FOTOS: Parnamirim realiza primeiro Drive-Thru e disponibiliza 500 testes rápidos para coronavírus

Publicado em: 02/07/2020

                                                       Fotos: Ney Douglas

 

Preparada para realizar até 500 atendimentos em Parnamirim para o novo coronavírus, a equipe de Saúde realizou na manhã desta quinta-feira (2), no formato “drive-thru”, o procedimento para dar celeridade e mais conforto aos idosos. O ponto de coleta foi montado às 8h, em frente ao Centro Clínico de Parnamirim (CCPAR) e os exames são encaminhados para o Laboratório Central, que funciona dentro da estrutura. Doentes crônicos também poderão solicitar o exame.

Aparecida Feliciano, diretora do laboratório, informou que o objetivo é desburocratizar o processo. Segundo ela, os idosos possuem várias limitações e é preciso criar alternativas para que o grupo seja melhor assistido. “Eles ficam muito tempo em casa, em contato com familiares, crianças e, às vezes, não têm autonomia de sair de sozinhos, precisam que alguém leve ou busque. O drive-thru dará mais tranquilidade, pois poderão solicitar ajuda aos familiares e aguardar dentro dos carros, sem precisar ficar em pé em filas ou até mesmo transitar dentro dos hospitais. Isso também se encaixa aos pacientes com doenças crônicas”, completou.

Os testes são realizados na hora, por meio de coleta de sangue e o resultado fica disponível em até 24h. Para a triagem é necessário portar Carteira de Identidade ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes portadores de doenças crônicas devem apresentar o laudo médico.

O secretário de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana, Marcondes Pinheiro, frisou que toda e qualquer ação com a visão ampla de prevenção tem que ser aplaudida. Segundo ele, desde o início da pandemia a prefeitura vem traçando estratégias para diminuir o número de contágio e Parnamirim já tem mostrado resultados positivos.

Vários idosos e familiares parabenizaram a iniciativa e disseram que essa formato facilita muito. Isso porque além de ser rápido, ninguém se expõe. De acordo com a Secretaria de Saúde (SESAD), a testagem é fundamental para ter a real dimensão da atual situação da pandemia e, ainda, facilita o acesso ao grupo mais vulnerável.

As próximas ações do drive-thru estão marcadas esta sexta-feira (03).

 

 

 




Faça o seu comentário