Maia se reúne com Guedes e defende união entre Congresso e governo para aprovar reformas

Publicado em: 23/07/2020

Brasília(DF), 2/1/2019 – Transmissão de cargo para Paulo Guedes – ministro da Economia. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles02

 

O presidente da Câmara dos Deputados,Rodrigo Maia, se encontrou nesta quinta-feira com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e defendeu a união entre governo e Congresso para aprovação das reformas econômicas.

Maia ressaltou a importância de se melhorar a qualidade do gasto público brasileiro e de se criar um melhor ambiente para investimentos do capital privado no País. Segundo ele, o encontro foi uma visita de cortesia para “tirar de frente qualquer tipo de ruído nas relações entre governo e Parlamento”.

— Vim aqui hoje dizer que estou à disposição para continuar dialogando e tirar da frente qualquer tipo de ruído nas nas relações do governo com parte do Parlamento – disse à imprensa logo após o encontro.

O presidente da Casa afirmou ainda, em tom mais ameno do que o que vinha usando nos últimos dias, que “sempre teve uma grande confiança” no ministro.

— Na minha última eleição à Presidência da Câmara, ele foi decisivo. Queria dizer a ele isso, do meu compromisso com a pauta de modernização do Estado brasileiro.

Esse é o segundo encontro entre os dois nesta semana. Na terça-feira, Guedes foi ao Congresso entregar a proposta da reforma tributária a Maia e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Na quarta-feira, Maia disse que havia se reaproximado do ministro. Ambos não se falavam desde o impasse criado na tramitação do socorro financeiro aos estado e municípios, em maio. A proposta só foi encaminhada após costura do governo com o Senado.

Após o encontro desta quinta no Ministério da Economia, Maia afirmou ainda que o mais importante agora são os brasileiros.

— O mais importante é olhar para os brasileiros, e os mais vulneráveis que vão ficar sem empregos. Precisamos estar unidos para construir os melhores projetos para serem aprovados nos próximos meses – ressaltou o presidente da Câmara.

Principais propostas do governo

Rodrigo Maia disse que a proposta de reforma tributária que o Executivo apresentou aos deputados e senadores tem convergência com os textos que tramitam nas duas casas.

Ele afirmou que há outras pautas em comum, como a nova lei do gás; o texto que trata da recuperação judicial; a nova lei cambial; e o conjunto de PECs do Plano Mais Brasil – PEC Emergencial , PEC dos Fundos Públicos e PEC do Pacto Federativo – que tramitam no Senado.

— Neste momento, onde há pressões por investimento e aumento de despesas para proteção aos mais vulneráveis, temos que olhar todas as oportunidades, e uma das oportunidades é a melhoria do gasto público – declarou.

Por fim, Maia afirmou que a reunião com Guedes foi para demonstrar a união de esforços. Ele disse que “vão ficar para frente todos os temas que nos dividem”, como a discussão sobre o veto presidencial à desoneração da folha de pagamentos.

 

O Globo

 




Faça o seu comentário