RN tem 423 candidatos a deputados estadual e federal nas eleições desse ano

Publicado em: 07/10/2018

Entre os 35 partidos legalmente constituídos, 34 estão encaminhando pedidos de registros de candidatos majoritários e proporcionais ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até o dia 15 deste mês, a fim de concorrerem ao primeiro turno das eleições, em 7 de outubro. As convenções homologaram 423 candidatos, nas eleições deste ano, contra 375 em 2014. Com isso, serão 48 candidatos a mais para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Isso significa que haverá um aumento de 12,8% na quantidade de candidatos na eleição proporcional.

Desses partidos, apenas dois partidos políticos (Novo e PCO) não concorrem, isoladamente ou em coligação, aos pleitos de governador do Estado e senador da República, mas todos os outros 32 lançaram candidatos para a disputa de oito cadeiras na Câmara dos Deputados e de 24 na Assembleia Legislativa.

De acordo com as atas encaminhadas à Secretaria Judiciária do TRE, os partidos oficializaram 120 candidatos a deputado federal e 303 a deputado estadual.

De acordo com relatório do TSE das eleições de 2014, cem candidatos concorreram à Câmara dos Deputados, enquanto para a Assembleia Legislativa foram 275 candidatos, este ano são 28 a mais que em 2014 na Assembleia e 20 a mais para a Câmara dos Deputados.

Segundo a listagem de candidados apresentada ao TRE, os partidos com maior número de candidaturas a deputado federal, com 12, são PSOL , PRTB e Patriotas, seguido do Solidariedade, com 11.

Para a eleição de deputado estadual, os partidos com mais candidatos são o Solidariedade, 37; PSOL, 31; PRB, 25; Avante, 20; PT, 19; PC do B, 18; PSL, 16; dc, 14; PMB, 13; PSC e PSD, 12 e PHS, dez.

Partidos que tradicionalmente tinham potencial eleitoral diante dos chamados “nanicos”, aparece com um candidato a deputado federal, como o DEM, que lançou o senador José Agripino e para deputado estadual tem quatro candidatos, a exemplo do PMDB.

Dentre os 423 candidatos ao pleito proporcional, até ontem os partidos só tinham encaminhados pedidos de registros de 69 candidatos, dos quais 21 são postulantes à Câmara dos Deputados e 48 postulam uma vanga na Assembleia Legislativa.

O prazo para pedidos de registros de candidaturas por partidos políticos se expira no dia 15, mas aquele candidato, que por ventura perder o prazo de inscrição por omissão partidária ou outra motivação, poderão encaminhar o pedido de registro de candidato até o dia 20, segundo a legislação eleitoral.

Quantitativo de candidatos proporcionais por partidos…

Deputado Federal

12 candidatos

PSOL, Patriotas e PRTB

11 candidatos

Solidariedade

6 candidatos

PC do B

5 candidatos

Avante, Novo e PT

4 candidatos

MDB, PHS, PODE, PPL e PDT

3 candidatos

PMB, PP e PSD

2 candidatos

PSC, PTC, PRB, PPS, PSDB, PTB e PROS

1 candidato

PSL, PV, DC, PMN, PR, DEM, PCO, PSB

e PSTU

Deputado Estadual

37 candidatos

Solidariedade

31 candidatos

PSOL

25 candidatos

PRB

20 candidatos

Avante

19 candidatos

PT

18 candidatos

PC do B

16 candidatos

PSL

14 candidatos

DC

13 candidatos

PMB

12 candidatos

PSC e PSD

11 candidatos

PV

10 candidatos

PHS

9 candidatos

PSDB e PSB

6 candidatos

Patriota e Podemos

5 candidatos

MDB, PTC, PR, PP e PRTB

4 candidatos

DEM e PDT

3 candidatos

PPL

2 candidatos

PTB, PRP, PMN, PSTU

1 candidato

PPS, PROS e PCO

 

Tribuna do Norte

 




Faça o seu comentário