Natal é a capital mais endividada do Nordeste e 5ª do país, aponta pesquisa

Publicado em: 03/10/2017

Segundo o estudo da Fecomércio/SP, 75% das famílias natalenses têm dívidas

 

Dados da 7ª edição da Radiografia do Crédito e do Endividamento das Famílias Brasileiras aponta que Natal tem a maior taxa de endividamento entre as famílias da Região Nordeste e a quinta no Brasil com dívidas em dezembro de 2016.

Segundo o estudo elaborado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismos do Estado de São Paulo (Fercomércio/SP), 75% das famílias natalenses têm dívidas. O valor é 18 pontos percentuais maior que a média nacional, de 57%.

Entre as capitais do Nordeste, apenas Teresina (PI), com 53%, e Salvador (BA), com 51%, estão abaixo da média nacional. Maceió (AL), com 60%; Fortaleza (CE), com 63%; João Pessoa (PB), com 64%; Recife (PE), com 68%; Aracaju (SE), com 64%; São Luis (MA), com 72%; e Natal (RN), com 75%, estão acima da média.

Entre as capitais brasileiras, Fortaleza (CE) apresentou a segunda maior taxa de crescimento na proporção de famílias endividadas entre dezembro de 2015 e dezembro de 2016, com 17,1% de aumento. A capital cearense saltou de 54% das famílias endividadas para 63%, o que representa pouco mais de 70 mil lares.

Recife também se destaca no ranking nacional, sendo a segunda colocada entre as capitais com maior aumento do valor total das dívidas das famílias nesse período, com crescimento de 20,1%, seguida por Fortaleza, com 19,3% de crescimento.

A Região Nordeste concentra 19% do montante de dívidas, atrás apenas da Região Sudeste, que lidera a categoria, com 43%. As famílias de Natal e Teresina ocupam a terceira e a quarta colocações, respectivamente, no ranking de taxa de comprometimento da renda com dívidas, ambas com 37,4%, enquanto a média nacional é de 30%.

 

DeFato.com

 




Faça o seu comentário