disparidades regionais agravam mortalidade por Covid no Brasil, diz estudo

Publicado em: 21/01/2021

A mortalidade de pacientes brasileiros internados com Covid-19 é mais alta em comparação com outros países e tem sido agravada pelas disparidades regionais de leitos e de recursos existentes no sistema de saúde.

A conclusão é de um estudo recém publicado na revista científica The Lancet Respiratory Medicine, que analisou 254.288 mil pacientes, com idade média de 60 aos, internados em hospitais públicos e privados nos seis primeiros meses da pandemia (entre fevereiro e agosto). É a maior pesquisa do gênero já publicada no mundo.

No Norte e no Centro-Oeste, por exemplo, 17% dos pacientes foram intubados fora da UTI em comparação com 8% no Sul e 13% no Sudeste.

“É um sinal de sobrecarga. Ou não tinha mais leito de UTI ou não conseguiram transferir o paciente. Quando precisa de ventilação invasiva, é um doente muito grave e é preciso ter um ambiente monitorado, uma equipe capacitada”, diz o médico intensivista e epidemiologista Otavio Ranzani, pesquisador da USP e um dos autores do estudo.

Das internações analisadas, 47% dos pacientes tinham idade inferior a 60 anos, 16% não apresentavam comorbidades e 72% receberam algum suporte respiratório (invasivo ou não invasivo) durante a internação. A pesquisa não diferenciou pacientes das redes pública e privada de saúde.

​A mortalidade geral foi de 38% e aumentou conforme o avanço da idade (de 12% , entre 20 e 30 anos, para 66% para os acima de 80 anos) e das complicações. Nos doentes com menos de 60 anos, a taxa média de mortalidade ficou em 20%.

A proporção geral de mortes hospitalares foi maior entre pacientes analfabetos (63%), negros (43%) e indígenas (42%). A mortalidade também foi mais frequente em pacientes internados na UTI (59%) do que naqueles assistidos na enfermaria (29%). Entre os intubados, a mortalidade foi de 80% contra 24% entre os que receberam ventilação não invasiva.

As complicações mais associadas às mortes foram baixo nível de oxigênio no sangue (45%), dificuldade respiratória (43%) ou dispneia (41%).

As disparidades regionais também são marcantes. No Norte e no Nordeste, os índices de mortes hospitalares foram de 50% e 48%, enquanto no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul, de 35%, 34% e 31%, respectivamente.

Entre os pacientes internados na UTI, a mortalidade geral foi de 55%. Norte e Nordeste registraram 79% e 66%, respectivamente, enquanto Centro-Oeste, Sudeste e Sul, 51%, 49% e 53%.

Embora com diferentes metodologias, estudos em outros países apontam taxas de mortes menores. Na Alemanha, por exemplo, 17% dos pacientes receberam ventilação mecânica (não invasiva ou invasiva). A mortalidade hospitalar foi de 22% no geral e 5% para pacientes com menos de 60 anos. No Irã, a mortalidade geral foi de 24% e 42% entre aqueles acima de 65 anos

“Na Inglaterra, a mortalidade no início da pandemia foi parecida com a nossa, mas os pacientes eram mais velhos e o momento era de pico. No Brasil, estamos sob pressão sempre”, diz Ranzani. Os pacientes analisados no estudo brasileiro são, em média, dez anos mais jovens do que os pesquisados nas séries europeias.

De acordo com a pesquisa, apesar do alto número absoluto de hospitais e leitos de UTI no Brasil em comparação com alguns países da Europa ocidental, a distribuição regional heterogênea desses recursos é uma barreira considerável para o acesso equitativo aos cuidados de saúde.

No início da pandemia, o Sudeste tinha cerca de duas vezes mais leitos de UTI por pessoa do que o Norte, por exemplo. Além disso, os leitos de UTI estavam concentrados nas capitais e regiões costeiras, o que gerou uma barreira adicional ao acesso aos serviços de saúde, especialmente após a expansão do Covid-19 para áreas do interior.

De acordo com Ranzani, apesar de o Norte e o Nordeste terem populações mais jovens, os desfechos foram piores, com mais doentes necessitando de internação em UTI e ventilação invasiva. Entre os pacientes intubados com menos de 60 anos, a mortalidade foi de 77% no Nordeste em comparação com 55% no Sul.

Segundo o estudo, muita atenção foi dedicada aos recursos disponíveis, como leitos de UTI e ventiladores, e pouca atenção foi dada ao treinamento de profissionais de saúde nas melhores evidências para apoiar a prática clínica ou a identificação precoce de casos graves ou manejo clínico de pacientes ventilados.

“O SUS é muito importante, os profissionais de saúde deram e continuam dando o máximo, mas o sistema não aguentou a sobrecarga. Por isso, temos que dimuinuir urgentemente a transmissão dos casos de Covid-19 fora dos hospitais”, diz Ranzani.

Os pesquisadores devem continuar as análises da mortalidade dos pacientes nesta segunda onda da pandemia. Vão avaliar, por exemplo, o impacto da expansão dos leitos emergenciais, da sobrecarga do sistema de saúde na região Sul e das novas variantes de coronavírus que já circulam no país.

 

FOLHAPRESS

 

Faça o seu comentário

Rodrigo Montoril - Fisioterapia