SORVEPOTEL: Brasil é alvo de vírus que se espalha sozinho pelo WhatsApp; saiba como se proteger
04/10/2025
Foto: Webster2703/Pixabay
Um novo golpe chamado SORVEPOTEL está se espalhando rapidamente pelo WhatsApp, e o Brasil é o principal alvo. O vírus chega por meio de uma mensagem com um arquivo ZIP que parece ser um orçamento, comprovante ou documento importante.
Quando a vítima abre o arquivo no computador, principalmente em máquinas com Windows, o vírus se instala e começa a enviar automaticamente as mesmas mensagens para os contatos pelo WhatsApp Web. Esse envio em massa pode até levar ao bloqueio da conta da vítima por spam.
Segundo a empresa de segurança digital Trend Micro, já foram identificados 477 casos, sendo 457 no Brasil. O ataque tem atingido não só pessoas comuns, mas também órgãos públicos e empresas privadas.
O vírus é projetado para se manter ativo e invisível: ele se copia para a inicialização do Windows, garantindo que volte a funcionar sempre que o computador é ligado.
Como se proteger
Para evitar ser vítima desse golpe, é importante tomar algumas precauções como:
Desativar downloads automáticos no WhatsApp;
Bloquear transferências de arquivos em apps pessoais nos dispositivos corporativos;
Treinar funcionários para evitar abrir anexos suspeitos, mesmo de contatos conhecidos;
Usar canais oficiais e seguros para trocar documentos de trabalho.
Com informações de TecMundo
Essa publicação é um oferecimento
Trump diz que Israel deve parar ataques em Gaza ‘imediatamente’ após resposta do Hamas: ‘Prontos para paz duradoura’
04/10/2025
Foto: Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que Israel deve parar “imediatamente” sua ofensiva na Faixa de Gaza e comemorou a resposta dada pelo grupo terrorista Hamas, que aceitou devolver todos os reféns israelenses.
Em um post na rede Truth Social, Trump disse acreditar que o acordo de paz, se fechado agora, resultará não só em um cessar-fogo na guerra de Gaza, mas em paz para o Oriente Médio.
“Com base na declaração recém-emitida pelo Hamas, acredito que eles estão prontos para uma paz duradoura. Israel deve interromper imediatamente o bombardeio de Gaza, para que possamos resgatar os reféns com segurança e rapidez. Neste momento, é perigoso demais fazer isso. Já estamos discutindo detalhes a serem acertados. Não se trata apenas de Gaza, trata-se da paz há muito almejada no Oriente Médio”, escreveu.
Após o post do presidente americano, o Hamas se pronunciou novamente e disse que considerou o pedido para deter os bombardeios em Gaza ‘encorajador’.
Foto: REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa
A resposta do Hamas
O grupo terrorista Hamas afirmou nesta sexta-feira (3) que concorda em liberar todos os reféns israelenses, vivos ou mortos, sob os termos da proposta de cessar-fogo apresentada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O anúncio foi feito horas depois de Trump dar um ultimato ao Hamas. Em uma rede social, o presidente americano disse que o grupo teria até domingo (5) para aceitar a proposta, sob pena de enfrentar um “inferno total”.
Em comunicado, o Hamas sinalizou disposição para entrar imediatamente em negociações para discutir os detalhes do acordo. Isso não significa, porém, que o grupo tenha aceitado integralmente o plano da Casa Branca.
O plano apresentado pelos Estados Unidos prevê que o Hamas não participe de um novo governo na Faixa de Gaza.
Ainda segundo a proposta, todos os membros do grupo terrorista poderão ser anistiados, desde que entreguem as armas e aceitem em conviver de forma pacífica com Israel.
Veja os detalhes do plano mais abaixo.
O Hamas ainda mantém mais de 40 reféns sequestrados no dia 7 de outubro de 2023, durante o atentado terrorista contra Israel que resultou no início da guerra. Parte das vítimas está morta.
O grupo informou que aceita entregar o governo da Faixa de Gaza a um órgão independente formado por tecnocratas palestinos, “com base no consenso nacional palestino e no apoio árabe e islâmico”.
“Quanto às demais questões apresentadas na proposta do presidente Trump que dizem respeito ao futuro da Faixa de Gaza e aos direitos legítimos do povo palestino, isso está vinculado a uma posição nacional unificada e fundamentada nas leis e resoluções internacionais pertinentes, a ser discutida em um quadro nacional palestino amplo, do qual o Hamas fará parte e contribuirá com plena responsabilidade”, diz o texto.
O Hamas afirmou ainda que valoriza os esforços de países árabes e islâmicos, além do presidente Trump, para pôr fim à guerra na Faixa de Gaza.
A proposta
Na segunda-feira (29), a Casa Branca apresentou um plano com 20 pontos para encerrar a guerra na Faixa de Gaza imediatamente.
A proposta prevê o território como uma zona livre de grupos armados. Integrantes do Hamas podem receber anistia, desde que entreguem suas armas e se comprometam com a convivência pacífica.
Se o plano for implementado, Gaza passaria a ser governada por um comitê formado por palestinos tecnocratas e especialistas internacionais.
O grupo atuaria sob supervisão de um novo órgão chamado “Conselho da Paz”, que seria presidido por Trump. Não está claro se Israel participaria do órgão.
Segundo a Casa Branca, o Hamas tem 72 horas para libertar todos os reféns mantidos desde o início da guerra, em 7 de outubro de 2023.
A proposta também prevê que Israel libere quase 2 mil prisioneiros palestinos. Além disso, a ONU e o Crescente Vermelho seriam responsáveis pela distribuição de ajuda na Faixa de Gaza.
O plano é vago sobre a criação do Estado da Palestina, mas indica um caminho que pode levar a esse reconhecimento no futuro.
Membros da comunidade internacional receberam a proposta de forma positiva. Por outro lado, moradores de Gaza disseram estar sem esperanças e temem uma piora no conflito.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que concorda com o plano e anunciou que avançará na ofensiva em Gaza caso o acordo não seja fechado. Por outro lado, ele disse que não aceitaria a criação de um Estado palestino.
A proposta dos Estados Unidos foi bem recebida pela comunidade internacional, sendo elogiada por países da Europa e até mesmo pela Autoridade Palestina. O Brasil também disse que apoiava a iniciativa.
Do g1
Essa publicação é um oferecimento
União Brasil confirma segunda edição da Caravana Desenvolve RN em João Câmara
04/10/2025
O partido União Brasil confirmou a realização da segunda edição da Caravana Desenvolve RN, iniciativa promovida em parceria com a Fundação Índigo. O próximo encontro será realizado no município de João Câmara, no dia 11 de outubro, a partir das 14h30.
A Caravana Desenvolve RN tem como proposta discutir os potenciais regionais e fortalecer a atuação política nos diversos territórios potiguares. Entre os temas em pauta estão a energia renovável, a produção agrícola, a infraestrutura e a geração de emprego — setores com forte presença e perspectivas de crescimento no Mato Grande.
O projeto prevê a realização de 12 encontros em cidades-polo do estado, promovendo uma escuta qualificada e participativa. As reuniões contam com a presença de prefeitos, vereadores, deputados, senadores, especialistas, juventudes e representantes da sociedade civil, com o objetivo de valorizar as vocações locais e pensar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.
A primeira edição do evento foi realizada em Caicó, no Seridó, e reuniu importantes lideranças políticas, como o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, os deputados federais Benes Leocádio e João Maia, além da senadora Zenaide Maia.
Cerca de 12 prefeitos de diferentes regiões também participaram do encontro, que contou ainda com representantes da FIERN, fortalecendo o diálogo entre o poder público e o setor produtivo.
Com a realização da segunda edição em João Câmara, a Caravana reafirma seu compromisso com a escuta dos territórios e o planejamento regional participativo, buscando soluções conjuntas para os desafios e oportunidades do Rio Grande do Norte.
Essa publicação é um oferecimento
Após ultimato de Trump, Hamas concorda em libertar todos os reféns
04/10/2025
Mahmoud Issa/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
O Hamas respondeu, nesta sexta-feira (3/10), ao plano de paz na Faixa de Gaza proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e informou que concorda em libertar todos os reféns israelenses e deixar o governo no enclave palestino, mas pediu que alguns pontos do acordo sejam discutidos.
“Para alcançar o fim da guerra e a retirada completa [das forças de Israel] da Faixa de Gaza, o movimento anuncia sua concordância em libertar todos os prisioneiros da ocupação, vivos e cadáveres, conforme a fórmula de troca contida na proposta do presidente Trump, e providenciar as condições de campo para o processo de troca. Nesse sentido, o movimento confirma sua prontidão para entrar imediatamente, por meio dos mediadores, em negociações para discutir os detalhes disso”, disse o Hamas em comunicado.
Sobre a possível saída da administração de Gaza, o grupo palestino disse concordar em entregar o governo para um comitê palestino independente, conforme proposto pelo presidente dos EUA.
Apesar da sinalização positiva, o Hamas não comentou os outros 18 pontos da proposta de paz com Israel. Entre elas, a deposição de armas e a reconstrução do enclave palestino.
De acordo com o comunicado, as questões “relacionadas ao futuro da Faixa de Gaza e aos direitos legítimos do povo palestino” precisam ter uma “posição nacional unificada”. Por isso, a organização afirmou que tais temas serão debatidos por meio de um “quadro nacional”.
A resposta do Hamas surgiu horas após o “ultimato” de Trump, que deu um prazo até este domingo (5/10) para o grupo se manifestar sobre a proposta.
O acordo já foi aceito por Israel durante visita de Benjamin Netanyahu aos EUA nesta semana. O premiê israelense, porém, já sinalizou que pode não cumprir um dos pontos do plano de paz: a retirada de tropas do enclave palestino.
Metrópoles/Foto: Ilustrativa/ Majdi Fathi/Getty Images)
Essa publicação é um oferecimento
Rapper Hungria ligou para a irmã antes de ser internado e relatou estar com gosto de gasolina na boca
04/10/2025
Horas antes de ser transportado com urgência para um hospital de Brasília, o rapper Hungria telefonou para a irmã, Manoela Hungria. Ele descreveu estar sentindo um intenso mal-estar e apresentando sintomas atípicos, o que gerou preocupação sobre possível intoxicação por metanol. O artista está internado na UTI desde a última quinta, 2, no hospital DF Star.
Manoela contou: “Ele me ligou por volta das 8h20 dizendo que estava muito mal e precisava de ajuda. Achei que fosse brincadeira, até que ele falou: ‘Estou com gosto de gasolina na boca e estou muito fraco’. Eu me assustei na hora”.
Por sentir cefaleia, náuseas, vômitos, turvação visual e acidose metabólica (quadro clínico típico de intoxicação por metanol), seus familiares solicitaram uma ambulância, que levou Hungria rapidamente para o hospital. A equipe médica informou que ele necessitará realizar sessões de hemodiálise durante as próximas 72 horas.
A irmã do artista compartilhou um detalhe interessante sobre o tratamento: Hungria precisou consumir álcool para combater os efeitos do envenenamento. “Foi necessário que ele ingerisse aproximadamente 200 ml de etanol. De acordo com os médicos, nessa situação, é preferível ter álcool comum no organismo do que metanol, pois este último é altamente tóxico”, explicou. Esse método é frequentemente utilizado em casos semelhantes, já que o etanol impede que o corpo processe a substância prejudicial.
Embora o quadro inicial fosse preocupante, Manoela indica que seu irmão demonstra progresso em sua recuperação. Em publicações no Instagram, ela buscou acalmar os admiradores do artista:
Terra
Essa publicação é um oferecimento
Igor Cabral que agrediu sua ex-namorada no elevador, não sofreu agressão na prisão, desmentem SEAP e advogados após circulação de fake news
04/10/2025
O ex-jogador de basquete Igor Cabral não sofreu agressão física dentro do sistema prisional, ao contrário do que circulou em redes sociais nos últimos dias. A informação falsa afirmava que ele havia sido espancado e estuprado, mas foi prontamente desmentida pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (SEAP/RN) e pela defesa do acusado.
A produção do Patrulha da Cidade entrou em contato com a SEAP, advogados e família de Igor que desmentiram a notícia. Segundo a SEAP, Igor encontra-se em uma ala reservada, afastado dos demais detentos, justamente para preservar sua integridade diante da repercussão do caso.
A pasta classificou como infundadas as notícias sobre possíveis ataques. Os advogados do ex-jogador também confirmaram que não houve qualquer tipo de agressão.
A circulação da fake news causou grande repercussão, aumentando ainda mais a polêmica em torno do processo criminal. Igor Cabral foi denunciado no dia 7 de agosto por tentativa de feminicídio, após agredir sua ex-namorada com mais de 60 socos dentro de um elevador em Natal.
Ponta Negra News/ Foto: Reprodução
Essa publicação é um oferecimento
PMs são investigados por brincarem de patinete em frente a batalhão durante horário de serviço em Natal
04/10/2025
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte instaurou um processo administrativo disciplinar para investigar dois sargentos flagrados em um vídeo enquanto brincavam com um patinete durante o horário de serviço em Natal.
O caso aconteceu em frente à sede do 1º Batalhão da Polícia Militar, na Zona Leste da capital.
Segundo a decisão publicada em um boletim interno, os militares são investigados por pelo menos três transgressões ao regulamento disciplinar da corporação:
– Deixar de cumprir ou de fazer cumprir normas regulamentares na esfera de suas atribuições.
– Trabalhar mal, intencionalmente ou por falta de atenção, em qualquer serviço ou instrução.
– Portar-se sem compostura em lugar público.
Procurado, o Comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte informou que não vai comentar o caso.
A abertura do processo foi publicada no boletim interno no batalhão na última quarta-feira (1).
O procedimento tem prazo inicial de 15 dias úteis para conclusão, podendo ser prorrogado por mais cinco dias. As possíveis penalidades não foram divulgadas.
Patinetes
Natal implantou no dia 21 de setembro o serviço de patinetes elétricos em diferentes pontos da cidade, como Ponta Negra, Praia de Miami e Praia do Meio.
Ao todo, 600 unidades foram disponibilizadas em fase experimental por 120 dias, dentro de uma parceria público-privada entre a Prefeitura e a empresa responsável pelos equipamentos.
A chegada do serviço ganhou repercussão nas redes sociais e virou uma febre na capital potiguar, mas também gerou preocupações por causa de acidentes e mau uso dos patinetes.
Não há confirmação se o patinete usado pelos policiais é um desses equipamentos de aluguel.
Do g1/RN
Essa publicação é um oferecimento
Queda de 10 metros e rajada de vento: Ex-deputado federal Rafael Motta detalha acidente com kitesurfe em Natal; ‘Estar vivo é muito bom’
04/10/2025
Rafael Motta contou que pela experiência que tem de mais de duas décadas no kitesurfe se sentia seguro na prática.
“Eu velejo há mais de 20 anos. Então, eu tenho o total domínio do que eu estava fazendo. Mas as coisas nem sempre estão no nosso controle. São lições que a gente aprende”, disse.
De volta a Natal após ficar internado em uma UTI em São Paulo, o ex-deputado Rafael Motta contou, em entrevista exclusiva à Inter TV, detalhes do acidente com o kitesurfe ocorrido na Praia do Forte, na Zona Leste da capital potiguar, em 22 de agosto.
O político ficou em coma induzido por 12 dias – de 22 de agosto até o dia 2 de setembro – e passou por seis cirurgias após sofrer múltiplas fraturas. Ele iniciou o tratamento e Natal e foi transferido em uma UTI aérea para São Paulo.
Rafael Motta contou que no dia do acidente ventava bastante na Praia do Forte, o que é considerado bom para a prática do esporte, mas que acabou atingido por uma rajada “muito forte” durante um salto que realizou. Ele disse que caiu de uma altura de 10 metros.
“Eu tinha dado um salto, só que na hora desse salto eu senti que deu uma rajada de vento muito forte. E esse mesmo vento, essa rajada, me jogou para a areia. Na hora que me jogou para a areia, eu ainda tentei dominar o kite para voltar para a água, só que eu percebi que não ia conseguir”, disse em entrevista à Inter TV.
“Foi um impacto muito violento, porque eu vim de uma altura de quase 10 metros de altura e percorri 60 metros de distância. Então, foi um impacto tanto forte da queda quanto da energia que me levou para frente”, completou.
Na primeira queda, o ex-deputado contou que conseguiu se proteger um pouco utilizando o braço, que também sofreu fraturas.
“Um colega nosso foi me ajudar a sair do equipamento, só que ele estava aprendendo, obviamente, e jogou a pipa para o outro lado. Aí eu tive uma segunda queda, já desacordado”, lembrou
Rafael contou que foi colocado em uma prancha, que funcionou como uma maca improvisada, e, em seguida, foi levado para próximo à pista para ser resgatado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Por outro milagre, digo eu, tinha um médico socorrista lá, que velejava de caiaque, que estava indo embora, viu a movimentação e acabou fazendo o primeiro atendimento”.
Rafael Motta contou que tem apenas “flashes” do resgate, mas que chegou ao hospital consciente. “Eu me lembro que eu tinha dificuldade de respirar, mas dor em nenhum momento”, falou.
O ex-deputado federal contou que teve recordações mesmo durante o coma. “Por exemplo, eu me lembro de ter ouvido o barulho do resgate aéreo que me levou para São Paulo, do cheiro do combustível”.
Rafael Motta sofreu múltiplas fraturas, incluindo em três vértebras. Ele contou que, segundo o médico que realizou a cirurgia na coluna cervical, “faltou literalmente 1 milímetro para que eu não tivesse de cadeira de rodas”.
Para o ex-parlamentar, as fraturas que ele teve nessa região do peito ocorreram devido ao cinturão de usado na prática do kitesurfe.
“Eu tenho certeza que foi o equipamento que me machucou. Nós andamos com uma espécie de cinturão, que tem um gancho, e eu tenho certeza que esse gancho acabou entrando no meu peito e aí rompeu o esterno, rompeu o brônquio que é, grosseiramente falando, a tubulação que leva o ar para o nosso pulmão”, disse.
Essa publicação é um oferecimento
Juiz dá prazo para Ratinho se retratar ou comprovar acusações contra Chico Buarque; entenda o caso
04/10/2025
Reprodução/SBT e Reprodução/Instagram
O cantor Chico Buarque entrou com ação contra o apresentador Ratinho depois que ele disse, em 15 de setembro, na rádio Massa FM, que o cantor recebia dinheiro da Lei Rouanet por seu engajamento político, algo que Chico nega. Também são réus na ação o youtuber Thiago Asmar (Pilhado) e a suplente de vereadora Samantha Cavalca (PP). As informações são da colunista Mônica Bergamo, do portal Folha de São Paulo.
“Rico de esquerda é fácil. Chico Buarque ser de esquerda é fácil. Bebe champanhe, come caviar. O Caetano Veloso ser de esquerda é fácil, come caviar, mora no Rio de Janeiro, pega dinheiro da Lei Rouanet, aí é fácil”, disse Ratinho.
A fala viralizou depois que Chico e Caetano participaram de manifestações contra a PEC da Blindagem e a anistia aos condenados em 8 de Janeiro, em Copacabana, no Rio.
O juiz Victor Agustin Cunha Jaccoud Diz Torres, da 41ª Vara Cível do Rio, deu cinco dias para que os três se retratem ou apresentem provas das acusações.
“Tudo sob pena de se configurar crime de desobediência, o que, em tese, justificaria a prisão em flagrante”, afirmou o juiz.
Chico Buarque pede R$ 50 mil de indenização para cada um. Seus advogados afirmam que “Chico jamais recebeu qualquer dinheiro oriundo de verba pública, de qualquer natureza. As premissas que norteiam o vídeo [de Thiago Asmar] são simplesmente falsas, gerando conteúdo de desinformação e abuso do direito de livre manifestação”.
Ratinho e Thiago não se manifestaram até a publicação da matéria. Samantha Cavalca disse que não sabia da ação e que está “à disposição para esclarecer tudo o que for necessário ao Poder Judiciário”.
“O compositor de ‘Cálice’ tá querendo me calar? Típico da esquerda caviar que se diz a favor da democracia e adora censurar quem não pensa como eles. Quero aproveitar a oportunidade pra destacar que Chico Buarque provou que não precisamos regular as redes sociais, já estamos censurados mesmo. Triste fim pra um compositor que tinha no currículo a luta pela liberdade de expressão”, afirmou Samantha.
Chico cantou “Cálice” com Gil, simbólica composição da dupla feita durante a ditadura militar para o show Phono 73, no Anhembi, em São Paulo. Já em trio, com Djavan, cantaram “Samba do Grande Amor”.
Além de Chico e Caetano, outros artistas participaram da manifestação no Rio, como Gilberto Gil, Ivan Lins, Paulinho da Viola, Frejat, Lenine, Geraldo Azevedo, Jorge Vercillo, Maria Gadú, Marina Sena e o grupo Os Garotin. Em outras cidades, como Salvador, Brasília e Belo Horizonte, nomes como Wagner Moura, Daniela Mercury, Chico César e Fernanda Takai também participaram de protestos.
BNews
Essa publicação é um oferecimento
Metanol: Procon e Secretaria de Saúde vão fiscalizar bebidas em Natal
04/10/2025
Foto: freepik
A crise da contaminação com metanol em bebidas alcoólicas, com casos em São Paulo e em Pernambuco, acendeu o alerta das autoridades públicas em Natal. Nesse sentido, o Procon vai notificar as distribuidoras de bebidas da capital potiguar a monitorarem os produtos vendidos. Além disso, a Secretaria de Saúde de Natal vai intensificar as fiscalizações em bares, restaurantes e estabelecimentos nos próximos dias.
A Secretaria de Saúde do Estado publicou nesta quinta-feira (02) uma nota técnica para orientar os serviços de saúde. Não há casos de intoxicação por metanol registrados no RN.
As medidas são de prevenção, segundo a SMS Natal. Segundo Sônia Fernandes, chefe do setor de Fiscalização de Alimentos e Bebidas, vinculado à Divisão de Vigilância em Saúde, as medidas já ocorrem semanalmente em Natal, tendo o setor um atendimento 24h para eventuais intoxicações de maneira geral.
Da mesma forma vai ocorrer com o Procon Natal. Segundo informações do agente de fiscalização Carlos Alberto Freire, o órgão vai notificar as distribuidoras de Natal, que somam mais de 100 empresas. “A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor soltou uma nota técnica reforçando que os Procons fiquem atentos a essa situação. O Procon vai atuar nas distribuidoras de bebidas, notificando essas empresas a terem esse cuidado redobrado da origem de onde eles compram essas bebidas, principalmente as destiladas, como whisky, vodka e gin, para ver se conseguimos ter um acompanhamento disso”, cita.
Tribuna do Norte
Essa publicação é um oferecimento
Mansão, lancha e carros de Romário vão a leilão por dívida milionária
04/10/2025
Uma mansão, uma lancha e três carros do senador Romário (PL-R) vão a leilão no dia 23 deste mês de outubro, decidiu a Justiça do Rio. Os lances iniciais, somados, ultrapassam R$ 10 milhões. A defesa do político ainda tenta reverter a decisão com um recurso.
O objetivo do leilão é quitar uma dívida cobrada judicialmente ao ex-jogador há mais de 20 anos, desde 2001, referente a uma quebra de contrato com uma empresa que prestava serviço à boate Café do Gol, da qual Romário, à época jogador do Vasco da Gama, era sócio.
Romário é acusado de ter registrado bens próprios em nomes de familiares para evitar que fossem liquidados por conta de dívidas. Em 2021, a Justiça do Rio havia autorizado a ida dos bens a leilão, mas uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu.
Em setembro deste ano, o jogador foi condenado, em outro processo, pela Justiça carioca, que considerou que a transferência de bens teve objetivo de “esconder o patrimônio e frustrar a eficácia da execução”.
Metrópoles/ Foto: Carlos Moura/Agência Senado
Essa publicação é um oferecimento
Rio do Fogo: Prefeitura Municipal, realiza pavimentação na zona rural em Vila Punaú
04/10/2025
Ver essa foto no Instagram
Essa publicação é um oferecimento
Zé Felipe fala da relação com Ana Castela: “Fase mais feliz da minha vida”
04/10/2025
O cantor Zé Felipe confirmou que está vivendo um affair com a boiadeira Ana Castela. Em declaração, ele afirmou estar passando pela fase mais feliz da sua vida, reforçando os rumores que já circulavam há semanas nas redes sociais.
“[Meu coração está] muito feliz! Acho que estou vivendo a fase mais feliz da minha vida. Está leve, está tudo incrível, estou bem. Acho que quando a pessoa está feliz, tudo flui. Só tenho a agradecer a Deus por tudo o que está acontecendo”, disse o filho de Leonardo em entrevista.
A revelação animou os fãs, que encheram as redes de comentários e mensagens sobre o novo casal.
Recém-divorciado de Virginia Fonseca, com quem viveu por cinco anos e teve três filhos, Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo, Zé Felipe se vê em um novo capítulo da vida pessoal. Já Virginia, segundo rumores, também estaria se aproximando de Vini Jr., atacante da Seleção Brasileira, com quem passa uma temporada em Madri.
Campo Grande News/Foto: Reprodução
Essa publicação é um oferecimento
Prefeito de Jandaíra participa de Congresso e reunião na Sudene onde apresenta demandas do município
04/10/2025
O prefeito de Jandaíra, Reginaldo Vitorino, esteve em Recife nesta semana para participar do 11° Congresso Nacional de Educação – Conedu Expo. Aproveitando a agenda na capital pernambucana, o gestor visitou a sede da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), onde participou de uma importante reunião institucional.
O encontro contou com a presença do superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, do diretor de Planejamento e Articulação Política, Álvaro Ribeiro, do chefe de gabinete, Dácio Galiza, e do assessor Danilo. Na ocasião, o prefeito Reginaldo Vitorino apresentou demandas prioritárias do município e discutiu projetos estratégicos voltados ao desenvolvimento local.
O principal objetivo da visita foi articular apoio e buscar recursos para iniciativas que possam promover melhorias significativas na infraestrutura, educação, geração de emprego e qualidade de vida da população de Jandaíra.
A gestão municipal segue empenhada em fortalecer parcerias institucionais e atrair investimentos que contribuam para o crescimento sustentável do município.
Fonte: Blog de Assis Silva
Essa publicação é um oferecimento
Influenciador cai com veículo aéreo ultraleve e morre durante live em rede social
04/10/2025
O influenciador chinês Tang Feiji, de 55 anos, morreu no último sábado (27) durante uma transmissão ao vivo em uma rede social de seu país para centenas de fãs. Ele estava voando em uma aeronave ultraleve que caiu e pegou fogo.
Feiji fazia uma live enquanto operava o veículo aéreo quando perdeu o controle da pequena aeronave, de acordo com a agência estatal de notícias da China e com a Cover News, um site de notícias chinês.
Vídeos na rede social mostram o momento em que o criador de conteúdo decola dentro do veículo aéreo de pequeno porte, que voa para longe e, de repente, cai no chão, explodindo em chamas.
Ainda segundo a agência estatal de notícias da China, Feiji afirmou ter pago 350.000 yuans chineses (aproximadamente R$ 260 mil) pelo veículo, que tinha apenas um assento, era aberto e pesava pouco mais de 113 kg.
Ele também disse que a aeronave era capaz de atingir uma altitude de até 600 metros e viajar a mais de 96 quilômetros por hora. Para a agência estatal, ele contou que havia dominado os controles do veículo após somente seis horas de prática acumulada.
Porém, segundo a Cover News, o criador de conteúdo revelou que sua aeronave havia sofrido com um mau funcionamento do medidor de combustível duas vezes em 2024, caindo menos de 9 metros em cada vez.
Ver essa foto no Instagram
Gshow/Foto: Reprodução/X
Essa publicação é um oferecimento
Marinha atualiza norma e permite atuação de mulheres em submarinos, mergulhos e Operações Especiais
04/10/2025
Foto: Marinha do Brasil/divulgação
A Marinha do Brasil publicou nesta quarta-feira, 1º, uma portaria que permite a atuação plena de mulheres em todos os setores da Força. As integrantes podem agora, por exemplo, operar submarinos, mergulhar e ter formação em Operações Especiais.
Segundo a Marinha, as funções exigem preparo físico, psicológico e técnico de alto nível e é a primeira vez que a presença feminina é permitida de forma irrestrita em uma das Forças Armadas brasileiras.
A soldado fuzileira naval Stephany Victória da Silva pode se tornar a primeira a passar pela qualificação em Operações Especiais. O curso é conhecido por ter “uma das mais altas exigências físicas e psicológicas do País” e habilita cabos e fuzileiros navais para auxiliarem as tropas de elite da Marinha no planejamento e execução de operações de alta complexidade.
São seis semanas de aulas de instruções de preparação física de combate, primeiros socorros, orientação e topografia, combate e reconhecimento, armamento e tiro, comunicações, equipamentos de visão noturna e técnicas de infiltração.
Também há mulheres interessadas no feito inédito de se tornarem aviadoras da Força. As segundo-tenentes Helena de Souza Monteiro Moraes e Isabela Ferreira de Amorim foram as primeiras a iniciarem curso de aperfeiçoamento em aviação naval.
Duas soldados fuzileiras navais, Ana Beatriz Lugon Loureiro e Jennifer Alves Assunção, também concluíram formação para operar a Viatura Blindada Leve JLTV, veículo blindado utilizado pelas Forças Armadas.
A Marinha ressalta ter sido pioneira ao promover a primeira oficial-general, em 2012, formar a primeira turma de aspirantes femininas na Escola Naval, em 2014, e admitir mulheres no Colégio Naval, a partir de 2023. O colégio é a instituição de ensino médio da Marinha, em que os alunos recebem uma formação militar-naval e remuneração mensal.
Em 2025, também promoveu quatro médicas ao posto de contra-almirante, “o mais alto círculo da hierarquia naval”.
Estadão Conteúdo
Essa publicação é um oferecimento
INSS: Atas de 2005 já registravam irregularidade em descontos de empréstimos consignados em aposentadorias
04/10/2025
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Atas do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), de 2005, durante o primeiro mandato de Lula, já registravam irregularidades em descontos de empréstimos consignados em aposentadorias e pensões do INSS. Na 115ª reunião do colegiado, a Ouvidoria do Ministério da Previdência alertou para o aumento de reclamações de segurados que nunca autorizaram empréstimos, chegando a 15,7% do total de queixas entre julho de 2004 e setembro de 2005.
Os problemas começaram nos primeiros anos da modalidade, criada pela Lei 10.820/2003. À época, o BMG era o principal operador. Entre as regras iniciais estavam limite de 36 meses e proibição de contratação por telefone. O então ministro da Previdência, Nelson Machado, reconhece que houve falhas no início, mas afirma que bancos e Procons criaram sistemas de autorregulação para conter abusos.
Em 2010, representantes da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) já alertavam para casos de falsificação de documentos. Hoje, a entidade está entre as investigadas pela CPI dos descontos associativos.
O atual secretário do RGPS, Benedito Brunca, que participou da reunião de 2005, não quis comentar. Já o INSS afirma que intensificou medidas de proteção, como exigência de biometria facial para liberar consignados, suspensão de empréstimos por tutores sem autorização judicial e descredenciamento de instituições financeiras irregulares.
Segundo a Febraban, desde 2020, a Autorregulação do Consignado já aplicou 1.962 medidas administrativas contra correspondentes bancários, com 113 expulsos do setor. Bancos que descumprirem sanções podem ser multados entre R$ 45 mil e R$ 1 milhão.
A operação Sem Desconto, da Polícia Federal e CGU, revelou fraudes em descontos associativos e abriu nova frente de investigação sobre possíveis vínculos com irregularidades nos consignados.
Com informações de Folha de S. Paulo
Essa publicação é um oferecimento
Número de brasileiros deportados dos EUA bate recorde em 2025
04/10/2025
Foto: Reprodução/X
O número de brasileiros deportados dos Estados Unidos em 2025 chegou a 2.262. É o maior registrado desde 2020, início da série histórica. Os dados são da Polícia Federal. Até então, o maior volume havia sido registrado em 2021, quando 2.188 brasileiros foram deportados.
A soma de brasileiros enviados de volta ao país de janeiro a 1° de outubro de 2025 já é 37% maior que o número do total registrado ao longo de todo o ano 2024.
Confira:
2025: 2.262
2024: 1.660
2023: 1.256
2022: 1.423
2021: 2.188
2020: 1.138
De janeiro até agora, foram 24 voos dos EUA para o Brasil de deportação. Um deles decolou durante o governo de Joe Biden. Outros 23 partiram no governo de Donald Trump, que tomou posse em 20 de janeiro.
Outros 12 voos devem chegar até dezembro, com frequência semanal, conforme planejamento da Polícia Federal.
O último voo recebido chegou no Aeroporto de Confins, da região metropolitana de Belo Horizonte, na quarta-feira (1º).
Pelas regras americanas, estrangeiros podem ser expulsos por entrada irregular, desrespeito às leis migratórias, envolvimento em crimes ou situações consideradas ameaça à segurança pública.
Normalmente, o processo começa com uma prisão e segue sob responsabilidade do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).
Confins foi escolhido como ponto de chegada dos deportados por estar localizado mais ao centro do Brasil e estar próximo de cidades que registram um maior número de emigrantes.
CNN Brasil
Essa publicação é um oferecimento
Morre a psicóloga Jarlene Márika aos 38 anos
04/10/2025
Morreu na última sexta-feira (3) em Natal a psicóloga Jarlene Márika, aos 38 anos. Ela sofreu uma parada cardíaca.
Jarlene se destacou pelo engajamento em projetos sociais e pelo compromisso com o bem-estar emocional das pessoas. À frente do projeto Desperta Mulher Potiguar, impactou a vida de muitas mulheres, incentivando-as a florescer, crescer e tomar decisões importantes em suas trajetórias.
Reconhecida por sua dedicação à saúde mental e ao fortalecimento feminino, atuava também como palestrante e mentora, sempre voltada ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.
O velório acontecerá neste sábado (4) às 18h, no Memorial Santa Beatriz (Capela 02), Rua Santo Cristo, 729, Pajuçara, Natal-RN. O sepultamento será no domingo (5), às 9h, no Cemitério de São Paulo do Potengi. Um cortejo sairá de Natal às 5h do domingo, com destino a São Paulo do Potengi, onde haverá uma missa de corpo presente na Igreja Matriz da Cidade às 8h.
Nossos sentimentos aos amigos e familiares.
Essa publicação é um oferecimento
se Aérea de Natal realiza evento “Portões Abertos” no domingo (5), com show de Waldonys
04/10/2025
Foto: Sargento Mônica
O evento Portões Abertos da Base Aérea de Natal será realizado neste domingo (5). A edição de 2025 promete lazer, cultura e integração, aproximando a população potiguar do universo da aviação militar.
Com entrada gratuita, o público poderá visitar o evento das 9h às 17h. Entre as atrações confirmadas estão a demonstração da equipe de paraquedismo da FAB, os Falcões, exposição de aeronaves militares, apresentações musicais e show do cantor Waldonys, membro honorário da Força Aérea Brasileira.
Participação de outras forças
Um dos destaques do Portões Abertos é a presença de outras instituições, como Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. A integração reforça o espírito cívico e a colaboração entre forças de segurança e sociedade.
Público esperado e histórico
A expectativa é reunir milhares de visitantes ao longo do dia. Em edições anteriores, o evento chegou a atrair 40 mil pessoas. Localizada em Parnamirim, a BANT tem papel histórico desde a Segunda Guerra Mundial, quando ficou conhecida como “Trampolim da Vitória”. Hoje abriga unidades de instrução e operações estratégicas da FAB no Nordeste.
Acessibilidade e recomendações
As pessoas com deficiência (PCD) terão atendimento especial. Das 8h às 9h, o acesso será exclusivo para este público, garantindo maior comodidade e segurança.
A organização recomenda que os visitantes cheguem cedo, levem 1 kg de alimento não perecível para participar do sorteio de brindes e sigam as orientações de segurança. Também é indicado o uso de roupas leves, protetor solar e garrafas para hidratação.
Ponta Negra News
Essa publicação é um oferecimento