Abertura de novo refeitório descentraliza refeições no campus da UFRN

Publicado em: 07/11/2019

                                            Foto: Cícero Oliveira

 

Localizado entre os setores 3 e 4, o novo refeitório da UFRN começou a funcionar nesta terça-feira, 6. Construído com o intuito de descentralizar as refeições servidas originalmente no Restaurante Universitário (RU), o espaço pretende receber um terço da demanda oriunda do restaurante central. Segundo Luiz Pedro de Araújo, Superintendente de Infraestrutura (Infra/UFRN), esse é mais um sonho sendo tornado em realidade. “Tenho ouvido muitos elogios sobre o nível de acabamento da obra, devo afirmar que esse mérito é da equipe”, afirma em tom orgulhoso.

Responsável por administrar o sistema de restaurantes universitários da UFRN, a nutricionista Michelle Medeiros expressou felicidade e alívio ao falar sobre o local. Para ela, foi um desafio dar início às atividades, mas com o esforço de toda a equipe, a abertura dentro do prazo aconteceu. Com projeto inicial feito pelo arquiteto Luiz Alexandro, professor no Centro de Tecnologia (CT/UFRN), e sua equipe, o novo refeitório está recebendo, por enquanto, apenas os alunos considerados prioritários pela Assistência Estudantil da instituição.

Os servidores e estudantes pagantes, integrais ou subsidiados, vão ser beneficiados pelos serviços do Restaurante Universitário apenas com o término das obras, que estão em fase de conclusão. O Superintendente de Infraestrutura da Universidade informou que a área de produção do Restaurante Universitário Central já está pronta. No entanto, a parte externa deve ser entregue ao final deste mês de novembro. “Nosso restaurante ficará cem por cento acessível, atendendo todas as exigências dos órgãos de fiscalização”, disse.

Usuário do restaurante desde o início deste ano, o estudante Mycleison Costa não perdeu o primeiro dia de funcionamento do novo espaço do refeitório. Ele conta que o ambiente o agradou por ser aconchegante e enfatizou a importância de ter um restaurante na universidade. “Muitos de nós passamos mais de um turno aqui. O RU, além de facilitar nosso dia a dia, é essencial para a permanência do estudante na academia”, comenta.

Edmilson Lopes, Pró-reitor de Assistência Estudantil, concorda com Mycleison. De acordo com ele, a UFRN tem um conjunto de políticas que procura atender aos princípios do Plano Nacional de Assistência Estudantil. Com o objetivo de garantir melhor auxílio para a permanência de estudantes na instituição, o novo refeitório custou aproximadamente R$ 1.600.000,00, entre custos iniciais, extras e excedentes.

Atualmente, cerca de dez mil estudantes são beneficiados mensalmente pelos programas de assistências estudantil da UFRN, desde residência universitária a auxílios com alimentação, moradia, transporte e bolsas. Ainda em fase de teste, o novo refeitório representa, portanto, mais um passo para o acolhimento à população estudantil.

 

Com informações da UFRN

 

 




Faça o seu comentário